Pesquisar
Close this search box.

Quando ir a Montevidéu: melhores épocas para viajar

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Quando ir a Montevidéu: veja qual é a melhor e pior época para viajar

A capital do Uruguai atrai muitos brasileiros, que aproveitam as promoções de passagem aérea para fazer uma viagem rápida. Mas, para quem quer conhecer a cidade e planejar uma viagem mais longa, é importante saber quando ir a Montevidéu.

Além de ser parada quase obrigatória para os brasileiros que querem chegar a Punta del Este, Montevidéu nos reserva muito mais do que isso.

Um passeio pela Cidade Velha, por exemplo, pode ser feito todo a pé, admirando e conhecendo a história deste pequeno país, que tem pouco menos que 3,5 milhões de habitantes.

Quando ir a Montevidéu

Segundo os dados do Weather Spark, o clima na cidade é subtropical úmido, ou seja, no verão faz bastante calor e no inverno faz muito frio. Com isso, a escolha de quando ir a Montevidéu fica mais fácil, já que depende do seu gosto pessoal. Eu, por exemplo, não gosto de frio.

No geral, a temperatura é agradável e amena, com média anual de 17 graus e as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano.

Primavera

A primavera vai de setembro a dezembro. Esta é a melhor época para ir a Montevidéu se você não quer lidar com os extremos de temperaturas.

O termômetro marca em torno dos 18 graus. Além disso, fugir da umidade e do calor do verão e evitar o frio do inverno vai lhe permitir explorar a cidade com mais tranquilidade.

TEMPERATURA MÉDIA
Quando ir a Montevidéu: veja qual é a melhor e pior época para viajar

Verão

A estação quente vai de dezembro a março. Estes são os dias de temperatura elevada, por volta dos 30 graus, e os locais gostam de curtir o verão nas praias de água doce da cidade, beirando o famoso Rio da Prata.

Você pode aproveitar para ir a Montevidéu no início de fevereiro e curtir o carnaval uruguaio. Assim como nós, eles também dão muito valor às festividades. Mas, aqui, o carnaval dura 40 dias, sendo considerado o mais longo do mundo.

PROBABILIDADE DE CHOVER
Quando ir a Montevidéu: veja qual é a melhor e pior época para viajar

Inverno

O frio chega nos meses de junho a setembro. Se você não estiver acostumado, prepare-se para dias congelantes. Ir a Montevidéu no inverno é conhecer a cidade com temperaturas quase sempre abaixo dos 10 graus.

Os dias são, em sua maioria, nublados e com vento soprando do litoral, o que faz a sensação térmica despencar.

Outono

Essa estação vai de março a junho. O outono é uma ótima opção para quem quer ir a Montevidéu sem se preocupar com as temperaturas.

Nesta época, você aproveita uma brisa agradável e os termômetros marcam  ente 15 e 20 graus.

Onde ficar em Montevidéu

Quando visitei a cidade, escolhi ficar no Centro para poder aproveitar melhor a parte histórica da capital uruguaia.

Mas, se diferente de mim, você preferir ficar na parte mais moderna, escolha um hotel em Punta Carretas ou em Pocitos.

Para ajudar na sua escolha, eu fiz esta lista os melhores hotéis de Montevidéu que aliam conforto, boa localização e uma excelente relação custo-benefício.

Smart Hotel Montevideo

O Smart Hotel Montevideo fica no Centro, uma boa área para se hospedar em Montevidéu. O hotel  tem uma vista deslumbrante da cidade e fica bem pertinho da Plaza Independencia e do Teatro Solís – cerca de 200 metros – na região que eles chamam de Ciudad Vieja.

Os quartos são grandes e arejados, assim como os banheiros. A internet funciona perfeitamente – ótimo para quem precisa trabalhar do hotel. O café da manhã é servido no térreo e tem muitas variedades, tudo sempre fresquinho. Vale a pena dar uma olhada com calma!

Onde ficar em Montevidéu

Pocitos Plaza Hotel 

O Pocitos Plaza Hotel também fica no bairro Pocitos, como o nome sugere, e a apenas dez minutos de carro do Centro. Nessa região, há diversos bons restaurantes e muitas opções para quem gosta de fazer umas comprinhas na viagem.

Os quartos são bons, confortáveis, mas básicos – isso ajuda no custo-benefício. O hotel oferece um chá da tarde de cortesia e, se quiser, você pode usar as bicicletas do hotel para rodar pela cidade. Isso é muito legal!

Onde ficar em Montevidéu

Ibis Montevideo

Para quem não gosta de arriscar, as grandes redes sempre são boas escolhas, já que os padrões de qualidade são os mesmos em qualquer parte do mundo. Por isso, o Ibis Montevideo é uma boa opção para você ficar em Montevidéu.

Onde ficar em Montevidéu

O hotel fica a apenas um quilômetro do Centro, no Barrio Sul que é uma ótima escolha para viajantes interessados em arquitetura, museus e bons restaurantes. Esta região também é bastante procurada por famílias.

Onde ficar em Montevidéu

Dazzler Montevideo

Conforto e boa localização são as principais características do Dazzler Montevideo, uma das melhores opções para você ficar em Montevidéu. Ele fica no moderno bairro de Punta Carretas, um dos mais nobres da cidade, e está rodeado por atrações culturais e bons restaurantes.

Os quarto são sensacionais, espaçosos, arejados, com camas grandes e roupa de cama de primeira. A piscina na cobertura é a cereja do bolo, perfeita para os dias de verão. Sessões de massagem e aulas de pilates estão disponíveis por um custo extra, e o hotel permite animais de estimação.

Onde ficar em Montevidéu

Holiday Inn Montevideo

O Holiday Inn Montevideo é uma ótima opção para você ficar em Montevidéu. Ele tem piscina coberta, academia e quartos muito elegantes. O café da manhã é muito elogiado e cheio de variedades.

Onde ficar em Montevidéu

Você vai poder aproveitar para relaxar nas espreguiçadeiras do terraço e usar a sauna – nada mal, né? Outro ponto positivo é que o hotel fica bem perto do Terminal Rodoviário Tres Cruces, de onde partem os ônibus que nos levam ao interior do país.

Onde ficar em Montevidéu

Crystal Palace Hotel

O Crystal Palace Hotel não é novo e é uma boa opção para quem não quer gastar muito. Ele fica na Avenida 18 de Julho, no coração do Centro, e tem um restaurante que serve comida regional.

Os quartos são espaçosos alguns têm banheira de hidromassagem ou vista panorâmica da cidade. O estacionamento é gratuito e o café da manhã está dentro do esperado pelo preço cobrado.

Onde ficar em Montevidéu

Hotel Califórnia

O Hotel California fica a apenas uma quadra de algumas das principais atrações da cidade: a Intendência, que é a prefeitura de Montevidéu; a Avenida 18 de julho, a principal da cidade; o Mercado da Abundancia, um dos mais queridos e populares; e da Fuente de los Candados.

Onde ficar em Montevidéu

Nessa região, que é perto também da Plaza Independencia, estão diversos restaurantes, supermercados, farmácias e um comércio bastante movimentado. O hotel passou por uma reforma há poucos anos e os quartos oferecem o que a gente precisa para ter dias tranquilos na cidade: uma boa cama, silêncio e um café da manhã bem reforçado.

Faixas de preço em Montevidéu

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Montevidéu.



Booking.com

Informações básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no Uruguai por até 90 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Brasileiros podem apresentar o passaporte ou a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos.

Moeda

O peso uruguaio, identificado pela sigla UYU, é a moeda nacional. Para sua viagem, leve reais ou dólares.

Vacinas

Nenhuma vacina específica é obrigatória, independentemente do motivo da viagem.

Informações sobre covid-19

Desde 16 de fevereiro de 2023, não é mais necessário apresentar o certificado de vacinação contra a covid-19 ou resultados negativos de testes.

Seguro Viagem

Em junho de 2023, o seguro viagem deixou de ser obrigatório para entrar no Uruguai. Mas  não é uma boa ideia viajar sem ter a garantia de ter atendimento médico e hospitalar de urgência. 

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas do Uruguai

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Uruguai.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9