Atualizado em 30 de março de 2022
A receita do trdelník é simples, mas o sabor desse pãozinho vem conquistando a República Tcheca e a Eslováquia desde o século 18. Em Praga e em cidades menores, como Cesky Krumlov, ele tem lugar certo no dia a dia de moradores e de turistas.
A receita original, na verdade, já era conhecida na Transilvânia – atualmente, Romênia – como kurtsos kalacs, mas foi em Skalický, na Eslováquia, que nasceu a versão como conhecemos hoje, graças ao general húngaro reformado, József Gvadányi, que resolveu por em prática seus dotes culinários.
Em 2007, Skalický, que fica na fronteira com a República Tcheca, fez o pedido de registro dessa gostosura como uma de suas especialidades.
O nome trdelník vem de trdlo, uma espécie de rolo de madeira onde a massa era enrolada para ganhar o formato oco que lhe é peculiar. Ao longos dos anos, a receita foi sendo aprimorada e, na cidade natal, onde tem até uma associação para preservar sua receita, passou a ser chamada de skalický trdelník.
Tradicionalmente servido com açúcar e canela, de uns anos para cá, o trdelník ganhou novos sabores com recheios de sorvete e chocolate.
Eu experimentei o trdelník em Cesky Krumlov e paguei CZK 50. As lojinhas que vendem essa iguaria funcionam de forma simples e geralmente tudo é preparado na sua frente: dá para ver a massa crescendo e tomando cor, o que aumenta ainda mais o nosso apetite.
A massa não é muito doce, na verdade é como um pão, o que faz a diferença são o recheio e a cobertura, que variam de acordo com o gosto de cada um.
Receita do trdelník
1kg de farinha de trigo
5 ovos
20g de fermento
350ml de leite
200g de açúcar granulado
15g de sal
150g de manteiga
Noz moscada
Nozes picadas
Misture o fermento, o leite e o açúcar com a farinha. Depois, acrescente os ovos e o sal. Bata até ficar uma massa macia e deixe crescer em temperatura ambiente.
Depois, corte a massa em cinco pedaços e molde cada um como se fosse uma tranças. Em seguida, enrole num rolo untado com manteiga.
Antes de colocar para assar, polvilhe as nozes picadas e pronto. É só esperar esfriar um pouco e servir com o acompanhamento que desejar.
O trdelník fica ótimo com Nutella.
SEGURO VIAGEM
O seguro viagem é obrigatório para todos os países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen: a República Tcheca é um deles.
Sem o seguro, você pode ser impedido de entrar no país. E tem mais: há uma cobertura mínima de EUR 30.000. Portanto, você precisa informar para qual – ou quais – país vai viajar antes de comprar o seguro.
Eu sempre indico o Seguros Promo, um site que compara os preços de várias seguradoras e nos mostra os melhores valores para cada cobertura.
Além disso, nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem.
→ Faça uma cotação do seguro viagem
O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.
Você já imaginou quanto custa um tratamento médico para esses casos em outros países? Dependendo da gravidade, o atendimento pode custar milhares de dólares, podendo gerar sérias dificuldades financeiras para você e seus familiares para o resto da vida.
Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.
Veja mais sobre a República Tcheca
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo pelo Instagram: @altiermoulin. Aproveite, também, para ler outros posts sobre a República Tcheca.