De Antofagasta ao balneário Juan López: um encontro com o passado

Atualizado em 10 de outubro de 2022 – 2 min de leitura

Balneário Juan López

Deixando Antofagasta, logo depois de visitar o La Portada, considerado o atrativo turístico número um da cidade, o meu próximo destino foi o balneário Juan López. A cidadezinha lembra bem como já foi todo o litoral norte do Chile.

Por ter forma de ferradura, as praias de Juan López são protegidas do vento e das ondas do mar agitado. Com uma costa de clima desértico, a cidade tem praias de areia fina e cinza que atraem milhares de turistas no verão.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Balneário Juan López

À minha frente, a estrada segue em curvas. Subidas e descidas vão revelando ao longo do caminho uma preciosa visão do Oceano Pacífico.

Depois de quase uma hora, vejo no alto de um pequeno monte uma frase que resume bem o que me espera: um bem-vindo a Juan López escrito sobre a montanha arenosa. Tenho certeza de que estou no lugar certo.

Balneário Juan López

Essa cidadezinha de nome e estilo comum homenageia um dos mais ilustres chilenos.

Conta a história que Juan López, conhecido como Chango, foi o primeiro residente chileno no território que ainda pertencia à Bolívia.

Foi López quem deu início à primeira indústria de exploração de cobre e, em 1862, pediu às autoridades bolivianas um subsídio de terras para desenvolvê-las e torná-las produtivas.

Assim, ficou claro que seria esse lugar seria sua moradia para sempre.

Em poucos anos, a Baía de Antofagasta passou a ter dezenas de pequenas comunidades e vilas de pescadores.

A pesca se tornou a atividade econômica fundamental para a manutenção da mineração em toda a província e, assim, nasceu o que hoje é Juan López.

Balneário Juan López

O vilarejo é muito simples. Ainda não há casarões, grandes hotéis ou restaurantes famosos. As ruas ainda não são calçadas – a não ser a rodovia principal e, talvez, seja isso que a faça ser tão atraente: Juan López representa um retorno à raízes do Chile de anteriormente.

Planeje sua visita ao Balneário Juan López

Quando ir

É possível visitar o Balneário Juan López todos os dias do ano, já que o clima dessa região é desértico e tem pouquíssima chuva. A temperatura máxima média é de 24 graus e a mínima de 17.

Como Chegar

A melhor opção para chegar a Juan López é tomar o ônibus 129, que circula na beira-mar de Antofagasta. A viagem demora cerca de 40 minutos até o Terminal de Ônibus.

Do Terminal, parte, de hora em hora, um único ônibus que vai ao La Portada e a Juan López. De carro, siga pela Ruta Nacional 1, no sentido Antofagasta-Topocilla, e entre na Ruta B-446, na altura do quilômetro 18, sentido Juan López.

Onde ficar

Antofagasta é muito procurada por quem vem fazer negócios na cidade. Por isso, as hospedagens tendem a ser mais caras durante a semana, ficando mais baratas nos finais de semana.

→ Hotéis em Antofagasta

Também é muito importante fazer sua reserva com antecedência para garantir um bom preço e uma localização ideal. Geralmente, ficando no Centro, você terá mais facilidades de transporte público e serviços, como mercados e restaurantes, por exemplo.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

2 Comentários

  1. Edgard Cruz

    Existe camping para motorhome em Juan López?

    Grato.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Edgard,

      Eu não pude ver nenhum espaço assim em Juan López, mas vi várias pessoas acampando ao longo da praia. Assim, acredito que seja viável parar lá por algumas noites.

      Um abraço.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19
Share to...