Pesquisar
Close this search box.

Quando ir a Punta del Este: melhor época para sua viagem

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Quando ir a Punta del Este

Com certeza você já ouvi muitas coisas boas dessa cidadezinha litorânea do Uruguai, mas só quando você decidir ir a Punta del Este é que vai entender o porquê de sua fama.

O lugar é pequeno, mas não lhe faltará nada: já que existe um canto para tudo na cidade.

Você pode curtir praia, descansar no sossego dos hotéis e até sair para curtir a balada à noite.

O senso comum diz que o verão é a melhor época para ir a Punta del Este, pois é quando a cidade, de fato, brilha. Ela fica cheia, tem uma programação intensa e um sol que brilha até as 21h.

Mas, para quem não tem outra opção a não ser conhecer a região no inverno, não se preocupe. A beleza da cidade ainda existe, só que é preciso saber aproveitar seus dias de outro jeito.

Quando ir a Punta del Este

O clima Em Puntal del Este é subtropical. Ou seja, os verões são leves e agradáveis – nada de um calor insuportável – e o inverno suave.

A temperatura média anual é de 16 graus e não existe uma época específica para a chuva: ela é bem distribuída ao longo de todos os meses.

Quanto ao mar, uma das principais atrações da região – apesar do encanto do rio da Prata –, as águas estão melhores para o banho durante o verão, com cerca de 23 graus.

Mergulhar no inverno é para os fortes, já que a temperatura da água mar chega a onze graus.

Verão

A temporada mais quente vai de dezembro a fevereiro.

Ir a Punta del Este no verão significa sentir o calor e a umidade do lugar em seu máximo. As temperaturas podem chegar aos 30 graus.

Como é o balneário mais famoso do Uruguai, entre o Natal e o Carnaval, a cidade inteira funciona a todo vapor, com muitas baladas, eventos na praia e turistas de diversos lugares.

TEMPERATURA MÉDIA
Quando ir a Punta del Este

Janeiro é o mês mais quente do ano.

Se seu desejo é ir a Punta del Este na estação que lhe deu fama, eu aconselho você a fazer sua reserva de hotel com antecedência. Isso porque a cidade fica lotada.

Mesmo no calor, também é importante levar um casaco já que costuma ventar bastante na cidade e, à noite, a temperatura cai um pouco.

É verdade que no verão tudo fica lotado, mas, sem dúvida, é a melhor época para conhecer Punta del Este.

Inverno

O frio chega a Punta del Este nos meses de junho a agosto.

O inverno tem mínimas de cinco graus e, raramente o termômetro marca mais do que 15.

Neste período, o frio não se deve somente às temperaturas, o vento fica mais forte e gelado, fazendo com que roupas que protegem o rosto e o nariz sejam essenciais.

É nessa estação que a cidade fica mais vazia, tranquila e um pouco melancólica.

PROBABILIDE CHOVER
Quando ir a Punta del Este

Caso você prefira ir a Punta del Este no inverno, é importante se atentar aos horários, já que alguns restaurantes fecham mais cedo e outros nem abrem. Um ponto positivo desse período é que a hospedagem fica bem mais barata.

Eu estive em Punta del Este no mês de maio e peguei dias claros, de céu limpo e temperaturas amenas.

Como não era alta estação, muitas lojas e restaurantes estavam fechados. Mas, é neste época, também, que encontramos a cidade mais calma e com melhores preços.

Informações básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no Uruguai por até 90 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Brasileiros podem apresentar o passaporte ou a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos.

Moeda

O peso uruguaio, identificado pela sigla UYU, é a moeda nacional. Para sua viagem, leve reais ou dólares.

Vacinas

Nenhuma vacina específica é obrigatória, independentemente do motivo da viagem.

Informações sobre covid-19

Desde 16 de fevereiro de 2023, não é mais necessário apresentar o certificado de vacinação contra a covid-19 ou resultados negativos de testes.

Seguro Viagem

Em junho de 2023, o seguro viagem deixou de ser obrigatório para entrar no Uruguai. Mas  não é uma boa ideia viajar sem ter a garantia de ter atendimento médico e hospitalar de urgência. 

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas do Uruguai

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Uruguai.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

10 respostas

  1. Oi, Patrícia.

    Não, vai estar um tempo agradável, sem muito calor e com movimento começando a aumentar.

    Um abraço.

  2. Oi, Alex.

    O tempo é imprevisível, mas não costuma chover intensamente em setembro.
    Então, você tem chances sim.

    Um abraço.

  3. Olá vou para Uruguai em Setembro , é muito ruim para curtir punta del leste e Montevidéu no sentindo de ter céu azul para boas fotos ? Porque para prai acredito que não vai ser possível pela temperatura.

  4. Amigo vou para o Uruguai em maio tbm ficarei 3 dias em montevidéu e 3 dias em Punta vc acha que é tempo suficiente para essas cidades ?

  5. Oi, Daniela.

    Tudo depende do tempo que você tem, né?
    Vale a pena sim fazer um bate-volta e, como estará de carro, fica mais fácil.

    Um abraço.

  6. Vou para o Uruguai em março após o carnaval e de carro. Vc acha que vale a pena ficar em Montevideo e só ir passear durante o dia em Punta? Não tô indo pelas baladas e festas já que levo minha vó e mãe pra passear. O que acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *