Quando ir a Praga, na República Tcheca

2

Atualizado em 27 de julho de 2018

Como a maioria das cidades europeias, a escolha de quando ir a Praga só depende do seu gosto e de sua disponibilidade. É que na capital da República Tcheca, qualquer época do ano tem seu charme e seus encantos.

A cidade não é grande e você vai se encantar facilmente por suas praças, por seus prédios históricos e pelas lindas pontes, como eu já contei em: Ponte Carlos e as lendas de Praga. Assim, é fácil perceber porque a capital tcheca tem ficado cada vez mais popular entre os brasileiros.

Sem falar, claro, nos preços, que são bem camaradas – principalmente a cerveja. Além de deliciosa, a cerveja local costumava ser mais barata do que água.

Quando ir a Praga, na República Tcheca

A cidade fica muito mais vibrante na primavera e no verão.

Quando ir a Praga

O clima aqui é continental e tem as quatro estações bem definidas. Por isso, para experimentar o melhor do que lhe agrada, é bom ficar atento aos períodos certos. Afinal, cada um tem sua peculiaridade e, em cada estação, a cidade se transforma.

A temperatura média anual é de 15 graus, o ar costuma ser seco e é raro ventar forte.

Quando ir a Praga, na República Tcheca

Dias claros e longos são ótimos para explorar as ruazinhas de Praga.

Verão | De junho a agosto, a estação mais quente toma conta da cidade. Ir a Praga nesses meses significa encontrar as ruas mais lotadas, os parques cheios e os preços mais altos. Este também é o período com mais chuva e, às vezes, acontecem temporais.

A temperatura no verão daqui chega aos 26 graus. Por ser uma cidade com pouca umidade, o calor não é tão sofrido. Mas, com as atrações turísticas cheias, isso pode mudar um pouco.

Quando ir a Praga, na República Tcheca

A Ponte Carlos em um dia de primavera.

Quando ir a Praga, na República Tcheca

A mesma ponte em uma manhã de inverno. Foto: Leica M

Inverno | O inverno em Praga vai de dezembro a fevereiro. Os dias costumam ser nublados e a cidade fica incrivelmente atraente toda vestida de branco. É, a neve sempre aparece por aqui e o frio não dá sossego. Ainda assim, cada ruazinha é tomada por luzes e feiras de Natal são organizadas na Praça da Cidade Velha. Não raramente, o termômetro chega a marcar graus negativos.

Primavera e Outono | Para quem busca um meio termo, ir a Praga durante as estações intermediárias é uma boa ideia – eu fui durante a primavera.

O clima é ameno, o frio só aparece um pouco à noite e o calor do dia é agradável. Além disso, tanto a primavera quanto o outono colorem a cidade com suas cores típicas: uma florida e a outra com folhas secas.

Veja todos os posts de Praga