Comidas da República Dominicana

30

Atualizado em 7 de julho de 2020

Comidas da República Dominicana

As comidas da República Dominicana são muito saborosas, variadas e, em alguns aspectos, se aproximam da culinária brasileira.

O pescado com coco, por exemplo, é muito semelhante à moqueca baiana e capixaba, e o pastel en hoja se parece com a saborosa pamonha goiana, com a diferença de que o milho é substituído pela mandioca e enrolado em folha de bananeira.

Aqui, também é comum encontrar os chicharrones de pollo e o pica-pollo, que são pedaços de frango frito. Até o moro, que é o casamento perfeito entre o arroz e o feijão em um estiloso mexido, nos lembra da comida de casa. Mas as semelhanças param por aqui.

Comidas da República Dominicana | Pastel de Hoja

As peculiaridades da comida dominicana começam a ser percebidas nas ruas.

Nas esquinas, você será convidado a experimentar o limonzilho, uma frutinha verde, pequena e que nasce em cachos. Sua casca forte abriga um caroço revestido por uma polpa amarelada de sabor cítrico capaz de viciar gradativamente.

Comidas da República Dominicana

Veja algumas comidas da República Dominicana que experimentei durante minha viagem.

Mofongo

Um dos itens mais encontrados na mesa do dominicano é o plátano, que corresponde à nossa banana-da-terra, mas que, geralmente, é frita ainda verde. Amassada com alho, essa mistura dá origem ao mofongo, que é servido tradicionalmente com carne de porco. Essa saborosa iguaria pode ser comida no almoço, no jantar ou em uma refeição rápida.

Comidas da República Dominicana | Mofongo

Yaniqueque

Esse tipo de pão frito é encontrado facilmente nas barraquinhas de fritura que abundam nas praias de Boca Chica, Barahona e Guayacenes, por onde passei. Fresquinho e ainda quente, ele é uma saborosa opção para matar a fome no meio da tarde.

Comidas da República Dominicana | Yaniqueque

Comidas da República Dominicana | Frituras

Habichuelas con Dulce

Esse foi o prato que mais me causou estranheza. Ele nada mais é do que feijão doce. Do feijão vermelho é preparado um caldo grosso onde os grãos desaparecem e, então, se juntam o açúcar, algumas uvas passas e um pouco de canela.

Depois de pronto, acrescentam-se pequenos biscoitos doces sobre o prato. Quente ou frio, ele é uma delícia e é muito consumido durante as festas de fim de ano.

Comidas da República Dominicana | Habichuela con Dulce

Sanduíche do Barra Payan

Sentar-se nos bancos do balcão desse tradicional bar é uma autêntica experiência dominicana.

Servindo o mesmo sanduíche há mais de 50 anos, desde a sua fundação, o bar ocupa um humilde ponto na Rua 30 de Marzo, em Santo Domingo.

Comidas da República Dominicana | Barra Payan

A seleção de sucos de frutas tropicais é um atrativo à parte. Bom mesmo é o Payan Especial, um sanduíche de pão francês, com tomate, presunto, peito de frango e dois tipos de queijo.

Parece simples, não é mesmo? Então, aguarde até você experimentar o sabor dessa iguaria local.

O sanduíche custa DOP 130 e o suco DOP 40. O pagamento é feito exclusivamente em dinheiro.

Comidas da República Dominicana | Barra Payan

Dulces

O tradicional dulce de leche, aqui, ganha várias versões: recheado de laranja, frutas secas, goiabada e tantas outras opções eles são um verdadeiro convite à gula. Na Casa del Dulce, na Zona Colonial, você vai encontrar todo e qualquer tipo de doce local. Além disso, a sessão de bebidas também é muito variada e os preços são justos.

Comidas da República Dominicana | Casa del Dulce

Veja todos os posts da República Dominicana