Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em San Pedro de Atacama: melhores áreas e hotéis

Atualizado em 15 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Onde ficar em San Pedro de Atacama

Essa cidade é a principal base para quem quer explorar o deserto mais seco do mundo e, quanto antes você decidir onde ficar em San Pedro de Atacama, maiores são as chances de conseguir um lugar bom e barato.

É que o fluxo de visitantes sempre é muito grande – bem maior que o número de moradores, que hoje gira em torno de 5.300 pessoas.

Eu fiquei no Hotel Diego de Almagro, porque peguei uma promoção imperdível. Ele fica bem perto da Rua Caracoles, a mais movimentada da cidade, onde estão as agências de passeios e de ondem partem as excursões.

Onde ficar em San Pedro de Atacama

Eu já falei que San Pedro de Atacama é a base para quem quer explorar os atrativos do Atacama, o deserto mais seco do mundo, com áreas onde não chove há mais de cinco mihlões de anos.

No meio dessa aridez toda, San Pedro de Atacama é considerado um verdadeiro oásis e, por isso, o povoado cresceu e, hoje, o turismo é a principal base de sua economia.

Como fica a 2.400 metros acima do nível do mar, o clima em San Pedro de Atacama é sempre agradável, com temperaturas máximas sempre entre 25 e 27 graus. Nos meses do meio do ano – junho, julho e agosto –, a noites são bastante frias, com termômetros podendo chegar perto de zero grau.

A região mais movimentada da cidade é a Rua Caracoles, onde estão muitas agências de turismo, bares, restauramtes, mercadores, caixas eletrõnicos e, também hotéis e hostels.

É, sem dúvida, uma das melhores áreas para ficar em San Pedro de Atacama, mas se você busca noites mais tranquilas, ficar um pouco mais distante será ideal e, como o Centro é pequeno, você poderá fazer praticamente tudo a pé.

Hotel Diego de Almagro

O Diego de Almagro é um dos maiores e mais tradicionais hotéis de San Pedro de Atacama e, como a maioria das opções de hospedagem da cidade é pequena e bem rústica, ele ganha muitos pontos, principalmente quando você leva em consideração os serviços oferecidos e a proximidade com o Centro.

Onde ficar em San Pedro de Atacama

Eu tive a sorte de pegar uma promoção e paguei bem menos que o valor de uma diária normal. A piscina do hotel é ótima, os quartos são grandes e confortáveis. Há chuveiro quente e o café da manhã é bem farto: dá para comer muito.

Como fica no Centro, há vários restaurante muito bons aqui perto, mas, se puder, jante no restaurante que fica no hotel: o camarão com quinoa é muito elogiado. Sem dúvida, foi a melhor escolha que eu poderia ter feiro para me hospedar no Atacama.

Onde ficar em San Pedro de Atacama

Hotel Dunas

Esse peculiar hotel fica no coração de San Pedro de Atacama e tem uma arquitetura um tanto quanto interessante: ele é formado por casinhas de sapê distribuídas em um lindo jardim e um terraço solar.

O Hotel Dunas tem preço razoável, internet boa, estacionamento e café da manhã gratuitos. A rua mais viva da cidade, a Caracoles, fica a dois quarteirões e a praça principal, onde fica a Igreja de San Pedro, a 200 metros.

Onde ficar em San Pedro de Atacama

As instalações são bem rústicas, como tudo no Atacama, mas o conforto e o atendimento são garantias da casa: se não for verdade, você pode reclamar com os donos, porque eles fazem questão de atender aos hóspedes.

Hotel Kimal

Essa é a opção perfeita para quem quer ficar em São Pedro do Atacama sem abrir mão do conforto e ficar perto de tudo. É que o Hotel Kimal fica bem no Centro da cidade, onde a energia pulsa mais fortemente.

Onde ficar em San Pedro de Atacama

Além disso, o hotel tem muitas atividades alternativas, como aulas de ioga e massagens relaxantes ao ar livre. Sem falar que a piscina é deliciosa e o café da manhã é bem elogiado.

Nessa região, há várias agências que vendem passeios, mas algumas excursões, como para os Gêiseres de Tatio e para o Valle de la Luna, podem ser contratadas na recepção do hotel. E por falar nisso, o pessoal manda muito bem no atendimento.

Onde ficar em San Pedro de Atacama

Hotel la Casa de Don Tomás

O Hotel La Casa de Don Tomás fica uns 250 metros da Rua Caracoles, a mais movimentada da cidade e é um excelente lugar para ficar em San Pedro de Atacama, porque as instalações são magníficas e o atendimento é sempre muito elogiado.

Onde ficar em San Pedro de Atacama

O hotel é grande, espaçoso, tem um restaurante muito bom e o café da manhã é delicioso. Os quartos são ótimos, muito arejados e sempre muito limpos. As camas são grandes, macias e a roupa de cama é de primeira.

Onde ficar em San Pedro de Atacama

Hotel Jardin Atacama

O Hotel Jardin Atacama tem quartos básicos, mas o que encanta é a área externa no hotel: tem um quintal grande com piscina, perfeito para quem viaja com crianças. Além disso, ele fica em uma área excelente, perto de tudo, mas longe do barulho.

O atendimento é muito elogiado, o café da manhã é farto, com comidinhas locais e o preço é justo. É um bom lugar para ficar em San Pedro de Atacama sem gastar muito e ter bom serviços.

Onde ficar em San Pedro de Atacama

Hotel Corvatsch

A poucos minutos de caminhada do centrinho de San Pedro de Atacama, o Hotel Corvatsch é um dos melhores da cidade na minha opinião. Ele tem de tudo que a gente precisa para ter dias magníficos e noites revigorantes de sono.

Onde ficar em San Pedro de Atacama

Os quartos são muito agradáveis, as camas são boas e as roupas de cama sempre estão limpinhas e cheirosas. Os banheiros são bem cuidados e o café da manhã está dentro do esperado: vale pelo preço da diária.

Hotel Poblado Kimal

O Hotel Poblado Kimal é mais uma excelente para ficar na melhor área de San Pedro de Atacama: perto de tudo e com o conforto de ter silêncio e tranquilidade. Sem falar que o hotel é super bem decorado, com a temática rústica que o Atacama pede.

Onde ficar em San Pedro de Atacama

A piscina é maravilhosa e os quartos amplos, arejados, muito bem cuidados, com camas grandes e roupas de cama de primeira – garantia de uma estadia perfeita. Isso se completa com o atendimento e com o café da manhã, que são sempre muito elogiados.

Onde ficar em San Pedro de Atacama

Hotel Desertica

O Hotel Desertica é um lugar com muito estilo. Decorado com muito bom gosto, desde a recepção às áreas comuns, tudo parece ter sido pensado para nos impressionar. E deu certo!

Os quartos são extremamente confortáveis, sempre muito limpos e arejados. Os banheiros são espaçosos, bem cuidados e o chuveiro é maravilhoso. Outro destaque é o atendimento super profissional da equipe que dá um show de simpatia.

Onde ficar em San Pedro de Atacama

O café da manhã é fabuloso, com tudo de bom que você pode encontrar em San Pedro de Atacama. A experiência fica ainda mais completa com a área da piscina, perfeita para o fim de tarde.

Onde ficar em San Pedro de Atacama

Ckoi Atacama Lodge

O Ckoi Atacama Lodge tem um estilo mais rústico, mas isso não significa que sua experiência será incompleta. Pelo contrário, o lodge oferece várias atividades como ioga, alongamento e passeios pelo Atacama, tudo sem complicação e com preços justos.

Ele fica em uma área mais sossegada do Centro e é perfeito para quem busca tranquilidade e vai ter tempo para fazer tudo com calma: aproveitar a piscina, a área verde e saborear, sem pressa, o café da manhã que é preparado com muito amor.

Onde ficar em San Pedro de Atacama

Hostel Qachi & Chentura

O Hostel Qachi & Chentura é diferenciado. Tudo começa pela organização dos ambientes, com uma decoração leve e caprichada, mantendo a identidade do Atacama. Os quartos são arejados, muito bem cuidados e sempre muito organizados.

Onde ficar em San Pedro de Atacama

As áreas comuns seguem o mesmo padrão, com tudo no lugar certo e com manutenção em dia. As camas são ótimas, as roupas de cama também, e o café da manhã é muito gostoso, dentro do esperado. Por isso, é um excelente lugar para ficar em San Pedro de Atacama.

Hostel Campo Base

Quem procura um hostel para ficar em San Pedro de Atacama, com certeza, já leu sobre esse lugar. Ele é o mais bem avaliado da cidade e tem um atendimento que conquista qualquer um: como os passeios são muito cedo, eles deixam um lanchinho para você levar. Por falar nisso, o café da manhã é excelente e a limpeza também é muito boa.

Onde ficar em San Pedro de Atacama

Os banheiros também são super organizados e os ambientes são separados: sanitários e chuveiros. O espaço de convivência é pequeno, mas super aconchegante, com redes, mesas e cadeiras. Do lado do Hostel Campo Base tem um mercadinho que vende lanches rápidos e água, itens essenciais para sua sobrevivência no deserto. O hostel também tem cozinha.

Onde ficar em San Pedro de Atacama

A localização é perfeita, a poucos metros da Rua Caracoles, e o preço é um dos melhores da cidade. Vale a pena comparar com outros hostels, porque você pode até achar hospedagem mais barata, mas o serviço, certamente, não será o mesmo.

Atacama Home

A Atacama Home é uma casa de temporada perfeita para quem está viajando em família ou com amigos. Ela fica um pouco mais afastada do Centro, mas o acesso é fácil e rápido.

Onde ficar em San Pedro de Atacama

A casa é extremamente aconchegante, muito bem decorada e tem uma leveza que colabora para estadias perfeitas, sem qualquer chance de decepção.

Ela tem 100 metros quadrados, tem dois quartos, varanda, cozinha completa e acomoda até seis pessoas, isso faz o custo-benefício ficar muito interessante. Sem dúvida, é uma excelente escolha para ficar em San Pedro de Atacama.

Onde ficar em San Pedro de Atacama

Parina Atacama Apart Hotel

O Parina Atacama Apart Hotel também fica um pouco mais afastado do Centro e seu grande ponto positivo é oferecer privacidade e aquele serviços de hotel que a gente gosta.

Os apartamentos são bem equipados, com uma cozinha completinha, camas boas e banheiros limpos e bem cuidados, e tem uma jacuzzi boa para relaxar nos fins de tarde. Isso tudo por um preços justo!

Onde ficar em San Pedro de Atacama

Cabañas Caur

O Cabañas Caur são apartamentos que ficam na área residencial de San Pedro de Atacama, a poucos minutos de caminhada do Centro. Eles são excelentes para quem quer passar um tempo maior na cidade para poder explorar tudo com calma.

Onde ficar em San Pedro de Atacama

Os apartamentos têm cozinha completa, terraço, estacionamento e internet rápida, perfeito para quem precisa trabalhar durante a viagem. Eles acomodam bem até quatro pessoas e isso faz o custo-benefício ficar mais interessante.

Onde ficar em San Pedro de Atacama

Preços em San Pedro de Atacama

Agora que você já viu as melhores áreas para ficar em San Pedro de Atacama – os arredores da Rua Caracoles – é hora de dar uma olhada nos preços da cidade.



Booking.com

Informações Básicas

Visto

Não é necessário ter  visto para entrar no país e o tempo de permanência é de até 90 dias.

Documentos

Você pode apresentar o passaporte ou a carteira de identidade emitida há menos de dez anos.

Moeda

O peso chileno, representado pela sigla CLP, é a moeda local. Você pode levar dólares e trocar ao chegar.

Vacinas

Não há exigência de vacinação para nenhuma doença não importa qual seja o motivo da viagem.

Informações sobre covid-19

Desde 9 de maio de 2023, as autoridades chilenas deixaram de exigir comprovantes de vacinação e testes RT-PCR de todos os viajantes, vacinados ou não.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório, viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19 não é uma boa ideia.

É que nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem –, mesmo que ele não seja obrigatório.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas do Chile

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Chile.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7