Pesquisar
Close this search box.

Cidade Velha de Montevidéu: o que conhecer na Ciudad Vieja

Atualizado em 1 de abril de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Cidade Velha de Montevidéu

Se a cidade de Buenos Aires, na Argentina, foi construída de costas para o Rio da Prata, Montevidéu nasceu de braços abertos para ele. A capital do Uruguai tem essas águas como fonte de inspiração e, assim com todos os caminhos levam a Roma, tudo aqui parece nos ligar ao Rio.

Para entender melhor a história de Montevidéu, eu recomendo que você faça um passeio pela Cidade Velha. Foi nessa área portuária chamam de Cidade Velha de Montevidéu que a cidade cresceu e, hoje, ostenta o título de ser uma das melhores cidades para se viver na América Latina, segundo a lista da Economist Inteligence Unit.

Seu roteiro aqui pode ser feito a pé, seguindo basicamente pela Peatonal Sarandí, que é exclusiva para pedestres. Com tranquilidade, faça suas descobertas. Veja os detalhes das construções, contemple as majestosas cúpulas e torres dos prédios.

Cidade Velha de Montevidéu

Nos restaurantes, nas lojas e nos museus, aproveite para praticar o seu portunhol, mas não se espante se eles responderem em português – ou pelo menos em uma tentativa quase desastrada de falar o nosso idioma.

Diferente da relação que eles têm com os argentinos, os uruguaios geralmente se dão muito bem com brasileiros.

O único problema é que nem sempre podemos confiar em suas orientações: eles não raramente lhe darão informações genéricas quando perguntados sobre como chegar a um determinado lugar, por exemplo.

Quem nasce nesse país de pouco menos que 3,5 milhões de habitantes tem um ritmo de vida que é apenas dele. Então cabe a você entender e respeitar isso.

Cidade Velha de Montevidéu

Se no final do dia ainda lhe restarem dúvidas sobre o modo de vida dos cidadãos de Montevidéu, vá até a Rambla – a avenida beira-rio – e tudo fará sentido.

Como se nada mais existisse no mundo, eles sentam-se de frente para o Rio da Prata, tomam o seu mate – um tipo de chimarrão -, colocam o papo e dia e vão embora, prontos para um novo dia, uma nova jornada.

Seguro viagem para o Uruguai

Apesar de não ser obrigatório, não é uma boa ideia viajar para o Uruguai sem a garantia de ter atendimento médico e hospitalar de urgência.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Cidade Velha de Montevidéu

Eu listei algumas das principais atrações da Cidade Velha de Montevidéu para que você possa fazer um percurso ideal, sem gastar tempo e aproveitando o melhor dessa região.

Como você verá, eu sugiro que você comece pela Avenida 18 de julho, a principal da cidade.

Caminhando por ela, além de perceber o dia a dia dos uruguaios, você chegará aos principais atrativos da Cidade Velha. Para lhe orientar melhor, siga as orientações deste mapa.

Mirador Panorámico

Como diz um ditado americano, as primeiras coisas primeiro. Então, comece tendo uma visão geral da cidade a partir desse mirador que fica no vigésimo segundo andar do prédio da Intendência, a prefeitura de Montevidéu.

Aqui, o legal é que há placas que identificam e contam a história de cada um dos principais prédios da cidade.

Avenida 18 de julio, 1.352. Diariamente, das 10h às 16h. Feriados das 11h às 15h. Visitas guiadas acontecem às 11h e 14h, de segunda a sexta. Nos sábados, domingos e feriados apenas às 11h.

Fuente de los candados

Esta fonte é o símbolo do amor eterno de casais do mundo inteiro que prendem cadeados à estrutura da fonte e neles escrevem seus nomes ou iniciais.

Cidade Velha de Montevidéu

A fonte fica a apenas duas quadras da Intendência, na avenida 18 de julho, e algumas fotos aqui não vão atrapalhar sua programação.

Cidade Velha de Montevidéu

Mas, quem sabe, você perca um pouco mais de tempo procurando um lugar para prender o seu próprio cadeado, né?!

Columna de la Paz

Alguns passos adiante está esse monumento cravado bem no meio da Avenida 18 de julho. Ele é um bonito marco que lembra o fim da guerra civil uruguaia.

Seguindo nesta rota, você ainda passará pelo Museo del Gaucho e de la Moneda, pelo Centro de Exposiciones Subte e pelo Museu de Arte Moderna, onde você pode dar uma chegada, mas lembre-se que o nosso foco é a Cidade Velha de Montevidéu.

Plaza Independencia

Depois de alguns minutos de caminhada, você chegará ao Monumento a Artigas, que fica bem no centro desta praça. Aqui, embaixo da estátua, fica o mausoléu que destaca as horarias do herói da revolução uruguaia e que abriga seus restos mortais.

Esse foi um dos lugares mais lindos que visitei na cidade.

De terça a domingo, das 10h às 18h. Segundas, das 12h às 18h. Entrada gratuita.

Casal del Gobierno

Esse museu funciona em um dos prédios laterais da Plaza Independencia e apresenta um excelente acervo sobre a vida dos ex-presidentes uruguaios e do desenvolvimento político do país, de 1830 a 1972.

Diariamente, das 10 às 17h. Entrada Gratuita.

Puerta de la Ciudadela

Essas são uma pequena parte das ruínas do que restou do muro que protegia a cidade. Hoje, ela marca a transição entre a cidade nova, planejada e urbanizada, e a Cidade Velha, onde começou a colonização do país pelos europeus.

Cidade Velha de Montevidéu

Museo Torres Garcia

Esse museu tem um importante acervo do obra de um dos artistas plásticos mais importantes do país. Se você é amante das artes, vale a pena fazer uma visita.

Peatonal Sarandí, 683. De segunda a sábado, das 10h às 18h. A entrada custa URY 100.

Teatro Solís

Um dos mais belos prédios de Montevidéu, esse teatro foi inaugurado em 1856 e homenageia o descobridor do Rio da Prata, Juan Dias de Solís.

Cidade Velha de Montevidéu

Com capacidade para até 1.250 pessoas, ele tem um lustre com mais de três metros de diâmetro. A visita guiada é um barato. Nela podemos ver as principais áreas do teatro e obter explicações em português.

Cidade Velha de Montevidéu

Museo Andes 1972

O museu reconta a história dos passageiros e tripulantes do avião que caiu sobre a Cordilheira dos Andes, a quase 4.000 metros de altura, no ano de 1972.

Milagrosamente, depois de quase 72 dias de fome e frio, os sobreviventes foram resgatados e hoje contam os detalhes dessa mórbida história.

Calle Rincón, 619. De segunda a sexta, das 10h às 17h.  Sábados, das 10 às 15h. A entrada cusa URY 200.

Plaza Constitución

Essa é a praça mais antiga de Montevidéu e é popularmente conhecida como Plaza Matriz, já que aqui está a Catedral da cidade. Esse lindo prédio merece sua visita.

De segunda a sábado, de 9h às 18h. Domingo, de 10h às 13h.

Museo Histórico Nacional

O museu é, na verdade, um conjunto de prédios que abrigam parte da história da sociedade rica de Montevidéu no período de 1830 a 1900.

Ver de perto os móveis, as porcelanas e as fotografias da época nos faz viajar na história. Veja os horários no site museohistorico.gub.uy.

Museo de Arte Precolombino e Indígena

O Mapi fica bem pertinho do Mercado del Puerto e tem peças das culturas indígenas e pré-colombianas que habitam e habitaram as Américas.

Além disso, exposições temporárias mostram arte dos países latinos. Eu vi uma fantástica mostra de artistas mexicanos.

Rambla 25 de agosto, 218. De segunda a sexta, das 11h30 às 17h. Sábados, das 10h às 16h. A entrada custa URY 200.

Mercado del Puerto

Afaste de sua cabeça aquela ideia legal de mercado que normalmente temos. Aqui não há nada de frutas, verduras, comidas diferentes, artesanato e coisas locais. Esse mercado é uma idolatria à gula com parrilas espalhadas por todos os lados.

Cidade Velha de Montevidéu

De verdade, ele não foi um dos lugares que mais gostei na cidade. Pode ser que no passado ele tenha sido um mercado de verdade, com a ideia de receber e atender os moradores. Pelo que vi, hoje, ele é destinado a turistas, que são disputados pelos garçons e atendentes com simpatia.

Calle Pérez Castellanos, entre a Calle Piedras e a Rambla 25 de agosto.

Muitos turistas realmente almoçam aqui e pagam mais caro por isso. Essa é uma opção, mas não a única solução. Eu comi nos arredores da Plaza Constituição que tem bons restaurantes que, apesar de estarem em uma área turística, têm preços mais camaradas.

Encerre seu passeio pela Cidade Velha de Montevidéu com uma caminhada pela Rambla. Aqui, gaste um tempo vendo os pescadores e aproveite a brisa que vem do Rio da Prata. Esse passeio pode ser feito em metade de um dia.

Planeje seu passeio

Quando ir

Na primavera e no outono as temperaturas são mais agradáveis. No verão faz muito calor e a temperatura chega aos 30 graus. No inverno parece que vamos congelar com as temperaturas sempre abaixo dos 10 graus.

Como chegar

O aeroporto de Carrasco é um dos mais modernos do mundo e fica a 23 quilômetros do centro de Montevidéu.

No porto, diariamente chegam balsas vindo de Buenos Aires, que está a pouco mais de duas horas de navegação. O porto de Montevidéu também recebe cruzeiros internacionais com milhares de turistas que chegam para descobrir a cidade. As principais empresas que fazem esse trajeto são a Buquebus e a Seacat.

De ônibus, a opção é o terminal Tres Cruces, o principal da cidade. Ele é muito usado por viajantes que querem viajar pelas rodovias do Uruguai, Argentina, Brasil, Paraguai e Bolívia. O terminal funciona no subsolo do Shopping Tres Cruces.

Onde comer

Há muitas opções nesta rota. A La Pasiva é um restaurante-cafeteria que tem quase tudo o que você quiser.

Ela é bem tradicional na cidade. Ao redor da Plaza Constitución e nas mediações da Intendência há muitas opções, incluindo McDonalds e do Burger King.

Onde ficar em Montevidéu

Quando visitei a cidade, escolhi ficar no Centro para poder aproveitar melhor a parte histórica da capital uruguaia.

Mas, se diferente de mim, você preferir ficar na parte mais moderna, escolha um hotel em Punta Carretas ou em Pocitos.

Para ajudar na sua escolha, eu fiz esta lista os melhores hotéis de Montevidéu que aliam conforto, boa localização e uma excelente relação custo-benefício.

Smart Hotel Montevideo

O Smart Hotel Montevideo fica no Centro, uma boa área para se hospedar em Montevidéu. O hotel  tem uma vista deslumbrante da cidade e fica bem pertinho da Plaza Independencia e do Teatro Solís – cerca de 200 metros – na região que eles chamam de Ciudad Vieja.

Os quartos são grandes e arejados, assim como os banheiros. A internet funciona perfeitamente – ótimo para quem precisa trabalhar do hotel. O café da manhã é servido no térreo e tem muitas variedades, tudo sempre fresquinho. Vale a pena dar uma olhada com calma!

Onde ficar em Montevidéu

Pocitos Plaza Hotel 

O Pocitos Plaza Hotel também fica no bairro Pocitos, como o nome sugere, e a apenas dez minutos de carro do Centro. Nessa região, há diversos bons restaurantes e muitas opções para quem gosta de fazer umas comprinhas na viagem.

Os quartos são bons, confortáveis, mas básicos – isso ajuda no custo-benefício. O hotel oferece um chá da tarde de cortesia e, se quiser, você pode usar as bicicletas do hotel para rodar pela cidade. Isso é muito legal!

Onde ficar em Montevidéu

Ibis Montevideo

Para quem não gosta de arriscar, as grandes redes sempre são boas escolhas, já que os padrões de qualidade são os mesmos em qualquer parte do mundo. Por isso, o Ibis Montevideo é uma boa opção para você ficar em Montevidéu.

Onde ficar em Montevidéu

O hotel fica a apenas um quilômetro do Centro, no Barrio Sul que é uma ótima escolha para viajantes interessados em arquitetura, museus e bons restaurantes. Esta região também é bastante procurada por famílias.

Onde ficar em Montevidéu

Dazzler Montevideo

Conforto e boa localização são as principais características do Dazzler Montevideo, uma das melhores opções para você ficar em Montevidéu. Ele fica no moderno bairro de Punta Carretas, um dos mais nobres da cidade, e está rodeado por atrações culturais e bons restaurantes.

Os quarto são sensacionais, espaçosos, arejados, com camas grandes e roupa de cama de primeira. A piscina na cobertura é a cereja do bolo, perfeita para os dias de verão. Sessões de massagem e aulas de pilates estão disponíveis por um custo extra, e o hotel permite animais de estimação.

Onde ficar em Montevidéu

Holiday Inn Montevideo

O Holiday Inn Montevideo é uma ótima opção para você ficar em Montevidéu. Ele tem piscina coberta, academia e quartos muito elegantes. O café da manhã é muito elogiado e cheio de variedades.

Onde ficar em Montevidéu

Você vai poder aproveitar para relaxar nas espreguiçadeiras do terraço e usar a sauna – nada mal, né? Outro ponto positivo é que o hotel fica bem perto do Terminal Rodoviário Tres Cruces, de onde partem os ônibus que nos levam ao interior do país.

Onde ficar em Montevidéu

Crystal Palace Hotel

O Crystal Palace Hotel não é novo e é uma boa opção para quem não quer gastar muito. Ele fica na Avenida 18 de Julho, no coração do Centro, e tem um restaurante que serve comida regional.

Os quartos são espaçosos alguns têm banheira de hidromassagem ou vista panorâmica da cidade. O estacionamento é gratuito e o café da manhã está dentro do esperado pelo preço cobrado.

Onde ficar em Montevidéu

Hotel Califórnia

O Hotel California fica a apenas uma quadra de algumas das principais atrações da cidade: a Intendência, que é a prefeitura de Montevidéu; a Avenida 18 de julho, a principal da cidade; o Mercado da Abundancia, um dos mais queridos e populares; e da Fuente de los Candados.

Onde ficar em Montevidéu

Nessa região, que é perto também da Plaza Independencia, estão diversos restaurantes, supermercados, farmácias e um comércio bastante movimentado. O hotel passou por uma reforma há poucos anos e os quartos oferecem o que a gente precisa para ter dias tranquilos na cidade: uma boa cama, silêncio e um café da manhã bem reforçado.

Faixas de preço em Montevidéu

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Montevidéu.



Booking.com

Informações básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no Uruguai por até 90 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Brasileiros podem apresentar o passaporte ou a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos.

Moeda

O peso uruguaio, identificado pela sigla UYU, é a moeda nacional. Para sua viagem, leve reais ou dólares.

Vacinas

Nenhuma vacina específica é obrigatória, independentemente do motivo da viagem.

Informações sobre covid-19

Desde 16 de fevereiro de 2023, não é mais necessário apresentar o certificado de vacinação contra a covid-19 ou resultados negativos de testes.

Veja mais dicas do Uruguai

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Uruguai.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

10 respostas

  1. Estou indo pela 1ª vez a Montevidéu. Vou de carro e saio de Porto Alegre. Penso em me hospedar em hotel do centro (Rua Rio Negro). Estarei bem localizado para visitar Centro e Cidade Velha. Montevidéu e segura de dia e a noite? Grande Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *