Dez imperdíveis atrações de Santo Domingo

8

Atualizado em 21 de maio de 2018

Uma tarefa difícil é escolher o que fazer em uma cidade tão empolgante como a capital da República Dominicana. Se vale uma ajuda, eu listei dez imperdíveis atrações de Santo Domingo para que você, assim como eu, desfrute um pouco dos diferentes atrativos da Capital das Américas.

Catedral de Santo Domingo | A Catedral de Santa María la Menor foi a primeira a ser construída no continente americano. Sua fachada simples não revela sua grandiosidade interna, especialmente a beleza de seu teto.  A entrada custa DOP 40, mas se você quiser usar o sistema de audioguia, o valor sobe para DOP 60. As visitas acontecem diariamente, das 8h às 18h, e há missas às 17h.

Jardim Botânico Nacional | Essa imensa área verde tem mais de dois milhões de metros quadrados. Além disso, é habitada por diferentes espécies de plantas de diversas partes do mundo. Sem dúvida, o jardim japonês é o mais bonito entre todos os atrativos. O passeio de trem com guias do parque nos leva rapidamente aos diferentes ambientes em uma viagem educativa e altamente indicada para crianças. O Jardim Botânico Nacional abre das 9h às 17h, e a entrada para adultos custa DOP 60.

Dez atrações de Santo Domingo | Jardim Botânico

O jardim japonês.

Dez atrações de Santo Domingo | Jardim Botânico

O trenzinho do Jardim Botânico.

Boca Chica | A mais popular praia da região de Santo Domingo está a 19 quilômetros do centro da capital. Frequentada basicamente por moradores, a praia tem uma extensa faixa de areia e um mar azul claro onde a calmaria reina soberana. Aqui, estão as tradicionais barraquinhas de fritura. Porém, não é recomendado comer em nenhuma dessas barracas que vendem peixes, batatas e outros produtos. Todas elas são regularizadas, mas o controle de qualidade passa longe daqui.

Praça da Bandeira | Esse imenso monumento patriota está localizado em uma das áreas mais movimentadas da cidade: o cruzamento das avenidas 27 de Febrero e Gregorio Luperon. Além disso, homenageia um dos símbolos mais importantes do país: a própria bandeira. Aqui, são realizadas manifestações e comemorações cívicas.

Dez atrações de Santo Domingo | Plaza de La Bandera

A Plaza de La Bandera: monumento ao símbolo maior da nação.

Zoológico de Santo Domingo | O ZooDom é um daqueles programas ideais para quem é apaixonado por vida selvagem e para quem viaja com crianças. Embora não seja um grande zoológico, ele tem várias espécies de animais das Américas, da África e da Ásia. Com mais de 1,2 milhão de metros quadrados, é coberto por oito quilômetros de ruas pavimentadas. É por este caminho que passam os trenzinhos que nos levam a todos os ambientes. As visitas acontecem de terça a domingo, das 9h às 17h, e a entrada custa DOP 100.

Dez atrações de Santo Domingo | Zoológico

Flamingos do ZooDom.

Dez atrações de Santo Domingo | Zoológico

Zebra: mais de três mil animais pode ser vistos no ZooDom.

Zona Colonial | Consagrada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, em 1990, a Zona Colonial de Santo Domingo nos conduz ao passado muito bem preservado. São prédios, ruas e monumentos espalhados pela cidade que foi fundada em 1496, apenas quatro anos depois que Cristóvão Colombo pisou o nosso continente. Leia mais em Conheça a Zona Colonial de Santo Domingo.

Aquário Nacional | Nesse aquário, encontramos mais de três mil espécies que vivem no Mar do Caribe e tantas outras de várias regiões do globo terrestre. Um dos tanques mais apreciados é o dos tubarões e das arraias. Outras espécies de grande interesse são os peixes coloridos, os corais e as tartarugas. Aqui, também podemos visitar El Túnel, que é uma construção submarina contida por um grande arco de vidro que nos permite sentir verdadeiramente dentro do mar. As visitas acontecem de terça a domingo, das 9h às 17h, e a entrada custa DOP 30.

Dez atrações de Santo Domingo | Aquário

Túnel onde se tem a sensação de estar no fundo do mar.

Dez atrações de Santo Domingo | Aquário

Tartaruga Marinha do Aquário Nacional.

Parque Natural Los Tres Ojos | Localizado em Santo Domingo Este, esse parque é um conjunto de três cavernas de onde brotam lagos azuis de água translúcida. Foi descoberto em 1916, e estudiosos afirmam que a formação das piscinas naturais é um fenômeno que ocorre pouquíssimas vezes. Isso, porque os canais de água subterrânea emergem da terra formando os lagos que, preservados, mantêm traços da história milenar dos primeiros habitantes da ilha. Leia mais sobre esse passeio em Descubra o Monumento Natural los Tres Ojos.

Dez atrações de Santo Domingo | Tres Ojos

Um dos lagos do Monumento Natural los Tres Ojos.

La Fortaleza de Santo Domingo | É na Calle Las Damas que está a entrada para La Torre del Homenaje. Ela foi construída dentro dos limites da Fortaleza de Santo Domingo – também chamada de Fortaleza Osama –, e é a mais antiga edificação militar ainda de pé no Novo Mundo. Além disso, envolvia toda a Zona Colonial. Mais que um importante ponto de resistência aos invasores, esse lugar foi palco de pomposas cerimônias reais. Entre elas, a de chegada de Dom Diego Colombo, que recebeu o título de II Vice-Rei nesse mesmo lugar.

Aqui, não se contente em apenas observar essa imponente construção pelo lado de fora. Entre, suba as escadas que te levam até o alto dos seus 18 metros, olhe pelas fendas construídas estrategicamente. Depois disso, a sua relação com esse lugar não será a mesma. A entrada custa DOP 100 e as visitas acontecem de segunda a sábado, das 9h às 18h30, e aos domingos, das 9h às 16h.

Faro a Colón | Essa construção monumental – que também é conhecida como Museu das Américas e como Mausoléu do Almirante – foi inaugurada por ocasião da comemoração dos 500 anos de descobrimento das Américas, em 1992. Entretanto, a sua construção demorou algumas décadas. Aqui, cada país do continente tem uma sala com um breve acervo sobre a sua cultura e história. Construído em forma de cruz, no centro um imenso monumento esculpido em mármore branco encanta pelos preciosos detalhes. As visitas podem ser feitas de terça a domingo, das 9h às 17h, e a entrada custa DOP 60.

Dez atrações de Santo Domingo | Faro a Colón

A monumental estrutura do Faro a Colón.

Dez atrações de Santo Domingo | Faro a Colón

Os corredores infinitos do monumento que homenageia Cristóvão Colombo.

Minha viagem à República Dominicana teve o apoio da Betta Câmbio e da Vital Card.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

8 Comentários

  1. Olá, adorei as dicas. Acho importante que antes das pessoas viajarem, elas tenham acesso a boas informações. Informações de qualidade para sentirem-se mais seguras ao viajar. O blog está de parabéns.

  2. Nossa, adorei também as dicas. Fiquei encantada com o Aquário Nacional.

    Meus tios estão morando em Santo Domingo e sem dúvidas depois dessa publicação lida com tanta emoção e curiosidade estarei visitando eles o mais breve possível. Bom para colocar a saudade em dia e conhecer lugares lindos.

    Faz muito bem em passar seus conhecimentos.

    Obrigada!

  3. Thereza Teixeira on

    Em fevereiro próximo, estarei visitando Santo Domingo. Suas dicas foram maravilhosas e vou a todas. Me encanta sempre a parte histórica das cidades que visito e os belos recantos naturais que você descreve tão bem.
    Obrigada e parabéns!

Escreva um comentário