Quando ir a Sergipe: a melhor época para conhecer os principais destinos

3

Atualizado em 5 de outubro de 2020

No menor estado brasileiro viajar de um lugar a outro é fácil, rápido e barato. Mas, para aproveitar a viagem de verdade, é preciso saber quando ir a Sergipe.

Para ter uma ideia, a viagem de carro mais longa não passa de três horas: vai de Aracaju a Canindé de São Francisco  – distante 195 quilômetros uma da outra.

→ Onde se hospedar em Aracaju

São praias, cânions, sítios históricos, tudo a poucos quilômetros da capital, Aracaju – que tem um ritmo tranquilo e uma boa infraestrutura para quem quer fugir da correria das grandes cidades.

Sem falar que o sergipano é acolhedor, contador de histórias e sabe preparar uma carne de sol com pirão de leite como ninguém.

Mas, para aproveitar tudo isso, você precisa saber quando ir a Sergipe e quais as épocas certas para visitar cada lugar.

Quando ir a Sergipe

O clima de Sergipe é classificado como Tropical Atlântico, por estar próximo dos trópicos e do oceano. E, como o estado é pequeno, o clima é muito influenciado pelas corrente marítimas.

O período chuvoso de Sergipe ocorre entre os meses de abril e agosto, especialmente no mês de maio.

→ Sergipe de carro: roteiro completo

Sergipe também tem outras características que diferenciam uma região da outra. São três zonas climáticas: litoral, agreste  e semiárido.

O litoral é marcado pela alternância de períodos secos e chuvosos. O agreste é uma zona de transição para o semiárido. Já o semiárido é marcado pela ausência quase absoluta de chuva.

Quando ir a Sergipe

Aracaju

A melhor época para conhecer Aracaju é entre setembro e março, meses mais secos, e com tempo bom para praia.

Os dias no inverno são mais frescos, com termômetros marcando entre 23 e 28 graus. As maiores chances de chuva estão nos meses de maio a julho.

→ 15 coisas para ver e fazer em Aracaju

Em junho, tudo fica mais alegre com as festas de São João.

São Cristóvão e Laranjeiras

Os meses de julho a outubro são os mais indicados.

A estação seca é longa, de novembro a abril, e é sempre bastante quente. O período mais fresco, de junho a setembro, tem ventos fortes e dias nublados, com mais chances de chuva.

→ São Cristóvão e a Praça de São Francisco

Laranjeiras é considerada a capital da cultura popular em Sergipe, com eventos importantes como o Encontro Cultural, o Combate Lambe-sujo e Caboclinho e o Micareme.

Litoral norte e sul

O litoral de Sergipe tem clima tropical quente e úmido. A melhor época para curtir as praias do Estado é entre outubro e fevereiro, com dias mais longos e ensolarados.

Quando ir a Sergipe

O período com maior chance de chuvas vai de março a agosto.

Vale ficar atento também ao calendário de eventos locais. O Forró Caju, maior festa do Estado, acontece em junho, junto com as festas de São João. Sergipe tem também um carnaval antecipado muito famoso, o Précaju.

Quando ir a Sergipe

Cânion do Xingó

O Cânion do Xingó, o maior cânion navegável do mundo, fica em Canindé de São Francisco.

→ Como visitar o Cânion do Xingó

A região tem clima quente o ano inteiro, com temperaturas sempre entre 19 e 36 graus e ventos fortes. A melhor época para visitar o Cânion do Xingó é entre junho e setembro.

Veja mais sobre Sergipe

Ficou mais fácil escolher quando ir a Sergipe? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Aproveite para ver outras dicas de Sergipe.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde criança, sonhei em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

3 Comentários

  1. Avatar

    Olá tudo bem?
    O mar da orla de atalaia é bom para banho?
    Poderia me indicar um bom hotel com boas piscinas e que tenha algumas atrações noturnas por perto?

  2. Pingback: Destaques de Viagem: 14 de Agosto de 2020 – Roteiro Planejado

Escreva um comentário