Quando ir a Auschwitz

2

Atualizado em 15 de junho de 2018

Este é o lugar mais triste que eu já visitei. Ainda assim, eu recomendo muito ir a Auschwitz. Não dá para negar que para visitar esse antigo campo de concentração nazista – que hoje é um museu – você precisa ter coragem, mas, é com experiências assim, que relembram um passado tão triste, que a gente consegue refletir de verdade sobre o nosso papel e a humanidade.

Auschwitz fica a 67 quilômetros de Cracóvia, na Polônia, e é muito importante entender o clima desta região e escolher a melhor época para ir a Auschwitz, sem ser pego de surpresa.

Quando ir a Auschwitz

Aqui, as estações são bem definidas, mas não duram períodos iguais. O inverno é longo e frio, o que influencia no horário de visitação do campo. O verão, por outro lado, é curto e agradável, mas é também a estação chuvosa no país.

É importante saber que o horário de funcionamento do Museu varia de acordo com a estação o ano. Além disso, ele pode fechar para atividades internas. Então, o ideal é consultar as datas e fazer sua reserva no site do Museu.

Quando ir a Auschwitz

Independentemente do clima, a visita a Auschwitz é pesada.

A visita no campo de concentração dura cerca de quatro horas e você não paga para entrar. Mas, eu acho indispensável estar acompanhado de um guia, para que você possa compreender e absorver bem o que aconteceu aqui.

Para entender melhor, eu sugiro que leia: Como é visitar Auschwitz.

Verão | O complexo de Auschwitz abre às 8h todos os dias. No verão – de maio a setembro – as visitas são encerradas às 19h. Isso porque, nesta época, os dias são mais longos e ensolarados, com temperaturas variando entre 20 e 27 graus. Julho e agosto são os meses mais chuvosos. Em setembro o termômetro já começa a marcar a média de 15 graus.

É nesta época que o movimento de turistas é maior, mas como o campo de visitação é grande e os grupos têm um número limitado de pessoas, ninguém fica tumultuado.

Quando ir a Auschwitz

No verão, o Museu ganha mais cor e mais visitantes.

Inverno | O inverno vai de outubro a abril. O horário de abertura permanece o mesmo, às 8h, mas o fechamento muda. No mês de dezembro, por exemplo, você precisará ir a Auschwitz mais cedo, já que as visitas são encerradas às 14h.

Nessa época, as temperaturas chegam ao negativo facilmente e é mais difícil ficar muito tempo ao ar livre. Um lado positivo disso é que você conseguirá ver Auschwitz coberto pela neve e sentir mais intensamente o que passaram aqueles que viveram – e morreram – aqui, durante a Segunda Guerra Mundial.

Quando ir a Auschwitz

Com neve e frio intenso, tudo fica ainda mais difícil. Foto: Huffington Post

CONPARTILHE COM SEUS AMIGOS

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

2 Comentários

  1. Maria Lucia Cernew on

    Oi Altier, boa tarde. Sou Maria Lucia Cernew a qual vc muito me ajudou na ocasião de minha viagem de carro partindo de São Paulo ao Perú e voltando pelo Chile. Estive no leste europeu e visitei Auschwitz, ao mesmo tempo muito triste e tb interessante pq ainda hj há pessoas que não acreditam no acontecido. Minha próxima viagem será p Israel e Egito.Entrarei em contato p que vc mais uma vez me de dicas fantásticas…um abraço…

Escreva um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.