Como chegar ao Atacama

3

Atualizado em 25 de maio de 2018

Quem visita o deserto mais seco do mundo tem como base a cidade de San Pedro do AtacamaPisar nessa terrinha está na lista da maioria dos viajantes. Mas, afinal, qual a melhor forma de chegar ao Atacama?

Com paisagens de deixar qualquer um de boca aberta, o Atacama ocupa uma grande porção de terra. Ele vai do sul do Peru ao norte do Chile, alcançando ainda o sudoeste da Bolívia. Por isso, eu escolhi fazer a viagem passando pelo Salar de Uyuni, na Bolívia, até chegar ao Atacama.

Como chegar ao Atacama

San Pedro de Atacama é a base para os passeios no deserto mais seco do mundo.

Como chegar ao Atacama

Avião | O aeroporto mais próximo de San Pedro de Atacama fica na cidade de Calama, a pouco mais de 100 quilômetros. Não há voos diretos para quem sai do Brasil, sendo necessário fazer uma parada em Santiago.

Como chegar ao Atacama

Chegando ao aeroporto de Calama, no Atacama. Foto: Life Outdoor

O voo de Santiago a Calama dura cerca de duas horas, e as principais empresas que operam esse trecho são a Latam e a Sky.

Para chegar ao Atacama, saindo do aeroporto de Calama, a melhor opção é pegar o transfer no próprio aeroporto. Algumas empresas locais fazem esse trajeto e você pode deixar para comprar o bilhete na hora, sem riscos de ficar sem transporte.

Reserve já o seu hotel em San Pedro de Atacama e garanta os melhores preços.

Como chegar ao Atacama

Em Calama, você pode contratar um transfer até San Pedro de Atacama. Foto: Codelco.

Ônibus | Outra opção é voar até Santiago e seguir a viagem de ônibus, mas se prepare: serão mais de 1.600 quilômetros para percorrer, o que não vale a pena para quem está com pouco tempo. A Tur Bus tem partidas de Santiago para San Pedro de Atacama com passagens que custam entre CLP 23.800 e 45.000.

Viajar de ônibus no Chile é, de fato, uma opção barata e as estradas têm boas condições. O problema aqui é o tempo. O percurso que eu mencionei, entre Santiago e Calama, que dura duas horas de avião, pode chegar a 24 horas dentro de um ônibus.

Como chegar ao Atacama

Mesmo com rodovias boas, a viagem de ônibus é longa e cansativa. Foto: Life Outdoor.

Carro | Viajar de carro é quase sempre uma boa opção, mas, dependendo do lugar, só é válida para quem curte aventura e tem dias sobrando. Para chegar ao Atacama de carro, o percurso, saindo de Santiago, é longo – são pouco mais de 1.600 quilômetros. Então, o ideal é fazer paradas estratégicas pelo caminho.

Como chegar ao Atacama

A viagem de carro, partindo de Uyuni, tem paisagens fascinantes como essa da Laguna Verde.

Um roteiro muito bacana e que lhe dará uma visão mais completa dessa região é conciliar San Pedro de Atacama com uma jornada de três dias pelo Salar de Uyuni, na Bolívia. Os detalhes dessa viagem eu conto em: Viagem de três dias pelo Salar de Uyuni.

Veja todos os posts sobre o Atacama

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

3 Comentários

Escreva um comentário