Dinheiro no Uruguai: como fazer câmbio, saques e ganhar descontos no cartão

Atualizado em 4 de outubro de 2022 – 2 min de leitura

dinheiro no Uruguai

A moeda do Uruguai é o peso uruguaio, identificado pela sigla UYU e que também pode ser escrito como $U. Apesar do país já ser bem conhecido por brasileiros, é muito bom que você leia e entenda como usar e economizar seu dinheiro no Uruguai.

Não é fácil achar pesos para comprar no Brasil, então, se preferir fazer assim, terá que encomendar em uma casa de câmbio. Entretanto, a cotação pode não ser interessante.

As notas são de 5, 10, 20, 50, 100, 200, 500, 1.000 e 2.000 pesos, e as moedas são de 10, 20 e 50 centavos, e de 1, 2, 5 e 10 pesos.

Uma boa opção é levar real e trocar quando chegar ao país. Em algumas cidades, como Punta del Este, é possível, até mesmo, pagar suas despesas – não todas – com real. Se você preferir levar dólares, fique tranquilo, porque eles são muito bem aceitos.

Em Montevidéu, um bom lugar para encontrar casas de câmbio é a Avenida 18 de Julio. Em Punta del Este, elas abrem também nos finais de semana durante a alta temporada.

APROVEITE OS DESCONTOS

Talvez você não saiba, mas brasileiros têm direito a devolução do imposto cobrado sobre serviços no Uruguai, quando pagam com cartões de crédito internacionais.

Por exemplo, se pagar o seu jantar em um restaurante com um cartão de crédito, você ente 18 e 22% de desconto na transação.

O desconto vale para compras feitas em restaurantes, bares, cafeterias e qualquer outro estabelecimento que ofereça alimentação. A devolução do imposto também vale para festas, eventos e aluguel de carro.

Como sacar dinheiro no Uruguai

Há caixas eletrônicos por todo o país onde você pode sacar dinheiro no Uruguai. Nas cidades maiores, claro, eles são mais fáceis de serem encontrados.

Para sacar, você terá que pagar uma taxa de operação do banco, cobrada para transações com cartões emitidos no exterior. Essa taxa varia e é bom conferir antes de confirmar a operação.

Para evitar pagar essa taxa várias vezes, uma dica que dou é sacar um montante maior. Isso, pois a tarifa é cobrada por transação e não pelo valor sacado.

Antes de viajar, você precisa desbloquear o seu cartão para operações no exterior. Na maioria dos bancos, isso pode ser feito pela internet, por aplicativos de celular ou pelo telefone.

Informações básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no Uruguai por até 90 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Brasileiros podem apresentar o passaporte ou a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos.

Moeda

O peso uruguaio, identificado pela sigla UYU, é a moeda nacional. Para sua viagem, leve reais ou dólares.

Vacinas

Nenhuma vacina específica é obrigatória, independentemente do motivo da viagem.

Informações sobre covid-19

O Uruguai tem atualizado com frequência os requisitos para a entrada de brasileiros no país.

O último decreto do governo, publicado em 26 de agosto de 2022, define as regras para quem já está completamente vacinado, para quem teve a infecção nos últimos 90 dias e para os outros viajantes que não se enquadram nos casos anteriores.

Veja quais os documentos necessários para cada caso.

Viajantes vacinados
  1. Comprovante de vacinação com esquema completo – dose única ou duas doses, dependendo de cada caso. Todas as vacinas aprovadas no Brasil são aceitas no Uruguai. Veja como solicitar o certificado de vacinação contra covid-19.
  2. Seguro viagem obrigatório com cobertura para covid-19. O seguro deve cobrir tratamento médico, hospitalização, isolamento e transferência do paciente. Veja quanto custa o seguro viagem.
Viajantes infectados nos últimos 90 dias
  1. Resultado positivo de exame RT-PCR ou antígeno (teste rápido), realizado entre, no máximo, 90 dias e até 10 dias antes da chegada ao país.
  2. Seguro viagem obrigatório com cobertura para covid-19. O seguro deve cobrir tratamento médico, hospitalização, isolamento e transferência do paciente. Veja quanto custa o seguro viagem.
Demais viajantes
  1. Resultado negativo de exame RT-PCR ou de antígeno (teste rápido) realizado no máximo 72  horas antes da viagem. É importante saber que a companhia aérea pode exigir que o teste seja apresentado antes do embarque, ainda no Brasil. Menores de seis anos não precisam fazer o exame.
  2. Seguro viagem obrigatório com cobertura para covid-19. O seguro deve cobrir tratamento médico, hospitalização, isolamento e até transferência do paciente. Veja quanto custa o seguro viagem.

As autoridades uruguaias sugerem o uso de máscara de forma adequada (cobrindo boca, nariz e queixo) em ocasiões de contato próximo com outras pessoas.

Também é recomendado que os viajantes que não estiverem com o esquema de vacinação completo façam um teste de diagnóstico dentro de 24 horas após a entrada no país. No caso de aparecimento de sintomas compatíveis com covid-19, é indicado fazer uma consulta médica imediatamente.

Retorno ao Brasil

Viajantes com o esquema vacinal completo não precisam fazer teste de antígeno (teste rápido) ou RT-PCR para retornar ao Brasil, e também não é preciso preencher a Declaração de Saúde do Viajante, que está suspensa pela Anvisa.

Viajantes não-vacinados ou vacinados parcialmente precisam apresentar resultado negativo de teste de antígeno (teste rápido), coletado até 24 horas antes do voo, ou RT-PCR, coletado até 72 horas antes do embarque.

Seguro Viagem

Desde que reabriu as fronteiras,  o seguro viagem com cobertura para tratamento de covd-19 passou a ser obrigatório.  Sem ele, você será impedido de entrar no Uruguai.

É essencial que o seguro tenha cobertura para internação, isolamento e/ou transferência médica, caso necessário.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

UM PEQUENO GRANDE PAÍS

O Uruguai tem um território pequeno – principalmente quando comparamos com os vizinhos Brasil e Argentina –, mas o que o país não tem em tamanho tem em atitude, peculiaridades e muitas outras características que o permitem ser comparados com as nações mais desenvolvidas do mundo.

Para você ver como esta questão é tão relevante, o Uruguai ganhou o apelido de “paisito” pelos próprios uruguaios, que tratam isso com uma leveza muito peculiar: o uruguaio é, de forma geral, muito tranquilo.

O que poderia ser um ponto negativo, acaba sendo um ponto favorável: como as distâncias são curtas, é possível percorrer diferentes partes do país em poucos dias.

Agora, falando em termos políticos e sociais, o Uruguai dá um show: o país tem o melhor índice de qualidade de vida de toda a América Latina e também os menores números de corrupção, de acordo com a Transparência Internacional.

Além disso, o Uruguai é um país considerado liberal e tem uma legislação bastante avançada: o estado é laico – separando política e religião –, o uso da maconha é liberado, mas sob o controle do governo, o aborto é legalizado nas 12 primeiras semanas de gestação e a aprovação da união civil entre pessoas do mesmo sexo é permitida desde 2013.

Veja mais dicas do Uruguai

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Uruguai.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

42 Comentários

  1. carol

    Ola! posso fazer uma pergunta? Farei um seguro saude o mais barato possível envolvendo covid, voce disse que precisa conter internação e tudo mais? eles realmente são chatos com isso?

    agradeço por todas infos. tem me ajudado mto.
    abraço

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Carol.
      O objetivo do seguro é realmente lhe dar condições de ser bem atendido na hora que mais precisa.
      Pode ser um seguro barato, mas certifique-se que tem atendimento para covid-10 pelo menos. 🙂
      Vai dar certo!
      Um abraço.

      Responder
  2. Alexssander

    Oi Altier!
    Tu sabe se as casas de câmbio em Montevideo abrem nos finais de semana?
    Um abraço!

    Responder
  3. Mauro Sant Anna

    Boa tarde.. alguém sabe informar o cambio HOJE (07/2019) em Montevideo em Reais? E se cobram alguma taxa ou imposto no ambio ?

    Responder
  4. Luis

    Devolução do IVA prorrogado até 31 de Outubro 2019.

    Responder
  5. Luis

    Devolução de 22 pontos do IVA sobre serviços turísticos prestados a pessoas físicas, sempre que forem pagos mediante dinheiro eletrônico, cartões de débito e/ ou crédito. A empresa emissora do cartão deverá incluir, no extrato de conta, o desconto que conste do comprovante emitido pela máquina POS.

    Responder
  6. Thiag

    Olá, sabe dizer se ainda esta vigente a devolução do imposto cobrado sobre os serviços pagando no cartão de crédito?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Thiago.

      Está valendo até abril de 2019, mas eles sempre prorrogam.

      Um abraço.

      Responder
  7. Neiva orth

    Ola, quantos dólares por dia posso sacar nos caixas eletrônicos de Rivera?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Neiva.

      Infelizmente, não tenho esta informação.

      Um abraço.

      Responder
  8. Oswaldo

    Olá! Como faz para receber o Iva de volta? No caso paguei minha reserva de hotel pelo Booking.com
    Tem que entrar em algum site ou preencher algum formulário?
    Obrigado

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Oswaldo.

      Isso deve ser feito na hora do pagamento no hotel.

      Um abraço.

      Responder
  9. miguel

    Farei uma viagem a Punta em 2019 e vou no cassino. Pelo que vi, lá a jogatina é feita em dólar. Diferente de Montevideo aonde a jogatina é feita em peso. Quando em Montevideo, eu trocava real em peso e usava os pesos para jogatina. Mas como preciso usar dólar em Punta, qual a sua recomendação para ser menos prejudicado na troca das moedas?

    Meu palpite inicial é trocar real por dólar em alguma casa de cambio em Punta. Mas será que tem alguma forma que eu evite tantas taxas de transação/troca?

    Ou será mais barato comprar dólar no Brasil?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Miguel.

      Eu sugiro levar dólares do Brasil.

      Um abraço.

      Responder
  10. Noemia Fleury

    Vou fazer essa viagem, agora em janeiro, com meu marido e filho, estou super ansiosa!!!! Me diga, vcs fizeram seguro viagem? Dá para ir até Buenos Aires e voltar prá Montevideo, no mesmo dia?

    Responder
    • Altier Moulin

      Sim, não viaje sem o seguro.
      Dê uma olhada aqui: Ruta 16

      Um abraço.

      Responder
  11. lucineia

    boa noite muito boas as dicas. estou pensando colocar o pé na estrada , mas será a primeira vez e como vou com um adolescente de 12 anos voce acha legal reserva de hospedagem antes da viagem? obrigada

    Lucineia

    Responder
  12. Ana Paula

    Olá, sabe me dizer se passar cartão de débito no Uruguai também consigo o desconto do IVA? Obrigada

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Ana Paula.

      Não, o desconto é para cartão de crédito apenas.

      Um abraço.

      Responder
  13. Katiuscia

    Quanto vale o real?

    Responder
  14. Silvia Cristina De Andrade Almeida

    Pela COT tem ônibus vindo de Punta del Leste x Montevideo direto ? Porque pelo site tem Recorrido: Maldonado ou outra… ai nao sei qual seria o.melhor trajeto

    Responder
    • Altier Moulin

      Não sei se entendi, Silvia, porque eu acabei de olhar no site da COT e aparece normal o trecho Punta del Este a Montevidéu direto.
      Verifique direitinho por favor.

      Um abraço.

      Responder
  15. Marina

    Você acha que vale a pena levar dólar e cambiar lá? Ou da na mesma levar reais?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Marina.

      Eu respondo sua pergunta no texto.
      Dê uma lida, por favor.

      Um abraço.

      Responder
  16. Ângela Aguiar

    Você sabe dizer se eu for trocar reais por solar na casa de câmbio do Uruguai e cobrado imposto sobre a transação como aqui no Brasil se é cobrado sabe qual o percentual?

    Responder
  17. Souza

    Para uma inversão de câmbio no caso tenho 2000 pesos onde posso trocar por reais?? Abraço

    Responder
  18. Vinícius Oliveira

    Estou um pouco inseguro quanto às bandeiras aceitas no Uruguai. Estava pensando em usar um cartão pré pago internacional. Sabe me dizer quais as bandeiras mais usadas?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Vinícius.

      As bandeiras Master e Visa são as mais usadas no Uruguai.
      Lembre-se de que ser cartão precisa ser internacional e estar liberado para uso no exterior.

      Um abraço.

      Responder
  19. Edson

    Você saberia agora (jun/18) quanto está o cambio em dólares e real? Ou dar a dica once vejo isso?
    Outra coisa: voce não fala de hospedagens mais baratas e se é fácil pegar um ônibus para Colonia.
    Agradeço o retorno.

    Responder
      • Flávia

        Olá!
        Você sabe me dizer se esta regra está valendo ainda para Junho/2019?
        Obrigada!

        Responder
        • Altier Moulin

          Oi, Flávia.

          Sim, foi prorrogado até outubro de 2019.

          Um abraço.

          Responder
    • Nicolle

      Olá!
      Estou por aqui agora é o valor está 7,80 pesos para 1,00 real.

      Responder
      • Mateus Guimarães

        Realmente a rua 18 de Júlio tem preços melhores para trocar Real em Pesos Uriguaios, mas a melhor loja de câmbio q encontrei fica no Centro de Montevideo também mas fica dentro de um Terminal que não é turístico, é o Terminal Rio Branco próximo ao porto de Montevideo.

        Responder
        • Altier Moulin

          Obrigado pelas dicas, Mateus.
          Um abraço.

          Responder
  20. Manoel Messias

    Estive no URUGUAI em 2015. Foi tranquilo cambiar na cidade de Montivedeo.
    Levei Real e Dólar não tive problemas.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

37