Pesquisar
Close this search box.

Voo de balão no Acre: como é sobrevoar a floresta Amazônica

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Voo de balão no Acre

Uma das coisas mais fantásticas que fiz na vida foi ver a floresta amazônica do alto, em um voo de balão no Acre.

Bem pertinho da capital, Rio Branco, eu nem podia imaginar que teria uma experiência tão incrível assim.

Era bem cedo e uma densa névoa ainda cercava a floresta quando começamos a nos preparar para subir.

→ Onde ficar em Rio Branco

O balão sai do Sítio Arqueológico Jacó Sá, a pouco mais de meia hora de viagem do Centro de Rio Branco, e à medida que as horas passavam, o sol despontava entre as árvores trazendo consigo as cores e sons da floresta

Em silêncio, eu conseguia ouvir os pássaros cantando, enquanto a equipe deixava tudo pronto para decolar.

Voo de balão no Acre

O dia já estava claro quando entrei no balão. Eu, que tenho um certo medo de altura, estava pronto para voar sobre a Amazônia. E, não demorou muito para sentir aquela sensação de estar solto no ar.

Voo de balão no Acre

Com as cores brasileiras e marcado com traços que imitam o kene – a pintura característica da etnia Kaxinawá –, o nosso balão é o único a levantar voo em toda a Amazônia.

Geoglifos: mistérios da floresta

Logo depois da subida, a poucos metros do chão, já dá para ver os geoglifos. Essas imensas estruturas geométricas escavadas no solo e ainda são um grande mistério, objeto de pesquisas que começaram na década de 1970, quando foi feito o primeiro sobrevoo na região.

Com tantas incertezas, a única segurança revelada pelos primeiros estudos é que os geoglifos foram feitos por civilizações que habitavam a região – muito provavelmente – antes da formação de toda a densa floresta que cobria cada canto dessas terras.

Em todo o Estado, são mais de 180 sítios arqueológicos onde já foram identificados esses tipos de desenhos.

Espalhados pelo território acriano, porém concentrados em sua porção oriental, eles são mais bem contemplados do alto, assim como os desenhos de Nazca, no Peru.

Parece que vamos tocar a selva

O balão vai subindo, passa perto da copa das árvores e segue voando até alcançar uma altura média de 100 metros.

Soprado pelo vento, o balão faz um caminho cheio de vida e, em alguns momentos, parece que vai tocar as árvores mais altas – as castanheiras são as que mais se sobressaem – e isso mostra quão grandiosa é a floresta lá embaixo.

No horizonte, a névoa se movimenta e tudo fica mais nítido. Com olhar apurado, vejo macacos pulando entre os galhos, mas é difícil fixar a atenção em apenas um ponto com tanta coisa linda ao redor.

Assim, nem vejo o tempo passar: nas primeiras horas do dia, depois de quase uma hora sobrevoando uma das mais ricas e belas paisagens do planeta, o balão volta ao solo.

Sem fortes impactos, tocamos o solo e o balão se deita sobre a grama ainda fria da noite que passou.

Como fazer o voo de balão no Acre

EME Amazônia é a única empresa que faz voos de balão em toda a floresta amazônica. O atendimento também é feito pelo telfone (68) 98100-8000.

De Rio Branco até o lugar da decolagem são, aproximadamente, 30 minutos. O voo dura cerca de uma hora e começa bem cedo: por volta das 3h30 é preciso estar pronto para começar essa aventura.

Depois do voo, é servido um café da manhã, com direito a espumando para comemorar a experiência.

Onde ficar em Rio Branco

Eu fiz uma lista com as melhores opções de hospedagem de Rio Branco, mas, no mapa abaixo, você encontra todos os hotéis da cidade e pode ver a faixa de preços de cada um.

Nobile Suites Gran Lumni

As grandes redes são sempre boas opções para quem não quer correr riscos. Se você também pensa assim, o Nobile Suites Gran Lumni é a melhor opção para ficar em Rio Branco.

Onde ficar em Rio Branco

O hotel tem academia, estacionamento gratuito e fica a 700 metros do Parque da Maternidade, a principal área para você fazer uma caminhada ou aquela corridinha no fim da tarde.

Onde ficar em Rio Branco

Diff Hotel

No coração de Rio Branco, a 400 metros do Novo Mercado Velho, que fica às margens do Rio Acre, o Diff Hotel tem uma bela piscina ao ar livre e academia para aqueles que querem se exercitar mesmo durante a viagem.

Onde ficar em Rio Branco

Os quartos são modernos, bem arejados e decorados com bom gosto e você pode solicitar traslado para o aeroporto por um custo adicional.

Onde ficar em Rio Branco

Inácio Palace Hotel

O Inácio Palace Hotel fica no Centro, bem perto das margens do Rio Acre e do Palácio Rio Branco. Ele é um dos hotéis mais tradicionais da cidade.

Onde ficar em Rio Branco

Os quartos são bem silenciosos, aconchegantes e limpos. O café da manhã é é bom, com bastante variedades – incluindo frutas da região e outros pratos típicos.

Ibis Rio Branco

A rede Ibis também tem um hotel em Rio Branco, mas ele fica um pouco afastado do Centro. Então, se você está só de passagem pela cidade – seguindo para Cruzeiro do Sul, por exemplo – ele pode ser prático.

Onde ficar em Rio Branco

Os quartos do Ibis Rio Branco são básicos, a limpeza e o atendimento seguem o padrão da rede: sem surpresas desagradáveis. O café da manhã é cobrado à parte.

Villa Rio Branco Concept Hotel

O Villa Rio Branco Concept Hotel é um dos hotéis mais novos de Rio Branco e traz uma nova tendência de hotéis menores – e aconchegantes – para a capital do Acre.

Onde ficar em Rio Branco

A localização é boa – pertinho do Rio Acre -, há um deque com piscina e os quartos são básicos, mas cumprem com o que é esperado. É um excelente hotel para ficar em Rio Branco.

Hotel Loureiro

O Hotel Loureiro tem uma localização muito boa, perto do Palácio Rio Branco e do Mercado Velho, no coração da cidade. É um hotel novo, então está tudo muito bem cuidado, sempre limpo e organizado. Por isso, é um ótimo lugar para ficar em Rio Branco.

Onde ficar em Rio Branco

Os quartos têm uma decoração moderna, leve, são muito práticos e confortáveis. Camas boas, roupa de cama de qualidade e a travesseiros ótimos. O café da manhã tem bastante variedade e o atendimento é muito elogiado.

Amazônia Palace Hotel

O Amazônia Palace Hotel também é novo e, apesar de ser um hotel, tem cara de pousada, com áreas de convívio aconchegantes, despojadas e muito acolhedoras. Esta mesma leveza a gente percebe no atendimento, que é muito elogiado.

Os quartos são básicos, com tudo que a gente precisa para ter noites tranquilas, seguras e confortáveis. O hotel fica um pouco mais afastado do Centro Histórico, mas tem fácil acesso a todas as partes da cidade.

Hotel Guapindaia Bosque 

Quem procura algo mais econômico, pode gostar do Hotel Guapindaia Bosque. O hotel é um clássico da cidade e fica no bairro Bosque, vizinho ao Centro. Os quartos são básicos, e como há várias categorias, o preço fica mais interessante.

Onde ficar em Rio Branco

O prédio não é novo, mas está bem cuidado, e alguns quartos têm uma pequena varanda. O café da manhã é bem farto, com tudo fresquinho. O atendimento é o ponto forte do hotel e sempre é elogiado pelos hóspedes. Para quem está de carro, o hotel oferece estacionamento gratuito.

Hostel Vivacre

O hostel mais bem localizado de Rio Branco é o Hostel Vivacre. Ele fica na margem do Rio Acre, no Deque da Gameleira, onde nasceu a cidade. As casas coloridas, foram construídas quando Rio Branco ainda era o Seringal Volta da Empreza. Eu acho isso sensacional, porque a gente já chega tendo a experiência de estar em uma área histórica.

Onde ficar em Rio Branco

Ele tem quartos compartilhados, que acomodam até dez pessoas em camas beliche, e suítes privativas, com cama de casal. É um lugar simples, no melhor sentido da palavra, com atendimento especial de quem conhece e vive as maravilhas do Acre. É por isso tudo que eu considero o melhor hostel para você ficar em Rio Branco.

Faixas de preço em Rio Branco

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Rio Branco.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Veja mais sobre o Acre

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo pelo Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Acre.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

28 respostas

  1. Gostaria de saber onde é o local do balão sai , onde a empresa fica localizada e quanto vc gastou para essa experiência maravilhosa. Fiquei com vontade de fazer esse vôo , principalmente pq moro no centro de Rio Branco

  2. Parabéns! Voce Informa com um toque doce de poesia. Let it show s! Também quero essa experiência!
    Da uma olhadinha no Meu canal no YouTube WiFi conecte-se. É novo Altier , mas é nessa pegada aventureira Que desejo estar.
    Rafaella bayma Roque Meu insta
    Sucesso

  3. Sou de Manaus e sempre achei que todo lugar tem seu encanto e beleza, sem exceção. Por isso comecei uma viagem pelo Brasil, começando pelo Acre. Cheguei no início da madrugada de domingo, 05/02, mas quem disse que consigo dormir? Tentando me planejar para amanhã. Rsrs
    Este ótimo blog, parabéns.

  4. Que perfeito! Fotos lindas e ótimo texto, amei seu blog, fiquei super na vontade, eu vou. Abraço!

  5. Parabéns pelo texto e pela linda seleção de fotos!
    Temos muita beleza em nosso país 🙂
    Te convido a conhecer também o meu blog de viagens.
    bjs

  6. Emilene,

    Não há um período específico para fazer o voo de balão. A única exigência é que os ventos cooperem, já que são eles quem orientam o nosso destino, e que não chova. Portanto, você vai poder sobrevoar a Amazônia em dezembro. 🙂

    Informações como preços e reservas você pode conseguir com a EME Amazônia, a única empresa que opera o voo. http://www.emeamazonia.com.br/

    Um abraço!

  7. Meu amiiiiigo, adrenalina nas alturas! Nota 100000 para seu blog! Desejo ir em dezembro, é uma boa época para voo? Compramos pacote lá ou temos de fazer reserva? A época é boa (dezembro) ? Quanto custa?? Desejo ter as informações necessárias. Meu sooonho será realizado aqui no Brasil ja que a Capadócia não poderei ir agora $$$$! Kkkkk…. Muito obrigada e parabéns ! Seu blog me fez decidir pelo Acre! Um abraço

  8. Fábio, a paisagem é linda mesmo. A luz no amanhecer do dia traz um espetáculo do céu para a floresta. Vale a pena. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *