O tradicional trdelník: o pãozinho que vem conquistando paladares há séculos

24

Atualizado em 30 de março de 2022

O tradicional trdelník

A receita do trdelník é simples, mas o sabor desse pãozinho vem conquistando a República Tcheca e a Eslováquia desde o século 18. Em Praga e em cidades menores, como Cesky Krumlov, ele tem lugar certo no dia a dia de moradores e de turistas.

A receita original, na verdade, já era conhecida na Transilvânia – atualmente, Romênia – como kurtsos kalacs, mas foi em Skalický, na Eslováquia, que nasceu a versão como conhecemos hoje, graças  ao general húngaro reformado, József Gvadányi, que resolveu por em prática seus dotes culinários.

Em 2007, Skalický, que fica na fronteira com a República Tcheca, fez o pedido de registro dessa gostosura como uma de suas especialidades.

O tradicional trdelník

O nome trdelník vem de trdlo, uma espécie de rolo de madeira onde a massa era enrolada para ganhar o formato oco que lhe é peculiar. Ao longos dos anos, a receita foi sendo aprimorada e, na cidade natal, onde tem até uma associação para preservar sua receita, passou a ser chamada de skalický trdelník.

Tradicionalmente servido com açúcar e canela, de uns anos para cá, o trdelník ganhou novos sabores com recheios de sorvete e chocolate.

Eu experimentei o trdelník em Cesky Krumlov e paguei CZK 50. As lojinhas que vendem essa iguaria funcionam de forma simples e geralmente tudo é preparado na sua frente: dá para ver a massa crescendo e tomando cor, o que aumenta ainda mais o nosso apetite.

A massa não é muito doce, na verdade é como um pão, o que faz a diferença são o recheio e a cobertura, que variam de acordo com o gosto de cada um.

O tradicional trdelník

Receita do trdelník

1kg de farinha de trigo
5 ovos
20g de fermento
350ml de leite
200g de açúcar granulado
15g de sal
150g de manteiga
Noz moscada
Nozes picadas

Misture o fermento, o leite e o açúcar com a farinha. Depois, acrescente os ovos e o sal. Bata até ficar uma massa macia e deixe crescer em temperatura ambiente.

Depois, corte a massa em cinco pedaços e molde cada um como se fosse uma tranças. Em seguida, enrole num rolo untado com manteiga.

Antes de colocar para assar, polvilhe as nozes picadas e pronto. É só esperar esfriar um pouco e servir com o acompanhamento que desejar.

O trdelník fica ótimo com Nutella.

Informações Básicas
Visto | Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer na República Tcheca por até 90 dias.
Documentos | É necessário apresentar o passaporte com validade de, pelo menos, três meses.
Dinheiro | A moeda do país é a coroa tcheca, identificada pela sigla CZK e pelo símbolo Kč. Você pode levar euros e trocar nas casas de câmbio.
Vacinas | Nenhuma vacina é exigida de brasileiros, mas o seguro viagem é obrigatório. Sem ele, você pode ser impedido de entrar no país. 

SEGURO VIAGEM

O seguro viagem é obrigatório para todos os países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen:  a República Tcheca é um deles. 

Sem o seguro, você pode ser impedido de entrar no país. E tem mais: há uma cobertura mínima de EUR 30.000. Portanto, você precisa informar para qual – ou quais – país vai viajar antes de comprar o seguro.

Eu sempre indico o Seguros Promo, um site que compara os preços de várias seguradoras e nos mostra os melhores valores para cada cobertura.

Além disso, nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Você já imaginou quanto custa um tratamento médico para esses casos em outros países? Dependendo da gravidade, o atendimento pode custar milhares de dólares, podendo gerar sérias dificuldades financeiras para você e seus familiares para o resto da vida.

Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Veja mais sobre a República Tcheca

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo pelo Instagram: @altiermoulin. Aproveite, também, para ler outros posts sobre a República Tcheca.