Como solicitar o certificado de vacinação

0

Atualizado em 22 de Março de 2017

Muitos países do mundo exigem dos turistas brasileiros a carteira de vacinação comprovando a imunização contra algumas doenças, especialmente a febre amarela. E para solicitar o certificado de vacinação internacional, você só precisa seguir alguns passos simples, e o melhor é que você não paga nada por isso.

O assunto é sério e o comprovante é tão importante que, sem ele, você pode ser barrado de entrar em um país. Porém, eu preciso deixar claro que muitos países não exigem o comprovante, mas, mesmo assim, sugerem aos viajantes que estejam vacinados contra algumas doenças. Como é o caso de vários países sul-americanos que estão na região amazônica.

Antes de prosseguir, eu sugiro que você leia: Dicas para evitar malária e febre amarela, e veja a lista dos países que exigem o certificado de vacinação.

Como solicitar o certificado de vacinação

Como solicitar o certificado de vacinação

Para solicitar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP, primeiro você deve tomar a vacina exigida. Nos postos de saúde do país, a vacinação é feita gratuitamente, mas, se preferir, você também pode procurar clínicas privadas. O importante, neste momento, é que as anotações sejam feitas corretamente em sua carteira de vacinação brasileira.

Você também deve saber que para algumas vacinas é preciso ter uma margem de segurança, como no caso da febre amarela, que deve ser tomada pelo menos dez dias antes da viagem.

Depois de tomar a vacina, você deve fazer o cadastro no site da Anvisa. Para inserir os seus dados, clique em cadastrar novo. O cadastro antecipado não é obrigatório, mas ele vai adiantar o processo burocrático.

Feito isso, você deve se dirigir a um dos postos de atendimento da Anvisa para retirar o certificado – veja a lista completa com os locais e os horários de atendimento. Aqui, você deve apresentar a carteira de vacinação brasileira com as informações anotadas (data, lote, fabricante, tipo de vacina e a assinatura do profissional de saúde) e um documento original com foto.

São aceitos carteira de identidade, passaporte e carteira de motorista, entre outros documentos. A certidão de nascimento é aceita somente para menores de 18 anos.

Como solicitar o certificado de vacinação

Solicitando o comprovante no exterior

Se você estiver no exterior, o procedimento é semelhante, mas em vez de procurar um posto de atendimento da Anvisa, você deverá procurar o consulado brasileiro e fazer o pedido informando seus dados pessoais e apresentando a carteira de vacinação brasileira.

Dai o processo é feito internamente pela representação diplomática junto a Anvisa, e o certificado deve ficar pronto em alguns dias, podendo variar de acordo com o país onde estiver. Segundo informação da própria Anvisa, o CIVP não será emitido para quem tomou vacina fora do Brasil.

Se você perder ou tiver os documentos roubados durante uma viagem ao exterior, solicitar a segunda via do certificado de vacinação também exigirá que você compareça ao consulado brasileiro para fazer o pedido à Anvisa.

E quem não pode se vacinar?

Para aqueles casos em que o viajante não é orientado a ser vacinado – somente um médico poderá decidir isso –, é necessário solicitar um Atestado de Isenção de Vacinação, conforme modelo disponível no site da Anvisa. Com esse documento, será emitido o Certificado de Isenção de Vacinação.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário