Quando ir a Praga, na República Tcheca: as melhores épocas para conhecer a cidade

Atualizado em 8 de novembro de 2022 – 2 min de leitura

Quando ir a Praga

Como a maioria das cidades europeias, a escolha de quando ir a Praga só depende do seu gosto e de sua disponibilidade. É que na capital da República Tcheca, qualquer época do ano tem seu charme e seus encantos.

A cidade não é grande e você vai se encantar facilmente por suas praças, por seus prédios históricos e pelas lindas pontes, como a Ponte Carlos que é cheia de lendas. Assim, é fácil perceber porque a capital tcheca tem ficado cada vez mais popular entre os brasileiros.

Sem falar, claro, nos preços, que são bem camaradas – principalmente a cerveja. Além de deliciosa, a cerveja local costumava ser até mais barata do que água.

Quando ir a Praga

O clima da cidade é continental e tem as quatro estações bem definidas. Por isso, para experimentar o melhor do que lhe agrada, é bom ficar atento aos períodos certos. Afinal, cada um tem sua peculiaridade e, em cada estação, a cidade se transforma.

A temperatura média anual é de 15 graus, o ar costuma ser seco e é raro ventar forte.

Verão

De junho a agosto, a estação mais quente toma conta da cidade. Ir a Praga nesses meses significa encontrar as ruas mais lotadas, os parques cheios e os preços mais altos. Este também é o período com mais chuva e, às vezes, acontecem temporais.

Quando ir a Praga

A temperatura no verão chega aos 26 graus. Por ser uma cidade com pouca umidade, o calor não é tão sofrido. Mas, com as atrações turísticas cheias, isso pode mudar um pouco.

Inverno

O inverno em Praga vai de dezembro a fevereiro.

Os dias costumam ser nublados e a cidade fica incrivelmente atraente toda vestida de branco: a neve sempre aparece e o frio não dá sossego.

Ainda assim, cada ruazinha é tomada por luzes e feiras de Natal são organizadas na Praça da Cidade Velha. Não raramente, o termômetro chega a marcar graus negativos.

Primavera e outono

Para quem busca um meio termo, ir a Praga durante as estações intermediárias é uma boa ideia – eu fui na primavera.

O clima é ameno, o frio só aparece um pouco à noite e o calor do dia é agradável. Além disso, tanto a primavera quanto o outono colorem a cidade com suas cores típicas: uma florida e a outra com folhas secas.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

2 Comentários

  1. Marcia

    Ola Altier tudo bem? Gostaria de saber se você mora na Republica Tcheca? Eu trabalho numa consultoria de treinamentos interculturais, Global Line. Em alguns treinamentos costumamos chamar uma pessoa que tenha experiência naquele destino para dar um testemunho, falar um pouco do dia a dia naquele local. é um bate papo de 40 minutos a 1 hora. Gostaria de saber se você tem interesse em nos ajudar. Teremos um treinamento para um rapaz que irá morar em Praga e gostaria de saber se você tem disponibilidade e interesse em nos ajudar.
    O testemunho é feito por skype ou whatsapp. Se tiver interesse pode me chamar por aqui que te explico melhor como funciona esse trabalho. Obrigada.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Marcia.

      Não moro em Praga.
      Moro no Brasil.

      Um abraço.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5
Share to...