Pesquisar
Close this search box.

Dicas para se prevenir contra malária e febre amarela

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

prevenir malária

É possível se prevenir contra malária e febre amarela com atitudes simples, mas que vão ajudar muito a evitar o contágio.

A malária e a febre amarela são doenças de certa forma bem semelhantes. Elas são transmitidas por picadas de mosquito, os sintomas são parecidos – febre, cansaço e dores no corpo – e ambas podem matar se atingirem um nível mais crítico.

No caso da malária, infelizmente ainda não há vacina que previna a doença, diferente da febre amarela que tem uma vacina altamente eficaz.

Outra semelhança entre as duas enfermidades é que elas ocorrem apenas em países de clima tropical, especialmente em regiões de mata.

Para você ter uma ideia, no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 99% dos casos da malária ocorrem nos estados que compõem a Amazônia.

Dicas para se prevenir contra malária

Antes de prosseguir com as dica, eu quero esclarecer uma questão: não é qualquer picada de mosquito que vai lhe transmitir essas doenças.

Para que isto aconteça, é necessário que o mosquito pique uma pessoa infectada e, após o vírus se multiplicar, pique um indivíduo que ainda não teve a doença ou que não tenha sido vacinado.

Com isso em mente, anote algumas dicas importantes para prevenir contra malária. Quanto à febre amarela a melhor opção é mesmo se vacinar em um posto de saúde gratuitamente.

Se você for viajar para o exterior, pode ser necessário apresentar o Certificado de Vacinação contra febre amarela (CIVP).

Use repelente da maneira correta

O uso do repelente é uma forma bem eficaz de prevenir a doença, mas é preciso ter alguns cuidados.

Primeiro, verifique se a concentração da substância ativa está adequada. No rótulo do produto verifique se a quantidade de DEET está entre 25 e 30%. Índices menores não garantem proteção adequada.

É neste quesito que está um problema: a maioria dos repelentes brasileiros não indica a quantidade de DEET no rótulo. Por isso é preciso aplicar o produto novamente a cada quatro horas ou logo após se molhar.

Outra questão importante é que o repelente deve estar sempre ser a última camada sobre a pela. Portanto, se precisar passar protetor solar, aplique o repelente sobre ele depois de seco.

Você deve usar o repelente sobre todo o corpo. No rosto, evite passar nas regiões dos olhos e da boca.

Consulte seu médico sobre remédios

Não existem remédios preventivos que sejam totalmente eficazes.

O que os médicos costumam fazer é indicar antibióticos utilizados no tratamento da doença para serem usados de forma preventiva. Esses remédios devem ser tomados exclusivamente sob orientação de seu médico.

Use roupas que cubram o corpo

Usar roupas que cubram a maior parte do corpo pode ajudar bastante contra a picada do mosquito.

Blusas de manga longa e calças compridas são ideais e hoje é fácil encontrar produtos que também têm proteção contra raios UV. Então, você acaba se protegendo duplamente.

Fique atento aos horários de maior risco

Evitar a exposição nos horários em que os mosquitos atacam com mais frequência é ideal. Isso geralmente acontece geralmente ao entardecer.

Não confie em mitos

Dizem que tomar Complexo B evita a picada de mosquitos, entretanto estudos científicos comprovaram a ineficácia dessa prática.

Veja mais dicas de viagem

Gostou das dicas? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo. Se preferir, pode falar comigo pelo Instagram: @altiermoulin.

Agora, aproveite para ver outras dicas de viagem que vão deixar seus planos muito melhores.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *