La Portada: o imperdível de Antofagasta

6

Atualizado em 20 de abril de 2020

O La Portada é um Monumento Natural que fica dentro de uma área ambientalmente protegida. Trata-se de uma imensa região de falésias, onde o deserto do Atacama encontra o Oceano Pacífico. A imagem dessa formação rochosa está presente em praticamente todo material de divulgação turística da cidade. Até os ônibus são estampados com a figura do portal de rocha que se tornou a atração número um de Antofagasta, no litoral norte do Chile.

Criado na década de 1990, o parque onde está o La Portada se destaca pela sequência de rochas sedimentares. Elas formam enormes paredões que chegam a 40 metros de altura. Esse paraíso é a morada de lobos marinhos, pinguins de Humboldt, gaivotas e muitas outras aves que vêm até aqui para se reproduzirem. Cada uma fazendo seus ninhos nas fendas das rochas.

La Portada: o imperdível de Antofagasta

O monumento natural La Portada.

La Portada: o imperdível de Antofagasta

A fabulosa vista do mirante.

La Portada: o imperdível de Antofagasta

A curiosa formação rochosa que parece um portal.

La Portada: o imperdível de Antofagasta

A praia: intocada e preservada.

Nos limites do parque, muito mais do que apreciar a estonteante beleza natural do lugar, você pode fazer uma pequena caminhada pelas trilhas para visitar o mirante e o museu. Ali, pode conhecer mais sobre as espécies nativas da região lendo as informações nos totens estrategicamente posicionados.

Infelizmente, a trilha que nos levava bem pertinho do mar incrivelmente verde está interditada. Seu fechamento aconteceu quando houve desprendimento de pedaços de rochas dos paredões sobre o caminho. Isso colocava a vida dos turistas em perigo.

Depois desse fato, em agosto de 2013, os biólogos do parque perceberam que algumas espécies que andavam sumidas da região retornaram. Isso ocorreu porque a interferência humana na praia deixou de acontecer. Assim, optou-se por manter a trilha fechada por tempo indeterminado. A natureza agradece.

La Portada: o imperdível de Antofagasta

São quilômetro e mais quilômetros de falésias.

La Portada: o imperdível de Antofagasta

Há vários totens informativos no parque.

La Portada: o imperdível de Antofagasta

O Atacama encontrando o mar.

Programe seu passeio no La Portada

Quanto custa | A entrada no parque e no museu é gratuita. O parque funciona diariamente, das 10h às 18h, mas eu aconselho que você vá no período da tarde, quando o sol ilumina o monumento de frente.

Quando ir | É possível visitar Antofagasta todos os dias do ano, já que o clima dessa região é desértico e tem pouquíssima chuva. A temperatura máxima média é de 24 graus e a mínima de 17.

Como chegar | A melhor opção para chegar ao La Portada é tomar o ônibus 129, que circula na beira-mar de Antofagasta. A passagem custa CLP 480 e a viagem demora cerca de 40 minutos até o terminal de ônibus. Do terminal parte um único ônibus que vai ao La Portada de hora em hora.

Enquanto você aguarda o transporte você pode matar a fome na lanchonete que funciona em frente ao terminal. Eu comprei um legítimo completo, um cachorro quente bem no estilo chileno, e tive a grata sorte de encontrar Inca Kola, o famoso refrigerante peruano com gostinho de erva-doce.

De carro, siga pela Ruta Nacional 1, no sentido Antofagasta-Topocilla, e entre na Ruta B-446, na altura do quilômetro 18, sentido Juan López. A estrada é boa e não há necessidade de o veículo ser tracionado.

La Portada: o imperdível de Antofagasta

Um completo e uma Inca Kola, por favor.

La Portada: o imperdível de Antofagasta

O antigo caminho que levava ate à praia e as lanchonetes do parque.

Onde ficar | Antofagasta é muito procurada por quem vem fazer negócios na cidade. Por isso, as hospedagens aqui tendem a ser mais caras durante a semana, ficando mais baratas nos finais de semana. Também é muito importante fazer sua reserva com antecedência para garantir um bom preço e uma localização ideal. Geralmente, ficando no centro você terá mais facilidades de transporte público e serviços, como mercados e restaurantes, por exemplo. Vejas as melhores opções da cidade.

Visto e documentos | Não é necessário visto para entrar no país, e o tempo de permanência é de até 90 dias. Brasileiros podem apresentar o passaporte ou a carteira de identidade, desde que ela esteja em bom estado de conservação. Não há exigência de vacinação para nenhuma doença, independentemente do motivo da viagem.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

6 Comentários

  1. Parabéns pelo relato. Tudo muito bem escrito e detalhado. Estou planejando fazer uma viagem parecida e tem sido difícil encontrar informações tão bem escritas como as que encontrei aqui. Muito obrigado!
    Aproveitando, gostaria de pedir sua sugestão quanto a viabilidade do meu passeio, que consistirá em 08 noites pegando bus e tours 4×4 se for o caso.
    Dia 01: chega em santa cruz e vai até potossi/uyuni
    Dia 02: começa passeio pelo salar
    Dia 03: salar
    Dia 04: salar / chega em San Pedro do atacama
    Dia 05: atacama
    Dia 06: sai de calama e chega em Santiago
    Dia 07 e 08: santiago

    • Oi Bruno,

      Acho muito corrido. Você não vai ver nada em Santa Cruz, em Potosi. Um dia no Atacama é mesmo que nada.
      Desculpe, mas acho melhor revisar seu roteiro.

      Um abraço.

Escreva um comentário