O deserto chileno tem uma infinidade de coisas legais e, com tantas opções assim, decidir o que fazer em San Pedro de Atacama não será uma tarefa fácil.
A principal cidade turística do deserto mais seco do mundo é um verdadeiro oásis. Pequena, San Pedro de Atacama tem apenas cerca de 3.500 habitantes.
Ela é o ponto de partida para passeios que vão literalmente tirar seu fôlego. Entre eles, escalada em vulcões, rolê de bicicleta pelos cânions do deserto e visita ao Valle de la Luna, o mais famoso atrativo da região.
Eu estive na cidade por cinco dias e não consegui ver tudo o que queria. Mas, não foi apenas por falta de tempo: é que eu achei os preços de alguns passeios bem caros.
Considerando o câmbio desfavorável, tive que escolher os que mais me chamaram atenção.
Neste artigo, eu vou explicar sobre:
O que fazer em San Pedro de Atacama
Valle de la Luna
Sem dúvida, um passeio imperdível.
Nessa paisagem árida e cheia de formações geológicas superinteressantes, você vai ter uma percepção de quão extenso é o Atacama.
→ Valle de la Luna: o imperdível do Atacama
O passeio é guiado e começa no final da tarde, por volta das 16h. Esse horário é escolhido por duas razões: no fim da tarde as temperaturas já não estão tão escaldantes, e porque um dos grandes baratos do passeio é ver o pôr do sol sobre o deserto.
Passeio de Bicicleta
Uma das modalidades que tem crescido muito em San Pedro de Atacama é o passeio de bicicleta.
Dá para conhecer muita coisa nessa região pedalando: você só vai precisar de um pouco de resistência nas pernas e encarar o calor se hidratando bastante e abusando do protetor solar.
Eu fiz um roteiro bem legal que vai até à Quebrada del Diablo, a seis quilômetros do Centro.
→ Passeio de bicicleta no Atacama
Nessa rota, eu passei por cânions que pareciam não ter fim, e a sensação de estar pisando em uma área assim não tem explicação. Se eu fosse você, colocaria isso na lista do que fazer em San Pedro de Atacama.
Termas de Puritama
No calor escaldante do deserto, eu encontrei um lugar ideal para relaxar.
As águas do Termas de Puritama são aquecidas naturalmente – elas brotam do chão a uma temperatura de 33 graus, a uma altitude superior a 3.400 metros – e são indicadas para o tratamento de reumatismo e no combate ao cansaço, ou seja, é o lugar ideal para você relaxar e esquecer da vida, algo que você realmente deve fazer em San Pedro de Atacama.
→ Termas de Puritama: um oásis no Atacama
O passeio que fiz começou às 14h30, e a viagem demorou cerca de 30 minutos. Praticamente todo o trajeto é feito em estrada de terra e quase todo ele é de subida.
Laguna Cejar
Essa é a lagoa mais salgada do mundo, e o grande barato era flutuar em suas águas, mas isso não é mais possível.
Ela fica a 25 quilômetros do centro de San Pedro de Atacama, mas, infelizmente, eu não conheci a Laguna Cejar. Não foi por falta de vontade, mas por achar o passeio caro e havia um problema maior: os moradores da vila onde fica a lagoa estavam protestando e impedindo os turistas de se banharem.
Eu só não fiquei mais aborrecido porque a manifestação tinha um motivo justo: muitas pessoas passam protetor solar ao entrar na água e isso estava contaminando aquele ecossistema.
Gêiseres del Tatio
Para ver o movimento surreal dessas águas ferventes que brotam do chão a 85 graus é preciso acordar de madrugada, antes do sol nascer.
A uma altura de 4.300 metros acima do nível do mar, o vapor que sobe das crateras forma imensas colunas no horizonte.
Eu achei esse passeio caro e, além disso, eu tinha acabado de ver os gêiseres no lado boliviano do deserto.
O que fazer em San Pedro de Atacama
Claro que há muitas outras coisas para se fazer em San Pedro de Atacama.
As lagunas altiplânicas, o Salar de Tara, o Valle del Arcoiris, as Piedras Hojas, o Cerro Toco e o Volcán Lascar são outras opções que você terá pertinho de San Pedro de Atacama.
Se tiver tempo – e dinheiro – aproveite e desfrute o máximo de uma das paisagens mais exóticas da América do Sul.
Conheci seu blog hoje,muito boas as dicas!
Estou planejando ir no inicio de 2017,e o passeio que mais quero fazer é o Tour Astronômico,não vi ele em seu relato. Por que não fez esse?
Oi Leonardo,
Realmente esse é um passeio muito famoso por aqui, mas não é um tema que me interessa. Além disso, não é barato e muito menos perto. :/
Um abraço.
Qual foi a agência que utilizou?Fez todos os passeios com mesma?Ficou satisfeito com o serviço oferecido?Pretendo ir março/ 2017.terei 6 dias livres sem cotar dia de chegada e saída.Tenho visto preços bem maiores no tripadvisora dos que você tem colocado no post., praticamente o dobro.Não pretendo ir até a Bolívia.
Grata
Cleide
Oi Cleide,
As empresas, quando citadas, aparecem nos links que detalham cada passeio.
Não, eu não fiz todos os passeios com a mesma empresa.
Os preços que coloquei no post são os que estavam disponíveis no sites das empresas na data que escrevi o post.
Um abraço e aproveite. O Atacama é demais!
Muito Obrigada pelas dicas!
Agora é só se organizar e fazer as malas \o/
Isso, Amanda. É hora de partir. 😉
Obrigado por lembrar do Malas e Panelas! San Pedro é uma delícia e o Atacama, surpreendente!
Abraços
Valeu, Luciano!
Um abraço.