Comidas da República Dominicana

30

Atualizado em 7 de julho de 2020

Comidas da República Dominicana

As comidas da República Dominicana são muito saborosas, variadas e, em alguns aspectos, se aproximam da culinária brasileira.

O pescado com coco, por exemplo, é muito semelhante à moqueca baiana e capixaba, e o pastel en hoja se parece com a saborosa pamonha goiana, com a diferença de que o milho é substituído pela mandioca e enrolado em folha de bananeira.

Aqui, também é comum encontrar os chicharrones de pollo e o pica-pollo, que são pedaços de frango frito. Até o moro, que é o casamento perfeito entre o arroz e o feijão em um estiloso mexido, nos lembra da comida de casa. Mas as semelhanças param por aqui.

Comidas da República Dominicana | Pastel de Hoja

As peculiaridades da comida dominicana começam a ser percebidas nas ruas.

Nas esquinas, você será convidado a experimentar o limonzilho, uma frutinha verde, pequena e que nasce em cachos. Sua casca forte abriga um caroço revestido por uma polpa amarelada de sabor cítrico capaz de viciar gradativamente.

Comidas da República Dominicana

Veja algumas comidas da República Dominicana que experimentei durante minha viagem.

Mofongo

Um dos itens mais encontrados na mesa do dominicano é o plátano, que corresponde à nossa banana-da-terra, mas que, geralmente, é frita ainda verde. Amassada com alho, essa mistura dá origem ao mofongo, que é servido tradicionalmente com carne de porco. Essa saborosa iguaria pode ser comida no almoço, no jantar ou em uma refeição rápida.

Comidas da República Dominicana | Mofongo

Yaniqueque

Esse tipo de pão frito é encontrado facilmente nas barraquinhas de fritura que abundam nas praias de Boca Chica, Barahona e Guayacenes, por onde passei. Fresquinho e ainda quente, ele é uma saborosa opção para matar a fome no meio da tarde.

Comidas da República Dominicana | Yaniqueque

Comidas da República Dominicana | Frituras

Habichuelas con Dulce

Esse foi o prato que mais me causou estranheza. Ele nada mais é do que feijão doce. Do feijão vermelho é preparado um caldo grosso onde os grãos desaparecem e, então, se juntam o açúcar, algumas uvas passas e um pouco de canela.

Depois de pronto, acrescentam-se pequenos biscoitos doces sobre o prato. Quente ou frio, ele é uma delícia e é muito consumido durante as festas de fim de ano.

Comidas da República Dominicana | Habichuela con Dulce

Sanduíche do Barra Payan

Sentar-se nos bancos do balcão desse tradicional bar é uma autêntica experiência dominicana.

Servindo o mesmo sanduíche há mais de 50 anos, desde a sua fundação, o bar ocupa um humilde ponto na Rua 30 de Marzo, em Santo Domingo.

Comidas da República Dominicana | Barra Payan

A seleção de sucos de frutas tropicais é um atrativo à parte. Bom mesmo é o Payan Especial, um sanduíche de pão francês, com tomate, presunto, peito de frango e dois tipos de queijo.

Parece simples, não é mesmo? Então, aguarde até você experimentar o sabor dessa iguaria local.

O sanduíche custa DOP 130 e o suco DOP 40. O pagamento é feito exclusivamente em dinheiro.

Comidas da República Dominicana | Barra Payan

Dulces

O tradicional dulce de leche, aqui, ganha várias versões: recheado de laranja, frutas secas, goiabada e tantas outras opções eles são um verdadeiro convite à gula. Na Casa del Dulce, na Zona Colonial, você vai encontrar todo e qualquer tipo de doce local. Além disso, a sessão de bebidas também é muito variada e os preços são justos.

Comidas da República Dominicana | Casa del Dulce

Veja todos os posts da República Dominicana

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

30 Comentários

  1. Avatar

    Gostei muito do seu relato sobre a culinária local, era exatamente o que eu procurava
    Meu marido está indo para esta cidade e precisamos saber o que vamos encontrar por lá.
    Estou preocupada com terremotos.
    Deus guarde esse povo
    Obg.

  2. Avatar
    Dandara kyese medeiros dos santos on

    Obrigada pelas dicas.
    Estou indo à República Dominicana no final de ano com um amigo meu. Curti e sou viciada em comida e obrigada pelas dicas.
    Se poder, pode da outras dicas só pra ajudar uma brasileira que vai pela primeira vez neste país?

  3. Avatar

    Estou encantada com a culinária da República Dominicana.
    Achei esse feijão doce exótico, mas parece ser delicioso.
    Eu pretendo ir à República Dominicana em breve, assim como a Costa Rica.
    Se você tiver alguma informação da culinária desse país também, agradeço muitíssimo.

  4. Avatar

    Essas informações me ajudaram bastante. Tenho um trabalho pra fazer sobre as comidas da RD e esses relatos vão me ajudar bastante, que maravilha!!!!!

  5. Avatar

    Gente! Adorei…

    Não tive o prazer de conhecer ainda… Mas é uma de minhas metas pessoais.
    Altier, creio que as críticas são realmente boas quando são construtivas, para que possamos melhorar algo…
    Mas a pessoa só se deu o trabalho de “olhar” a tua publicação, sim com certeza ela só olhou… E ainda escreve: MUITA POUCA INFORMAÇÃO. É para acabar com qualquer um.

    Só o que posso te dizer, é que adorei teu post. Com certeza podes aprimora-los… Mas aos poucos não é mesmo?!?
    Abraço.

    • Altier Moulin

      Oi Paola,

      Obrigado por me acompanhar e também por entender que nem sempre dá para esclarecer todos os detalhes em um único post. Aliás, o meu objetivo era mesmo que ele servisse de aperitivo. 🙂

      Um abraço!

    • Altier Moulin

      Oi Alexandrina,

      Não entendi a sua colocação: tem pouca informação em que sentido? Talvez ela não tenha a informação que você procura, mas tem as informações que eu tinha para escrevê-la.

      Além disso, eu fiz uma série de posts sobre a República Dominicana justamente porque tinha informações demais para colocar em apenas um. Sugiro que você leia os outros posts.

      De qualquer forma, obrigado por dedicar o seu tempo para ler os meus relatos e obrigado também por sua opinião. Ela é realmente importante para mim.

      Um abraço!

      • Avatar
        Kelen Henriques on

        Interessantíssimo, vou tentar a “pamonha” de mandioca rsss, se der certo vou insistir na culinária nordestina a produção de mandioca sergipana é alta e a demanda baixa …quem sabe isso vira um atração local e de quebra ajuda na formação de renda e diminuição da vulnerabilidade social….Grata por ter compartilhado sua experiência.

Escreva um comentário