Pesquisar
Close this search box.

Deserto Siloli: um mundo de maravilhas entre Bolívia e Chile

Atualizado em 1 de abril de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Deserto Siloli

O deserto Siloli fica na Bolívia, mas é considerado parte do Atacama, a região mais seca do planeta com áreas onde não chove há mais de 23 milhões de anos.

Estou no meu segundo dia de viagem pelos desertos que ligam Uyuni a San Pedro de Atacama, no Chile. Nesses dias, eu vi muitas coisas lindas, intrigantes e até inimagináveis, mas viajar pelo pouco conhecido Siloli me impressionou.

Nessa terra tão árida e quase sem vida, os encantamentos não têm fim.

Deserto Siloli

Aqui, minha aventura começa aos pés do vulcão Ollagüe, que expulsa uma constante fumaça de seu interior como sinal de que ainda está vivo, ativo e que a qualquer momento pode entrar em erupção. Essa fumaça é, na verdade, formada pela liberação de gases e vapor d’água.

Deserto Siloli

Sua cratera, com mais de 1.250 metros de circunferência está a uma altura de 5.500 metros, e, para chegar lá, é preciso muita disposição e preparo físico.

Seguro viagem para a Bolívia

Apesar de não ser obrigatório, viajar para a Bolívia sem um seguro viagem não é uma boa ideia.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você também terá atendimento em casos de emergências médicas, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Se você for fazer qualquer atividade de risco – como trekking em vulcões, cruzar o Salar de Uyuni de carro ou conhecer a Amazônia boliviana, por exemplo – o seguro passa a ser essencial para sua viagem. Pode confiar em mim!

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Espetáculo da natureza

O segundo ponto de visitação do deserto Siloli é a Árbol de Piedra, uma curiosa formação rochosa que tem forma semelhante à de uma árvore.

Esculpida pelos fortes ventos do deserto, ela está localizada no caminho para a Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa, uma gigantesca área de proteção ambiental que atrai muitos visitantes.

Deserto Siloli

Avançando mais 18 quilômetros, chego à Laguna Colorada, que para muitos é o ponto mais esperado do roteiro. Esse lago de água salobra e de tom avermelhado já está dentro da reserva, bem na fronteira com o Chile.

Deserto Siloli

A coloração das águas, dizem os cientistas, vem da proliferação de um determinado tipo de alga e nada tem a ver com a coloração dos flamingos vistos com frequência por aqui.

Na manhã seguinte, é hora de ver o esplendor dos gêiseres. Eles são pequenas aberturas no solo de onde, de tempo em tempo, sobem colunas de vapor e água quente.

Deserto Siloli

Essas curiosas formações da natureza, que somente são vistas em áreas vulcanizadas, são melhor observadas pela manhã, logo nos primeiros raios de sol. Para isso, é preciso acordar bem cedo.

Eu levantei às 4h sob um frio congelante de 5 graus.

Deserto Siloli

Conhecido como Sol de Mañana, esse campo de intensa atividade vulcânica tem mais de dez quilômetros quadrados e está entre 4.800 e 5.000 metros de altitude.

Logo, qualquer caminhada parece muito esforço, já que o cansaço e a falta de ar podem nos deixar para baixo.

Lagunas Verde e Blanca

A minha próxima parada é a Laguna Verde, que está bem ao lado da Laguna Blanca.

Com 1.700 hectares, a lagoa tem essa cor devido à grande concentração de arsênio e outros minerais que estão suspensos em suas águas.

Nem sempre você verá o lago num tom de verde extremo, já que sua cor pode variar entre o turquesa e o verde esmeralda dependendo do grau de sedimentação da água, que é influenciado pelos ventos.

Diferentemente dos outros lagos da minha rota, nesse eu não encontro flamingos. Espertos, os bichinhos fogem dos minerais tóxicos.

Depois de uma volta, passamos pela portaria da reserva. Aqui está a piscina de águas termais onde muitos turistas se banham.

Para falar a verdade, não vi muita graça nessa poça d’água. Talvez fique mesmo difícil achar qualquer piscininha atraente depois de ter nadado no fantástico Ojo del Inca, em Potosí.

Quando ir

Há duas estações ideais para visitar o deserto: entre setembro e novembro e entre março e maio.

Aqui, a amplitude térmica é muito acentuada – variando de zero a 40 graus no mesmo dia – e, nesses períodos, as temperaturas são mais amenas.

Deserto Siloli

Como chegar

A melhor maneira de chegar ao deserto Siloli é contratando um tour que pode partir de San Pedro de Atacama ou de Uyuni. Partindo de Uyuni, eu paguei BOB 850 pelo passeio com hospedagem e alimentação inclusos por três dias.

De carro, esteja certo de que estará acompanhado de um bom guia. Aqui, GPS não funciona bem, e os relatos de pessoas desaparecidas não são raros.

Onde ficar

No meio do nada, as opções de hospedagem são poucas, muito poucas. Eu me hospedei no Hostal Turístico São Bernardo.

Aqui, fui logo recebido com um chá acompanhado de biscoitos. Mas as mordomias acabaram logo. Os quartos são simples, têm seis camas, mas bem melhores do que imaginei.

Deserto Siloli

A energia elétrica – para lâmpadas e tomadas – é ligada às 19h30 e desligada às 21h30. O banho quente custa BOB 15. O jantar é servido às 20h30. Depois disso, se contente em observar a perfeição do céu no deserto.

Deserto Siloli

Quanto custa

Para entrar na Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa é preciso pagar uma tarifa de BOB 150. O pagamento é feito no escritório que funciona perto da piscina de águas termais.

Ah, para tomar banho na piscina é preciso pagar BOB 6. Uma tarifa de BOB 3 é cobrada para usar o banheiro.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no país por até 90 dias. Esse prazo pode ser estendido por mais 90 dias.

Documentos

Você pode usar o passaporte, com validade de seis meses, ou a carteira de identidade, emitida há menos de dez anos.

Dinheiro

A moeda oficial é o boliviano, representado pela sigla BOB. Veja como usar seu dinheiro na Bolívia.

Vacinas

A vacinação contra febre amarela é obrigatória. Veja como emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Informações sobre covid-19

Desde 31 de julho de 2023, não há restrições para entrada na Bolívia. Isso significa que não é mais necessário apresentar comprovante de vacinação ou testes de covid-19.

Veja mais dicas da Bolívia

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Bolívia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

8 respostas

  1. Adorei o seu blog, é uma viagem à parte. Mas os 150 bol, equivale a quanto em real? Embora saiba que há diferenças de cambio… é bom termos uma referência do momento, ao menos.

  2. Ló, o céu é a coisa mais incrível do mundo. Não tem uma nuvem sequer e dá pra ver todas as estrelas.

    Um abraço.

  3. : D
    Adorei o hostel! O céu a noite devem ser irados. Milhares de estrelas. Legal seu blog!

    Bons ventos : )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *