Atualizado em 26 de fevereiro de 2021
No menor estado brasileiro viajar de um lugar a outro é fácil, rápido e barato. Mas, para aproveitar a viagem de verdade, é preciso saber quando ir a Sergipe.
Para ter uma ideia, a viagem de carro mais longa não passa de três horas: vai de Aracaju a Canindé de São Francisco – distante 195 quilômetros uma da outra.
São praias, cânions, sítios históricos, tudo a poucos quilômetros da capital, Aracaju – que tem um ritmo tranquilo e uma boa infraestrutura para quem quer fugir da correria das grandes cidades.
Sem falar que o sergipano é acolhedor, contador de histórias e sabe preparar uma carne de sol com pirão de leite como ninguém.
Mas, para aproveitar tudo isso, você precisa saber quando ir a Sergipe e quais as épocas certas para visitar cada lugar.
Quando ir a Sergipe
O clima de Sergipe é classificado como Tropical Atlântico, por estar próximo dos trópicos e do oceano. E, como o estado é pequeno, o clima é muito influenciado pelas corrente marítimas.
O período chuvoso de Sergipe ocorre entre os meses de abril e agosto, especialmente no mês de maio.
→ Sergipe de carro: roteiro completo
Sergipe também tem outras características que diferenciam uma região da outra. São três zonas climáticas: litoral, agreste e semiárido.
O litoral é marcado pela alternância de períodos secos e chuvosos. O agreste é uma zona de transição para o semiárido. Já o semiárido é marcado pela ausência quase absoluta de chuva.
Aracaju
A melhor época para conhecer Aracaju é entre setembro e março, meses mais secos, e com tempo bom para praia.
Os dias no inverno são mais frescos, com termômetros marcando entre 23 e 28 graus. As maiores chances de chuva estão nos meses de maio a julho.
→ 15 coisas para ver e fazer em Aracaju
Em junho, tudo fica mais alegre com as festas de São João.
São Cristóvão e Laranjeiras
Os meses de julho a outubro são os mais indicados.
A estação seca é longa, de novembro a abril, e é sempre bastante quente. O período mais fresco, de junho a setembro, tem ventos fortes e dias nublados, com mais chances de chuva.
→ São Cristóvão e a Praça de São Francisco
Laranjeiras é considerada a capital da cultura popular em Sergipe, com eventos importantes como o Encontro Cultural, o Combate Lambe-sujo e Caboclinho e o Micareme.
Litoral norte e sul
O litoral de Sergipe tem clima tropical quente e úmido. A melhor época para curtir as praias do Estado é entre outubro e fevereiro, com dias mais longos e ensolarados.
O período com maior chance de chuvas vai de março a agosto.
Vale ficar atento também ao calendário de eventos locais. O Forró Caju, maior festa do Estado, acontece em junho, junto com as festas de São João. Sergipe tem também um carnaval antecipado muito famoso, o Précaju.
Cânion do Xingó
O Cânion do Xingó, o maior cânion navegável do mundo, fica em Canindé de São Francisco.
→ Como visitar o Cânion do Xingó
A região tem clima quente o ano inteiro, com temperaturas sempre entre 19 e 36 graus e ventos fortes. A melhor época para visitar o Cânion do Xingó é entre junho e setembro.
Veja mais dicas de Sergipe
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Sergipe.