Veja quando ir ao Atacama

4

Atualizado em 17 de abril de 2018

O deserto mais seco do mundo faz parte dos sonhos de muita gente. As paisagens vistas, aqui, são surreais e indescritíveis. O Deserto do Atacama ocupa uma grande porção de terra que vai do sul do Peru ao norte do Chile, alcançando ainda o sudoeste da Bolívia. Para aproveitar o melhor deste paraíso tão remoto, é essencial escolher bem quando ir ao Atacama.

Existem alguns lugares nessa região onde não chove há mais de 23 milhões de anos. Para conhecer estes cantinhos você terá como base a pequena cidade de San Pedro de Atacama.

Reserve já o seu hotel em San Pedro de Atacama e garanta os melhores preços.

Agora, vamos ao que interessa: qual é, de fato, a melhor época para visitar o Deserto do Atacama.

Veja quando ir ao Atacama

Paisagem do Valle de la Luna.

Quando ir ao Atacama

Como eu já mencionei, existem lugares do Atacama onde não chove há mais de 23 milhões de anos. Isso quer dizer que a sua viagem ao deserto não fica limitada pelo clima. Aqui, você encontra dias de sol com céu azul o ano todo. O que muda mesmo é a temperatura.

Você pode se aventurar nessa maravilha da natureza em qualquer época do ano, mas prepara-se para encarar frio e calor em um mesmo dia. No inverno, entre junho e agosto, as temperaturas beiram ao zero grau, durante a noite, e podem chegar aos 20 graus durante o dia. Isso faz dessa época uma boa escolha para quem não suporta muito carlor.

Já no verão, de dezembro a fevereiro, a variação térmica fica entre cinco e 25 graus, podendo passar dos 40 em dias mais extremos. Como esse período coincide com as férias escolares no Brasil, fica mais comum encontrar brasileiros por aqui.

Veja quando ir ao Atacama

Visual do deserto.

Melhor e pior épocas

Um fator que você deve considerar ao escolher quando ir ao Atacama é o fluxo de turistas. As melhores épocas são a primavera, de março a maio, e o outono, entre setembro e outubro. Entre todos esses,  setembro é considerado o melhor mês do ano, já que as temperaturas estão mais amenas e não há um grande fluxo de turistas.

Dezembro e janeiro, como já poderíamos imaginar, é um período muito concorrido e pode ser que você encontre tudo mais caro: da hospedagem à alimentação, incluindo os passeios, que eu, particularmente, acho bem custosos. Eu mostro isso em: Quanto custa viajar para o Atacama.

Nessa época, o sol castiga com força e o calor pode lhe incomodar. Por outro lado, é nessa época que você pode presenciar algo muito raro: a chuva no Atacama, que pode se reduzir a uma breve garoa que dura pouco tempo.

Média de temperatura

 Temperatura (°C) JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
Média 17 16 15 13 11 8 8 9 12 14 15 16
Mínima 10 9 8 6 3 0 0 1 4 6 7 9
Máxima 24 23 23 21 18 16 16 17 20 22 23 23

 

Veja todos os posts sobre o Atacama

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

4 Comentários

  1. Avatar

    Nossa, parabéns Altier.
    Este é um passei sonho que um dia vou fazer com meu esposo….

    Ótima sacada colocar as melhores épocas pra ir.. Já dei um print aqui pra ir quando pudermos…

Escreva um comentário