Pesquisar
Close this search box.

Como planejar uma viagem: quatro passos importantes

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Como planejar uma viagem

Há algum tempo, o brasileiro descobriu que viajar pode ser mais barato e menos complicado do que sempre imaginou. Tendo a internet como aliada, planejar uma viagem – encontrar promoções de passagens aéreas, fazer a reserva em um hotel no outro lado do mundo e montar o roteiro – ficou muito mais fácil e até mais divertido.

Entretanto, muitos viajantes inexperientes ainda têm dúvidas na hora de planejar aquela viagem dos sonhos.

Neste momento, quatro perguntas básicas ajudam o turista a fazer a escolha certa. Na verdade, essas questões levam a uma reflexão sobre o perfil de quem vai viajar. De como ele se comportaria em culturas e climas diferentes, do recurso financeiro e do tempo que disponibiliza.

Respondendo a essas perguntas, planejar uma viagem se torna mais fácil e as chances de acontecer algo errado ficam muito menores. Então, tome nota e aprenda como planejar uma viagem.

Para onde ir?

É muito importante que o viajante escolha um destino que se adeque ao seu perfil. Pessoas que gostam de centros urbanos e da agitação de grandes cidades podem se sentir entediadas em uma viagem para a Floresta Amazônica ou em um safári na África do Sul, por exemplo.

Se estiver planejando viajar com crianças, pense em escolher um destino que tenha programação para os adultos e para os pequeninos. Las Vegas, por exemplo, é um destino essencialmente noturno e, portanto, nada interessante para crianças.

Para mulheres que viajam sozinhas é importante observar como a cultura do país de destino absorve esta informação: em alguns lugares, como no Egito, mulher viajando sozinha é alvo constante de assédio, o que causa desconforto e uma sensação desagradável de insegurança.

Outra questão importante é pensar na mobilidade de quem viaja. Idosos geralmente evitam fazer longas caminhadas ou subir e descer ladeiras. Nesse caso, Machu Picchu talvez não seja uma boa opção.

→ Faça a cotação do seguro viagem

Não esquecer de verificar se o país de destino exige visto ou passaporte é outra importante dica. Esteja atento ainda a outras questões burocráticas como vacinas obrigatórias e seguro viagem. Se tudo isso pesar no orçamento, é hora de escolher outro lugar para passar as férias.

Quando ir?

Com o destino em mente, é hora de decidir a melhor época de visita-lo.

Nesta etapa, é essencial ter informações sobre clima, alta e baixa temporada, e buscar pelos melhores preços.

Já imaginou chegar em Bariloche e não encontrar neve? Ir à Europa no inverno e não conseguir sair de dentro do hotel porque a neve está batendo no seu nariz? Ou, então, desembarcar em uma região em meio a rumores de guerra?

Quem não gosta de frio, viaja no verão. Quem não quer gastar muito, escolhe a baixa estação. Toda informação sobre o destino escolhido poderá fazer com que a viagem seja melhor e mais bem aproveitada já que o viajante estará mais preparado para o cenário que vai encontrar.

Relatos encontrados nos blogs de viagem ajudam muito. Contando suas experiências, viajantes de todas idades, classes sociais e com perfis bem diferentes, dão dicas e compartilham histórias reais sobre quase tudo.

Bater um papo com aquele amigo mais viajado também vale à pena.

Por quanto tempo?

A maioria dos brasileiros viaja uma vez por ano, durante as férias de trabalho ou de escola, e quem consegue viajar mais do que isso já pode se considerar um privilegiado.

Com apenas 30 dias livres por ano, muita gente precisa se desdobrar para conhecer tudo o que deseja e, muitas vezes, uma viagem que deveria ser de descanso, resulta em estresse e correria.

Rodar a Europa em um mês pode parecer loucura para alguns, então, por que não escolher dois ou três países e conhecer melhor sua cultura, história e culinária?

Uma aventura pelas cidadezinhas do interior da França, da Itália e da Espanha, por exemplo, pode ser uma boa escolha para quem quer diminuir o ritmo e descobrir lugares fantásticos.

Outra opção é pesquisar como aproveitar melhor os dias em uma região.

Se o plano é visitar Buenos Aires, na Argentina, por que não acrescentar mais dois ou três dias para conhecer Montevidéu, no Uruguai? Como as cidades ficam relativamente perto, essa dobradinha ajuda a economizar tempo e dinheiro.

Como ir?

Com o destino escolhido e definida as datas da viagem, chegou a hora de comprar as passagens.

A maneira mais econômica de encontrar uma passagem é buscando na internet, mas algumas vezes as companhias aéreas fazem promoções exclusivas para as agências. Logo, o ideal é comparar os dois preços.

Para quem não se sente seguro em viajar sozinho ou para aqueles que têm dificuldades com a língua falada no país de destino, pacotes turísticos podem ser ideais: você irá pagar um pouco mais, mas terá toda a comodidade merecida sem ter que se preocupar com quase nada.

Já para os mais aventureiros, viajar de ônibus e de trem vale muito à pena em vários países da América do Sul e da Europa. De forma geral, os preços das passagens são acessíveis e não há preocupações com o conforto e com a segurança.

Veja mais dicas importantes

Gostou das minhas dicas e sugestões? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

10 respostas

  1. Tenho vontade de fazer uma viagem de carro até o Peru, saindo do Rio de Janeiro, mas me preocupo com segurança …

  2. Amo fazer roteiros de viagens! Passo horas, dias….pra fazer, mas sempre mudo de última hora dependendo se no dia vai esta fazendo sol ou chuva kkkkk
    Acho que o bom da viagem é isso, sair com destino e sem destino…se perder e se achar ( não necessariamente nessa ordem) hahaha

  3. Oi Anna, infelizmente não poderei lhe ajudar. Não faço roteiros personalizados.

    Um abraço.

  4. Em maio completamos 50 anos de casados..Temos vontade de ir ao norte da Itália.”marinheiros de primeira viagem”Somos sem noção….mas…contudo…gostaríamos de ir só os dois sem excursão Fariam um roteiro legal para nós por 15 dias.Muito agradecida por este favor. Abraços e Pé na Estrada….

  5. Laryssa, o mais importante é fazer aquilo que nos dá prazer, mas dedicar um tempinho ao planejamento vai te ajudar a economizarbainda mais.

    Um abraco!

  6. A pior parte pra mim (moooorro de preguiça), é montar roteiro com x dias em x lugares para visitar x atrações. Atualmente defino destino pelo preço das passagens em promoção e hospedagem, o resto eu deixo a vida me levar haha. Mas confesso que acaba deixando de fazer coisas bacanas por simplesmente não saber e não ter planejado antes ”/

    abçs!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *