Uma das mais interessantes atrações de Praga é a Ponte Carlos – Karlův most, em tcheco. Ela começou a ser construída no século 14, exatamente no ano de 1357, e isso a faz ser a ponte mais antiga de toda a República Tcheca.
Claro que, com tantos anos de vida assim, a ponte já passou por muita coisa. Além disso, foi o cenário de histórias e contos que, hoje, muita gente aposta ser somente lenda.
São suas histórias e suas as trinta estátuas que fazem a ponto uma das atrações mais procuradas de Praga.
Neste artigo, eu vou explicar sobre:
Origem da Ponte
Construída sobre o rio Moldava – Vltava, em tcheco –, seu idealizador foi um rei ligado a crenças e superstições: para você ter uma ideia, até o dia e a hora do início da obra foram escolhidos por uma questão mística.
Se Carlos IV tinha ou não razão, a gente não sabe, mas é fato que sua obra está imortalizada. Uma pena ele ter morrido antes da inauguração da Ponte.
É verdade que ela não é uma ponte grandiosa, que se destaca na paisagem: são apenas 516 metros e 16 arcos.
Só que você já imaginou a trabalheira que dava para fazer obras como essas quando não se tinha máquinas modernas como as de hoje? Foi exatamente por isso que a construção demorou 45 anos.
Fatos surpreendentes
Se a gente parar para ouvir todas as histórias que os moradores e guias têm para contar sobre a Ponte Carlos, pode ser que uma única viagem a Praga seja pouco.
Dizem que São João Nepobuceno, antigo arcebispo de Praga, foi lançado no rio. Depois de guerras e batalhas, a ponte precisou ser restaurada várias vezes. Sem falar que ela já teve vários nomes e, só mais tarde, em 1870, passou a ser uma homenagem ao seu idealizador.
Nesse emaranhado de acontecimentos, ainda tem enchentes que destruíram seus arcos e a ocupação nazista, durante a Segunda Guerra Mundial. Dizem até que uma das torres da ponte foi usada até para expor as cabeças de doze líderes revolucionários durante 10 anos, a partir de 1621.
Depois que a segunda ponte foi erguida na capital tcheca, a Ponte Carlos ficou mais tranquila. Desde 1965, a ponte é exclusiva para pedestres.
Estátuas e lendas
A mais louca história dessa ponte – e olha que são muitas – diz que o arquiteto que planejou o monumento acreditava que se colocasse ovo, vinho e leite na argamassa, a ponte teria maior durabilidade.
Supersticioso que era, o rei Carlos IV mandou, então, que as vilas sob seu domínio enviassem tais ingredientes para a construção. Mito ou verdade, a crença de que a ponte seria mais resistente não pode ser negada.
Você vai notar que existem 30 estátuas de ambos os lados da ponte, mas elas nem sempre existiram. A maioria foi adicionada depois do século 18 e financiada por instituições privadas ou por ricos da época.
A escultura de São João Nepobuceno foi a primeira.
Eu acho justo, já que ele foi o único a ser lançado da ponte direto para o rio. Essa punição, dizem por aí, foi porque o arcebispo havia ouvido as confissões da rainha Sophia e se negado a conta-las ao rei, Venceslau IV.
Em sua homenagem, no lugar onde foi jogado, existe um painel. As pessoas acreditam dar sorte tocar o tal painel – especialmente com cada dedo da mão sobre as estrelas. Isso garante, segundo a lenda, que um pedido especial será realizado.
Outra crença diz que você deve tocar os painéis abaixo da estátua de São João Nepobuceno.
O da esquerda tem um cavaleiro com um cachorro e quem encosta no animal tem sorte. Já quem tocar no santo sendo lançado no rio, no painel da direita, será agraciado com um retorno a Praga, segundo a lenda.
O que muita gente não sabe é que a maioria das estátuas da ponte não é original: para preservar as obras seculares, muitas foram substituídas por réplicas. As originais ficam no Museu Nacional.
Fora da ponte, no lado esquerdo, fica a estátua de Bruncvík, um cavaleiro tcheco que tem um leão aos pés. Segundo a lenda, o cavaleiro teria ajudado o leão a matar um dragão de sete cabeças e, como agradecimento, o leão veio morar em Praga com ele.
Como visitar a Ponte Carlos
Quanto custa
A visita à Ponte Carlos é gratuita.
Quando ir
Não é tão simples encontrar a ponte vazia. Para isso, você pode escolher um horário bem cedo, logo no nascer do dia, ou à noite, quanto as luzes dão um charme especial ao lugar.
Nos dias mais ensolarados, da metade da manhã até o por do sol, o tumultuo é grande.
Como chegar
Não é difícil chegar à Ponte Carlos e, praticamente, tudo coopera pra isso. Há muitas placas – com os termos Karlův most e Charles Bridge – que indicam o caminho. Da Cidade Velha e do Malá Strana, dá pra ir andando.
As estações de metrô mais próximas são Malostranská e Staroměstská. No sistema de trens elétricos, você pode descer nas paradas Malostranské náměstí e Malostranská, ou nas Karlovy lázně e Staroměstská, que ficam na Cidade Velha.
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