Onde se hospedar em Porto Alegre: as melhores áreas da cidade e os preços

0

Atualizado em 8 de outubro de 2020

Onde se hospedar em Porto Alegre

Foto: Ricardo Rmx

Porto Alegre é uma metrópole com tudo de bom e de ruim que uma cidade grande tem: diversidade cultural, boas opções para curtir a noite, restaurantes super bem avaliados, mas, claro, isso vem acompanhado de problemas de tráfego e insegurança. Por isso, é importante escolher bem onde se hospedar em Porto Alegre.

O Centro Histórico, apesar de todo encanto que tem durante  o dia, fica vazio e é até perigoso à noite. Então, é uma opção para avaliar com calma.

Já bairros mais novos, como o Moinhos de Vento, são perfeitos para quem quer tranquilidade para desfrutar a cidade com calma.

Onde se hospedar em Porto Alegre

Como falei, Porto Alegre é uma cidade grande e você precisa entender como ela funciona para fazer as melhores escolhas.

Para ter uma visão geral da cidade, veja esse mapa com as faixas de preço de cada bairro.



Booking.com

Onde ficar em Porto Alegre

De forma bem simples, posso dizer que há duas regiões que dividem a atenção de quem chega a Porto Alegre, principalmente, pela primeira vez: o Centro Histórico e o Moinhos de Vento.

Elas são, sim, regiões bem distintas, mas muito próximas geograficamente.

Então, dependendo o que você planeja fazer na cidade, qualquer uma delas vai lhe atender muito bem.

Vamos começar com o Centro Histórico.

Centro Histórico

Não adianta torcer o nariz e fazer cara feia para o Centro Histórico.

O bairro tem uma importância enorme para a vida cultural de Porto Alegre, já que tudo começou aqui. Sem falar que boa parte dos prédios mantêm as características originais do século 18.

As principais áreas do bairro são os arredores da Praça Matriz, onde está a Catedral Metropolitana; tem também o trecho conhecido como calçadão da Rua dos Andradas – ou Rua da Praia, como também é conhecida.

E tem, ainda, o Mercado Público que parece ter o mundo inteiro dentro, devido a variedade de coisas que a gente consegue comprar nele.

Mas, o meu espaço preferido no Centro Histórico é a Casa de Cultura Mario Quintana: é tão bom andar pelos corredores, ver alguma exposição e tomar um café antes de ir embora, que, se eu fosse você, faria o mesmo.

Foto: Rodrigo Tetsuo Argenton

Há três opções que você pode considerar para se hospedar no Centro de Porto Alegre: o Intercity Porto Alegre Cidade Baixa tem quartos super bem resolvidos, atendimento elogiado e tudo mais que a marca segue como padrão.

Onde se hospedar em Porto Alegre

Para quem gosta de seguir na linha sem surpresas desagradáveis, o Ibis Budget Porto Alegre é outra opção no Centro Histórico – e ele fica bem perto do Moinhos de Vento.

Onde se hospedar em Porto Alegre

E, no coração do Bairro, tem o Hotel Praça da Matriz, do ladinho da Catedral e do Theatro São Pedro.

Moinhos de vento

O Moinhos de Vento é um bairro planejado, arborizado e perfeito para quem quer aproveitar tudo o que ele tem: repleto de restaurantes e lojas e, por isso, está sempre em movimentado. Sem falar que ele fica perto do Centro.

O bairro é um dos mais cobiçados de Porto Alegre, por várias razões e uma delas é o Parque Moinhos de Vento, conhecido como Parcão.

É o melhor ponto de encontro da cidade, com muitas opções de entretenimento para crianças, a adolescentes e adultos.

As ruas Padre Chagas e Fernando Gomes são as mais badaladas, com muitos charmosos bares, restaurantes e cafés com mesinhas na calçada – por isso, ganharam o nome de calçada da fama.

Sem medo de errar, esse é o melhor bairro para se hospedar em Porto Alegre.

Dois hotéis chamam atenção no bairro: o Sheraton Porto Alegre e o Quality Porto Alegre.

O Sheraton Porto Alegre tem quartos extremamente bem decorados e arejados, com tudo funcionando perfeitamente bem.

Onde se hospedar em Porto Alegre

O hotel tem um terraço com piscina, um pequeno spa e salas com equipamentos de ginástica. Mas o que conquista todo mundo é o atendimento da equipe e o café da manhã. Depois você me conta.

O Quality Porto Alegre é outra ótima opção. Também respaldado por uma grande rede e com hotéis espalhados no mundo todo, esse hotel tem tudo para nos oferecer dias de pleno descanso: não há nada que tire o seu sossego.

Onde se hospedar em Porto Alegre

Quartos impecáveis, de cara para o Parcão e pertinho de ótimos bares e restaurantes. É, parece que temos tudo.

Há uma versão econômica da Rede Ibis no bairro. O Ibis Porto Alegre Moinhos De Vento é bom para que gosta de praticidade e não quer gastar muito com hospedagem.

É uma escolha certa sem ter que pensar muito.

O Laghetto Vertice Manhattan é o meu favorito. Eles é a junção de tudo que gosto e tem um estilo muito peculiar, incluindo um atendimento super diferenciado.

Onde se hospedar em Porto Alegre

Os quartões são magníficos e o café da manhã é saborosíssimo. Vale cada centavo.

Hostel em Porto Alegre

O Brick Hostel é o melhor de Porto Alegre, e quem está procurando um quarto compartilhado em Porto Alegre, vai se dar bem aqui.

Onde se hospedar em Porto Alegre

Ele fica entre os bairros Moinho de Ventos e o Centro Histórico.

Os quartos são bem arejados o atendimento e bom e a galera adora trocar ideia e ficar na varanda tocando violão.

Veja mais sobre o Rio Grande do Sul

Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe no comentários que eu respondo. Agora, aproveite para ver outras dicas do Rio Grande do Sul.

 

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

Escreva um comentário