Atualizado em 27 de julho de 2018
Como a maioria das cidades europeias, a escolha de quando ir a Praga só depende do seu gosto e de sua disponibilidade. É que na capital da República Tcheca, qualquer época do ano tem seu charme e seus encantos.
A cidade não é grande e você vai se encantar facilmente por suas praças, por seus prédios históricos e pelas lindas pontes, como eu já contei em: Ponte Carlos e as lendas de Praga. Assim, é fácil perceber porque a capital tcheca tem ficado cada vez mais popular entre os brasileiros.
Sem falar, claro, nos preços, que são bem camaradas – principalmente a cerveja. Além de deliciosa, a cerveja local costumava ser mais barata do que água.

A cidade fica muito mais vibrante na primavera e no verão.
Quando ir a Praga
O clima aqui é continental e tem as quatro estações bem definidas. Por isso, para experimentar o melhor do que lhe agrada, é bom ficar atento aos períodos certos. Afinal, cada um tem sua peculiaridade e, em cada estação, a cidade se transforma.
A temperatura média anual é de 15 graus, o ar costuma ser seco e é raro ventar forte.

Dias claros e longos são ótimos para explorar as ruazinhas de Praga.
Verão | De junho a agosto, a estação mais quente toma conta da cidade. Ir a Praga nesses meses significa encontrar as ruas mais lotadas, os parques cheios e os preços mais altos. Este também é o período com mais chuva e, às vezes, acontecem temporais.
A temperatura no verão daqui chega aos 26 graus. Por ser uma cidade com pouca umidade, o calor não é tão sofrido. Mas, com as atrações turísticas cheias, isso pode mudar um pouco.

A Ponte Carlos em um dia de primavera.

A mesma ponte em uma manhã de inverno. Foto: Leica M
Inverno | O inverno em Praga vai de dezembro a fevereiro. Os dias costumam ser nublados e a cidade fica incrivelmente atraente toda vestida de branco. É, a neve sempre aparece por aqui e o frio não dá sossego. Ainda assim, cada ruazinha é tomada por luzes e feiras de Natal são organizadas na Praça da Cidade Velha. Não raramente, o termômetro chega a marcar graus negativos.
Primavera e Outono | Para quem busca um meio termo, ir a Praga durante as estações intermediárias é uma boa ideia – eu fui durante a primavera.
O clima é ameno, o frio só aparece um pouco à noite e o calor do dia é agradável. Além disso, tanto a primavera quanto o outono colorem a cidade com suas cores típicas: uma florida e a outra com folhas secas.
Veja todos os posts de Praga
- Onde se hospedar em Praga
- A fortaleza de Terezín e a cidade quase perfeita
- O tradicional trdelník: o pãozinho que vem conquistando paladares há séculos
- O secular cemitério judeu de Praga
- O que ver e fazer em Praga
- Viagem à República Tcheca: informações essenciais
- Ponte Carlos e as lendas de Praga
- Onde comer em Praga
- Dinheiro na República Tcheca: câmbio, saques e taxas
- O campo de concentração de Terezín
- Quando ir a Praga, na República Tcheca
- A belíssima Sinagoga Espanhola de Praga