Dinheiro no Uruguai: câmbio, saques e descontos

38

Atualizado em 2 de fevereiro de 2022

A moeda do Uruguai é o peso uruguaio, identificado pela sigla UYU e que também pode ser escrito como $U. Apesar do país já ser bem conhecido por brasileiros, é muito bom que você leia e entenda como usar e economizar seu dinheiro no Uruguai.

Não é fácil achar pesos para comprar no Brasil, então, se preferir fazer assim, terá que encomendar em uma casa de câmbio. Entretanto, a cotação pode não ser interessante.

As notas são de 5, 10, 20, 50, 100, 200, 500, 1.000 e 2.000 pesos, e as moedas são de 10, 20 e 50 centavos, e de 1, 2, 5 e 10 pesos.

Dinheiro no Uruguai: câmbio, saques e taxas

Notas de peso uruguaio.

Uma boa opção é levar real e trocar quando chegar ao país. Em algumas cidades, como Punta del Este, é possível, até mesmo, pagar suas despesas – não todas – com real. Se você preferir levar dólares, fique tranquilo, porque eles são muito bem aceitos.

Em Montevidéu, um bom lugar para encontrar casas de câmbio é a Avenida 18 de Julio. Em Punta del Este, elas abrem também nos finais de semana durante a alta temporada.

Aproveito os descontos

Talvez você não saiba, mas brasileiros têm devolução do imposto cobrado sobre serviços no Uruguai, quando pagam com cartões de crédito internacionais. Por exemplo, se pagar o seu jantar em um restaurante com um cartão de crédito, você terá 18,5% de desconto na transação.

O desconto do IVA – como chama o programa do governo – é feito na hora, para quem tem cartão Visa, e estornado na próxima fatura, para quem usa MasterCard. Mesmo pagando o IOF de 6,38%, vale muito a pena usar o cartão de crédito.

O desconto vale para compras feitas em restaurantes, bares, cafeterias e qualquer outro estabelecimento que ofereça alimentação.

Nos hotéis, a coisa é melhor ainda. Quem tem passaporte estrangeiro, tem desconto de 18,5% sobre o valor das diárias, que podem ser pagas de qualquer forma, inclusive em dinheiro.

A devolução do IVA vale até outubro de 2019, mas pode ser prorrogada como em anos anteriores.

Como sacar dinheiro no Uruguai

Há caixas eletrônicos por todo o país onde você pode sacar dinheiro no Uruguai. Nas cidades maiores, claro, eles são mais fáceis de serem encontrados. Para sacar, você terá que pagar uma taxa de operação do banco, cobrada para transações com cartões emitidos no exterior. Essa taxa varia e é bom conferir antes de confirmar a operação.

Para evitar pagar essa taxa várias vezes, uma dica que dou é sacar um montante maior. Isso, pois a tarifa é cobrada por transação e não pelo valor sacado.

Antes de viajar, você precisa desbloquear o seu cartão para operações no exterior. Na maioria dos bancos, isso pode ser feito pela internet, por aplicativos de celular ou pelo telefone.