Quando ir a Punta del Este: a melhor época para viajar sem frustrações

Atualizado em 4 de outubro de 2022 – 2 min de leitura

Quando ir a Punta del Este

Com certeza você já ouvi muitas coisas boas dessa cidadezinha litorânea do Uruguai, mas só quando você decidir ir a Punta del Este é que vai entender o porquê de sua fama.

O lugar é pequeno, mas não lhe faltará nada: já que existe um canto para tudo na cidade.

Você pode curtir praia, descansar no sossego dos hotéis e até sair para curtir a balada à noite.

O senso comum diz que o verão é a melhor época para ir a Punta del Este, pois é quando a cidade, de fato, brilha. Ela fica cheia, tem uma programação intensa e um sol que brilha até as 21h.

Mas, para quem não tem outra opção a não ser conhecer a região no inverno, não se preocupe. A beleza da cidade ainda existe, só que é preciso saber aproveitar seus dias de outro jeito.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Quando ir a Punta del Este

O clima Em Puntal del Este é subtropical. Ou seja, os verões são leves e agradáveis – nada de um calor insuportável – e o inverno suave.

A temperatura média anual é de 16 graus e não existe uma época específica para a chuva: ela é bem distribuída ao longo de todos os meses.

Quanto ao mar, uma das principais atrações da região – apesar do encanto do rio da Prata –, as águas estão melhores para o banho durante o verão, com cerca de 23 graus.

Mergulhar no inverno é para os fortes, já que a temperatura da água mar chega a onze graus.

Verão

A temporada mais quente vai de dezembro a fevereiro.

Ir a Punta del Este no verão significa sentir o calor e a umidade do lugar em seu máximo. As temperaturas podem chegar aos 30 graus.

Como é o balneário mais famoso do Uruguai, entre o Natal e o Carnaval, a cidade inteira funciona a todo vapor, com muitas baladas, eventos na praia e turistas de diversos lugares.

TEMPERATURA MÉDIA
Quando ir a Punta del Este

Janeiro é o mês mais quente do ano.

Se seu desejo é ir a Punta del Este na estação que lhe deu fama, eu aconselho você a fazer sua reserva de hotel com antecedência. Isso porque a cidade fica lotada.

Mesmo no calor, também é importante levar um casaco já que costuma ventar bastante na cidade e, à noite, a temperatura cai um pouco.

É verdade que no verão tudo fica lotado, mas, sem dúvida, é a melhor época para conhecer Punta del Este.

Inverno

O frio chega a Punta del Este nos meses de junho a agosto.

O inverno tem mínimas de cinco graus e, raramente o termômetro marca mais do que 15.

Neste período, o frio não se deve somente às temperaturas, o vento fica mais forte e gelado, fazendo com que roupas que protegem o rosto e o nariz sejam essenciais.

É nessa estação que a cidade fica mais vazia, tranquila e um pouco melancólica.

PROBABILIDE CHOVER
Quando ir a Punta del Este

Caso você prefira ir a Punta del Este no inverno, é importante se atentar aos horários, já que alguns restaurantes fecham mais cedo e outros nem abrem. Um ponto positivo desse período é que a hospedagem fica bem mais barata.

Eu estive em Punta del Este no mês de maio e peguei dias claros, de céu limpo e temperaturas amenas.

Como não era alta estação, muitas lojas e restaurantes estavam fechados. Mas, é neste época, também, que encontramos a cidade mais calma e com melhores preços.

Informações básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no Uruguai por até 90 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Brasileiros podem apresentar o passaporte ou a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos.

Moeda

O peso uruguaio, identificado pela sigla UYU, é a moeda nacional. Para sua viagem, leve reais ou dólares.

Vacinas

Nenhuma vacina específica é obrigatória, independentemente do motivo da viagem.

Informações sobre covid-19

O Uruguai tem atualizado com frequência os requisitos para a entrada de brasileiros no país.

O último decreto do governo, publicado em 26 de agosto de 2022, define as regras para quem já está completamente vacinado, para quem teve a infecção nos últimos 90 dias e para os outros viajantes que não se enquadram nos casos anteriores.

Veja quais os documentos necessários para cada caso.

Viajantes vacinados
  1. Comprovante de vacinação com esquema completo – dose única ou duas doses, dependendo de cada caso. Todas as vacinas aprovadas no Brasil são aceitas no Uruguai. Veja como solicitar o certificado de vacinação contra covid-19.
  2. Seguro viagem obrigatório com cobertura para covid-19. O seguro deve cobrir tratamento médico, hospitalização, isolamento e transferência do paciente. Veja quanto custa o seguro viagem.
Viajantes infectados nos últimos 90 dias
  1. Resultado positivo de exame RT-PCR ou antígeno (teste rápido), realizado entre, no máximo, 90 dias e até 10 dias antes da chegada ao país.
  2. Seguro viagem obrigatório com cobertura para covid-19. O seguro deve cobrir tratamento médico, hospitalização, isolamento e transferência do paciente. Veja quanto custa o seguro viagem.
Demais viajantes
  1. Resultado negativo de exame RT-PCR ou de antígeno (teste rápido) realizado no máximo 72  horas antes da viagem. É importante saber que a companhia aérea pode exigir que o teste seja apresentado antes do embarque, ainda no Brasil. Menores de seis anos não precisam fazer o exame.
  2. Seguro viagem obrigatório com cobertura para covid-19. O seguro deve cobrir tratamento médico, hospitalização, isolamento e até transferência do paciente. Veja quanto custa o seguro viagem.

As autoridades uruguaias sugerem o uso de máscara de forma adequada (cobrindo boca, nariz e queixo) em ocasiões de contato próximo com outras pessoas.

Também é recomendado que os viajantes que não estiverem com o esquema de vacinação completo façam um teste de diagnóstico dentro de 24 horas após a entrada no país. No caso de aparecimento de sintomas compatíveis com covid-19, é indicado fazer uma consulta médica imediatamente.

Retorno ao Brasil

Viajantes com o esquema vacinal completo não precisam fazer teste de antígeno (teste rápido) ou RT-PCR para retornar ao Brasil, e também não é preciso preencher a Declaração de Saúde do Viajante, que está suspensa pela Anvisa.

Viajantes não-vacinados ou vacinados parcialmente precisam apresentar resultado negativo de teste de antígeno (teste rápido), coletado até 24 horas antes do voo, ou RT-PCR, coletado até 72 horas antes do embarque.

Seguro Viagem

Desde que reabriu as fronteiras,  o seguro viagem com cobertura para tratamento de covd-19 passou a ser obrigatório.  Sem ele, você será impedido de entrar no Uruguai.

É essencial que o seguro tenha cobertura para internação, isolamento e/ou transferência médica, caso necessário.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

UM PEQUENO GRANDE PAÍS

O Uruguai tem um território pequeno – principalmente quando comparamos com os vizinhos Brasil e Argentina –, mas o que o país não tem em tamanho tem em atitude, peculiaridades e muitas outras características que o permitem ser comparados com as nações mais desenvolvidas do mundo.

Para você ver como esta questão é tão relevante, o Uruguai ganhou o apelido de “paisito” pelos próprios uruguaios, que tratam isso com uma leveza muito peculiar: o uruguaio é, de forma geral, muito tranquilo.

O que poderia ser um ponto negativo, acaba sendo um ponto favorável: como as distâncias são curtas, é possível percorrer diferentes partes do país em poucos dias.

Agora, falando em termos políticos e sociais, o Uruguai dá um show: o país tem o melhor índice de qualidade de vida de toda a América Latina e também os menores números de corrupção, de acordo com a Transparência Internacional.

Além disso, o Uruguai é um país considerado liberal e tem uma legislação bastante avançada: o estado é laico – separando política e religião –, o uso da maconha é liberado, mas sob o controle do governo, o aborto é legalizado nas 12 primeiras semanas de gestação e a aprovação da união civil entre pessoas do mesmo sexo é permitida desde 2013.

Veja mais dicas do Uruguai

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Uruguai.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

10 Comentários

    • Altier Moulin

      Por nada, José.

      Um abraço.

      Responder
  1. PATRICIA OLIVEIRA MAGALHAES

    Oii pensando em passar as férias no Uruguai, em Novembro, alguns dias em Montevideo e outros dias em Punta, acha que o mês é legal para conhecer? Pego muito frio?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Patrícia.

      Não, vai estar um tempo agradável, sem muito calor e com movimento começando a aumentar.

      Um abraço.

      Responder
  2. Alex

    Olá vou para Uruguai em Setembro , é muito ruim para curtir punta del leste e Montevidéu no sentindo de ter céu azul para boas fotos ? Porque para prai acredito que não vai ser possível pela temperatura.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Alex.

      O tempo é imprevisível, mas não costuma chover intensamente em setembro.
      Então, você tem chances sim.

      Um abraço.

      Responder
  3. Virggo

    Amigo vou para o Uruguai em maio tbm ficarei 3 dias em montevidéu e 3 dias em Punta vc acha que é tempo suficiente para essas cidades ?

    Responder
    • Altier Moulin

      Sim, Virggo.
      Dá para aproveitar bem as cidades com esse tempo.

      Um abraço.

      Responder
  4. Daniele

    Vou para o Uruguai em março após o carnaval e de carro. Vc acha que vale a pena ficar em Montevideo e só ir passear durante o dia em Punta? Não tô indo pelas baladas e festas já que levo minha vó e mãe pra passear. O que acha?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Daniela.

      Tudo depende do tempo que você tem, né?
      Vale a pena sim fazer um bate-volta e, como estará de carro, fica mais fácil.

      Um abraço.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *