Voo de balão na Amazônia acriana

24

Atualizado em 28 de fevereiro de 2018

Uma densa névoa ainda cerca a floresta, quando começamos a nos preparar para o voo de balão na Amazônia. Nessa parte da Amazônia, onde a selva divide espaço com imensas fazendas de gado, o sol desponta timidamente e traz consigo as cores e o canto dos pássaros.

Estamos no Sítio Arqueológico Jacó Sá, a pouco mais de meia hora de viagem do Centro de Rio Branco, a capital do Acre. É daqui que começamos a executar o nosso plano de voo, e a primeira tarefa é colocar o imenso e sedutor balão em ponto de bala.

Reserve já o seu hotel em Rio Branco e garanta os melhores preços. 

O dia já está claro quando subimos a bordo da aeronave que vai nos levar aos céus da floresta amazônica. Com as cores brasileiras e marcado com traços que imitam o kene – a pintura característica da etnia Kaxinawá –, o nosso balão é o único a levantar voo em toda a Amazônia.

Voo de balão na Amazônia, Acre

A primeira tarefa: erguer o gigantesco balão.

Voo de balão na Amazônia, Acre

A névoa que cobre a floresta até o raiar do sol.

Geoglifos: mistérios da floresta

Subimos e, a poucos metros do chão, conseguimos avistar os geoglifos, imensas estruturas geométricas escavadas no solo e que ainda são um grande mistério e alvo de pesquisas que começaram ainda na década de 1970, quando foi feito o primeiro sobrevoo na região.

Nesse mundo de incertezas, a única segurança revelada pelos primeiros estudos é de que eles foram construídos por civilizações que habitavam a região, muito provavelmente antes da formação de toda a densa selva que cobria cada canto dessas terras.

Em todo o estado, somam-se mais de 180 sítios arqueológicos onde já foram identificados esses tipos de desenhos. Espalhados de norte a sul pelo território acriano, porém concentrados em sua porção oriental, eles são mais bem contemplados do alto, assim como os desenhos de Nazca, no Peru.  Em virtude disso, uma torre de observação vai ser construída no local. Mas, antes, um estudo minucioso varre toda a região em busca de novos vestígios dessa civilização desconhecida.

Voo de balão na Amazônia, Acre

Os misteriosos geoglifos.

Voo de balão na Amazônia, Acre

Macacos passeiam nas copas das árvores.

Passamos perto da copa das árvores, voando a uma altura média de 100 metros. Soprados pelo vento, seguimos um caminho cheio de vida. Em alguns momentos parece que vamos tocar novamente o solo; em outros, nos esbarramos nas castanheiras que se sobressaem na floresta.

No horizonte, a névoa se movimenta em um balé tingido de amarelo. Nas primeiras horas do dia, voamos sobre uma das mais ricas e belas paisagens do planeta e, quase uma hora depois de nos desprendermos do chão, a ele retornamos. Sem fortes impactos, nosso balão se deita sobre a grama ainda fria da noite que passou.

Como fazer o voo de balão na Amazônia

EME Amazônia é a única empresa que faz voos de balão em toda a floresta amazônica. Operando desde julho do ano passado, atualmente oferece voos para até duas pessoas. Nos próximos meses, um novo balão com capacidade para até oito pessoas entrará em operação.

Depois do sobrevoo, é servido um delicioso café da manhã com direito a estouro de espumante para comemorar o feito. O pacote inclui ainda o transfer a partir do hotel; e um DVD com vídeos e fotos feitas a bordo do balão.

Voo de balão na Amazônia, Acre

O despertar do dia.

Voo de balão na Amazônia, Acre

Um show de cores no horizonte.

 Minha viagem teve o patrocínio de Governo no Acre.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

24 Comentários

    • Altier Moulin

      Fábio, a paisagem é linda mesmo. A luz no amanhecer do dia traz um espetáculo do céu para a floresta. Vale a pena. Abraço!

  1. Avatar

    Meu amiiiiigo, adrenalina nas alturas! Nota 100000 para seu blog! Desejo ir em dezembro, é uma boa época para voo? Compramos pacote lá ou temos de fazer reserva? A época é boa (dezembro) ? Quanto custa?? Desejo ter as informações necessárias. Meu sooonho será realizado aqui no Brasil ja que a Capadócia não poderei ir agora $$$$! Kkkkk…. Muito obrigada e parabéns ! Seu blog me fez decidir pelo Acre! Um abraço

    • Altier Moulin

      Emilene,

      Não há um período específico para fazer o voo de balão. A única exigência é que os ventos cooperem, já que são eles quem orientam o nosso destino, e que não chova. Portanto, você vai poder sobrevoar a Amazônia em dezembro. 🙂

      Informações como preços e reservas você pode conseguir com a EME Amazônia, a única empresa que opera o voo. http://www.emeamazonia.com.br/

      Um abraço!

  2. Avatar

    Sou de Manaus e sempre achei que todo lugar tem seu encanto e beleza, sem exceção. Por isso comecei uma viagem pelo Brasil, começando pelo Acre. Cheguei no início da madrugada de domingo, 05/02, mas quem disse que consigo dormir? Tentando me planejar para amanhã. Rsrs
    Este ótimo blog, parabéns.

  3. Pingback: 10 esportes radicais para praticar no Brasil – NewForLife

  4. Avatar

    Parabéns! Voce Informa com um toque doce de poesia. Let it show s! Também quero essa experiência!
    Da uma olhadinha no Meu canal no YouTube WiFi conecte-se. É novo Altier , mas é nessa pegada aventureira Que desejo estar.
    Rafaella bayma Roque Meu insta
    Sucesso

Escreva um comentário