Provar pratos típicos é uma das coisas que mais gosto de fazer durante uma viagem. Então, se você também pensa assim, se prepare para ficar com água na boca com essas dicas de onde comer em Aracaju.
Pouca comentada entre os viajantes, Aracaju é a capital de Sergipe, o menor estado brasileiro. Mas, isso não significa que a cidade não seja vibrante: com uma cultura incrível, há pratos típicos deliciosos e muito variados.
É que Aracaju e todo o litoral de Sergipe têm fartura de frutos do mar – como o caranguejo, um grande símbolo da gastronomia da cidade.
Da tradição nordestina, a carne de sol com pirão de leite, a torta de macaxeira e o cuscuz de todas as manhãs são imperdíveis. E também a tapioca, o queijo coalho e o doce de batata doce.
Onde comer em Aracaju
Eu tenho os meus restaurantes favoritos na cidade e, claro, faço questão que você também conheça cada um deles.
Por isso, eu listei os 15 melhores restaurantes e bares e as barracas de praia mais incríveis para você conhecer em Aracaju. Há opções em diferentes áreas e em várias faixas de preço.
Para se localizar melhor, dê uma olhada no mapa abaixo.
15 melhores restaurantes de Aracaju
- Casa Forró Cariri
- República dos Camarões
- Carne de Sol do Ramiro
- Pitu com Pirão da Eliane
- Carro de Bois
- Terra Tupi
- Tapioca do Jatobá
- Seu Sergipe
- Paraíso do Baixinho
- Restaurante Sollo
- Mar da Espanha Beach
- Parati Beach Club
- Duna Beach
- Salomé Bar Aracaju
- Seo Inácio
Ufa! Não foi fácil escolher apenas esses, porque há muitas boas opções para comer em Aracaju. Mas, antes de prosseguir, eu quero falar sobre a Passarela do Caranguejo.
Passarela do Caranguejo
Este é o nome do polo gastronômico da principal praia de Aracaju, a Praia do Atalaia. De frente para o mar, dezenas de bares, restaurantes e barracas de praia oferecem os mais variados tipos de pratos.
A Passarela do Caranguejo fica na Orla de Atalaia, na Avenida Santos Dumont, mais ou menos entre as ruas Deputado Clóvis Rollemberg e a Avenida Rotary – a cada ano, ela ganha novos empreendimentos, então isso acaba variando. Mas, não há como se confundir.
Na praia, há uma imensa escultura de um caranguejo que marca o centrinho da Passsarela. Caminhando alguns metros para a direita ou para a esquerda, você vai ver o movimento de turistas que sempre escolhem esta área para passa o fim de noite.
Esta parte da orla é uma das áreas boêmias da cidade, com ótimos bares e barracas para a gente sentar, relaxar e colocar o papo em dia com os amigos.
A verdade é que a gente encontra de tudo nesta parte de Aracaju, mas o circuito gastronômico não se restringe a apenas essa parte. Por isso, eu inclui várias opções fora da Passarela a minha lista de onde comer em Aracaju.
Mais para o sul, nos arredores da Praia de Aruana, há excelentes barracas e restaurantes que eu indico muito – vale a pena mesmo escolher um deles para comer em Aracaju.
Na parte mais nova da cidade, especialmente nos arredores do bairro Jardins, há bares e restaurantes ótimos também. Eles serão excelentes se você escolher ficar nesta parte de Aracaju.
Melhores restaurantes de Aracaju
Para comer comida regional e ouvir música ao vivo, vá ao Casa de Forró Cariri. Se você gosta de frutos do mar, o lugar ideal é o República dos Camarões.
Só não volte para casa antes de experimentar os pratos do tradicional Carne de Sol do Ramiro.
Ainda na linha dos pratos regionais, o Seu Sergipe é fantástico. Ele serve comida sergipana com um estilo muito particular. Vale a pena conhecer.
O pitu é um camarão de água doce e no tradicionalíssimo restaurante Pitu com Pirão da Eliane ele ganha um sabor que a gente não encontra em nenhum outro lugar da cidade.
O Carro de Bois tem um ambiente super aconchegante e serve pratos da culinária sergipana e mediterrânea. É uma mistura muito boa e um lugar muito interessante para comer em Aracaju.
O Restaurante Sollo fica na Praia de Aruana e vai na mesma linha, com pratos da culinária contemporânea.
O Terra Tupi não tem nada de esnobe: a qualidade dos produtos e o carinho com que os pratos são montados explicam o sucesso do restaurante.
Também merece destaque a maravilhosa Tapioca do Jatobá, que tem simplicidade e aquele jeito único de preparar uma tapioca de respeito.
Para beber e beliscar – ou petiscar – tem o Salomé Bar Aracaju, que fica no Jardins, o Seo Inácio, um clássico da vida boêmia de Aracaju, e o Amanda Bar.
Melhores Barracas de Praia
Entre as barracas de praia – os beach clubs, como alguns chamam – as melhores opções são a Paraíso do Baixinho e a Mar da Espanha Beach, a mais badalada da Praia de Atalaia.
Na Praia de Aruana, uma boa opção é o Parati Beach Club. Um pouco mais ao sul, na Praia do Mosqueiro, a Duna Beach tem ambientes sensacionais, gente bonita circulando e música eletrônica com deejays no comando.
Essas são as minhas dicas de onde comer em Aracaju, mas eu sei que há muita coisa boa pela cidade e, por isso, fica difícil de escolher.
Mas, sem dúvida, se você seguir a minha lista, vai ter uma ótima memória gastronômica depois que a viagem acabar.
Estou indo embora hoje, passei 8 dias em Aracaju, fui no Âncora na praia de Aruana e também tem um atendimento impecável, dentre os restaurantes quero incluir também O Matuto onde comemos carne do sol a parmegiana e teve MPB ao vivo no sábado, a Passarela do Caranguejo é boa demais pra passear a noite. E os passeios que fizemos para Xingó, Mangue Seco, Praia do Saco e Lagoa dos Tambaquis foram sensacionais. Estou indo embora, já querendo marcar o dia de voltar.
Que maravilha, Michele!
Essa sensação é a melhor que podemos ter.
Um abraço.
Olá, adorei as dicas, chego amanhã e fico até 15.01. Vi q os passeios ao canion são longos e demorados, tem alguma dica para abreviar?
Oi, Maria.
Não são longos. Um dia é o mínimo e vale muito a pena.
Pode anotar 🙂
Um abraço!
Nosssaaaa! Adoro caranguejo.
Vou usar todas essas dicas mês que vem. Adorei!
Obrigada!!
Você é demais, Altier.
Sigo suas dicas há anos e sempre são detalhadas e ótimas.
Estamos indo para Aracaju e vou aproveitar muito.
Vlw!
Maravilha, Marco.
Obrigado pelo reconhecimento. Tento fazer o melhor, com o máximo de detalhes, mas mantendo a simplidicade.
Esperto que aproveite muito.
Um abraço.
Eu também gosto muito, Carla.
Aproveite muito e depois me conte.
Um abraço.
Como não voltar com uns quilos a mais depois dessas dicas…? kkkk
Adorei tudo e vou usar muitoooo
Beijo.
Impossível. Francisca.
E o melhor é que é tudo barato. 🙂
Um abraço.
Que maravilha esse post.
Deu água na boca mesmo… kkk
Obrigada por compartilhar.
Maravivilha, Neide.
Aproveita para compartilhar com os amigos e com a família: tem a opção de compartilhar em todas as redes sociais na parte debaixo da tela.
Um abraço.
E os preços, como são?
Obrigada
Oi, Renata.
Aracaju tem fama de ser uma das capitais mais baratas.
Dá para comer muito bem sem gastar muito.
Pode confiar, porque é muita fartura e com preço ótimo.
um abreaço.
Que maravilha!
E de posts assim que a gente gosta.
Show de bola!
Valeu, Renan!
Eapero ajudar. 😉
Um abraço!