Conheça a Baía das Tartarugas: área de proteção ambiental marinha em Vitória

1

Atualizado em 4 de janeiro de 2021

Conheça a Baía das Tartarugas - Vitória/ES

Apesar de ser cercada por água, até pouco tempo Vitória não tinha uma unidade de conservação para proteção específica da vida marinha. Foi por isso que a cidade criou, em 2018, a Baía das Tartarugas, sua primeira Área de Proteção Ambiental (APA) no mar.

A Baía das Tartarugas recebeu esse nome por causa do crescente número de tartarugas marinhas que voltaram a frequentar a praias de Vitória nos últimos anos.

→ Onde ficar em Vitória

Isso é um dos resultados das políticas ambientais que a cidade e o Espírito Santo têm adotado: a expectativa é que todo o esgoto da capital seja tratado até 2025, por exemplo.

Depois de me deixar explicar toda essa parte burocrática, você deve estar querendo saber onde fica esta área protegida e como conhecê-la, certo?

Conheça a Baía das Tartarugas - Vitória/ES

A Baía das Tartarugas abrange todas as praias de Vitória: desde o início da Praia de Camburi até a Terceira Ponte, incluindo as Ilhas do Frade e do Boi.

Todas são praias urbanas, muito próximas da rotina da cidade, e, por isso, é importante adotar medidas de preservação e de recuperação da vida marinha.

Assim, tão pertinho da cidade, fica fácil conhecer cada cantinho da APA e ainda fazer várias atividades esportivas no mar.

→ O que fazer em Vitória

As que eu mais gosto são stand up na Praça dos Namorados – na Praia do Canto -, porque eu sempre tenho companhia de tartarugas nadando pertinho, caiaque na Praia da Guarderia até as Ilhas Andorinhas ou até as Ilhas Galheta de Dentro e de Fora –  fazer esse percurso em noite de lua cheia é sensacional .

Há várias empresas e guias que organizam essas atividades. Você pode falar com o pessoal da Vida Ativa pelo WhatsApp: (27) 99749-2921.

E tem também a canoa havaiana, bem cedinho, quando o sol ainda está despontando no horizonte da Praia de Camburi, a principal da cidade.

O que fazer na Baía das Tartarugas

Veja algumas atividades que são permitidas na Baía das Tartarugas:

  • Natação
  • Caiaque
  • Canoagem
  • Stand Up Paddle
  • Jet Ski
  • Mergulho Contemplativo
  • Vela
  • Lanchas
  • Remo
  • Windsurf

Se quiser, você pode fazer apenas uma caminhada pelo Píer de Iemanjá para ver um pouco do que é protegido.

É nesta área que deságua o rio Santa Maria, uma dos mais importantes para a vida em Vitória, porque é dele quem vem a água que bebemos.

As tartarugas sempre aparecem pelo píer e, no no fim do dia, poder parar, tomar uma água de coco e sentir a brisa batendo no rosto é sensacional.

Golfinhos e baleias

Eu ainda não vi, mas os registros da presença de golfinhos na Baía tem aumentado e eu espero que isso vire rotina.

Já as baleias jubartes sempre passam pelo litoral capixaba no período de junho a outubro, quando vão para Abrolhos, na Bahia, para se reproduzir.

Baía das Tartarugas

Tem um passeio de observação de baleias muito legal que sai do Píer de Iemanjá. Quem organiza é a Blue Trip. Você pode tirar dúvidas e fazer reservas pelo WhatsApp: (27) 99623-6985.

Vitória tem  uma estação do Projeto Tamar. A iniciativa, que surgiu no Brasil na década de 1980 com o objetivo de preservar tartarugas marinhas, é referência mundial e tem programas incríveis de educação ambiental, como é o caso do Centro de Visitantes de Vitória.

Se quiser ter um contato mais direto com esses bichinhos simpáticos, aproveite o horário em que elas são alimentadas: diariamente, às 16h, os tratadores servem algas e peixes às tartarugas e você pode ajudá-los. É uma ótima opção para crianças.

Conheça a Baía das Tartarugas - Vitória/ES

Praias da Ilhas do Frade e do Boi

A Ilha do Frade tem nove praias, mas nem todas têm fácil acesso – é preciso caminhar sobre as pedras e descer trilhas, por exemplo.

Além das enseadas, dá para conhecer mirantes que têm belas vistas para a Ilha do Boi e para a Praia Curva da Jurema.

A Ilha do Boi já não é exatamente uma ilha mais, porque os aterros já a anexaram à Ilha de Vitória.

Conheça a Baía das Tartarugas - Vitória/ES

É onde ficam as duas praias queridinhas de quem mora em Vitória: a Praia Grande e a Praia da Direita. Além dos belíssimos casarões, é aqui também que fica o Clube Ítalo Brasileiro.

Nos fins de semana, o pouco espaço para estacionamento fica lotado, assim como as faixas de areia das praias, mas mesmo assim, esse é um lugar imperdível na cidade.

A atmosfera é bem tranquila e, se na Praia Grande você encontra um público jovem, jogando bola e curtindo o sol, na Praia da Direita é onde ficam as famílias. Nas duas, o mar é bastante calmo.

Onde ficar em Vitória

Eu sou capixaba. Nasci e moro no Espírito Santo e, por isso, sei muito bem quais as melhores áreas para se hospedar na minha cidade do coração.

Para começar, tenha em mente que Vitória é uma capital pequena, quando comparada com outras do Sudeste.

→ Onde ficar em Vitória

Vitória é pequena e muito bem cuidada. Na parte mais nobre da cidade, há muitas opções de hospedagem com um custo-benefício interessante.

Como tudo é perto, dá para usar o transporte público, pedir um Uber, alugar uma bicicleta e até fazer bastante coisas a pé mesmo.

Estas são as áreas mais interessantes para ficar em Vitória.

  • Praia do Canto, fica na área nobre e é muito bem localizado;
  • Jardim da Penha, bairro universitário e perto da principal praia;
  • Jardim Camburi, perto do aeroporto e mais barato;
  • Enseada do Suá, área comercial com pouca movimentação à noite;
  • Reta da Penha, uma das principais avenidas da cidade.

Na minha opinião, os melhores bairros são Praia do Canto e Jardim da Penha. Veja algumas opções que eu considero interessantes nessas áreas

IBIS PRAIA DE CAMBURI

O padrão básico desta rede internacional acaba sendo uma ótima opção, porque a gente não tem surpresas. O Ibis Praia de Camburi fica de frente para a Praia de Camburi, uma área realmente muito boa.

Onde ficar em Vitória

Há restaurantes há poucos metros e muitas opções para quem quer usar o transporte público. Os quartos são básicos, confortáveis e bem resolvidos. Mas, o ponto forte do hotel é a localização – e o preço, claro.

BOURBON VITÓRIA HOTEL

O Bourbon Vitória Hotel tem um estilo que eles chamam de residence, já que muitas unidades parecem mesmo apartamentos completos. O hotel fica perto de tudo e também tem um custo-benefício muito interessante.

O grande barato é que os quartos da frente têm uma varanda muito legal com uma vista incrível da Praia de Camburi.

BRISTOL ALAMEDA VITÓRIA

De frente para a Praia de Camburi, o Bristol Alameda Vitória é perfeito para quem já quer acordar e curtir a orla, caminhar até o Píer de Iemanjá ou alugar uma bicicleta para pedalar pela cidade.

Os quartos são bem confortáveis e a área da piscina é boa para relaxar no fim do dia. A localização é realmente muito boa, perto de tudo: praia, comércios, bancos e aeroporto.

IBIS PRAIA DO CANTO

Com padrão já bem conhecido, o Ibis Praia do Canto é uma ótima opção para se hospedar em Vitória. Fazendo jus ao nome da rede, este hotel tem tudo que você precisa e não cobra um fortuna por isso.

Onde ficar em Vitória

Os quartos são modernos e depois de uma caminhada de dez minutos, você coloca os pés na Praia de Camburi. O Triângulo das Bermudas fica praticamente na esquina.

Onde ficar em Vitória

BRISTOL EASY HOTEL

Nesta unidade do Bristol Easy Hotel os quartos são básicos, com televisão, internet e ar condicionado – o essencial. Ele fica a apenas alguns metros da Rua da Lama e do Parque Pedra da Cebola, um ótimo lugar para relaxar e ficar perto da natureza.

Onde ficar em Vitória

A Ponte da Passagem fica, praticamente, de frente para hotel. O café da manhã é muito elogiado.

Onde ficar em Vitória

IBIS BUDGET VITÓRIA

O Ibis Budget Vitória é mais uma opção para se hospedar na cidade com a rede Ibis. Esta unidade, que está em uma das principais avenidas da capital, garante conforto e comodidade a preços justos.

Onde ficar em Vitória

Nesta área, você estará próximo de um centro comercial e do Triângulo das Bermudas. É fácil usar o transporte público.

RECOMENDAÇÕES DE VIAGEM - COVID-19

Devido à pandemia de Covid-19, novas medidas de saúde e segurança foram adotadas. Elas são importantes para evitar o contágio, protegendo você, quem trabalha diretamente com o turismo e as comunidades locais.

Antes de viajar, verifique a situação do seu destino para não encontrar atrativos fechados e, claro, não colocar a sua vida e a de seus familiares em risco.

Veja algumas medidas adotadas:

  • Álcool gel disponível nos quartos e nas áreas comuns;
  • Uso obrigatório de máscaras nas áreas comuns;
  • Respeito às regras de distanciamento físico;
  • Uso de produtos de limpeza eficazes contra o coronavírus;
  • Café da manhã pode ser servido no quarto.

Veja mais dicas do Espírito Santo

Ficou com vontade conhecer a Baía das Tartarugas? Se tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @penaestrada. Agora, veja outras dicas do Espírito Santo.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

1 comentário

Escreva um comentário