Onde comer em Vitória: os 15 melhores restaurantes, bares e pratos típicos

0

Atualizado em 26 de fevereiro de 2021

Onde comer em Vitória

Provar pratos típicos é uma das coisas que mais gosto de fazer durante uma viagem. Então, se você também pensa assim, se prepare para ficar com água na boca com essas dicas de onde comer em Vitória.

→ Onde ficar em Vitória

Ainda pouco comentada entre os viajantes, Vitória é a capital do Espírito Santo, onde nasci, cresci e vivo. Então, pode confiar porque eu conheço bem a minha terra.

Nosso principal prato típico é a moqueca capixaba. Feita sem azeite de dendê e leite de coco, ela é mais leve do que a baiana.

Tem também a torta capixaba, muito consumida durante a Semana Santa.

MOQUECA CAPIXABA
Entre todos os sabores do Espírito Santo, a moqueca capixaba é a tradição em forma de deliciosas postas de peixe servidas com pirão e arroz branco. Há quem a confunda com a moqueca baiana, então alguém sempre tem que explicar que a moqueca do Espírito Santo não tem leite de coco e nem azeite de dendê na lista de ingredientes.

Mais leve, preparada e servida na  autêntica panela de barro  das paneleiras de Goiabeiras, a moqueca capixaba ganhou o título de original, já que o resto não passa de peixada, como dizem os nativos da ilha de Vitória.

Na capital capixaba, a Ilha das Caieiras, bairro simples da periferia, é onde você pode provar a  moqueca da forma mais tradicional  possível: nessa região de gerações de pescadores, o mar traz todos os dias o alimento que chega frequinho à mesa.

Como a fartura de frutos do mar é grande, o cardápio inclui mariscada, arroz de mariscos, casquinha de siri, caranguejada e muito mais.

Onde comer em Vitória

Há vários restaurantes especializados em comida capixaba e eles estão entre os meus favoritos.

Eu selecionei os 15 melhores restaurantes e bares de Vitória para você conhecer.

Você vai notar que há diferentes estilos e preços, e que eles estão em várias áreas da cidade.

15 melhores restaurantes de Vitória

  1. Ilha do Caranguejo
  2. Restaurante do Bigode
  3. Enseada Geraldinho
  4. Restaurante Pirão
  5. Don Camaleone
  6. Casa Graviola
  7. D’Bem
  8. La Dolina
  9. Abertura
  10. Barlavento Beach Bar
  11. Mirante da Ilha
  12. Los Chicos
  13. Aloha
  14. Melt Hamburgueria
  15. Aladin

Ufa! Não foi fácil escolher apenas esses restaurantes, porque há muitas boas opções para comer em Vitória. Mas, antes de prosseguir, eu quero falar sobre as principais áreas de bares e restaurantes de Vitória.

Para conseguir se localizar e ter uma visão geral de onde estão os principais restaurantes, bares e polos gastronômicos, dê uma olhada no mapa abaixo.

Polos gastronômicos de Vitória

Vitória tem várias regiões que concentram bares e restaurantes. Elas são ótimas porque a gente consegue ter varias opções em um lugar só.

Os principais polos são Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto, e Rua da Lama, em Jardim da Penha.

Há outros bairros que têm seus pontos de encontro, com ótimos bares e restaurantes: a Ilha das Caieiras, mais distante da parte turística, e Jardim Camburi, especialmente na área que ficou conhecida como Laminha, são boas alternativas.

Vale lembrar que a Rua da Lama e o Triângulo só funcionam à noite. A Ilha das Caieiras é uma boa escolha para almoçar.

Onde comer em Vitória

Triângulo das Bermudas

Esta região de bares fica na Praia do Canto, um dos bairros nobres de Vitória. Atualmente, os bares e restaurantes desse polo gastronômico se concentram em uma rua, que nas noites dos finais de semana fecha para o trânsito de veículos.

Nesta parte estão os clássicos restaurantes Geraldinho Enseada e Pirão. Para beber e petiscar, tem o Ensaio Botequim e o Embrazado.

Rua da Lama

Outra região de bares, ela fica no bairro Jardim da Penha, perto da Ufes, a Universidade Federal.

Sem luxo e a ostentação típica do Triângulo das Bermudas, os bares da Lama têm mesas nas calçadas, um estilo descontraído e, por isso, atrai uma galera mais nova e alternativa –  é a parte que mais gosto. 

Nesta área, fica o tradicional Abertura, que tem um kieber sensacional, mas o meu boteco preferido é o Sofá da Hebe.

Onde comer em Vitória

Ilha das Caieiras

Tradicional bairro de pescadores, a Ilha das Caieiras cresceu, mas manteve sua ligação com o mar e vários restaurantes formaram um polo gastronômico especializado em frutos do mar.

No lado menos glamoroso da capital, pode ter certeza que você comerá a melhor moqueca capixaba de Vitória.

Os melhores restaurantes de Vitória

Para comer comida regional de qualidade, você pode ir ao Enseada Geraldinho e ao Pirão, restaurantes especializados em moqueca capixaba e outros pratos típicos – como a casquinha de siri.

Outra excelente opção, que eu sempre vou para comer arroz de mariscos, é o Ilha do Caranguejo.

Onde comer em Vitória

Se quiser conhecer lugares especiais, longe da parte mais turística, eu indico o Restaurante do Bigode, em Jesus de Nazareth, e o Mirante da Ilha, na Ilha das Caieiras. Os dois servem frutos do mar fresquinhos e muito saborosos.

Os dois têm vista para diferentes partes da Baía de Vitória.

Comida contemporânea

Um dos restaurantes que eu mais gosto é o Don Camaleone. O cardápio é bem diversificado e os drinques são sensacionais.

A Melt é uma hamburgueria perfeita, a melhor da cidade na minha opinião.

Os dois ficam na Praia do Canto, onde há muitas opções de restaurantes e bares.

Comida saudável

Eu adoro descobrir restaurantes novos e foi assim que me apaixonei pelo Casa Graviola e pelo D’Bem. Os dois ficam na Praia do Canto e têm cardápios super criativos com tudo de melhor.

O Casa Graviola serve almoço e jantar. O D’Bem só abre para almoço.

Onde comer em Vitória

Nesta pegada de comida saudável, tem, também, o Aloha, que tem salada, sanduíches e risotos ótimos.

Comida internacional

Vitória também tem bons restaurantes de comida internacional.

Quem gosta de comida mexicana, vai adorar o Los Chicos.

Onde comer em Vitória

Para os apaixonados por comida árabe, o Aladim tem quibes e esfirras deliciosas.

Os amantes de uma boa carne não vão se decepcionar no La Dolina, que tem decoração e cardápio argentino – incluindo as famosas empanadas.

Onde comer em Vitória

Para os amantes de comida japonesa, eu indico o Banzai – essa é uma dica extra.

Bares para petiscar

O Abertura da Rua da Lama é super tradicional: cadeiras de plástico sobre a calçada, galera jovem reunida e o delicioso kieber.

Esse frango empanado com queijo e presunto tem um segredo que nos deixa viciado por ele – todo mundo é.

Eu também gosto do Beb’s Vitória, que tem um sambinha muito bom.

Na orla da Praia de Camburi o Barlavento Beach Bar é espetacular. Ele é um quiosque de praia boutiquebeach club, como alguns chamam – e tem um restaurante no térreo e um lounge no rooftop.

É um dos melhores lugares para encerrar a noite – e onde tem mais gente bonita por metro quadrado na cidade. Oh, céus!

Onde ficar em Vitória

Eu sou capixaba. Nasci e moro no Espírito Santo e, por isso, sei muito bem quais as melhores áreas para se hospedar na minha cidade do coração.

Para começar, tenha em mente que Vitória é uma capital pequena, quando comparada com outras do Sudeste.

→ Onde ficar em Vitória

Vitória é pequena e muito bem cuidada. Na parte mais nobre da cidade, há muitas opções de hospedagem com um custo-benefício interessante.

Como tudo é perto, dá para usar o transporte público, pedir um Uber, alugar uma bicicleta e até fazer bastante coisas a pé mesmo.

Estas são as áreas mais interessantes para ficar em Vitória.

  • Praia do Canto, fica na área nobre e é muito bem localizado;
  • Jardim da Penha, bairro universitário e perto da principal praia;
  • Jardim Camburi, perto do aeroporto e mais barato;
  • Enseada do Suá, área comercial com pouca movimentação à noite;
  • Reta da Penha, uma das principais avenidas da cidade.

Na minha opinião, os melhores bairros são Praia do Canto e Jardim da Penha. Veja algumas opções que eu considero interessantes nessas áreas

IBIS PRAIA DE CAMBURI

O padrão básico desta rede internacional acaba sendo uma ótima opção, porque a gente não tem surpresas. O Ibis Praia de Camburi fica de frente para a Praia de Camburi, uma área realmente muito boa.

Onde ficar em Vitória

Há restaurantes há poucos metros e muitas opções para quem quer usar o transporte público. Os quartos são básicos, confortáveis e bem resolvidos. Mas, o ponto forte do hotel é a localização – e o preço, claro.

BOURBON VITÓRIA HOTEL

O Bourbon Vitória Hotel tem um estilo que eles chamam de residence, já que muitas unidades parecem mesmo apartamentos completos. O hotel fica perto de tudo e também tem um custo-benefício muito interessante.

O grande barato é que os quartos da frente têm uma varanda muito legal com uma vista incrível da Praia de Camburi.

BRISTOL ALAMEDA VITÓRIA

De frente para a Praia de Camburi, o Bristol Alameda Vitória é perfeito para quem já quer acordar e curtir a orla, caminhar até o Píer de Iemanjá ou alugar uma bicicleta para pedalar pela cidade.

Os quartos são bem confortáveis e a área da piscina é boa para relaxar no fim do dia. A localização é realmente muito boa, perto de tudo: praia, comércios, bancos e aeroporto.

IBIS PRAIA DO CANTO

Com padrão já bem conhecido, o Ibis Praia do Canto é uma ótima opção para se hospedar em Vitória. Fazendo jus ao nome da rede, este hotel tem tudo que você precisa e não cobra um fortuna por isso.

Onde ficar em Vitória

Os quartos são modernos e depois de uma caminhada de dez minutos, você coloca os pés na Praia de Camburi. O Triângulo das Bermudas fica praticamente na esquina.

Onde ficar em Vitória

BRISTOL EASY HOTEL

Nesta unidade do Bristol Easy Hotel os quartos são básicos, com televisão, internet e ar condicionado – o essencial. Ele fica a apenas alguns metros da Rua da Lama e do Parque Pedra da Cebola, um ótimo lugar para relaxar e ficar perto da natureza.

Onde ficar em Vitória

A Ponte da Passagem fica, praticamente, de frente para hotel. O café da manhã é muito elogiado.

Onde ficar em Vitória

IBIS BUDGET VITÓRIA

O Ibis Budget Vitória é mais uma opção para se hospedar na cidade com a rede Ibis. Esta unidade, que está em uma das principais avenidas da capital, garante conforto e comodidade a preços justos.

Onde ficar em Vitória

Nesta área, você estará próximo de um centro comercial e do Triângulo das Bermudas. É fácil usar o transporte público.

RECOMENDAÇÕES DE VIAGEM - COVID-19

Devido à pandemia de Covid-19, novas medidas de saúde e segurança foram adotadas. Elas são importantes para evitar o contágio, protegendo você, quem trabalha diretamente com o turismo e as comunidades locais.

Antes de viajar, verifique a situação do seu destino para não encontrar atrativos fechados e, claro, não colocar a sua vida e a de seus familiares em risco.

Veja algumas medidas adotadas:

  • Álcool gel disponível nos quartos e nas áreas comuns;
  • Uso obrigatório de máscaras nas áreas comuns;
  • Respeito às regras de distanciamento físico;
  • Uso de produtos de limpeza eficazes contra o coronavírus;
  • Café da manhã pode ser servido no quarto.

Veja mais dicas do Espírito Santo

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Espírito Santo.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

Escreva um comentário