Apesar de ser cercada por água, até pouco tempo Vitória não tinha uma unidade de conservação para proteção específica da vida marinha. Foi por isso que a cidade criou, em 2018, a Baía das Tartarugas, sua primeira Área de Proteção Ambiental (APA) no mar.
A Baía das Tartarugas recebeu esse nome por causa do crescente número de tartarugas marinhas que voltaram a frequentar a praias de Vitória nos últimos anos.
Isso é um dos resultados das políticas ambientais que a cidade e o Espírito Santo têm adotado: a expectativa é que todo o esgoto da capital seja tratado até 2025, por exemplo.
Depois de me deixar explicar toda essa parte burocrática, você deve estar querendo saber onde fica esta área protegida e como conhecê-la, certo?
A Baía das Tartarugas abrange todas as praias de Vitória: desde o início da Praia de Camburi até a Terceira Ponte, incluindo as Ilhas do Frade e do Boi.
Todas são praias urbanas, muito próximas da rotina da cidade, e, por isso, é importante adotar medidas de preservação e de recuperação da vida marinha.
Assim, tão pertinho da cidade, fica fácil conhecer cada cantinho da APA e ainda fazer várias atividades esportivas no mar.
As que eu mais gosto são stand up na Praça dos Namorados – na Praia do Canto -, porque eu sempre tenho companhia de tartarugas nadando pertinho, caiaque na Praia da Guarderia até as Ilhas Andorinhas ou até as Ilhas Galheta de Dentro e de Fora – fazer esse percurso em noite de lua cheia é sensacional .
Há várias empresas e guias que organizam essas atividades. Você pode falar com o pessoal da Vida Ativa pelo WhatsApp: (27) 99749-2921.
E tem também a canoa havaiana, bem cedinho, quando o sol ainda está despontando no horizonte da Praia de Camburi, a principal da cidade.
O que fazer na Baía das Tartarugas
Veja algumas atividades que são permitidas na Baía das Tartarugas:
- Natação
- Caiaque
- Canoagem
- Stand Up Paddle
- Jet Ski
- Mergulho Contemplativo
- Vela
- Lanchas
- Remo
- Windsurf
Se quiser, você pode fazer apenas uma caminhada pelo Píer de Iemanjá para ver um pouco do que é protegido.
É nesta área que deságua o rio Santa Maria, uma dos mais importantes para a vida em Vitória, porque é dele quem vem a água que bebemos.
As tartarugas sempre aparecem pelo píer e, no no fim do dia, poder parar, tomar uma água de coco e sentir a brisa batendo no rosto é sensacional.
Golfinhos e baleias
Eu ainda não vi, mas os registros da presença de golfinhos na Baía tem aumentado e eu espero que isso vire rotina.
Já as baleias jubartes sempre passam pelo litoral capixaba no período de junho a outubro, quando vão para Abrolhos, na Bahia, para se reproduzir.
Tem um passeio de observação de baleias muito legal que sai do Píer de Iemanjá. Quem organiza é a Blue Trip. Você pode tirar dúvidas e fazer reservas pelo WhatsApp: (27) 99623-6985.
Vitória tem uma estação do Projeto Tamar. A iniciativa, que surgiu no Brasil na década de 1980 com o objetivo de preservar tartarugas marinhas, é referência mundial e tem programas incríveis de educação ambiental, como é o caso do Centro de Visitantes de Vitória.
Se quiser ter um contato mais direto com esses bichinhos simpáticos, aproveite o horário em que elas são alimentadas: diariamente, às 16h, os tratadores servem algas e peixes às tartarugas e você pode ajudá-los. É uma ótima opção para crianças.
Praias da Ilhas do Frade e do Boi
A Ilha do Frade tem nove praias, mas nem todas têm fácil acesso – é preciso caminhar sobre as pedras e descer trilhas, por exemplo.
Além das enseadas, dá para conhecer mirantes que têm belas vistas para a Ilha do Boi e para a Praia Curva da Jurema.
A Ilha do Boi já não é exatamente uma ilha mais, porque os aterros já a anexaram à Ilha de Vitória.
É onde ficam as duas praias queridinhas de quem mora em Vitória: a Praia Grande e a Praia da Direita. Além dos belíssimos casarões, é aqui também que fica o Clube Ítalo Brasileiro.
Nos fins de semana, o pouco espaço para estacionamento fica lotado, assim como as faixas de areia das praias, mas mesmo assim, esse é um lugar imperdível na cidade.
A atmosfera é bem tranquila e, se na Praia Grande você encontra um público jovem, jogando bola e curtindo o sol, na Praia da Direita é onde ficam as famílias. Nas duas, o mar é bastante calmo.
Que bacana