Conhecer a capital da Hungria já é quase obrigatório para quem planeja uma viagem aos países da Europa Central. É que a capital húngara cada vez mais aparece no radar dos viajantes. Mas, você sabe qual a melhor época para ir a Budapeste?
Como na maior parte do Velho Continente, aqui, as estações são bem definidas. Isso significa que escolher a data da viagem só depende do seu gosto e de sua disponibilidade: dá para curtir Budapeste o ano todo, mas, claro, em cada período, você vai encontrar uma cidade completamente diferente.
→ Veja onde se hospedar em Budapeste
A cidade, dividida pelo Rio Danúbio, é charmosa e muito bem organizada. Por aqui, você pode escolher o lado que lhe agrada mais: Buda ou Peste, mas eu aconselho que você explore e conheça bem cada um deles.
Agora, se você ainda não decidiu onde vai ficar hospedado na cidade, eu sugiro escolher Peste, o lado mais movimentado. É isso que eu mostro em: Onde se hospedar em Budapeste.

Eu estive na primavera e encontrei a cidade assim.
Quando ir a Budapeste
De maneira geral, os invernos em Budapeste costumam ser bem frios e, durante o verão, o ar fica seco. A temperatura média anual é baixa, fica em torno dos 11 graus. O sol não costuma brilhar sempre e, por isso, o céu fica cinza em grande parte do tempo: são 78 dias de chuva por ano.
Se o seu desejo é ver neve, escolha o inverno para viajar. Mas, se por outro lado, você gosta da alegria que chega com o verão, esta é a época ideal: nos meses do meio do ano – quando é verão na Europa –, Budapeste fica lotada de turistas e isso traz mais vida ainda para a cidade.
Eu estive na cidade no mês de maio, no fim da primavera e encontrei dias muito agradáveis, de céu limpo e sem muito tumultuo.
Primavera | Esta, talvez, seja a melhor época para ir a Budapeste. De março a maio, o clima é mais ameno, com o termômetro abandonando o inverno: eles marcam cerca de 10 graus no início da estação, mas chegam aos 20 em maio. É em março e abril que acontece o Festival da Primavera, o maior evento cultural da Hungria.

É muito comum encontrar Budapeste com o céu cinza.
Verão | O verão europeu – de junho a agosto – costuma ser intenso, tanto no calor quanto no movimento. As férias escolares são mais longas nesse período e muitos turistas chegam ao continente para aproveitar a estação.
Nos dias mais quentes, a temperatura pode chegar aos 35 graus, mas, normalmente, o termômetro marca em torno dos 26 graus. Curiosamente, junho e agosto são os meses com mais chance de chuva.
Outono | O outono – de setembro a novembro –, assim como a primavera, tem temperaturas mais amenas e ainda com restos da claridade do verão. O termômetro marca em torno dos 20 graus, podendo esfriar mais à noite. Em novembro, você já pode pegar dias com seis graus.
Esta também é uma estação com bastante chuva e, se aproximando do inverno, é possível pegar alguns dias de neve.

Para quem gosta de frio, o inverno deixa a cidade com essa cara.
Inverno | Para ir a Budapeste no inverno é preciso se preparar para o frio. De dezembro a fevereiro, as temperaturas ficam em torno dos três graus, chegando abaixo de zero facilmente, com nevascas constantes e poucas horas de luz solar por dia.
Os turistas, normalmente, evitam a cidade nesta época, mas, como toda estação, o inverno também tem seu charme, principalmente para quem mora em países tropicais e vê no frio uma atração turística.
Veja todos os posts de Budapeste
- Como chegar a Budapeste e como andar na cidade
- Quando ir a Budapeste
- Onde comer em Budapeste: conheça os pratos típicos
- Dinheiro na Hungria: câmbio, saques e taxas
- O que fazer em Budapeste: o imperdível da cidade
- Onde ficar em Budapeste: os melhores bairros, hotéis, apartamentos e preços
- Ruin pub: para curtir o melhor da noite de Budapeste
- Budapeste: o clássico passeio pelo Rio Danúbio
- Quanto custa viajar para Budapeste: lista de preços atualizados em 2022
- Praça dos Heróis: como visitar esse lugar imperdível de Budapeste
0 comentários