Atualizado em 10 de junho de 2020
Se você está planejando viajar para algum país europeu, provavelmente, já ouviu falar do Tratado de Schengen. Essas palavrinhas aparecem quando pesquisamos sobre o seguro viagem para a Europa, que é exigido pela imigração de todos os países que assinaram este acordo.
É esse pacto, firmado entre a maioria dos países do continente, que torna o seguro viagem para a Europa obrigatório: sem ele, você pode ser impedido de entrar nos países. E tem mais: há uma cobertura mínima de EUR 30.000. Portanto, você precisa informar para qual – ou quais – país vai viajar antes de comprar o seguro.
Eu sempre indico o Seguros Promo, um site que compara os preços de várias seguradoras e nos mostra os melhores valores para cada cobertura. Eu só compro com eles e sugiro que você faça uma cotação.
Seguro viagem para a Europa
Deixa eu lhe explicar melhor a importância de ter o seguro viagem para a Europa: quando passar pela imigração, os oficiais podem pedir o comprovante do seguro. Se não tiver um com o valor definido, você será impedido de continuar a viagem. Imagina que prejuízo. E a frustração?
É verdade que muitos turistas dizem que nunca precisaram apresentar o tal comprovante, mas isso é exceção. A regra é clara: o seguro viagem para a Europa é obrigatório e, com toda certeza, é melhor não corres riscos.

O seguro viagem para a Europa é obrigatório na maioria dos países.
O que é Tratado de Schengen
Por mais que o Tratado de Schengen seja mencionado, quase sempre, relacionado ao seguro viagem, ele envolve um pouco mais do que isso. O acordo, firmado entre 26 países, estabelece a livre circulação de visitantes.
Na prática, isso significa que não precisamos solicitar vistos para cada território visitado ou ter que passar pela imigração cada vez que cruzarmos a fronteira. É que os governos entendem que, se você pôde entrar em um país como turista, então, também pode entrar nos outros 25.
Para facilitar, os únicos países europeus que não assinaram o Tratado de Schengen são: Reino Unido, Irlanda, Croácia, Romênia e Bulgária. Além disso, é bom saber que nem todos os países fazem parte da União Europeia: Islândia, Noruega e Suíça assinaram o documento de abertura das fronteiras e não participam do bloco.
Países que assinaram o Tratado de Schengen
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Holanda
- Hungria
- Islândia
- Itália
- Letônia
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Noruega
- Polônia
- Portugal
- República Tcheca
- Suécia
- Suíça
- Liechtenstein
- Chipre