Pesquisar
Close this search box.

Centro Histórico de Vitória: viagem pelos quase 500 anos da capital

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Foto: Paul R. Burley

Conhecer o Centro Histórico de Vitória ainda é um programa pouco procurado por viajantes na capital capixaba. É que a maioria dos turistas que chega à cidade procura praia e acaba se esquecendo de todo o resto.

Quem é um viajante mais atento e se interessa em ir mais a fundo na história dos lugares que visita encontra no Centro bons motivos para ter boas lembranças.

História de Vitória

A capital do Espírito Santo, também chamada pelo doce nome de Ilha do Mel, foi oficialmente fundada apenas 51 anos depois que os primeiros portugueses chegaram ao Brasil.

Naquela época, o território que hoje é o estado de Minas Gerais fazia parte da mesma porção territorial que tinha Vitória como capital. Vivíamos o tempo das companhias hereditárias e a exploração do ouro estava em seu auge.

A memória desse período histórico a cidade preserva em seus casarios, prédios e igrejas. Espalhados pelo Centro Histórico de Vitória, podem ser conhecidos por meio do Visitar Centro Histórico, uma iniciativa da Prefeitura que cria roteiros e monitora monumentos.

Mas o mais legal é que ele envolve a comunidade na preservação dos patrimônios históricos.

Centro Histórico de Vitória

O passeio por quase 500 anos de história nos leva a diversos pontos importantes: o Theatro Carlos Gomes, que foi inspirado no Teatro Scala de Milão; a Catedral Metropolitana, que demorou cinquenta anos para ser construída; e o Convento de São Francisco, o primeiro convento franciscano construído ao sul do Brasil são alguns deles.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

A Igreja Nossa Senhora do Rosário foi erguida em apenas dois anos pelos membros da Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Muito mais do que um templo religioso, o prédio tem uma importante relação com a luta pelo fim da escravidão em terras capixabas. Um símbolo disso é a Casa de Leilão, construída ao lado da igreja, onde os membros da irmandade arrecadavam dinheiro para comprar a liberdade de negros escravizados.

Foto: Paul R. Burley

No interior do prédio, um pequeno museu com peças da época reconta sua história. A igreja tem ainda ossuários nos seus corredores e um cemitério na lateral. Até hoje, a procissão de São Benedito é organizada anualmente.

Para chegar até a igreja é preciso vencer uma extensa escadaria que tem vista para a baía de Vitória.

Catedral Metropolitana de Vitória

A Catedral Metropolitana de Vitória tem fortes características do estilo gótico, mas é considerada eclética.

O prédio demorou cinquenta anos para ser concluído e o destaque são os vitrais – cada um foi doado por uma família ou grupo de destaque da época.

A Catedral ocupa o lugar onde, até 1918, estava a Igreja de Nossa Senhora da Vitória, a antiga Matriz da cidade. O prédio, que tinha estilo colonial, começou a ser edificado em 1551, quando Vitória ainda se chamava Vila Nova.

Capela de Santa Luzia

Essa é a edificação mais antiga da ilha e foi construída a partir de 1537 para ser uma capela de uso particular.

Foto: Paul R. Burley

Ela fica na Cidade Alta, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e desde 1996 abriga o escritório técnico do Instituto no Espírito Santo.

Convento de São Francisco

O Convento de São Francisco começou a ser construído no final do século 16 pelos padres franciscanos. Ao conjunto eclesiástico foi acrescentado, mais tarde, um cemitério municipal, que funcionou até 1908.

Hoje, o que restou do conjunto arquitetônico original do Convento de São Francisco é apenas a fachada. Atualmente, abriga a Cúria Metropolitana e diversas entidades ligadas à Igreja Católica.

Convento do Carmo

O Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo foi fundado em 1682 por padres carmelitas e era formado também pela Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo e pela Capela da Ordem Terceira.

Foto: Paul R. Burley

Todos tinham estilo colonial, com linhas barrocas. Ao longo dos anos, o edifício chegou a ser usado como quartel militar.

Igreja de São Gonçalo

Onde hoje funciona a Igreja de São Gonçalo era uma capela construída pela Irmandade de Nossa Senhora do Amparo e da Boa Morte, uma irmandade de homens pardos.

Foto: JLPizzol

A igreja foi tombada como patrimônio histórico pelo Iphan e tem estilo colonial com características barrocas em sua fachada e também no altar-mor, que tem entalhes em madeira pintados a ouro.

Foto: JLPizzol

Para os casais apaixonados, a Igreja de São Gonçalo tem a fama de ser a igreja dos casamentos duradouros e felizes. Com isso, muitas cerimônias são feitas aqui.

Theatro Carlos Gomes

O Theatro Carlos Gomes foi construído em uma época em que a cidade de Vitória passava por importantes transformações urbanas. Essas transformações tinham como objetivo fazer de Vitória uma capital moderna.

Foto: Paul R. Burley

No prédio atual, inspirado no Teatro Scala de Milão, foram aproveitadas as colunas de ferro fundido do antigo Melpômene, teatro que também ficava no Centro Histórico de Vitória, mas que foi destruído por um incêndio em 1924.

O teatro foi inaugurado em janeiro de 1927 e tem estilo arquitetônico eclético.

Museu de Arte do Espírito Santo

O Maes está instalado em um prédio tombado pelo patrimônio do Estado e tem amplo acervo doado pelo governo estadual.

As exposições do Maes privilegiam artistas capixabas, mas também recebe obras de autores nacionais e internacionais. O espaço tem uma biblioteca e uma videoteca.

Casa Porto das Artes Plásticas

Construída em 1903 nos estilos arquitetônicos do século 20, foi sede da Capitania dos Portos do Espírito Santo por mais de três décadas.

A Casa Porto tem como finalidade promover e sediar eventos culturais ligados às artes plásticas. Atualmente, a Casa Porto das Artes Plásticas passa por uma restauração e ampliação.

Museu Solar Monjardim

Localizado no bairro Jucutuquara, mais distante do Centro Histórico, o Museu Solar Monjardim é o único museu federal de Vitória. Ele é um museu-casa e há uma vasta coleção que revela aspectos da vida cotidiana de uma família rica do século 19.

Foto: Profclara

O casarão que abriga o museu teve sua construção iniciada na década de 1780 e era a sede da antiga Fazenda Jucutuquara, que abrigava inúmeros bairros da região central da ilha de Vitória.

Foto: Profclara

Por ser uma referência expressiva da arquitetura rural colonial brasileira, o Museu Solar Monjardim foi tombado como patrimônio nacional em 1940. A entrada é franca e todas as visitas são guiadas por profissionais do museu. De terça a sexta, das 9h30 às 16h30. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.

Palácio Anchieta

Uma das sedes de governo mais antigas do Brasil, o Palácio Ancheta é a casa oficial do governo capixaba, mas foi construído para funcionar como colégio jesuíta.

Ele fica na Cidade Alta, de frente para a baía de Vitória, e seus corredores são testemunhas da história do Espírito Santo.

Foto: Paul R. Burley

Há duas modalidades de visitas. Nos dias úteis, somente a parte histórica pode ser visitada; aos sábados e domingos, a visita inclui os demais salões e o gabinete do governador.

Escadaria Maria Ortiz

Conhecida como Ladeira do Pelourinho, hoje ela homenageia a vitória dos capixabas sobre piratas holandeses, que tentaram conquistar a ilha durante o século 17.

A jovem Maria Ortiz é considerada uma heroína capixaba porque se destacou ao incentivar os vizinhos a agirem: eles arremessaram água fervente, brasa, pedras, entre outros objetos, sobre os holandeses que tentavam alcançar o coração a Cidade Alta e o domínio da ilha.

Seguindo o exemplo de Maria Ortiz, o povo capixaba conseguiu espantar os holandeses, que retornaram ao seu navio.

Escadaria São Diogo

A escadaria foi construída ao lado de um antigo forte de proteção de Vitória, o Forte São Diogo, que tinha a posição estratégica de monitorar um dos acessos à Cidade Alta.

Devido à falta de espaço para expansão da capital, que até então possuía inúmeras fortificações, foi necessário o aterro de parte do canal de Vitória. Com isso, o forte perdeu sua utilidade, sendo removido no século 19.

Apesar da escadaria se manter discreta na paisagem da cidade, ela ainda preserva a importante função conexão, ligando a cidade baixa, a partir da Praça Costa Pereira, à cidade alta, próximo à Catedral Metropolitana.

Viaduto Caramuru

O viaduto foi construído em 1925 para servir de passagem para o bonde, que então circulava pela Cidade Alta. Entretanto, ele nunca chegou a atravessar o viaduto pois não conseguia fazer as curvas das estreitas ruas da região.

Foto: Gabriel Fernandes

Como visitar o Centro Histórico de Vitória

Turistas e moradores podem visitar os prédios do Centro Histórico de Vitória gratuitamente.

São mais de 50 pontos de interesse turístico e cultural que integram a área. Em sete deles as visitas são acompanhadas por monitores do Visitar Centro Histórico. Eles ficam abertos de quarta a sexta, das 13h  às 17h, e aos sábados e domingos das 9h às 13h.

O atendimento é realizado por monitores capacitados que apresentam aspectos históricos, arquitetônicos e culturais de cada espaço. Também está disponível para o visitante o Mapa do Centro Histórico de Vitória, em português e inglês.

Como chegar a Vitória

As principais rodovias que levam à capital capixaba são a BR-101, a BR-262, e a Rodovia do Sol, ES-060, que faz a ligação litorânea regional. O principal porta de entrada para cidade é o Aeroporto Eurico Sales (VIX).

A Estrada de Ferro Vitória-Minas também transporta passageiros. O trajeto começa em Belo Horizonte, passa pelas cidades do leste mineiro e termina em Cariacica, cidade da Região Metropolitana de Vitória.

Onde ficar em Vitória

Vitória é pequena e muito bem cuidada. Na parte mais nobre da cidade, há muitas opções de hospedagem com um custo-benefício interessante.

Como tudo é perto, dá para usar o transporte público, pedir um carro de aplicativo, alugar uma bicicleta e até fazer bastante coisas a pé mesmo.

Estas são as áreas mais interessantes para ficar em Vitória.

  • Praia do Canto: área nobre muito bem localizada;
  • Jardim da Penha: bairro universitário e perto da praia;
  • Jardim Camburi: perto do aeroporto e mais barato;
  • Enseada do Suá: área comercial com pouca movimentação à noite;
  • Reta da Penha: uma das principais avenidas da cidade.

Na minha opinião, os melhores bairros são Praia do Canto e Jardim da Penha.

Praia do Canto

A Praia do Canto é considerada uma área nobre e é uma ótima opção para se hospedar em Vitória. Há ótimos hotéis, mas o mais legal é que tem de tudo no bairro.

Dá para se divertir no Triângulo das Bermudas, uma região onde estão muitos bares, para aproveitar a praia, que fica de frente para o bairro, e comer em ótimos restaurantes.

Onde ficar em Vitória

A Praia do Canto é como se fosse o Leblon, no Rio de Janeiro, sabe? Guardando as devidas proporções, claro.

A Praia do Canto é muito movimentada durante o dia e à noite. Algumas áreas são mais comerciais, como a região da Avenida Reta da Penha, uma das principais da cidade. Nesta área, o barulho de veículos pode incomodar quem gosta de silêncio, mas não é nada absurdo.

Mais para dentro do bairro, você terá mais tranquilidade e estará, ainda assim, perto de tudo.

As melhores opções de hospedagem do bairro são Sheraton Vitória, Comfort Suítes Vitória, Ibis Praia do Canto e Sleep Inn Praia do Canto.

Sheraton Vitória

O Sheraton Vitória é um hotel cinco estrelas e tem uma vista sensacional para a praia e para as ilhas. Nesta área, você pode alugar um caiaque ou fazer stand up paddle.

Onde ficar em Vitória

O hotel tem piscina, academia e sauna. O restaurante serve ótimos pratos da cozinha internacional e o café da manhã é sensacional.

Onde ficar em Vitória

Ibis Praia do Canto

Com padrão já bem conhecido, o Ibis Praia do Canto é uma ótima opção para se hospedar em Vitória. Fazendo jus ao nome da rede, este hotel tem tudo que você precisa e não cobra um fortuna por isso.

Onde ficar em Vitória

Os quartos são modernos e depois de uma caminhada de dez minutos, você coloca os pés na Praia de Camburi. O Triângulo das Bermudas fica praticamente na esquina.

Onde ficar em Vitória

Sleep Inn Praia do Canto

O Sleep Inn Praia do Canto fica na Reta da Penha, uma área mais comercial e bastante movimentada. Se quiser curtir a noite, o Let’s Steak & Beer é uma balada muito boa que fica em frente ao hotel.

Onde ficar em Vitória

Nos dias de sol, dá para chegar à Praia de Camburi em dez minutos de caminhada. O café da manhã é ótimo.

Onde ficar em Vitória

Hotéis na Reta da Penha

Com eu falei, a Avenida Nossa Senhora da Penha – chamada pelos capixabas de Reta da Penha – é uma das principais da cidade.

Ela tem esse nome porque de todos os pontos da avenida a gente consegue ver o Convento da Penha, que fica na cidade vizinha, Vila Velha.

Embora seja uma área mais comercial, há boas opções econômicas como o Ibis Budget Vitória e o Bristol Easy Hotel.

Bristol Easy Hotel

Nesta unidade do Bristol Easy Hotel os quartos são básicos, com televisão, internet e ar condicionado – o essencial. Ele fica a apenas alguns metros da Rua da Lama e do Parque Pedra da Cebola, um ótimo lugar para relaxar e ficar perto da natureza.

Onde ficar em Vitória

A Ponte da Passagem fica, praticamente, de frente para hotel. O café da manhã é muito elogiado.

Onde ficar em Vitória

Ibis Budget Vitória

O Ibis Budget Vitória é mais uma opção para se hospedar na cidade com a rede Ibis. Esta unidade, que está em uma das principais avenidas da capital, garante conforto e comodidade a preços justos.

Onde ficar em Vitória

Nesta área, você estará próximo de um centro comercial e do Triângulo das Bermudas. É fácil usar o transporte público.

Onde ficar em Vitória

Jardim da Penha

Em Jardim da Penha, o clima é mais descontraído. Por ser perto da Universidade Federal, muitos estudantes moram e frequentam a região.

É neste bairro que fica  a famosa Rua da Lama,  onde estão concentrados muitos bares, restaurantes, lanchonetes e uma boate. Tudo mais alternativo e sem ostentação.

Jardim da Penha fica na parte continental de Vitória, de frente para a Praia de Camburi, é muito organizado e tem muitas opções de comércios: mercados, bancos, lojas, farmácias e padarias, por exemplo.

Onde ficar em Vitória

Nesta área também fica o parque Pedra da Cebola, um dos melhores e mais bonitos de Vitória.

Há, também, um shopping pequeno com duas salas de cinema especializadas em filmes alternativos. Eu realmente gosto muito do Cine Jardins.

Jardim da Penha é um bairro muito procurado por turistas, justamente porque tem a cara da cidade.

As melhores opções de hospedagem ficam na orla da Praia de Camburi e são: Bristol Alameda Vitória, Ibis Vitória Praia de Camburi e Bourbon Vitória Hotel.

Bristol Alameda Vitória

De frente para a Praia de Camburi, o Bristol Alameda Vitória é perfeito para quem já quer acordar e curtir a orla, caminhar até o Píer de Iemanjá ou alugar uma bicicleta para pedalar pela cidade.

Os quartos são bem confortáveis e a área da piscina é boa para relaxar no fim do dia. A localização é realmente muito boa, perto de tudo: praia, comércios, bancos e aeroporto.

Ibis Vitória Praia de Camburi

O padrão básico desta rede internacional acaba sendo uma ótima opção, porque a gente não tem surpresas. O Ibis Vitória Praia de Camburi fica de frente para a Praia de Camburi, uma área realmente muito boa.

Onde ficar em Vitória

Há restaurantes há poucos metros e muitas opções para quem quer usar o transporte público. Os quartos são básicos, confortáveis e bem resolvidos. Mas, o ponto forte do hotel é a localização – e o preço, claro.

Onde ficar em Vitória

Eu já expliquei que Praia do Canto e Jardim da Penha são os melhores bairros para se hospedar. Mas, se ainda assim você não decidiu onde ficar em Vitória, veja estes outros bairros da capital.

Jardim Camburi

Jardim Camburi cresceu muito nos últimos anos e, apesar de um pouco afastado dos outros dois, é um bairro onde não falta nada.

Embora seja mais residencial e não muito procurado por turistas, o bairro pode ser uma boa opção para quem não quer gastar muito. Ele fica perto do aeroporto e de avenidas muito movimentadas.

A melhor opção de Jardim Camburi é o Nobile Suites Diamond, que fica de frente para a praia, na região que os capixabas de final de Camburi, que é menos interessante que o lado oposto – onde estão Jardim da Penha e Praia do Canto.

Enseada do Suá

O novo centro comercial da cidade tem muitos prédios modernos, hotéis novos – e caros -, mas a agitação do dia desaparece à noite.

Sem muitos comércios e com  vida noturna inexistente,  ficar na Enseada do Suá só é bom para quem quer curtir o dia e dormir cedo.

Onde ficar em Vitória

Perto do principal shopping da cidade – o Shopping Vitória – e de vários órgãos públicos, há também muitos apartamentos residenciais, o que traz tranquilidade para o bairro.

O grande ponto positivo é a vista sensacional para a Terceira Ponte e para o Convento da Penha – que ficam muito perto. Isso, nenhum outro lugar de Vitória tem.

Duas boas opções são o Go Inn Vitória e o Golden Tulip Porto Vitória.

Golden Tulip Porto Vitória

O Golden Tulip Porto Vitória é um dos hotéis mais sensacionais de Vitória e tem alto padrão de qualidade – marca da rede. Como é mais procurado por quem está a trabalho, nos finais de semana as tarifas são, quase sempre, mais interessantes.

Onde ficar em Vitória

A vista dos quartos é sensacional com dois cartões-postais do Espírito Santo: o Convento da Penha e a Terceira Ponte – é realmente maravilhosa. A área da piscina é muito boa e o acesso ao hotel é fácil de qualquer parte da cidade.

Onde ficar em Vitória

Go Inn Vitória

O hotel Go Inn Vitória é o mais econômico da Enseada do Suá. Ele tem um padrão de conforto bom, com quartos compactos, mas bem resolvidos. O atendimento é super profissional e isso faz muita diferença, certo?

Onde ficar em Vitória

Tem acesso fácil a outras partes da cidade e, apesar de ficar em uma área bem movimentada durante o dia, à noite é bem tranquila – até demais. Se quiser ficar em uma região nobre e gastar pouco, esta deve ser sua escolha.

Onde ficar em Vitória

Ilha do Boi

Um dos bairros mais nobres de Vitória, a ilha já foi anexada ao continente, mas ainda permanece sendo chamada como antes.

Com muitas mansões, o clima é tranquilo e até  um pouco pacato demais.  Sem qualquer opção de comércio – não há restaurantes, bares ou qualquer coisa do tipo -, ficar na Ilha do Boi pode ser entediante.

O ponto positivo é que há duas praias muito frequentadas por quem mora em Vitória: Praia da Direita e Praia Grande.

Um dos hotéis mais tradicionais de Vitória é o Hotel Senac Ilha do Boi.

Hotel Senac Ilha Do Boi

Para quem gosta de um clássico, o Hotel Senac Ilha do Boi é o hotel mais tradicional de Vitória que resistiu ao tempo e à expansão da cidade para novas áreas. Ele é bom para quem quer tranquilidade, mas não espere um padrão resort ou coisa semelhante.

Onde ficar em Vitória

A área da piscina e a vista são os pontos fortes. Os quartos são básicos, bem resolvidos e sem muito luxo – o que é compensado pelo preço, bem interessante para um hotel do mesmo padrão.

Onde ficar em Vitória

Perto do Aeroporto

O aeroporto de Vitória fica dentro da cidade, a poucos minutos dos bairros que mais indico. Para você ter uma ideia, de Jardim da Penha ao aeroporto, você vai gastar cerca de dez minutos de carro, dependendo do horário.

Mas, se quiser ficar ainda mais perto, o Quality Hotel Vitória fica de frente para a entrada do aeroporto. É praticamente atravessar a avenida e pronto.

Quality Hotel Vitória

O Quality Hotel Vitória é realmente muito bom, novinho e também fica perto da Praia de Camburi, a principal da cidade. Ele tem quartos amplos, arejados, com conforto e padrão da marca.

Onde ficar em Vitória

É um hotel mais movimentado durante a semana, então é mais fácil encontrar disponibilidade em outros dias. Realmente, ele impressiona pelo excelente padrão de qualidade, e, mesmo não estando na melhor área, é um bom lugar para ficar em Vitória.

Hostel em Vitória

A cidade não tem muitos hostels e isso pode atrapalhar na hora de escolher onde ficar em Vitória. É que, como as opções são poucas, não é tão fácil conseguir uma cama, dependendo da época, mas não custa tentar, né?

O hostel mais bem avaliado é o Artsy Vitoria Hostel, que fica pertinho do aeroporto.

Artsy Vitória Hostel

Novinho, super moderno e muito bem localizado – de cara para o aeroporto, e a uma distância caminhável da praia, parques e de todo o comércio -, o Artsy Vitoria Hostel é o melhor hostel da capital capixaba.

Quartos limpos, arejados, bem organizados e com armários para guardar a mochila, cozinha super completa e atendimento muito atencioso: não é por acaso que ele está no topo da lista.

Onde ficar em Vitória

O Sono Vitoria e o Onça da Praia também são bem localizados. O Guanaaní Hostel, que fica no Centro, tem ótima estrutura.

De qualquer forma, essas são as opções de hostel para você decidir onde ficar em Vitória.

Vale a pena alugar um apartamento?

Se você está pensando em ficar mais do que quarto dias e está acompanhado da família, definitivamente, vale a pena alugar uma casa.

→ Todas os apartamentos de temporada

Mesmo se estiver em casal ou sem ninguém, mas busca privacidade e gosta de se sentir mais à vontade, alugar uma casa de temporada é, sim, uma ótima opção.

Flat Home Experience

O Flat Home Experience fica pertinho do Triângulo das Bermudas, uma área de bares e restaurantes muito interessante na Praia do Canto. Então, se você gosta de aproveitar à noite, é a melhor área para estar nos finais de semana.

O apartamento tem 55 metros quadrados e acomoda até seis pessoas: são dois quartos, um com cama de casal e outro com duas de solteiro, além de um sofá-cama na sala. Ele e todo mobiliado, a cozinha é bem equipada. Tem vista para o mar e o prédio tem uma piscina muito boa.

Apê da Blogueira

O Apê da Blogueira tem uma localização excelente, de frente para a Baía de Vitória, coladinho ao Convento da Penha, perto do maior shopping da capital e do acesso à Terceira Ponte, que nos leva para as praias de Vila Velha.

Ele é totalmente mobiliado, super bem decorado, tem 86 metros quadrados e acomoda até dez pessoas: são três quartos, um com cama de casal e outros dois com cama de solteiro, além de um sofá-cama na sala.

O prédio tem uma estrutura excelente, com piscina boa, sauna, sala de ginástica tudo mais. É um excelente lugar para quem quer ficar em Vitória e ter todo o conforto em uma das áreas mais valorizadas da cidade.

Golden Gate Flat

O Golden Gate Flat fica em um apart-hotel, com fácil acesso à Terceira Ponte e à uma curta caminhada da praia da Curva da Jurema. É uma área bastante movimentada durante o dia, mas tranquila á noite.

O apartamento tem 90 metros quadrados e acomoda bem até quatro pessoas: são dois quartos, um com cama de casal e outro com duas camas de solteiro. Ele é todo mobiliado, tem cozinha completa e é uma boa opção para ficar em Vitória.

Camburi Apartament

O Camburi Apartament também fica em Jardim Camburi, perto de um shopping e de várias lojas, restaurantes e mercados. Isso significa que você acesso a tudo de forma rápida e prática.

Ele tem 64 metros quadrados e acomoda até quatro pessoas: são dois quartos, um com cama de casal e outro com cama de solteiro. Todos os ambientes são mobiliados e decorados com muito bom gosto.

Faixas de preço em Vitória

No mapa abaixo, você encontra todas as opções de hospedagem de Vitória – especialmente as da área mais nobre. Você só precisa  clicar sobre os pins azuis  para ver mais detalhes de cada uma delas.

Há pousadas, hotéis, apartamentos e hostels. Então, tem opções para todos os estilos e com diferentes preços.



Booking.com

Veja mais dicas do Espírito Santo

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Espírito Santo.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

6 respostas

  1. O legal de Vitória é que é uma cidade que te faz voltar no tempo e pensar de como era a vida naqueles tempos em que o Brasil ainda era uma colônia… de como era forte a religião católica no país e etc.

  2. Que tal se preparar pra dá uma passada aqui em Belém? Daqui a 3 anos a porta de entrada da Amazônia completa 400 anos
    16/01/2016 #dica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *