Bate-volta de Montevidéu a Punta del Este: todas as dicas que você precisa saber

Atualizado em 4 de outubro de 2022 – 3 min de leitura

Bate-volta de Montevidéu a Punta del Este: todas as dicas que precisa

Se você está planejando uma viagem para a capital do Uruguai, saiba que dá para fazer um bate-volta de Montevidéu a Punta del Este, para conhecer o principal balneário do país de uma forma simples, rápida e sem gastar muito.

Mas a primeira pergunta que me fiz quando estava planejando a minha ida a Punta del Este foi: será que dá para ver tudo em um dia? Tudo seria impossível, então decidi pensar no que era mais importante.

Para começar, decidi que não seria uma viagem para curtir praia, já que a estação não era a mais quente do ano e nem as águas de Punta del Este as mais quentinhas do planeta.

Então, meu foco era mesmo fazer uma caminhada pela cidade e ver de perto o seu charme.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Bate-volta de Montevidéu a Punta del Este

Eu segui de ônibus de Montevidéu até à rodoviária de Punta del Este, e logo de frente fica um dos monumentos mais famosos do balneário: o Monumento al Afogado.

Essa enorme escultura edificada nas areias da Praia Brava foi construída em 1982 e, desde então, se tornou símbolo da cidade. Todo mundo que vem a Punta del Este tem uma foto nesse lugar e comigo não seria diferente, né?

        Bate-volta de Montevidéu a Punta del Este: todas as dicas que precisa

Seguindo o passeio, atravesso a rua e entro na Avenida Gorlero, a principal de Punta del Este, onde estão as lojinhas de souvenir, os restaurantes, os bancos e todo o comércio que movimenta a cidade.

Nessa região, experimente os famosos churros do Manolo. Eu tive o azar de encontrar a loja da Calle 29 fechada.

Bate-volta de Montevidéu a Punta del Este: todas as dicas que precisa

Seguindo em frente, passo pela Plaza Artigas, onde há uma feirinha de artesanato.

Caminhando pela Rambla

Um desvio pela Calle 25 nos leva à beira-mar – eles chamam as avenidas costeiras de Rambla. O dia estava lindo e com céu bem azul, ideal para andar sem pressa, parando para observar as gaivotas e a paisagem.

Bate-volta de Montevidéu a Punta del Este: todas as dicas que precisa

No final dessa rota está a península que dá nome à cidade. Essa extensão territorial que avança em direção ao mar acaba onde há uma pequena praça.  Chamada de Punta de las Salinas ela faz a divisa entre o Rio da Prata e o Oceano Atlântico: à esquerda o mar e à direito o rio.

Nessa região, há alguns mirantes para observação de baleias francas que chegam bem perto da costa entre os meses de julho a novembro.

Depois de algumas fotos, sigo pela Calle 2 de febrero até o Farol de Punta del Este. Ele foi construído em 1860 para orientar a navegação na entrada do Rio da Prata. No caminho, aproveito para admirar as mansões da cidade.

O lado mais legal

Sigo, então, para a região do Porto, onde estão os melhores e mais badalados restaurantes da cidade – eu sugiro que você almoce em um deles. Mais do que uma área de chegada e partidas de embarcações, o Puerto de Nossa Señora de la Candelaria é um lugar romântico e ideal para relaxar.

Bate-volta de Montevidéu a Punta del Este: todas as dicas que precisa

Quem gosta de compras deve fazer um desvio na Calle 23, mas como esse não é o meu caso, caminho mais um pouco pela Rambla até chegar a um deque de madeira que fica na direção da Calle 30. Daqui tenho uma fantástica visão do Porto e da do skyline da cidade.

Assim terminou o meu bate-volta de Montevidéu a Punta del Este.

Bate-volta de Montevidéu a Punta del Este: todas as dicas que precisa

Bate-volta de Montevidéu a Punta del Este

Quando ir

A cidade fica mais movimentada entre o natal e o ano novo, época em que tanto uruguaios quanto estrangeiros – principalmente argentinos e brasileiros – chegam.

O grande problema é que, nessa época, tudo dobra de preço. No carnaval a movimentação ainda é grande, mas menor.

Fora desses períodos a cidade fica vazia e você pode aproveitá-la melhor. O chato é que muitos comércios fecham na baixa temporada.

Como chegar

De ônibus, partindo de Montevidéu, você pode optar pelas empresas Copsa ou COT.

A viagem dura cerca de 2h30. Partindo de Buenos Aires, há a opção de viajar com a Buquebus, atravessando o Rio da Prata.

Onde comer

Se não quiser comer na região do Porto, escolha um dos restaurante da Avenida Gorlero.

Eu conheci o Lo Nuestro, um restaurante pequeno que serve uma comida muito saborosa. Eu paguei URY 290 por uma costeleta de porco simplesmente divina.

Depois, não se esqueça de passar no Manolo para comer um churros de sobremesa.

Onde ficar

Se você achar que um bate-volta de Montevidéu a Punta del Este é pouco e decidir passar uma noite, para conhecer os museus de Punta del Este e a Casapueblo, que fica na cidade de Punta Ballena, eu selecionei uma lista de hotéis para você.

O que levar

No verão, use roupas leves e não esqueça de se hidratar. No outono ou no inverno, um casaco será bem-vindo, já que o frio aperta nas manhãs e no anoitecer. Abuse do protetor solar independente da estação.

Informações básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no Uruguai por até 90 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Brasileiros podem apresentar o passaporte ou a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos.

Moeda

O peso uruguaio, identificado pela sigla UYU, é a moeda nacional. Para sua viagem, leve reais ou dólares.

Vacinas

Nenhuma vacina específica é obrigatória, independentemente do motivo da viagem.

Informações sobre covid-19

O Uruguai tem atualizado com frequência os requisitos para a entrada de brasileiros no país.

O último decreto do governo, publicado em 26 de agosto de 2022, define as regras para quem já está completamente vacinado, para quem teve a infecção nos últimos 90 dias e para os outros viajantes que não se enquadram nos casos anteriores.

Veja quais os documentos necessários para cada caso.

Viajantes vacinados
  1. Comprovante de vacinação com esquema completo – dose única ou duas doses, dependendo de cada caso. Todas as vacinas aprovadas no Brasil são aceitas no Uruguai. Veja como solicitar o certificado de vacinação contra covid-19.
  2. Seguro viagem obrigatório com cobertura para covid-19. O seguro deve cobrir tratamento médico, hospitalização, isolamento e transferência do paciente. Veja quanto custa o seguro viagem.
Viajantes infectados nos últimos 90 dias
  1. Resultado positivo de exame RT-PCR ou antígeno (teste rápido), realizado entre, no máximo, 90 dias e até 10 dias antes da chegada ao país.
  2. Seguro viagem obrigatório com cobertura para covid-19. O seguro deve cobrir tratamento médico, hospitalização, isolamento e transferência do paciente. Veja quanto custa o seguro viagem.
Demais viajantes
  1. Resultado negativo de exame RT-PCR ou de antígeno (teste rápido) realizado no máximo 72  horas antes da viagem. É importante saber que a companhia aérea pode exigir que o teste seja apresentado antes do embarque, ainda no Brasil. Menores de seis anos não precisam fazer o exame.
  2. Seguro viagem obrigatório com cobertura para covid-19. O seguro deve cobrir tratamento médico, hospitalização, isolamento e até transferência do paciente. Veja quanto custa o seguro viagem.

As autoridades uruguaias sugerem o uso de máscara de forma adequada (cobrindo boca, nariz e queixo) em ocasiões de contato próximo com outras pessoas.

Também é recomendado que os viajantes que não estiverem com o esquema de vacinação completo façam um teste de diagnóstico dentro de 24 horas após a entrada no país. No caso de aparecimento de sintomas compatíveis com covid-19, é indicado fazer uma consulta médica imediatamente.

Retorno ao Brasil

Viajantes com o esquema vacinal completo não precisam fazer teste de antígeno (teste rápido) ou RT-PCR para retornar ao Brasil, e também não é preciso preencher a Declaração de Saúde do Viajante, que está suspensa pela Anvisa.

Viajantes não-vacinados ou vacinados parcialmente precisam apresentar resultado negativo de teste de antígeno (teste rápido), coletado até 24 horas antes do voo, ou RT-PCR, coletado até 72 horas antes do embarque.

Seguro Viagem

Desde que reabriu as fronteiras,  o seguro viagem com cobertura para tratamento de covd-19 passou a ser obrigatório.  Sem ele, você será impedido de entrar no Uruguai.

É essencial que o seguro tenha cobertura para internação, isolamento e/ou transferência médica, caso necessário.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

UM PEQUENO GRANDE PAÍS

O Uruguai tem um território pequeno – principalmente quando comparamos com os vizinhos Brasil e Argentina –, mas o que o país não tem em tamanho tem em atitude, peculiaridades e muitas outras características que o permitem ser comparados com as nações mais desenvolvidas do mundo.

Para você ver como esta questão é tão relevante, o Uruguai ganhou o apelido de “paisito” pelos próprios uruguaios, que tratam isso com uma leveza muito peculiar: o uruguaio é, de forma geral, muito tranquilo.

O que poderia ser um ponto negativo, acaba sendo um ponto favorável: como as distâncias são curtas, é possível percorrer diferentes partes do país em poucos dias.

Agora, falando em termos políticos e sociais, o Uruguai dá um show: o país tem o melhor índice de qualidade de vida de toda a América Latina e também os menores números de corrupção, de acordo com a Transparência Internacional.

Além disso, o Uruguai é um país considerado liberal e tem uma legislação bastante avançada: o estado é laico – separando política e religião –, o uso da maconha é liberado, mas sob o controle do governo, o aborto é legalizado nas 12 primeiras semanas de gestação e a aprovação da união civil entre pessoas do mesmo sexo é permitida desde 2013.

Veja mais dicas do Uruguai

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Uruguai.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

14 Comentários

  1. Graciara

    Altier bom dia!!!
    Vi que vc não falou na casaPueblo, não deu tempo ir?
    Fica muito distante da rodoviária de Punta del Este?
    Pretendemos fazer esse bate e volta em outubro e estou aqui pesquisando a melhor forma e mais barata. Obg pela postagem

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Graciara.

      Fica um pouco longe e tem que pegar um táxi.
      Eu preferi fazer outras coisas.

      Um abraço.

      Responder
  2. Anatercia de Oliveira Chaves

    Oi, Altier! Tudo bem? Estou montando nosso roteiro para conhecer o Uruguai e suas dicas estão na medida para eu e meu marido. Ficaremos sete dias na cidade, mas queremos curtir sem pressa. Obrigada!

    Responder
    • Altier Moulin

      Aproveitem. 🙂

      Um abraço.

      Responder
  3. Sérgio

    Boa noite!

    Estou saindo do Rio de Janeiro na sexta de manhã e retorno no domingo no fim do dia!

    Vc acha que consigo fazer Argentina(Buenos Aires), Paraguai e Uruguai nesses tres dias!

    Caso seja possivel, gostaria de ajuda nessa jornada de bate e volta, rsrs.

    Junho19

    Grande abraço, irmão!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Sérgio.

      Fiquei confuso, porque não entendi muito bem sua pergunta.
      Em três dias você quer fazer três países, é isso? Não, não acho possível.

      Um abraço.

      Responder
  4. Regina de Assis

    Olá, ALTIER foi muito importante ler o seu texto gostei das dicas vou a Montevidéu agora em setembro 2017,e vou fazer esse bate volta de montevidéu a punta del leste.
    obrigada..
    Regina de Assis

    Responder
  5. VANESSA COSTA DE ARAUJO

    Boa tarde! Dá para ir e voltar no mesmo dia? Só terei um dia em montevidéu.

    Responder
    • Altier Moulin

      Ei, Vanessa.

      Eu falo isso nos primeiros parágrafos do texto. 😉

      Um abraço.

      Responder
  6. Ananda Gil

    Olá, sei que a postagem é de 2015 mas agradeço se puder responder. Chegarei a Punta del Este por Porto Alegre, passarei o dia e seguirei para Montevidéu. Você sabe me informar se consigo comprar a passagem no mesmo dia na Rodoviária de Punta e se há armários para guardar o mochilão. Pesquisei e só acho informações de Montevidéu a Punta mas não a rota contraria.
    Obrigada desde já, Ananda Gil

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Amanda.

      É provável que consiga comprar a passagem sim, mas não sei lhe informar sobre os armários. 🙁

      Um abraço.

      Responder
  7. Renata

    Com certeza vale a pena o bate volta. Cidade linda!

    *Este comentário foi editado pois continha links.

    Responder
    • Altier Moulin

      Verdade, Renata.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

37