Pesquisar
Close this search box.

Quando ir a Praga: melhores épocas para planejar sua viagem

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Quando ir a Praga

Como a maioria das cidades europeias, a escolha de quando ir a Praga só depende do seu gosto e de sua disponibilidade. É que na capital da República Tcheca, qualquer época do ano tem seu charme e seus encantos.

A cidade não é grande e você vai se encantar facilmente por suas praças, por seus prédios históricos e pelas lindas pontes, como a Ponte Carlos que é cheia de lendas. Assim, é fácil perceber porque a capital tcheca tem ficado cada vez mais popular entre os brasileiros.

Sem falar, claro, nos preços, que são bem camaradas – principalmente a cerveja. Além de deliciosa, a cerveja local costumava ser até mais barata do que água.

Quando ir a Praga

O clima da cidade é continental e tem as quatro estações bem definidas. Por isso, para experimentar o melhor do que lhe agrada, é bom ficar atento aos períodos certos. Afinal, cada um tem sua peculiaridade e, em cada estação, a cidade se transforma.

A temperatura média anual é de 15 graus, o ar costuma ser seco e é raro ventar forte.

Verão

De junho a agosto, a estação mais quente toma conta da cidade. Ir a Praga nesses meses significa encontrar as ruas mais lotadas, os parques cheios e os preços mais altos. Este também é o período com mais chuva e, às vezes, acontecem temporais.

Quando ir a Praga

A temperatura no verão chega aos 26 graus. Por ser uma cidade com pouca umidade, o calor não é tão sofrido. Mas, com as atrações turísticas cheias, isso pode mudar um pouco.

Inverno

O inverno em Praga vai de dezembro a fevereiro.

Os dias costumam ser nublados e a cidade fica incrivelmente atraente toda vestida de branco: a neve sempre aparece e o frio não dá sossego.

Ainda assim, cada ruazinha é tomada por luzes e feiras de Natal são organizadas na Praça da Cidade Velha. Não raramente, o termômetro chega a marcar graus negativos.

Primavera e outono

Para quem busca um meio termo, ir a Praga durante as estações intermediárias é uma boa ideia – eu fui na primavera.

O clima é ameno, o frio só aparece um pouco à noite e o calor do dia é agradável. Além disso, tanto a primavera quanto o outono colorem a cidade com suas cores típicas: uma florida e a outra com folhas secas.

Onde ficar em Praga

O segredo mais importante para ter dias incríveis é escolher um lugar para ficar em Praga nos arredores da  Cidade Velha, que compreende toda a parte do Centro Histórico.

Essa área é um bom lugar para ficar, principalmente se você gosta de monumentos históricos e do estilo medieval da cidade. Só tem um detalhe: quanto mais perto da Praça da Cidade Velha, mais caro fica o preço da hospedagem.

Nos arredores do bairro de Josefov, onde está o Quarteirão Judeu, por exemplo, você vê história em cada cantinho: você pode entrar em museus, sinagogas e até em um cemitério secular.

Onde ficar em Praga
Foto: Rachel Martin

Eu passei por Praga duas vezes e tive experiências de hospedagem bem diferentes, mas bastante agradáveis. Na primeira vez, fiquei em um apartamento espaçoso e perto da Praça da Cidade Velha. Na segunda, me hospedei no Time Traveler, um hostel excelente, mas que acabou fechando.

Eu penso que que Praga é uma cidade nos proporciona ter uma hospedagem mais descolada, porque o melhor mesmo está do lado de fora: escolha um lugar e aproveite seus dias para conhecer a cidade como ela merece.

Staré Město

Staré Město é o coração de Praga. A Cidade Velha, como é chamada em português, tem a melhor localização possível e isso faz com os preços da hospedagem seja mais caro. Mesmo assim, é uma ótima área para você escolher onde ficar em Praga.

Nesta área, também conhecida como distrito Praga 1, estão várias atrações imperdíveis de Praga e você poderá conhecer a maioria delas caminhando, como a Praça da Cidade Velha, Relógio Astronômico de Praga e o Quarteirão Judeu de Praga. 

As melhores opções de hospedagem desta área são:

Hotel Palác U Kočků

O Palác U Kočků é um excelente hotel, com uma localização privilegiada: a pouco mais de 150 metros da Praça da Cidade Velha, onde o coração de Praga bate mais forte, e a 350 metros da Ponte Carlos, um dos lugares mais intrigantes da cidade. A partir desta área, você consegue se locomover facilmente pela cidade a pé, de ônibus ou usando carros de aplicativos.

Os quartos são muito bons, amplos, com camas aconchegantes e roupa de cama de primeira. O café da manhã é muito elogiado, assim como o atendimento. É um dos hotéis com a melhor avaliação da cidade e vale cada centavo – o custo-benefício é super vantajoso.

Onde ficar em Praga

Myo Hotel Mysterius

O Myo Hotel Mysterius também tem um localização muito boa, coladinha na Praça da Cidade Velha. Os quartos são amplos, alguns têm vista para cidade e uma pequena cozinha, o que facilita muito a vida da gente: é como alugar um apartamento com todo o serviço de um hotel.

Onde ficar em Praga

O café da manhã é muito bom e com bastante variedade, os atendentes fala bem inglês e estão super dispostos a ajudar sempre. Além disso, o preço é super justo e vale muito à pena, principalmente se você estiver viajando em família ou com amigos.

Hotel Century Old Town Prague

O Hotel Century Old Town Prague tem um atendimento impecável, mas essa não é sua única qualidade. Quartos super aconchegantes, banheiros sempre limpos, áreas comuns bem cuidadas e café da manhã super elogiado são outros pontos fortes.

Onde ficar em Praga

A localização é ótima, no Centro Histórico de Praga, perto de tudo: dá para fazer muita coisa caminhando e sem pressa. Nesta área, é fácil ter acesso às principais atrações, além de restaurantes, lojas, estação de trem e pontos ônibus.

Grand Hotel Bohemia

O Grand Hotel Bohemia também é uma excelente opção para ficar em Praga, especialmente se for sua primeira vez na cidade: a localização estratégica facilita muito a vida de quem ainda não está familiarizado com o ambiente. Então, sem muito esforço, você consegue conhecer toda a parte histórica.

Além disso, o hotel tem uma história bem interessante, que você pode conhecer quando estiver hospedado nele. O atendimento e o café da manhã são muito elogiados, a limpeza e a arrumação são impecáveis e o preço é justo para um dos hotéis mais bem avaliados de Praga.

Onde ficar em Praga

Hotel Rott

O Hotel Rott é uma boa opção para quem quer ficar em uma boa localização sem gastar rios de dinheiro. Ele não é um hotel de luxo, mas tem tudo na medida para nos dar conforto, segurança e noites boas de sono.

Café da manhã muito bom e atendimento profissional e atencioso são outros pontos positivos do hotel, mas há quem ache os banheiros pequenos, mas isso pode ser apenas um detalhe para quem procura um bom custo-benefício.

Onde ficar em Praga

Ventana Hotel Prague

O Ventana Hotel Prague é muito bem avaliado em quesitos como limpeza, atendimento e localização. Além disso, o hotel tem quartos espaçosos, com camas grandes e muito confortáveis. Tudo é sempre muito organizado e o café é na medida certa.

Como fica a apenas uma quadra da Praça da Cidade Velha, exatamente atrás da Igreja da Nossa Senhora de Týn, é fácil explorar toda a área histórica e sentir um pouquinho como era Praga na Idade Média.

Stylishv Apartment 

O Stylish Apartment fica na melhor parte da Staré Město. Moderno, elegante e totalmente bem decorado, ele é uma excelente opção para ficar em Praga e ter uma experiência inesquecível, vivendo tudo que a parte turística oferece, mas indo um pouco além.

Onde ficar em Praga

O apartamento fica em um prédio com recepção e segurança, tem 54 metros quadrados e acomoda até três pessoas. O Michal, o dono do apartamento, é super camarada e ajuda em tudo o que precisamos para ter dias perfeitos.

Onde ficar em Praga

The Old Town Square

Os apartamentos do The Old Town Square ficam pertinho da Praça da Cidade Velha – a menos de 50 metros – e têm uma excelente vista desta parte da cidade. São várias unidades que acomodam até nove pessoas.

Onde ficar em Praga

Todos são muito bem decorados, com ambientes arejados e bem cuidados. As cozinhas são bem equipadas, os quartos têm camas grandes e roupa de cama de primeira. É uma ótima opção para quem ainda não decidiu onde ficar em Praga.

Onde ficar em Praga

The RoadHouse Prague

O The RoadHouse Prague é um dos melhores hostel do país. A localização é excelente, perto dos principais pontos turísticos e do transporte público – ele fica em uma rua não muito movimentada e isso é ótimo para quem gosta de tranquilidade à noite.

Todas as áreas são super bem organizadas, limpas, arejadas e a equipe dá um show de simpatia. O hostel trabalha com um limite máximo de 20 viajantes por diária e isso deixa o ambiente mais leve e seguro também.

Malá Strana

O Malá Strana faz parte do Centro Histórico, mas fica do outro lado do rio Moldava, aos pés do Castelo de Praga e do Parque Petřín, que são sensacionais.

A Staré Město e o Malá Strana foram as primeiras áreas a serem ocupadas no ajuntamento que, bem mais tarde, deu origem à cidade de Praga.

As duas áreas eram cercadas por uma muralha e, por isso, as ruas são mais estreitinhas, bem típicas de uma cidade medieval – isso dá um charme ainda mais especial.

O grande diferencial de Malá Strana é que a zona não é tão procurada por turistas e isso é perfeito para quem quer ficar perto de tudo, mas manter uma certa distância da agitação do dia a dia.

Isso, claramente, deixa os preços das diárias mais acessíveis do que na Staré Město.

Luxury Family Hotel Royal Palace

A localização do Luxury Family Hotel Royal Palace é sempre muito elogiada, porque fica pertinho do linha do bondinho e da estação Malostranska do metrô. Além disso, dá para ir caminhando até o castelo e outros pontos turísticos.

Onde ficar em Praga

É um hotel super tradicional na cidade. O pessoal que faz o atendimento na recepção super educado e a limpeza do quartos é criteriosa. Já o café da manhã, apesar de ter bastante variedade, poderia melhorar, segundo a opinião dos hóspedes.

Boutique Hotel Klarov

O Boutique Hotel Klarov tem quartos muito confortáveis e ambientes super bem decorados, limpos e arejados, perfeitos para você ficar em Praga. A localização também é excelente, no Centro de Praga, perto de todos os lugares que você precisa conhecer na cidade.

Para quem viaja de carro, há estacionamento na frente do hotel e você pode contar com a ajuda dos funcionários para lhe dar muitas dicas incríveis. É um hotel com bom custo-benefício.

Onde ficar em Praga

Hotel Waldstein

O Hotel Waldstein tem uma localização excelente, a apenas alguns minutos de caminhada dos principais pontos turístico de Praga. O café da manhã é muito bom e super completo, sempre com bastante variedades.

Onde ficar em Praga

O hotel é muito charmoso e tem quartos com decoração elegante, iluminação agradável, sistema de aquecimento e ar condicionado. A equipe da recepção é muito simpática e dá um show no atendimento.

Residence U Černého Orla

O Residence U Černého Orla é super bem localizado, a poucos passos da Ponte Carlos e dos principais pontos turísticos de Praga. O pessoal do atendimento e da limpeza são super atenciosos e nos auxiliam em diversas ocasiões.

A estética do hotel é super elegante, preservando seu valor histórico. Os quartos são espaçosos e confortáveis, com camas grandes e roupa de cama de primeira. O café da manhã é bem servido e, por isso tudo, é um ótimo lugar para você escolher onde ficar em Praga.

Hotel U 3 Pstrosu

O Hotel U 3 Pstrosu funciona em um prédio histórico, ao lado da Ponte Carlos e do rio Moldava. O hotel fica na região da Malá Strana, onde a arquitetura medieval predomina e é possível sentir como era a vivência em séculos passados.

O hotel é muito charmoso e aconchegante e oferece algumas comodidades, como o cafezinho num hall muito bonito. A localização é excepcional, não faltam opções de restaurantes, lojas e atrações turísticas para visitar. Muito indicado para quem deseja mergulhar na arquitetura antiga e histórica da “cidade das cem cúpulas.

Onde ficar em Praga

Josefov

Josefov é o bairro judeu de Praga e se restringe a apenas alguns quarteirões, cercados pela Staré Město.

Apesar de pequeno, a importância histórica, cultural e econômica do bairro é gigantesca e é um bom lugar para ficar em Praga, especialmente se você gosta de visitar lugares históricos.

Eu já expliquei como é visitar o Quarteirão Judeu de Praga para conhecer o que restou – e o que foi recuperado – depois da Segunda Guerra Mundial, já que boa parte do bairro foi demolida.

Isso fez com que Josefov perdesse um pouco de seu aspecto medieval, mas, ainda assim, suas ruas são vibrantes e cheias de coisas que nos aproximam da cultura judaica europeia.

The President

É praticamente impossível não gostar do The President. Um dos hotéis mais luxuosos da cidade, ele é um cinco estrelas moderno que dialoga bem com o estilo medieval do Centro Histórico.

Onde ficar em Praga

O atendimento é impecável, a localização é excelente, os quartos são grandes, arejados, sempre muito limpos e bem cuidados. O SPA é muitíssimo elogiado e isso é um grande diferencial do hotel, que pode ser uma ótima escolha para ficar em Praga.

Myo Hotel Caruso

O Myo Hotel Caruso é muito bem avaliado em itens como limpeza, conforto, atendimento e localização: ele fica coladinho ao Quarteirão Judeu de Praga, onde estão todas as atrações da comunidade judaica.

Além de uma estrutura que agrada muito aos viajantes, o atendimento e a simpatia da equipe fazem muita diferença. O café da manhã é bom e tem bastante variedade.

Gold Art Apartments

O Gold Art Apartments é um prédio com vários estúdios de temporada que acomodam de uma a cinco pessoas. A localização é excelente, a poucos passos da Praça da Cidade Velha, o que facilita muito na hora de explorar a cidade.

Todos os ambientes são super limpos, bem equipados e a comunicação com o anfitrião é muito prática, assim como o sistema de check-in e check-out. Vale a pena das uma olhada com mais calma antes de decidir onde ficar em Praga.

Hostel Franz Kafka

Quem procura um bom lugar com bom custo-benefício vai gostar do Hostel Franz Kafka. Ele também fica pertinho do Centro Histórico, tem acesso fácil e rápido ao transporte público. O hostel também fica perto de bares, restaurantes, mercados, padarias e lojas.

Super bem avaliado pelos hóspedes, o hostel tem quartos econômicos com até seis camas e suítes privativas com cama de casal. O destaque vai para o atendimento, que é fantástico.

Nové Město

A Nové Město – Cidade Nova, em português – já é uma área mais moderna, mas ainda assim bem perto do Centro Histórico.

Eu acho uma das melhores áreas para ficar em Praga porque é tudo muito prático, organizado e com fácil acesso ao transporte público. Embora seja possível fazer muita coisa a pé, caminhando pela Václavské Náměstí – a Praça Venceslau –, que é ladeada por duas avenidas largas que vão até a Cidade Velha.

Fazer esse caminhada é uma das coisas mais agradáveis de Praga, especialmente quando a cidade está ensolarada e mais colorida.

No final da Václavské Náměstí fica o Museu Nacional de Praga e há vários restaurantes super legais para almoçar ou jantar, mas tenha em mente que esta parte da cidade pode ter preços um pouco mais altos.

Elysee Hotel

O Elysee Hotel tem uma localização excelente, bem perto do Museu Nacional de Praga, em uma área super bem cuidada e turística. Os quartos são super confortáveis, com camas grandes, roupa de cama e banho de primeiro e tudo está sempre impecavelmente limpo.

O café da manhã é maravilhoso, sempre com muita variedade e frutas frescas. O atendimento é muito elogiado e a gente percebe a simpatia dos atendentes desde o momento do check-in. É um custo-benefício que vale a pena.

K+K Hotel Fenix

A localização do K+K Hotel Fenix é excelente, perto do Museu Nacional de Praga e da avenida mais movimentada da cidade – a Václavské – que tem várias lojas e ótimos restaurantes. Também tem uma estação de metrô bem perto, mas é possível ir a pé até o Centro Histórico.

Os quartos são bem resolvido, muito bem decorados, modernos e têm estação de trabalho para quem faz home office. A internet funciona muito bem e o café da manhã muito bom, com muita fartura de coisas gostosas. O custo-benefício é excelente!

Myo Hotel Wenceslas

O Myo Hotel Wenceslas também tem uma localização ótima, a uma curta distância das principais atrações de Praga. Os quartos são espaçosos, com camas grandes e roupa de cama de primeira. A limpeza é criteriosa e tudo sempre está muito bem organizado.

O atendimento é de um hotel boutique, super atencioso e individualizado. Uma boa dica é ficar nos quartos que têm vista para o quintal se não quiser ser incomodado com o barulho da rua. O café da manhã é muito bom, dentro do esperado pela categoria do hotel.

Apartrezidence Opletalova

O Apartrezidence Opletalova é um conjunto de apartamentos que tem as melhores avaliações de Praga. São muito pontos positivos que fazem dele uma ótima escolha para ficar em Praga: a localização é ótima e a privacidade e o conforto são garantidos.

Os apartamentos são muito bem decorados, com móveis novos, manutenção em dia e limpeza caprichada. O Sr. Pavel, quem nos recebe em Praga, é muito atencioso e prestativo, e sempre está preocupado para que tudo esteja bem.

Hapimag Apartments Prague

O Hapimag Apartments Prague fica em uma área muito boa, perto da Praça Venceslau, na parte mais vibrante da Cidade Nova. Essa localização facilita muito, pois o acesso é rápido para qualquer parte da cidade e, também, está cercada de tudo que a gente precisa: bares, restaurante, lojas e muito mais.

Os apartamentos são muito bons, foram reformados há pouco tempo e isso trouxe mais leveza e conforto: alguns têm até varandinha com vista. Eles acomodam de uma a sete pessoas.

Thai Sun Hostel

Quem quiser ficar na área mais moderna de Praga sem gastar muito e topa dividir um quarto de hostel, o Thai Sun Hostel pode ser uma boa opção. A localização é excelente, bem central e com acesso a linhas do bondinho, mas dá para fazer muita coisa a a pé.

Os quartos são básicos e há suítes privativas com camas de casal. A limpeza é criteriosa e a organização em dia. A vibe tailandesa é um extra, uma experiência nova no coração da Europa.

Faixas de preço de Praga

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Praga.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro Histórico.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar no país e permanecer por até 90 dias.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com seis meses de validade.

Dinheiro

A moeda nacional é a coroa tcheca, identificada pela sigla CZK e pelo símbolo Kč. Veja como usar seu dinheiro na República Tcheca.

Vacinas

Nenhuma vacina específica é exigida de brasileiros embarcados no Brasil, independentemente da idade e do motivo da viagem.

Informações sobre covid-19

Desde 9 de abril de 2022, a República Tcheca suspendeu todas as exigências relativas à pandemia de covid-19 para viajantes internacionais.

Seguro Viagem

O seguro viagem é obrigatório para todos os países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen:   a República Tcheca é um deles. 

Sem o seguro, você pode ser impedido de entrar no país. E tem mais: há uma cobertura mínima de EUR 30.000. Portanto, você precisa informar para qual – ou quais – país vai viajar antes de comprar o seguro.

Além disso, nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre indico o Seguros Promo, um site que compara os preços de várias seguradoras e nos mostra os melhores valores para cada cobertura.

Você vai notar que existem muitas opções de seguradoras e planos, mas o que você precisa mesmo é de um seguro viagem com no mínimo EUR 30.000 de cobertura para despesas médicas e hospitalares.

O plano TRAVEL ASSIST 150 MUNDO (EXCETO EUA) +COVID-19 é um dos mais completos. Ele tem cobertura para despesas médicas no valor de EUR 150.000, seguro bagagem de USD 1.500 e é válido em toda a Europa.

ITA 30 SMART EUROPA é um dos mais baratos. Ele tem despesas médica e hospitalar no valor de EUR 30.000, seguro bagagem de EUR 250 e cobertura para covid-19 na modalidade de reembolso – é bom ler tudo direitinho antes de comprar.

Veja mais dicas da República Tcheca

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo pelo Instagram: @altiermoulin. Aproveite, também, para ler outros posts sobre a República Tcheca.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Ola Altier tudo bem? Gostaria de saber se você mora na Republica Tcheca? Eu trabalho numa consultoria de treinamentos interculturais, Global Line. Em alguns treinamentos costumamos chamar uma pessoa que tenha experiência naquele destino para dar um testemunho, falar um pouco do dia a dia naquele local. é um bate papo de 40 minutos a 1 hora. Gostaria de saber se você tem interesse em nos ajudar. Teremos um treinamento para um rapaz que irá morar em Praga e gostaria de saber se você tem disponibilidade e interesse em nos ajudar.
    O testemunho é feito por skype ou whatsapp. Se tiver interesse pode me chamar por aqui que te explico melhor como funciona esse trabalho. Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5