La Caleta de Antofagasta: imperdível experiência da vida local no Chile

Atualizado em 10 de outubro de 2022 – 2 min de leitura

La Caleta de Antofagasta

O vaivém de pescadores em La Caleta de Antofagasta me deixou meus olhos inquietos. Gritos tímidos anunciavam as promoções do fim da manhã, enquanto gaivotas voavam assanhadas sobre as barraquinhas, que se enfileiravam próximas ao cais.

De longe, dois grandes pelicanos aguardavam serenamente o momento certo para dar o bote e roubar um peixão do pescador mais distraído.

Foi assim que o destino me apresentou a La Caleta de Antofagasta, um dos programas que mais gostei na cidade.

La Caleta de Antofagasta

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

La Calera de Antofagasta

Envolvido com aquela sinfonia de sons, aromas e cores, observei que, ao mesmo tempo em que mulheres limpavam o pescado fresco tirando as escamas, a cabeça e as tripas, no píer, outros barcos chegam acompanhados por lobos marinhos que moram o mar da Caleta, onde sempre lhes sobra algo para matar a fome.

La Caleta de Antofagasta

No galpão, onde funcionam outras dezenas de barraquinhas, é possível comprar peixe fresco e também apreciar os pratos locais preparados com o pescado recém-tirado do mar.

Pelos corredores, jovens com sorrisos no rosto tentam atrair para si a atenção de quem passa meio sem rumo.

La Caleta de Antofagasta

Fisgado por uma dessas vendedoras, parei para provar um delicioso ceviche. Ele foi o meu aperitivo, já que o almoço viria mais tarde: um saboroso peixe frito, acompanhado de arroz e salada.

É assim, relembrando cada passo que dei em La Caleta de Antofagasta, que descrevo o meu lugar preferido na cidade.

Sabe aquela coisa de, pelo menos por um instante, fazer parte da vida local? É isso.

Então, se quiser ver de perto todo esse colorido, sentir o cheiro da vida cotidiana dos pescadores e experimentar os saborosos pratos feitos com frutos do mar, que são clássicos da culinária chilena, o seu lugar é em La Caleta de Antofagasta.

La Caleta de Antofagasta

Ele nada mais é do que um imenso terminal pesqueiro que funciona ao lado do píer onde atracam os barcos dos pescadores, e tudo se desenrola espontaneamente sem muita cerimônia.

É tudo muito simples e sem frescura, como a vida deve mesmo ser.

Planeje sua visita a La Caleta de Antofagasta

Quando ir

La Caleta de Antofagasta funciona diariamente, das 7h às 17h.

Quanto custa

A entrada é gratuita. Uma porção de ceviche custa CPL 3.500. Um peixe frito, acompanhado de arroz e salada custa CLP 7.000.

Como chegar

La Caleta de Antofagasta fica na Avenida Balmaceda, ao lado do Yate Clube e quase em frente do Museu de Antofagasta. É possível chegar aqui caminhando, a partir do Centro da cidade.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19
Share to...