Quando ir a Budapeste

0

Atualizado em 31 de agosto de 2018

Conhecer a capital da Hungria já é quase obrigatório para quem planeja uma viagem aos países da Europa Central. É que a capital húngara cada vez mais aparece no radar dos viajantes. Mas, você sabe qual a melhor época para ir a Budapeste?

Como na maior parte do Velho Continente, aqui, as estações são bem definidas. Isso significa que escolher a data da viagem só depende do seu gosto e de sua disponibilidade: dá para curtir Budapeste o ano todo, mas, claro, em cada período, você vai encontrar uma cidade completamente diferente.

A cidade, dividida pelo Rio Danúbio, é charmosa e muito bem organizada. Por aqui, você pode escolher o lado que lhe agrada mais: Buda ou Peste, mas eu aconselho que você explore e conheça bem cada um deles.

Agora, se você ainda não decidiu onde vai ficar hospedado na cidade, eu sugiro escolher Peste, o lado mais movimentado. É isso que eu mostro em: Onde se hospedar em Budapeste.

Quando ir a Budapeste

Eu estive na primavera e encontrei a cidade assim.

Quando ir a Budapeste

De maneira geral, os invernos em Budapeste costumam ser bem frios e, durante o verão, o ar fica seco. A temperatura média anual é baixa, fica em torno dos 11 graus. O sol não costuma brilhar sempre e, por isso, o céu fica cinza em grande parte do tempo: são 78 dias de chuva por ano.

Se o seu desejo é ver neve, escolha o inverno para viajar. Mas, se por outro lado, você gosta da alegria que chega com o verão, esta é a época ideal: nos meses do meio do ano – quando é verão na Europa –, Budapeste fica lotada de turistas e isso traz mais vida ainda para a cidade.

Eu estive na cidade no mês de maio, no fim da primavera e encontrei dias muito agradáveis, de céu limpo e sem muito tumultuo.

Primavera | Esta, talvez, seja a melhor época para ir a Budapeste. De março a maio, o clima é mais ameno, com o termômetro abandonando o inverno: eles marcam cerca de 10 graus no início da estação, mas chegam aos 20 em maio. É em março e abril que acontece o Festival da Primavera, o maior evento cultural da Hungria.

Quando ir a Budapeste

É muito comum encontrar Budapeste com o céu cinza.

Verão | O verão europeu – de junho a agosto – costuma ser intenso, tanto no calor quanto no movimento. As férias escolares são mais longas nesse período e muitos turistas chegam ao continente para aproveitar a estação.

Nos dias mais quentes, a temperatura pode chegar aos 35 graus, mas, normalmente, o termômetro marca em torno dos 26 graus. Curiosamente, junho e agosto são os meses com mais chance de chuva.

Outono | O outono – de setembro a novembro –, assim como a primavera, tem temperaturas mais amenas e ainda com restos da claridade do verão. O termômetro marca em torno dos 20 graus, podendo esfriar mais à noite. Em novembro, você já pode pegar dias com seis graus.

Esta também é uma estação com bastante chuva e, se aproximando do inverno, é possível pegar alguns dias de neve.

Quando ir a Budapeste

Para quem gosta de frio, o inverno deixa a cidade com essa cara.

Inverno | Para ir a Budapeste no inverno é preciso se preparar para o frio. De dezembro a fevereiro, as temperaturas ficam em torno dos três graus, chegando abaixo de zero facilmente, com nevascas constantes e poucas horas de luz solar por dia.

Os turistas, normalmente, evitam a cidade nesta época, mas, como toda estação, o inverno também tem seu charme, principalmente para quem mora em países tropicais e vê no frio uma atração turística.

Veja todos os posts de Budapeste

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.