Onde ficar em Vitória: melhores áreas e preços

8

Atualizado em 12 de agosto de 2019

Eu sou capixaba. Nasci e moro no Espírito Santo e, por isso, sei muito bem quais as melhores áreas para se hospedar por aqui. Então, não escolha onde ficar em Vitória antes de ler essas dicas.

Para começar, tenha em mente que Vitória é uma capital pequena, quando comparada à outras do Sudeste.

→ Veja o ranking dos hotéis de Vitória

É exatamente isso que deixa as coisas mais leves e tranquilas: você terá tempo para conhecer as praias, caminhar no calçadão, assistir ao pôr do solconhecer o Centro Histórico sem muita pressa.

Se você gosta de curtir a noite, não se preocupe, porque não faltarão opções: a Rua da Lama e o Triângulo das Bermudas são duas áreas de bares que eu gosto bastante. Mas, isso, eu explico mais para frente.

Entenda Vitória: bairros e regiões

Vitória é uma das três capitais brasileiras que estão em ilhas – as outras duas são São Luiz, no Maranhão, e Florianópolis, em Santa Catarina.

Só isso já traz uma peculiaridade incrível para a cidade, porque o contato com o mar é inevitável: ele está por todos os lados.

Apesar disso, há uma pequena  parte da cidade que fica no continente.  É justamente nessa área que fica o aeroporto de Vitória (VIX).

Isso é muito bom, porque, como fica dentro da cidade, chegar e sair do aeroporto é super fácil, rápido e barato.

É nessa parte continental que também está a principal praia da cidade. A Praia de Camburi é bastante urbanizada, com um ótimo calçadão onde você pode fazer caminhadas, alugar bicicletas ou apenas comer um aperitivo em um dos quiosques.

Onde ficar em Vitória: Praia de Camburi

Como é cercada por água, Vitória tem várias pontes, mas a maioria é pequena, como a Ponte de Camburi que liga os bairros de Jardim da Penha e Praia do Canto.

Há outras duas pontes nessa área, a Ponte da Passagem e a Ponte Ayrton Senna. Na região do Centro, existem outras pontes, como a Cinco Pontes e a Segunda Ponte, que conectam Vitória às cidades vizinhas.

Mas, claro, a ponte mais famosa da capital capixaba é a  Terceira Ponte. 

Ela tem pouco mais de três quilômetros de extensão e 70 metros de altura. Com uma paisagem bem linda da Baía de Vitória, ela ainda tem vista para dois pontos turísticos bem conhecidos: o Convento da Penha e o Morro do Moreno.

O QUE NINGUÉM CONTA
Em Vitória, as pessoas geralmente não sabem os nomes das ruas e das praças, por exemplo. Aqui, todo mundo está habituado a usar pontos de referência. Então, fique atento a isso e sempre que precisar, diga o lugar onde você quer chegar e não o nome da rua. Vai ser bem mais fácil.

Vitória ou Vila Velha: qual é melhor?

Vitória e Vila Velha são cidades vizinhas unidas, principalmente, pela Terceira Ponte e pela Segunda Ponte.

Como falei, a distância é muito pequena e é impossível não associar as duas cidades quando a gente fala em turismo, por exemplo.

Só que existe uma certa competição entre Vitória e Vila Velha e, por mais que a gente não aceite, isso é fato e não dá para negar.

Onde ficar em Vitória: Terceira Ponte

É que quem mora em Vitória, sempre defende a capital, mas quem nasceu ou escolheu viver em Vila Velha acaba sendo engolido belo bairrismo e defendendo a cidade com unhas e dentes.

Mas, qual a melhor então?

Claro que não existe uma resposta definitiva para isso, mas você pode avaliar alguns pontos antes de decidir onde ficar em Vitória.

  • As praias de Vila Velha são melhores, isso é fato.
  • Na Praia da Costa e em Itapuã, o mar é mais limpo e a orla é bem urbanizada.
  • Em Vila Velha, fica o Convento da Penha, o principal ponto turístico do Espírito Santo.
  • Vitória é mais bonita e mais organizada, não dá para negar.
  • As opções de vida noturna da capital são melhores.

Essas são apenas algumas dicas, mas eu explico isso melhor a partir de agora. Leia tudo antes de decidir onde ficar em Vitória.

Melhores áreas de Vitória

Vitória é pequena e muito bem cuidada. Na parte mais nobre da cidade, há muitas opções de hospedagem com um custo-benefício interessante.

Como tudo é perto, dá para usar o transporte público, pedir um Uber, alugar uma bicicleta e até fazer bastante coisas a pé mesmo.

Essas são as áreas mais interessantes para ficar em Vitória.

  • Praia do Canto, fica na área nobre e é muito bem localizado;
  • Jardim da Penha, bairro universitário e perto da principal praia;
  • Jardim Camburi, perto do aeroporto e mais barato;
  • Enseada do Suá, área comercial com pouca movimentação à noite;
  • Reta da Penha, uma das principais avenidas da cidade.

Em minha opinião, os melhores bairros são Praia do Canto e Jardim da Penha.

No mapa abaixo, você encontra todas as opções de hospedagem de Vitória – especialmente as dessa área mais nobre. Você só precisa  clicar sobre os pins azuis  para ver mais detalhes de cada uma delas.

Há pousadas, hotéis, apartamentos e hostels. Então, tem opções para todos os estilos e com diferentes preços.



Booking.com

Eu sempre faço minhas reservas com o Booking.com, o site que mais confio. O processo é sempre muito fácil, as regras de cancelamento gratuito são flexíveis e quanto mais uso o site para fazer reservas, mais descontos ganho.

Agora, antes de decidir onde ficar em Vitória, você precisa saber o que tem em cada um desses bairros.

Praia do Canto

A Praia do Canto é considerada uma área nobre e é uma ótima opção para se hospedar em Vitória. Há ótimos hotéis por aqui, mas o mais legal é que tem de tudo nesse bairro.

Dá para se divertir no Triângulo das Bermudas, uma região onde estão muitos bares e boates, para aproveitar a praia, que fica de frente para o bairro, e comer em ótimos restaurantes.

A Praia do Canto é como se fosse o Leblon, no Rio de Janeiro, sabe? Guardando as devidas proporções, claro.

Melhores opções da Praia do Canto

A Praia do Canto é muito movimentada durante o dia e à noite. Algumas áreas são mais comerciais, como a região da Avenida Reta da Penha, uma das principais da cidade. Nessa área, o barulho de veículos pode incomodar quem gosta de silêncio, mas não é nada absurdo.

Mais para dentro do bairro, você terá mais tranquilidade e estará, ainda assim, perto de tudo.

As melhores opções de hospedagem aqui são Sheraton Vitória, Comfort Suítes Vitória, Ibis Praia do Canto e Sleep Inn Praia do Canto.

SHERATON VITÓRIA

O Sheraton Vitória é um hotel cinco estrelas e tem uma vista sensacional para a praia e para as ilhas. Nessa área, você pode alugar um caiaque ou fazer stand up paddle. O hotel tem piscina, academia e sauna. O restaurante serve ótimos pratos da cozinha internacional e o café da manhã é sensacional.

IBIS PRAIA DO CANTO

Com padrão já bem conhecido, o Ibis Praia do Canto é uma ótima opção para se hospedar em Vitória. Fazendo jus ao nome da rede, este hotel tem tudo que você precisa e não cobra um fortuna por isso. Os quartos são modernos e depois de uma caminhada de dez minutos, você coloca os pés na Praia de Camburi. O Triângulo das Bermudas fica praticamente na esquina.

SLEEP IN PRAIA DO CANTO

O Sleep Inn Praia do Canto fica na Reta da Penha e é ótimo para quem pretende usar o transporte público. Se quiser curtir a noite, o Let’s Steak & Beer é uma balada muito boa que fica em frente ao hotel. Nos dias de sol, dá para chegar à Praia de Camburi em 12 minutos de caminhada. O café da manhã é ótimo.

Hotéis na Reta da Penha

Com eu falei, a Avenida Nossa Senhora da Penha – chamada pelos capixabas de Reta da Penha – é uma das principais da cidade. Ela tem esse nome porque de todos os pontos da avenida a gente consegue ver o Convento da Penha, que fica na cidade vizinha, Vila Velha.

Melhores opções da Reta da Penha

Aqui, embora seja uma área mais comercial, há boas opções de hospedagem, como o Ibis Budget Vitória e o Bristol Easy Hotel.

BRISTOL EASY HOTEL

Nesta unidade do Bristol Easy Hotel os quartos são básicos, com televisão, internet sem fio e ar-condicionado. Ele fica a apenas alguns metros da Rua da Lama e do Parque Pedra da Cebola, ótimo lugar para relaxar e ficar perto da natureza. A ponte da Passagem fica, praticamente, de frente para hotel. O café da manhã é muito elogiado.

IBIS BUDGET VITÓRIA

O Ibis Budget Vitória é mais uma opção para se hospedar na cidade com a rede Ibis. Esta unidade, localizada em uma das principais avenidas da capital, garante conforto e comodidade a preços justos. Aqui, você está próximo de um centro comercial e do Triângulo das Bermudas. É fácil usar o transporte público.

Jardim da Penha

Em Jardim da Penha, o clima é mais descontraído. Por ser perto da Universidade Federal, muitos estudantes moram e frequentam essa região.

Aqui, acontecem feiras orgânicas e de artesanato, e é neste bairro que fica  a famosa Rua da Lama,  onde estão concentrados muitos bares, restaurantes, lanchonetes e uma boate.

Ele fica na parte continental de Vitória, de frente para a Praia de Camburi, é muito organizado e tem muitas opções de comércios: mercados, bancos, lojas, farmácias e padarias, por exemplo.

Há, também, um shopping pequeno com duas salas de cinema especializadas em filmes alternativos. Eu realmente gosto muito do Cine Jardins.

Melhores opções de Jardim da Penha

Jardim da Penha é um bairro muito procurado por turistas, justamente porque ele tem a cara da cidade.

As melhores opções de hospedagem ficam na orla da Praia de Camburi e são: Bristol Alameda Vitória, Ibis Vitória Praia de Camburi e Bourbon Vitória Hotel.

Para quem procura um quarto compartilhado em hostel, a única opção do bairro é o Onça da Praia Hostel.

BRISTOL ALAMEDA VITÓRIA

De frente para a Praia de Camburi, o Bristol Alameda Vitória é perfeito para quem já quer acordar e curtir a orla, caminhar até o píer de Iemanjá ou alugar uma bicicleta. O hotel tem academia, piscina e fica perto de tudo. Todos os quartos têm ar-condicionado, televisão, frigobar e internet sem fio. Nos banheiros, você encontra um secador de cabelo.

Onde ficar em Vitória: Bristol Alameda

IBIS VITÓRIA PRAIA DE CAMBURI

O padrão básico dessa rede internacional acaba sendo uma ótima opção, porque a gente não tem surpresas. O Ibis Vitória Praia de Camburi fica de frente para a Praia de Camburi, uma área realmente muito boa. Há restaurantes há poucos metros e muitas opções para quem quer usar o transporte público.

BOURBON VITÓRIA HOTEL

O Bourbon Vitória Hotel tem um estilo que eles chamam de residence, já que muitas unidades parecem mesmo apartamentos completos. O grande barato é que os quartos da frente têm uma varanda muito legal com uma vista incrível da Praia de Camburi. O hotel fica perto de tudo e tem uma relação custo-benefício muito interessante.

ONÇA DA PRAIA HOSTEL

O Onça da Praia Hostel é um opção para quem curte aquele ambiente mais alternativo e, principalmente, não quer gastar muito. Ele fica numa área excelente, tranquila, perto de baladas, da praia e de pontos de ônibus, que vão a todas as partes de Vitória. As acomodações são simples, mas não há outra opção no bairro.

Outros bairros de Vitória

Eu já expliquei que Praia do Canto e Jardim da Penha são os melhores bairros para se hospedar. Mas, se ainda assim você não decidiu onde ficar em Vitória, veja esses outros bairros da capital.

Jardim Camburi

Jardim Camburi cresceu muito nos últimos anos e, apesar de um pouco afastado dos outros dois, é um bairro onde não lhe faltará nada.

Embora seja mais residencial e não muito procurado por turistas, o bairro pode ser uma boa opção para quem não quer gastar muito. Ele fica perto do aeroporto e de avenidas muito movimentadas.

Duas opções de Jardim Camburi são Nobile Suites Diamond e Hotel Super Econômico.

Enseada do Suá

O novo centro comercial da cidade tem muitos prédios modernos, hotéis novos – e caros -, mas a agitação do dia desaparece à noite.

Sem muitos comércios e com  vida noturna inexistente,  ficar aqui só é bom para quem quer curtir o dia e dormir cedo.

Onde ficar em Vitória: Enseada do Suá

Perto do principal shopping da cidade – o Shopping Vitória – e de vários órgãos públicos, há também muitos apartamentos residenciais, o que traz tranquilidade para o bairro.

O grande ponto positivo é a vista sensacional para a Terceira Ponte e para o Convento da Penha – que ficam muito perto. Isso, nenhum outro lugar de Vitória tem.

Duas boas opções para se hospedar aqui são o Go Inn Vitória e o Golden Tulip Porto Vitória.

Ilha do Boi

Um dos bairros mais nobres de Vitória, essa ilha já foi anexada ao continente, mas ainda permanece sendo chamada como antes.

Com muitas mansões, o clima é tranquilo e até  um pouco pacato demais.  Sem qualquer opção de comércio – não há restaurantes, bares ou qualquer coisa do tipo -, ficar aqui pode ser entediante.

O ponto positivo é que na Ilha do Boi ficam duas das praias muito frequentadas por quem mora em Vitória: Praia da Direita e Praia Grande.

Um dos hotéis mais tradicionais de Vitória também fica aqui: o Hotel Senac Ilha do Boi.

Perto do Aeroporto

O aeroporto de Vitória fica dentro da cidade, a poucos minutos dos bairros que mais indico. Para você ter uma ideia, de Jardim da Penha ao aeroporto, você vai gastar cerca de dez minutos de carro, dependendo do horário.

Mas, se quiser ficar ainda mais perto, tem um hotel que fica de frente para a entrada do aeroporto. É praticamente atravessar a avenida e pronto.

O Quality Hotel Vitória é realmente muito bom, novinho e também fica perto da Praia de Camburi.

Hostel em Vitória

A cidade não tem muitos hostels e isso pode lhe atrapalhar na hora de escolher onde ficar em Vitória.  É que, como as opções são poucas, não é tão fácil conseguir uma cama, dependendo da época, mas não custa tentar, né?

O hostel que tem melhor localização é o Onça da Praia, mas o Guanaaní Hostel, que fica no Centro, tem melhor estrutura.

De qualquer forma, essas são as opções de hostel para você decidir onde ficar em Vitória.

Onde ficar em Vitória: conclusão

Agora que você já entendeu tudo sobre as melhores áreas e onde estão os hotéis mais econômicos da cidade, ficou mais fácil decidir onde ficar em Vitória, não é mesmo?

Eu conheço bem minha cidade, então, você  pode confiar nessas dicas  que não tem erro: Praia do Canto ou Jardim da Penha, sem dúvida.

Eu não indico ficar no Centro, porque, mesmo que o preço seja mais baixo, você vai gastar mais com deslocamentos e pode ser que se sinta inseguro à noite.

Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

8 Comentários

  1. Avatar

    Muito boas as suas dicas! Pretendo ir ao Espírito Santo no final de outubro, ficando quatro dias em Guarapari e três em Vitória. Você sabe dizer se há algum bate e volta de Vitória até Vila Velha (pretendo conhecer o convento da Penha e a fábrica da Garoto)?
    Em Guarapari também gostaria de fazer o mergulho e o passei de escuna, você conhece agências para indicar?
    Abraços!

    • Altier Moulin

      Oi, Amanda.

      Vitória e Vila velha estão do lado, como explico no texto.
      Você pode ir de Uber e com o transporte público mesmo. Não tem erro.

      Um abraço.

Escreva um comentário