Atualizado em 7 de julho de 2020
As comidas da República Dominicana são muito saborosas, variadas e, em alguns aspectos, se aproximam da culinária brasileira.
O pescado com coco, por exemplo, é muito semelhante à moqueca baiana e capixaba, e o pastel en hoja se parece com a saborosa pamonha goiana, com a diferença de que o milho é substituído pela mandioca e enrolado em folha de bananeira.
Aqui, também é comum encontrar os chicharrones de pollo e o pica-pollo, que são pedaços de frango frito. Até o moro, que é o casamento perfeito entre o arroz e o feijão em um estiloso mexido, nos lembra da comida de casa. Mas as semelhanças param por aqui.
As peculiaridades da comida dominicana começam a ser percebidas nas ruas.
Nas esquinas, você será convidado a experimentar o limonzilho, uma frutinha verde, pequena e que nasce em cachos. Sua casca forte abriga um caroço revestido por uma polpa amarelada de sabor cítrico capaz de viciar gradativamente.
Comidas da República Dominicana
Veja algumas comidas da República Dominicana que experimentei durante minha viagem.
Mofongo
Um dos itens mais encontrados na mesa do dominicano é o plátano, que corresponde à nossa banana-da-terra, mas que, geralmente, é frita ainda verde. Amassada com alho, essa mistura dá origem ao mofongo, que é servido tradicionalmente com carne de porco. Essa saborosa iguaria pode ser comida no almoço, no jantar ou em uma refeição rápida.
Yaniqueque
Esse tipo de pão frito é encontrado facilmente nas barraquinhas de fritura que abundam nas praias de Boca Chica, Barahona e Guayacenes, por onde passei. Fresquinho e ainda quente, ele é uma saborosa opção para matar a fome no meio da tarde.

Habichuelas con Dulce
Esse foi o prato que mais me causou estranheza. Ele nada mais é do que feijão doce. Do feijão vermelho é preparado um caldo grosso onde os grãos desaparecem e, então, se juntam o açúcar, algumas uvas passas e um pouco de canela.
Depois de pronto, acrescentam-se pequenos biscoitos doces sobre o prato. Quente ou frio, ele é uma delícia e é muito consumido durante as festas de fim de ano.
Sanduíche do Barra Payan
Sentar-se nos bancos do balcão desse tradicional bar é uma autêntica experiência dominicana.
Servindo o mesmo sanduíche há mais de 50 anos, desde a sua fundação, o bar ocupa um humilde ponto na Rua 30 de Marzo, em Santo Domingo.
A seleção de sucos de frutas tropicais é um atrativo à parte. Bom mesmo é o Payan Especial, um sanduíche de pão francês, com tomate, presunto, peito de frango e dois tipos de queijo.
Parece simples, não é mesmo? Então, aguarde até você experimentar o sabor dessa iguaria local.
O sanduíche custa DOP 130 e o suco DOP 40. O pagamento é feito exclusivamente em dinheiro.
Dulces
O tradicional dulce de leche, aqui, ganha várias versões: recheado de laranja, frutas secas, goiabada e tantas outras opções eles são um verdadeiro convite à gula. Na Casa del Dulce, na Zona Colonial, você vai encontrar todo e qualquer tipo de doce local. Além disso, a sessão de bebidas também é muito variada e os preços são justos.
Veja todos os posts da República Dominicana
- Descubra o Monumento Natural los Tres Ojos
- Dez imperdíveis atrações de Santo Domingo
- Conheça a Zona Colonial de Santo Domingo
- Guia de viagem para a República Dominicana
- Furacão na República Dominicana não afetou o turismo
- Comidas da República Dominicana
- As belíssimas praias de Barahona
- República Dominicana além de Punta Cana
- Entenda o trânsito de Santo Domingo
- Santiago e Puerto Plata: o norte dominicano