La Portada: o monumento natural que é cartão-postal de Antofagasta, no Chile

Atualizado em 10 de outubro de 2022 – 2 min de leitura

La Portada

O La Portada é uma formação rochosa considerada Monumento Natural e fica dentro de uma imensa área de falésias, onde o deserto do Atacama encontra o Oceano Pacífico.

A imagem do La Portada está presente em, praticamente, todo material de divulgação turística da cidade: até os ônibus são estampados com a figura do portal de rocha que se tornou a atração número um de Antofagasta, no litoral norte do Chile.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Monumento Natural da Portada

Criado na década de 1990, o Parque onde está o La Portada se destaca pela sequência de rochas sedimentares que formam enormes paredões que chegam a 40 metros de altura.

Esse paraíso é a morada de lobos marinhos, pinguins de Humboldt, gaivotas e muitas outras aves que vêm até La Portada para se reproduzir.

La Portada

Nos limites do Parque, muito mais do que apreciar a estonteante beleza natural do lugar, é possível fazer uma pequena caminhada pelas trilhas para visitar o mirante e o museu.

Nele, a gente pode conhecer mais sobre as espécies nativas da região lendo as informações nos totens estrategicamente posicionados.

La Portada

Infelizmente, a trilha que nos levava bem pertinho do mar incrivelmente verde-azulado está interditada. Seu fechamento aconteceu quando houve desprendimento de pedaços de rochas dos paredões sobre o caminho.

Isso colocava a vida dos turistas em perigo.

Depois desse fato, em agosto de 2013, os biólogos do Parque perceberam que algumas espécies que andavam sumidas da região retornaram: isso aconteceu por que a presença humana na praia deixou de ser frequente.

Assim, a administração do Parque decidiu manter a trilha fechada por tempo indeterminado. A natureza agradece!

Programe seu passeio no La Portada

Quanto custa

A entrada no Parque e no museu é gratuita.

Quando ir

O Parque funciona diariamente, das 10h às 18h, mas eu aconselho que você vá no período da tarde, quando o sol ilumina o monumento de frente.

É possível visitar Antofagasta todos os dias do ano, já que o clima da região é desértico e tem pouquíssima chuva. A temperatura máxima média é de 24 graus e a mínima de 17.

Como chegar

A melhor opção para chegar ao La Portada é tomar o ônibus 129, que circula na beira-mar de Antofagasta. A viagem demora cerca de 40 minutos até o Terminal de Ônibus.

Do terminal parte um único ônibus que vai ao La Portada de hora em hora.

La Portada

De carro, siga pela Ruta Nacional 1, no sentido Antofagasta-Topocilla, e entre na Ruta B-446, na altura do quilômetro 18, sentido Juan López. A estrada é boa e não há necessidade de o veículo ser tracionado.

Onde comer

Enquanto você aguarda o transporte você pode matar a fome na lanchonete que funciona em frente ao Terminal.

Eu comprei um legítimo completo, um cachorro quente bem no estilo chileno, e tive a grata sorte de encontrar Inca Kola, o famoso refrigerante peruano com gostinho de erva-doce.

Dentro do Parque há uma loja de conveniência que vende lanches rápidos e bebidas.

Onde ficar

Antofagasta é muito procurada por quem vem fazer negócios na cidade. Por isso, as hospedagens tendem a ser mais caras durante a semana, ficando mais baratas nos finais de semana.

→ Hotéis em Antofagasta

Também é muito importante fazer sua reserva com antecedência para garantir um bom preço e uma localização ideal. Geralmente, ficando no Centro, você terá mais facilidades de transporte público e serviços, como mercados e restaurantes, por exemplo.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

6 Comentários

  1. Bruno

    Parabéns pelo relato. Tudo muito bem escrito e detalhado. Estou planejando fazer uma viagem parecida e tem sido difícil encontrar informações tão bem escritas como as que encontrei aqui. Muito obrigado!
    Aproveitando, gostaria de pedir sua sugestão quanto a viabilidade do meu passeio, que consistirá em 08 noites pegando bus e tours 4×4 se for o caso.
    Dia 01: chega em santa cruz e vai até potossi/uyuni
    Dia 02: começa passeio pelo salar
    Dia 03: salar
    Dia 04: salar / chega em San Pedro do atacama
    Dia 05: atacama
    Dia 06: sai de calama e chega em Santiago
    Dia 07 e 08: santiago

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Bruno,

      Acho muito corrido. Você não vai ver nada em Santa Cruz, em Potosi. Um dia no Atacama é mesmo que nada.
      Desculpe, mas acho melhor revisar seu roteiro.

      Um abraço.

      Responder
  2. Gilson

    Parabéns pelo Site. Excelente conteúdo.
    Gilson

    Responder
    • Altier Moulin

      Obrigado, Gilson.

      Responder
  3. Munique

    As obras da natureza são Incríveis ! E a verdadeira perfeição de Deus !

    Otimo post parabéns !

    Responder
    • Altier Moulin

      Obrigado, Munique.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16
Share to...