Pesquisar
Close this search box.

Praias de Itapemirim: Itaoca e Itaipava, as queridinhas do sul

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Praias de Itapemirim

Se você conhece o Espírito Santo, é bem provável que já tenha ouvido falar das praias de Itapemirim, cidade do litoral sul capixaba.

Itaipava e Itaoca são as mais procuradas por turistas e ficam lotadas na alta temporada – do final de dezembro ao final de janeiro. Fora dessa época, o ambiente é tranquilo, ideal para quem quer descansar longe do agito e de áreas muito badaladas.

Mas Itapemirim não é apenas praia.

Embora a extensão territorial do município seja pequena – são 557 quilômetros quadrados –, é na cidade que fica um dos mais emblemáticos cartões-postais do Espírito Santo: o Frade e a Freira.

O monumento natural tem 683 metros de altura e aparece várias vezes no horizonte de quem viaja pela BR-101 no sul capixaba.

Com a forma de dois religiosos, o Frade e a Freira também são destino certo para turistas apaixonados por esportes de aventura como trilha, escalada e rapel.

O FRADE E A FREIRA

As duas montanhas de granito ficam em Itapemirim, na divisa com Rio Novo do Sul. Nas redondezas, várias lendas são contadas sobre o formato curioso que as duas protagonizam quando vistas de longe – a silhueta revela a freira com o rosto coberto e o frei com as mãos unidas em oração.

Uma das histórias contadas diz que o frade e a freira se apaixonaram, mas foram impedidos de viver o romance por causas dos votos religiosos. O amor dos dois era tão forte que a natureza os transformou em pedra.

Praias de Itapemirim

Apesar de pequena, Itapemirim tem uma boa estrutura turística.

Uma das coisas que mais me surpreendeu foi ver como a orla das praias é organizada: as ruas dessa região são pavimentadas e privilegiam o pedestre.

Mas se você estiver planejando conhecer Itapemirim no verão, prepare-se, porque vai ter que dividir a areia da praia com muita gente.

Itapemirim tem poucas pousadas, então vale aquela velha regra de que quem reserva com antecedência leva a melhor.

Praia de Itaoca

É muito comum ver famílias inteiras reunidas em cadeiras, toalhas e guarda-sóis.

Como o mar é tranquilo e a faixa de areia extensa, muita gente se diverte como pode.

Praias de Itapemirim

Na alta estação, a praia pode ficar um pouco tumultuada, mas a sua beleza é a mesma em qualquer época do ano.

Em toda a orla há quiosques que vendem bebidas e petiscos. Em ruas próximas funcionam bares, restaurantes e lanchonetes que têm preços para todos os bolsos.

Praia de Itaipava

Itaoca e Itaipava são praticamente a mesma praia.

Uma termina onde a outra começa: numa área de pedras que avança em direção ao mar. Sendo assim, as características são muito semelhantes: faixa de areia extensa e mar tranquilo, apesar de muitas ondas.

Na alta temporada, assim como em Itaoca, há uma grande aglomeração de pessoas e ambulantes que aproveitam o sol para ganhar um dinheiro extra.

Em sua extremidade direita há um imenso quebra-mar onde você pode seguir de carro – ou caminhando –  para ver toda a extensão da praia.

Praias de Itapemirim

Praia da Gamboa

Essa foi a praia que eu mais gostei em Itapemirim.

Um pouco afastada do Centro e até meio deserta, ela tem uma paisagem natural adorável e algumas rochas a limitam nas extremidades. Há também alguns bares e restaurantes.

Praias de Itapemirim

A praia é bem rústica – nem calçamento nas ruas tem –, e mesmo na alta estação dá para curtir uma certa tranquilidade, especialmente se você se afastar da área dos bares.

No verão, rolam shows e alguns eventos nas areias da Gamboa.

Ilha do Francês

Essa ilha fica de frente para a praia de Itaoca e tem esse nome por causa farol construído em 1730 pelos franceses. Um programa muito legal é fazer o passeio de escuna que visita a ilha.

Saindo da praia, são pouco mais de três quilômetros de navegação, e há uma parada de 40 minutos para um mergulho em águas incrivelmente transparentes.

Lagoa Guannandy

Também conhecida como Lagoa das Sete Pontas, essa imensa porção d’água tem vários pontos de banho.

Como alguns ficam em áreas privadas e mais reservadas, dá para aproveitar um pouco da beleza natural do lugar. Porém, na alta estação, pontos como a famosa Lagoa do Gomes – que na verdade é o braço de lagoa que está nesta comunidade – ficam extremamente lotados.

Como conhecer as praias de Itapemirim

Como chegar

Itapemirim fica a 130 quilômetros de Vitória, a capital do Espírito Santo.

De carro, você pode seguir pela BR-101 que está sendo duplicada. Outra opção é a Rodovia do Sol, que passa pelo litoral. Há cobrança de pedágio nas duas vias.

De ônibus, quem leva é a Viação Planeta. Na hora de comprar a passagem pela internet você deve escolher a rota Vitória-Marataízes.

Onde ficar

O ideal é ficar na área de Itaipava ou de Itaoca, mas, como a cidade é pequena, se estiver de carro dá até para ficar nas cidades vizinhas.

→ Veja a lista de pousadas

Se você quiser aproveitar a cidade além das praias, uma boa pedida é ficar em uma pousada aos pés do Frade e a Freira.

Veja mais dicas do Espírito Santo

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Espírito Santo.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2