Provar pratos típicos é uma das coisas que mais gosto de fazer durante uma viagem. Então, se você também pensa assim, se prepare para ficar com água na boca com essas dicas de onde comer em Vitória.
Ainda pouco comentada entre os viajantes, Vitória é a capital do Espírito Santo, onde nasci, cresci e vivo. Então, pode confiar porque eu conheço bem a minha terra.
Nosso principal prato típico é a moqueca capixaba. Feita sem azeite de dendê e leite de coco, ela é mais leve do que a baiana.
Tem também a torta capixaba, muito consumida durante a Semana Santa.
Entre todos os sabores do Espírito Santo, a moqueca capixaba é a tradição em forma de deliciosas postas de peixe servidas com pirão e arroz branco. Há quem a confunda com a moqueca baiana, então alguém sempre tem que explicar que a moqueca do Espírito Santo não tem leite de coco e nem azeite de dendê na lista de ingredientes.
Mais leve, preparada e servida na autêntica panela de barro das paneleiras de Goiabeiras, a moqueca capixaba ganhou o título de original, já que o resto não passa de peixada, como dizem os nativos da ilha de Vitória.
Na capital capixaba, a Ilha das Caieiras, bairro simples da periferia, é onde você pode provar a moqueca da forma mais tradicional possível: nessa região de gerações de pescadores, o mar traz todos os dias o alimento que chega frequinho à mesa.
Como a fartura de frutos do mar é grande, o cardápio inclui mariscada, arroz de mariscos, casquinha de siri, caranguejada e muito mais.
Onde comer em Vitória
Há vários restaurantes especializados em comida capixaba e eles estão entre os meus favoritos.
Eu selecionei os 15 melhores restaurantes e bares de Vitória para você comer em Vitória.
Você vai notar que há diferentes estilos e preços, e que eles estão em várias áreas da cidade.
15 melhores restaurantes de Vitória
- Ilha do Caranguejo
- Restaurante do Bigode
- Enseada Geraldinho
- Restaurante Pirão
- Don Camaleone
- Casa Graviola
- D’Bem
- La Dolina
- Abertura
- Barlavento Beach Bar
- Mirante da Ilha
- Los Chicos
- Aloha
- Melt Hamburgueria
- Aladin
Ufa! Não foi fácil escolher apenas esses restaurantes, porque há muitas boas opções para comer em Vitória. Mas, antes de prosseguir, eu quero falar sobre as principais áreas de bares e restaurantes de Vitória.
Para conseguir se localizar e ter uma visão geral de onde estão os principais restaurantes, bares e polos gastronômicos, dê uma olhada no mapa abaixo.
Polos gastronômicos de Vitória
Vitória tem várias regiões que concentram bares e restaurantes. Elas são ótimas porque a gente consegue ter varias opções em um lugar só.
Os principais polos são Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto, e Rua da Lama, em Jardim da Penha.
Há outros bairros que têm seus pontos de encontro, com ótimos bares e restaurantes: a Ilha das Caieiras, mais distante da parte turística, e Jardim Camburi, especialmente na área que ficou conhecida como Laminha, são boas alternativas.
Recentemente, foi criado um polo de gastronomia internacional, entre os bairros Mata da Praia e República. Assim, ganhamos mais um lugar para comer em Vitória.
Vale lembrar que a Rua da Lama e o Triângulo só funcionam à noite. A Ilha das Caieiras é uma boa escolha para almoçar.
Triângulo das Bermudas
Esta região de bares fica na Praia do Canto, um dos bairros nobres de Vitória. Atualmente, os bares e restaurantes desse polo gastronômico se concentram em uma rua, que nas noites dos finais de semana fecha para o trânsito de veículos.
Nesta parte estão os clássicos restaurantes Geraldinho Enseada e Pirão. Para beber e petiscar, tem o Ensaio Botequim e o Embrazado.
Rua da Lama
Outra região de bares, ela fica no bairro Jardim da Penha, perto da Ufes, a Universidade Federal.
Sem luxo e a ostentação típica do Triângulo das Bermudas, os bares da Lama têm mesas nas calçadas, um estilo descontraído e, por isso, atrai uma galera mais nova e alternativa – é a parte que mais gosto.
Nesta área, fica o tradicional Abertura, que tem um kieber sensacional, mas o meu boteco preferido é o Sofá da Hebe.
Ilha das Caieiras
Tradicional bairro de pescadores, a Ilha das Caieiras cresceu, mas manteve sua ligação com o mar e vários restaurantes formaram um polo gastronômico especializado em frutos do mar.
No lado menos glamoroso da capital, pode ter certeza que você comerá a melhor moqueca capixaba de Vitória.
Bairro República
Em uma esquina, entre a Mata da Praia e o Bairro República, está o mais novo polo de gastronomia internacional para comer em Vitória.
Em poucos metros, você consegue comer o melhor da carne argentina no La Dolina e no El Libertador, que também tem pratos e drinques de outros países sul-americanos.
Tem, ainda, o mexicano Los Chicos, o italiano Bixiga e outros restaurantes de comida internacional, como japonesa e havaiana.
Os melhores restaurantes de Vitória
Para comer comida regional de qualidade, você pode ir ao Enseada Geraldinho e ao Pirão, restaurantes especializados em moqueca capixaba e outros pratos típicos – como a casquinha de siri.
Outra excelente opção, que eu sempre vou para comer arroz de mariscos, é o Ilha do Caranguejo.
Se quiser conhecer lugares especiais para comer em Vitória, longe da parte mais turística, eu indico o Restaurante do Bigode, em Jesus de Nazareth, e o Mirante da Ilha, na Ilha das Caieiras. Os dois servem frutos do mar fresquinhos e muito saborosos.
Os dois têm vista para diferentes partes da Baía de Vitória.
Comida contemporânea
Um dos restaurantes que eu mais gosto é o Don Camaleone. O cardápio é bem diversificado e os drinques são sensacionais.
A Melt é uma hamburgueria perfeita, a melhor da cidade na minha opinião.
Os dois ficam na Praia do Canto, onde há muitas opções de restaurantes e bares.
Comida saudável
Eu adoro descobrir restaurantes novos e foi assim que me apaixonei pelo Casa Graviola e pelo D’Bem. Os dois ficam na Praia do Canto e têm cardápios super criativos com tudo de melhor.
O Casa Graviola serve almoço e jantar. O D’Bem só abre para almoço e é um dos meu preferidos para comer em Vitória.
Nesta pegada de comida saudável, tem, também, o Aloha, que tem salada, sanduíches e risotos ótimos.
Comida internacional
Vitória também tem bons restaurantes de comida internacional.
Quem gosta de comida mexicana, vai adorar o Los Chicos.
Para os apaixonados por comida árabe, o Aladim tem quibes e esfirras deliciosas.
Os amantes de uma boa carne não vão se decepcionar no La Dolina, que tem decoração e cardápio argentino – incluindo as famosas empanadas.
Para os amantes de comida japonesa, eu indico o Banzai – essa é uma dica extra.
Bares para petiscar
O Abertura da Rua da Lama é super tradicional: cadeiras de plástico sobre a calçada, galera jovem reunida e o delicioso kieber.
Esse frango empanado com queijo e presunto tem um segredo que nos deixa viciado por ele – todo mundo é.
Eu também gosto do Beb’s Vitória, que tem um sambinha muito bom.
Na orla da Praia de Camburi o Barlavento Beach Bar é espetacular. Ele é um quiosque de praia boutique – beach club, como alguns chamam – e tem um restaurante no térreo e um lounge no rooftop.
É um dos melhores lugares para encerrar a noite – e onde tem mais gente bonita por metro quadrado na cidade. Oh, céus!
Quais os preços do pratos para 3 pessoas, no restaurante Caieiras, Resido em MG. dia 15/12/2022 estarei a passeio em Vitória e Vila velha-ES
Depende do prato, Luiz. 😉
Um abraço.
Boa tarde Vi muitos comentários contra ir na Ilha das Caieiras.
Lugar perigoso? Passa dentro da comunidade? acharam lugar sujo e com cheiro desagradável
isso procede? Fiquei preocupada pois tinha incluído no meu roteiro um almoço lá?
além que algumas pessoas acharam cara a comida. Seria porque o local virou turístico?
Desde já agradecida pela resposta
Sim, Maria.
A Ilha das Caieiras é uma comunidade de periferia e tem todos os pontos positivos que você citou, mas é sem dúvida do lugar mais tradicional que conheço para comer moqueca e frutos o mar.
Um abraço.
Espero conseguir ir em cada um desses lugares!
Ótimas dicas !
Aproveite, Augusto.
Um abraço!