Quando ir a Punta del Este

10

Atualizado em 2 de janeiro de 2019

Com certeza você já ouvi muitas coisas boas dessa cidadezinha litorânea do Uruguai. Mas, só quando você decidir ir a Punta del Este é que vai entender o porquê de sua fama. O lugar é pequeno, mas não lhe faltará nada, já que existe um canto para tudo aqui. Você pode curtir praia, descansar no sossego dos hotéis e até sair para curtir a balada à noite.

O senso comum diz que o verão é a melhor época para ir a Punta del Este, pois é quando a cidade, de fato, brilha. Ela fica cheia, tem uma programação intensa e um sol que brilha até as 21h.

Mas, para quem não tem outra opção a não ser conhecer a região no inverno, não se preocupe. A beleza da cidade ainda existe, só que é preciso saber aproveitar seus dias por aqui de outro jeito.

Quando ir a Punta del Este

Quando ir a Punta del Este

O clima por aqui é subtropical. Ou seja, os verões são leves e agradáveis – nada de um calor insuportável – e o inverno suave. A temperatura média anual é de 16 graus e não existe uma época específica para a chuva: ela é bem distribuída ao longo de todos os meses.

Quanto ao mar, uma das principais atrações da região – apesar do encanto do Rio da Prata –, as águas estão melhores para o banho durante o verão, com cerca de 23 graus. Mergulhar no inverno é para os fortes, já que o mar chega a onze graus.

Verão | A temporada mais quente vai de dezembro a fevereiro. Ir a Punta del Este no verão significa sentir o calor e a umidade do lugar em seu máximo. As temperaturas podem chegar aos 30 graus.

Como é o balneário mais famoso do Uruguai, entre o Natal e o Carnaval, a cidade inteira funciona a todo vapor, com muitas baladas, eventos na praia e turistas de diversos lugares.

Janeiro é o mês mais quente do ano. Se seu desejo é ir a Punta del Este na estação que lhe deu fama, eu aconselho você a fazer sua reserva de hotel com antecedência. Isso porque a cidade fica lotada.

Mesmo no calor, também é importante levar um casaco já que costuma ventar bastante na cidade e, à noite, a temperatura cai um pouco.

Inverno | O frio chega a Punta del Este nos meses de junho a agosto. O inverno tem mínimas de cinco graus e, raramente o termômetro marca mais do que 15. Neste período, o frio não se deve somente às temperaturas, o vento fica mais forte e gelado, fazendo com que roupas que protegem o rosto e o nariz sejam essenciais.

É nessa estação que a cidade fica mais vazia, tranquila e um pouco melancólica. Caso você prefira ir a Punta del Este no inverno, é importante se atentar aos horários, já que alguns restaurantes fecham mais cedo e outros nem abrem. Um ponto positivo desse período é que a hospedagem fica bem mais barata.

Eu estive em Punta del Este no mês de maio e peguei dias claros, de céu limpo e temperaturas amenas. Como não era alta estação, muitas lojas e restaurantes estavam fechados. Mas, é neste época, também, que encontramos a cidade mais calma e com melhores preços.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

10 Comentários

  1. Avatar

    Olá vou para Uruguai em Setembro , é muito ruim para curtir punta del leste e Montevidéu no sentindo de ter céu azul para boas fotos ? Porque para prai acredito que não vai ser possível pela temperatura.

  2. Avatar

    Vou para o Uruguai em março após o carnaval e de carro. Vc acha que vale a pena ficar em Montevideo e só ir passear durante o dia em Punta? Não tô indo pelas baladas e festas já que levo minha vó e mãe pra passear. O que acha?

    • Altier Moulin

      Oi, Daniela.

      Tudo depende do tempo que você tem, né?
      Vale a pena sim fazer um bate-volta e, como estará de carro, fica mais fácil.

      Um abraço.

Escreva um comentário