O tradicional trdelník

24

Atualizado em 7 de julho de 2020

O tradicional trdelník

A receita do trdelník é simples, mas o sabor desse pãozinho vem conquistando a República Tcheca e a Eslováquia desde o século 18. Em Praga e em cidades menores, como Cesky Krumlov, ele tem lugar certo no dia a dia de moradores e de turistas.

A receita original, na verdade, já era conhecida na Transilvânia – atualmente, Romênia – como kurtsos kalacs, mas foi em Skalický, na Eslováquia, que nasceu a versão como conhecemos hoje, graças  ao general húngaro reformado, József Gvadányi, que resolveu por em prática seus dotes culinários.

Em 2007, Skalický, que fica na fronteira com a República Tcheca, fez o pedido de registro dessa gostosura como uma de suas especialidades.

O tradicional trdelník

O nome trdelník vem de trdlo, uma espécie de rolo de madeira onde a massa era enrolada para ganhar o formato oco que lhe é peculiar. Ao longos dos anos, a receita foi sendo aprimorada e, na cidade natal, onde tem até uma associação para preservar sua receita, passou a ser chamada de skalický trdelník.

Tradicionalmente servido com açúcar e canela, de uns anos para cá, o trdelník ganhou novos sabores com recheios de sorvete e chocolate.

Eu experimentei o trdelník em Cesky Krumlov e paguei CZK 50. As lojinhas que vendem essa iguaria funcionam de forma simples e geralmente tudo é preparado na sua frente: dá para ver a massa crescendo e tomando cor, o que aumenta ainda mais o nosso apetite.

A massa não é muito doce, na verdade é como um pão, o que faz a diferença são o recheio e a cobertura, que variam de acordo com o gosto de cada um.

O tradicional trdelník

Receita do trdelník

1kg de farinha de trigo
5 ovos
20g de fermento
350ml de leite
200g de açúcar granulado
15g de sal
150g de manteiga
Nóz moscada
Nozes picadas

Misture o fermento, o leite e o açúcar com a farinha. Depois, acrescente os ovos e o sal. Bata até ficar uma massa macia e deixe crescer em temperatura ambiente.

Depois, corte a massa em cinco pedaços e molde cada um como se fosse uma tranças. Em seguida, enrole num rolo untado com manteiga.

Antes de colocar para assar, polvilhe as nozes picadas e pronto. É só esperar esfriar um pouco e servir com o acompanhamento que desejar.

O trdelník fica ótimo com Nutella.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

24 Comentários

  1. Fernando Cunha on

    Estava à procura da receita. Muito obrigado por compartilhar. Praga é a cidade dos sonhos. Muito linda e cheia de atrações (e lotada de turistas!). Vou fazer para a família.

    Abraço

  2. Lubos Lehotsky on

    Por que chama TRODLO? O nome certo deve ser TRDLO ( derivado da palavra TRDELNIK.)
    DESCULPA P FALAR MAS DA loja TRODLO E BEM SECO EM MEU OPINIAO.
    Eu sou Eslovaco morando em Santa Bárbara d’Oeste e ja fiz trdlo professionalmemte e posso dizer que a receita da Skalica ( a pequena cidade em Eslováquia) tambem tem oleo e casca da limao siciliano raspada.
    Tambem menos sal e acucar
    . Em lugar de 5 ovos 4 gemas e um ovo inteiro so.
    20gr fermento quimico e muito especialmente aqui em Brasil com esse calor. 10g maximo. Se vc usa biologico por 20g.

    PAMELA: RECEITA RENDE 7/8 DE 230/240GRAMAS.

    MARIA: SE NAO TEM A GRELHA PROPRIA, ASSA EM SEU FORNO. +/- 15MIN @ 200GRAUS. QUANDO NAO TENHO TEMPO PARA ESQUENTAR A CHURRASQUEIRA EU FACO UMA ESPIRALA. ( PRIMEIRO FORMA UM TUBO E DEPOIS FORME UMA ESPIRALA)
    EM FORNO ELE SECA MAIS DO QUE DA GRELHA MAS AINDA DELICIOSO. Na grelha ele vai ser pronto em 5minutos +/-.

  3. A primeira vez que me deliciei com esta especialidade foi num mercado na Alemanha, um casal muito simpático que uma vez por mês montavam sua barraca no Globus em Neutrabling. Qdo fiquei sabendo que tinha em Campinas no Shopping, fui até lá, mas me decepcionei com o tamanho e o valor 🙁

  4. Olá,
    Também comi esta delícia quando estive em Praga, no ano passado. Agradeço muito pela receita. Mas como assar sem os apetrechos certos? Tem onde comprar o cilindro aqui no Brasil? Como tu fazes?

  5. Em viagem à República Tcheca, comi esta maravilha. Estava a procura desta receita e agora você resolveu minha questão. Parabéns pelo blog, Altier!!! Muitas viagens em sua vida.

Escreva um comentário