O que fazer em San Pedro de Atacama

8

Atualizado em 1 de julho de 2017

A principal cidade turística do deserto mais seco do mundo é um verdadeiro oásis. Pequena, com cerca de 3.500 habitantes apenas, San Pedro de Atacama é o ponto de partida para passeios que vão literalmente tirar seu fôlego. Entre eles, estão a escalada em vulcões, um rolê de bicicleta pelos cânions do deserto e uma visita ao Valle de la Luna, o mais famoso atrativo da região. Assim, com tantas opções, decidir o que fazer em San Pedro de Atacama não será uma tarefa fácil.

Eu estive na cidade por quatro dias e não consegui ver tudo o que queria, mas isso não foi apenas por falta de tempo. Eu achei os preços de alguns passeios bem alto e, considerando o câmbio desfavorável, tive que escolher os que mais me chamaram atenção.

O que fazer em San Pedro de Atacama

Valle de la Luna | Sem dúvida, um passeio imperdível. Nessa paisagem árida e cheia de formações geológicas superinteressantes, você vai ter uma percepção de quão extenso é o Atacama. O passeio é guiado e começa no final da tarde, por volta das 16h. Esse horário é escolhido por duas razões: no fim da tarde as temperaturas já não estão tão escaldantes, e porque um dos grandes baratos desse tour é ver o pôr do sol sobre o deserto. Se eu fosse você não perderia.

Eu explico todos os detalhes desse passeio em Valle de la Luna: o imperdível do Atacama.

O que fazer em San Pedro de Atacama

A paisagem lunar do Valle.

O que fazer em San Pedro de Atacama

As formações do deserto do Atacama.

O que fazer em San Pedro de Atacama

O fantástico pôr do sol sobre o deserto.

Passeio de Bicicleta | Uma das modalidades que tem crescido muito em San Pedro de Atacama é um tour de bicicleta. Dá para conhecer muita coisa nessa região pedalando. Você só vai precisar de um pouco de resistência nas pernas e encarar o calor se hidratando bastante e abusando do protetor solar.

Eu fiz um roteiro bem legal que vai até à Quebrada del Diablo, a seis quilômetros do centro. Nessa rota, eu passei por cânions que pareciam não ter fim, e a sensação de estar pisando em uma área assim não tem explicação. Se eu fosse você, colocaria isso na lista do que fazer em San Pedro de Atacama. Eu conto os detalhes dessa aventura em Passeio de bicicleta no Atacama.

O que fazer em San Pedro de Atacama

A paisagem do deserto.

O que fazer em San Pedro de Atacama

O caminho entre os cânions.

Termas de Puritama | No calor escaldante do deserto, eu encontrei um lugar ideal para relaxar. As águas do Termas de Puritama são aquecidas naturalmente – elas brotam do chão a uma temperatura de 33 graus, a uma altitude superior a 3.400 metros – e são indicadas para o tratamento de reumatismo e no combate ao cansaço, ou seja, é o lugar ideal para você relaxar e esquecer da vida, algo que você realmente deve fazer em San Pedro de Atacama.

O passeio que fiz começou às 14h30, e a viagem demorou cerca de 30 minutos. Praticamente todo o trajeto é feito em estrada de terra e quase todo ele é de subida. As informações completas sobre esse passeio eu conto em Termas de Puritama: um oásis no Atacama.

O que fazer em San Pedro de Atacama

Vista do vale onde estão as nascentes.

O que fazer em San Pedro de Atacama

Uma das piscinas do complexo de Puritama.

Laguna Cejar | Esta é a lagoa mais salgada do mundo, e o grande barato aqui é flutuar em suas águas. Ela fica a 25 quilômetros do centro de San Pedro de Atacama, mas infelizmente eu não conheci a Laguna Cejar. Não foi por falta de vontade, mas por achar o passeio caro. As agências estavam cobrando CLP 20.000, e havia um problema maior: os moradores da vila onde fica a lagoa estavam protestando e impedindo os turistas de se banharem.

Eu só não fiquei mais aborrecido porque a manifestação tinha um motivo justo: muitas pessoas passam protetor solar ao entrar na água e isso estava contaminando aquele ecossistema.

Quem conheceu essa maravilha foi o Robson Franzói, que escreve o blog Um Viajante. Você pode conferir as dicas dele neste post.

ATUALIZAÇÃO | Desde 24 de novembro de 2016, a Laguna Cejar está fechada para banho por tempo indeterminado. A decisão do governo chileno teve como base um estudo que comprovou que há riscos para a saúde humana devido ao alto teor em arsênico no lago, 50 vezes acima do aceitável.
O que fazer em San Pedro de Atacama

Laguna Cejar. Foto: Gloria Gómez

Gêiseres del Tatio | Para ver o movimento surreal dessas águas ferventes que brotam do chão a 85 graus é preciso acordar de madrugada, antes do sol nascer. A uma altura de 4.300 metros acima do nível do mar, o vapor que sobe das crateras forma imensas colunas no horizonte. Eu achei esse passeio caro, já que CLP 15.000 não estavam sobrando no meu bolso e, além disso, eu tinha acabado de ver os gêiseres no lado boliviano do deserto.

Quem fez esse passeio foi o pessoal do blog Malas e Panelas e você pode ler tudo neste post.

O que fazer em San Pedro de Atacama

Gêiseres del Tatio. Foto: Pablo Flores

O que fazer em San Pedro de Atacama

Claro que há muitas outras coisas para se fazer em San Pedro de Atacama. As lagunas altiplânicas, o Salar de Tara, o Valle del Arcoiris, as Piedras Hojas, o Cerro Toco e o Volcán Lascar são outras opções que você terá pertinho de San Pedro de Atacama. Se tiver tempo – e dinheiro – aproveite e desfrute o máximo de uma das paisagens mais exóticas da América do Sul.

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

8 Comentários

  1. Qual foi a agência que utilizou?Fez todos os passeios com mesma?Ficou satisfeito com o serviço oferecido?Pretendo ir março/ 2017.terei 6 dias livres sem cotar dia de chegada e saída.Tenho visto preços bem maiores no tripadvisora dos que você tem colocado no post., praticamente o dobro.Não pretendo ir até a Bolívia.
    Grata
    Cleide

    • Altier Moulin

      Oi Cleide,

      As empresas, quando citadas, aparecem nos links que detalham cada passeio.
      Não, eu não fiz todos os passeios com a mesma empresa.
      Os preços que coloquei no post são os que estavam disponíveis no sites das empresas na data que escrevi o post.

      Um abraço e aproveite. O Atacama é demais!

  2. Conheci seu blog hoje,muito boas as dicas!

    Estou planejando ir no inicio de 2017,e o passeio que mais quero fazer é o Tour Astronômico,não vi ele em seu relato. Por que não fez esse?

    • Altier Moulin

      Oi Leonardo,

      Realmente esse é um passeio muito famoso por aqui, mas não é um tema que me interessa. Além disso, não é barato e muito menos perto. :/

      Um abraço.

Escreva um comentário

Inline
Inline