Atualizado em 12 de abril de 2021
Provavelmente, você já ouviu falar desta cidade, mas para aproveitar o que ela tem de melhor, é preciso escolher bem quando ir a Salta.
Salta fica no norte da Argentina. Terra de montanhas coloridas e do mítico Trem para as Nuvens, onde a gente pode saborear ótimos vinhos e as tradicionais empanadas salteñas.
Seu clima é temperado, com bastante variação térmica durante o ano: em um único dia, a temperatura pode variar até 30 graus.
As chuvas são mais comuns no verão, embora chova mais nas regiões montanhosas da cordilheira andina.
O inverno é bastante seco e frio, principalmente nas regiões mais altas. É que Salta está a 1.152 metros acima do nível do mar, e a temperatura média é de 16 graus.
Apesar disso, a maior parte do ano tem dias ensolarados e agradáveis.
Quando ir a Salta
Os meses mais indicados para conhecer essa região são abril, maio, junho, agosto, setembro, outubro e novembro, mas é possível viajar para Salta durante todo ano, pois cada época tem seu atrativo.
Estação seca
Os meses com menos chances de chover são os do meio do ano – de junho a agosto. Nesta época, o ar seco e frio invade a cidade e, então, é preciso estar bem agasalhado.
O mês mais seco é julho, quando praticamente não existe chance para chuva. Ele também é o mês mais frio, com média de dez graus e mínimas que podem ir abaixo de zero.
Apesar de não ter fama de cidade gelada, o frio é bem presente no inverno. Eu estive em Salta no mês de junho e peguei máxima de 12 graus e mínima de três graus.
Apesar do frio, por causa das boas condições meteorológicas, o mês de junho é indicado para ir a Salta.
Esta época também é ideal para fazer a viagem no Tren a las Nubes, como eu mostro em: Trem para as Nuvens: uma viagem de Salta para o céu.
Estação chuvosa
Salta é uma cidade cheia de festas e a maioria delas acontece nos meses mais quentes, de dezembro a março. Nesta época, as ruas do centro ficam lotadas de gente e tudo ganha mais vida.
Mas, é no verão – quando as temperaturas estão mais altas – que chove mais, sendo que janeiro é o mês mais chuvoso, com cerca de 176 milímetros. No mês, as temperaturas chegam a agradáveis 25 graus durante o dia e caem para 17 graus à noite.
Com, historicamente, até 25 dias de chuva, janeiro não é o melhor mês para ir a Salta.
Os meses mais quentes são janeiro, fevereiro, outubro, novembro e dezembro, sendo que dezembro é o mês mais quente, com temperatura média de 21 graus e máximas que podem superar os 34 graus.
Salta respira cultura
Esta cidade respira arte e é um grande exemplo do que a cultura andina produz na Argentina. É que, na verdade, ela é um centro de convergência de todo o norte do país e, por isso, a gente encontra um pouco de tudo por aqui.
Em abril, quando é celebrado o aniversário de fundação da cidade, um grande festival cultural toma conta das ruas. O Abril Cultural Saltense tem centenas de espetáculos e atividades gratuitas e imperdíveis para quem estiver na cidade.
Em qualquer época do ano, você pode ir ao La Casona del Molino, um tradicional restaurante que tem apresentações voluntárias de música tradicional: são vários ambientes e qualquer pessoa pode levar seu violão para tocar e cantar. É sensacional.
INFORMAÇÕES SOBRE COVID-19
A Argentina tem atualizado com frequência os requisitos para a entrada de brasileiros no país. Desde o dia 07/04/2022, é necessário atender às seguintes exigências:
- Preencher a Declaración Jurada Electrónica para el Ingreso al Territorio Nacional pelo menos 48 horas antes da viagem;
- Apresentar seguro de saúde covid-19 com cobertura para hospitalização, isolamento e transferência médica;
Recomenda-se que os viajantes que não estiverem com o esquema de vacinação completo façam um teste de diagnóstico dentro de 24 horas após a entrada no país.
Se um caso positivo ou suspeito de covid-19 for detectado ou relatado no ponto de entrada, poderá ser necessário fazer quarentena.
Para saber mais, acesse o site oficial da Dirección Nacional de Migraciones da Argentina.
SEGURO VIAGEM
Desde que reabriu as fronteiras, o seguro viagem com cobertura para tratamento de covd-19 passou a ser obrigatório. Sem ele, você será impedido de entrar no país.
O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.
→ Faça uma cotação do seguro viagem
Antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.
Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.
Veja mais sobre a Argentina
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Argentina.