De Antofagasta ao balneário Juan López: um encontro com o passado

Atualizado em 10 de outubro de 2022 – 2 min de leitura

Balneário Juan López

Deixando Antofagasta, logo depois de visitar o La Portada, considerado o atrativo turístico número um da cidade, o meu próximo destino foi o balneário Juan López. A cidadezinha lembra bem como já foi todo o litoral norte do Chile.

Por ter forma de ferradura, as praias de Juan López são protegidas do vento e das ondas do mar agitado. Com uma costa de clima desértico, a cidade tem praias de areia fina e cinza que atraem milhares de turistas no verão.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Balneário Juan López

À minha frente, a estrada segue em curvas. Subidas e descidas vão revelando ao longo do caminho uma preciosa visão do Oceano Pacífico.

Depois de quase uma hora, vejo no alto de um pequeno monte uma frase que resume bem o que me espera: um bem-vindo a Juan López escrito sobre a montanha arenosa. Tenho certeza de que estou no lugar certo.

Balneário Juan López

Essa cidadezinha de nome e estilo comum homenageia um dos mais ilustres chilenos.

Conta a história que Juan López, conhecido como Chango, foi o primeiro residente chileno no território que ainda pertencia à Bolívia.

Foi López quem deu início à primeira indústria de exploração de cobre e, em 1862, pediu às autoridades bolivianas um subsídio de terras para desenvolvê-las e torná-las produtivas.

Assim, ficou claro que seria esse lugar seria sua moradia para sempre.

Em poucos anos, a Baía de Antofagasta passou a ter dezenas de pequenas comunidades e vilas de pescadores.

A pesca se tornou a atividade econômica fundamental para a manutenção da mineração em toda a província e, assim, nasceu o que hoje é Juan López.

Balneário Juan López

O vilarejo é muito simples. Ainda não há casarões, grandes hotéis ou restaurantes famosos. As ruas ainda não são calçadas – a não ser a rodovia principal e, talvez, seja isso que a faça ser tão atraente: Juan López representa um retorno à raízes do Chile de anteriormente.

Planeje sua visita ao Balneário Juan López

Quando ir

É possível visitar o Balneário Juan López todos os dias do ano, já que o clima dessa região é desértico e tem pouquíssima chuva. A temperatura máxima média é de 24 graus e a mínima de 17.

Como Chegar

A melhor opção para chegar a Juan López é tomar o ônibus 129, que circula na beira-mar de Antofagasta. A viagem demora cerca de 40 minutos até o Terminal de Ônibus.

Do Terminal, parte, de hora em hora, um único ônibus que vai ao La Portada e a Juan López. De carro, siga pela Ruta Nacional 1, no sentido Antofagasta-Topocilla, e entre na Ruta B-446, na altura do quilômetro 18, sentido Juan López.

Onde ficar

Antofagasta é muito procurada por quem vem fazer negócios na cidade. Por isso, as hospedagens tendem a ser mais caras durante a semana, ficando mais baratas nos finais de semana.

→ Hotéis em Antofagasta

Também é muito importante fazer sua reserva com antecedência para garantir um bom preço e uma localização ideal. Geralmente, ficando no Centro, você terá mais facilidades de transporte público e serviços, como mercados e restaurantes, por exemplo.

Informações Básicas

Visto

Não é necessário ter  visto para entrar no país e o tempo de permanência é de até 90 dias.

Documentos

Você pode apresentar o passaporte ou a carteira de identidade emitida há menos de dez anos.

Moeda

O peso chileno, representado pela sigla CLP, é a moeda local. Você pode levar dólares e trocar ao chegar.

Vacinas

Não há exigência de vacinação para nenhuma doença não importa qual seja o motivo da viagem.

Informações sobre covid-19

As autoridades chilenas deixaram de exigir comprovantes de vacinação e testes RT-PCR de todos os viajantes, vacinados ou não. Entretanto, você precisa cumprir alguns procedimentos antes de embarcar para o país:

  1. Preencher a Declaração Juramentada C19 para validar o comprovante de vacinação e obter o Pase de Movilidad Chileno, necessário para frequentar ambientes fechados e viajar em transporte coletivo, por exemplo;
  2. Estar preparado para testes aleatórios na chegada ao país: se o resultado for positivo, você poderá ser orientado a fazer quarentena;
  3. Se você for um viajante vacinado e tomou a última dose há mais de seis meses, a dose de reforço será exigida.
Retorno ao Brasil

De acordo com informações da Anvisa, viajantes com o esquema vacinal completo não precisam fazer teste de antígeno (teste rápido) ou RT-PCR para retornar ao Brasil, e também não é preciso preencher a Declaração de Saúde do Viajante, que está suspensa pela Anvisa.

Viajantes não-vacinados ou vacinados parcialmente precisam apresentar resultado negativo de teste de antígeno (teste rápido), coletado até 24 horas antes do voo, ou RT-PCR, coletado até 72 horas antes do embarque.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19 não é uma boa ideia. 

É que nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem –, mesmo que ele não seja obrigatório.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Você já imaginou quanto custa um tratamento médico para esses casos em outros países? Dependendo da gravidade, o atendimento pode custar milhares de dólares, podendo gerar sérias dificuldades financeiras para você e seus familiares para o resto da vida.

Então, antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

MAIS COMPRIDO DO MUNDO

O Chile é o país mais comprido do mundo, com uma distância de 4.329 quilômetros entre seu ponto mais ao norte e mais ao sul. Por ter uma geografia extremamente diversa é possível conhecer regiões com climas muito distintos entre si.

Além do fato de que o país está espremido entre a Cordilheira dos Andes, ao leste, e o Oceano Pacífico, seu atual território envolve fronteiras, ainda, conquistas políticas e militares.

No norte, está o deserto do Atacama, considerado o mais seco do mundo. Ao sul, fica a Patagônia, território de temperaturas glaciais dividido entre Chile e Argentina. Com tantos contrastes, o território chileno tem paisagens realmente inesquecíveis.

A maior parte da população vive no centro do país. Uma das maiores cidades da América Latina, a capital Santiago se destaca pela gastronomia e pela agitada vida noturna. A charmosa Valparaíso, localizada no litoral, é marcada pelas construções coloridas.

Veja mais dicas do Chile

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Chile.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

2 Comentários

  1. Edgard Cruz

    Existe camping para motorhome em Juan López?

    Grato.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi Edgard,

      Eu não pude ver nenhum espaço assim em Juan López, mas vi várias pessoas acampando ao longo da praia. Assim, acredito que seja viável parar lá por algumas noites.

      Um abraço.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16