Quando ir a Montevidéu: veja qual é a melhor época para viajar

0

Atualizado em 10 de julho de 2020

A capital do Uruguai atrai muitos brasileiros, que aproveitam as promoções de passagem aérea para fazer uma viagem rápida. Mas, para quem quer conhecer a cidade e planejar uma viagem mais longa, é importante saber quando ir a Montevidéu.

Além de ser parada quase obrigatória para os brasileiros que querem chegar a Punta del Este, Montevidéu nos reserva muito mais do que isso.

Um passeio pela Cidade Velha, por exemplo, pode ser feito todo a pé, admirando e conhecendo a história deste pequeno país, que tem pouco menos que 3,5 milhões de habitantes.

Quando ir a Montevidéu

O clima na cidade é subtropical úmido, ou seja, no verão faz bastante calor e no inverno faz muito frio. Com isso, a escolha de quando ir a Montevidéu fica mais fácil, já que depende do seu gosto pessoal. Eu, por exemplo, não gosto de frio.

No geral, a temperatura é agradável e amena, com média anual de 17 graus e as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano.

Primavera

A primavera vai de setembro a dezembro. Esta é a melhor época para ir a Montevidéu se você não quer lidar com os extremos de temperaturas.

O termômetro marca em torno dos 18 graus. Além disso, fugir da umidade e do calor do verão e evitar o frio do inverno vai lhe permitir explorar a cidade com mais tranquilidade.

Quando ir a Montevidéu

Verão

A estação quente vai de dezembro a março. Estes são os dias de temperatura elevada, por volta dos 30 graus, e os locais gostam de curtir o verão nas praias de água doce da cidade, beirando o famoso Rio da Prata.

Você pode aproveitar para ir a Montevidéu no início de fevereiro e curtir o carnaval uruguaio. Assim como nós, eles também dão muito valor às festividades. Mas, aqui, o carnaval dura 40 dias, sendo considerado o mais longo do mundo.

Quando ir a Montevidéu

Inverno

O frio chega nos meses de junho a setembro. Se você não estiver acostumado, prepare-se para dias congelantes. Ir a Montevidéu no inverno é conhecer a cidade com temperaturas quase sempre abaixo dos 10 graus.

Os dias são, em sua maioria, nublados e com vento soprando do litoral, o que faz a sensação térmica despencar.

Quando ir a Montevidéu

Outono

Essa estação vai de março a junho. O outono é uma ótima opção para quem quer ir a Montevidéu sem se preocupar com as temperaturas.

Nesta época, você aproveita uma brisa agradável e os termômetros marcam  ente 15 e 20 graus.

Quando ir a Montevidéu

Na tabela abaixo, você pode ver a variação de temperatura de cama mês e quantos dias de chuva, em média, eles têm. Assim você pode se planejar melhor.

QUANDO IR A MONTEVIDÉU
Mês Mínima (ºC) Máxima (ºC) Dias de chuva
Janeiro 18 28  6
Fevereiro 17 27  7
Março 16 25  6
Abril 12 22  6
Maio 10 18  6
Junho 7 15  7
Julho 7 15  7
Agosto 7 16  6
Setembro 9 18  6
Outubro 11 20  7
Novembro 14 23  7
Dezembro 16 26  6

Veja mais sobre o Uruguai

Ficou mais fácil decidir quando ir a Montevidéu? Se ficou com alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

Escreva um comentário