Pesquisar
Close this search box.

Viagem para a República Dominicana: tudo que você precisa

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Guia de viagem para a República Dominicana
Foto: Phyrexian

Neste guia de viagem para a República Dominicana, eu reuni informações sobre o processo de entrada no país e os costumes do povo dominicano.

Além disso, vou contar qual a melhor forma de levar seu dinheiro e de tantas outras questões que vão ajudar na hora de fazer os seus planos. Principalmente, se você for um viajante independente como eu.

Guia de viagem para a República Dominicana

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na República Dominicana.

Uma taxa equivalente a USD 10 é cobrada de todos os turistas, mas este valor já está incluso no preço da passagem aérea.

Dinheiro

O peso dominicano, representado pela sigla RD$, é a moeda local e também é chamado popularmente de cuarto.

As notas que circulam são de 20, 50, 100, 500, 1.000 e 2.000. As moedas são de 1, 5, 10 e 25 pesos. No comércio, todos os preços estão marcados em pesos dominicanos.

Guia de viagem para a República Dominicana

A melhor opção é levar dólares e fazer o câmbio quando chegar ao país.

Para fazer a troca do seu dinheiro, prefira os bancos ou as instituições de câmbio – não faça isso na rua. Você terá que fornecer o seu passaporte para efetivar essa transação, a menos que esteja sacando de um caixa eletrônico.

Para esse tipo de saque, será cobrada uma taxa que varia de acordo com o banco – você pode verificar o valor cobrado antes de confirmar a transação.

Transporte

O trafego de carros, vans, motos e ônibus nas principais cidades dominicanas é tão complexo que eu sugiro que você entenda o trânsito de Santo Domingo antes de chegar ao país – leia com bastante atenção para evitar surpresas.

A principal operadora do transporte intermunicipal é a Caribe Tour, que tem uma frota nova que te leva a diferentes pontos do país. Outras empresas, como a Metro e Expreso Bávaro também têm saídas regulares.

Como os trajetos são relativamente curtos, uma boa opção é alugar um carro para conhecer melhor os diferentes aspectos do país. As maiores companhias de locação de veículos podem ser encontradas no Aeroporto Internacional Las Américas (SDQ).

Clima

De junho a setembro, a ocorrência de furacões e tempestades ciclônicas pode ser maior.

É nesse período que os preços quase batem no chão, já que o número de turistas cai bastante.

Dezembro e janeiro sãos os meses mais movimentados. Nessa época, o céu é o limite para os preços – e eu não estou exagerando.

Praias de Barahona

Os dominicanos têm orgulho de afirmar que o seu país tem sol e calor o ano inteiro. Mais do que sol, eu diria que eles têm calor o ano inteiro, pois, mesmo nos dias nublados, a alta umidade do ar nos faz transpirar como nunca.

Segurança

De forma geral, os cuidados que você deve ter na República Dominicana são os mesmo que você tem em qualquer lugar do Brasil.

Não ande com objetos de valor à mostra, tenha atenção dobrada ao usar o transporte público, seja cortês com os habitantes locais e, ao mesmo tempo, esperto com os oportunistas.

A única área de Santo Domingo que considerei mais insegura é a Avenida Duarte, próximo ao mercado popular. Portanto, se puder, evite a área.

Saúde

Para entrar no país não é exigida nenhuma vacina, e, como sempre tenho dito, mesmo que não seja uma regra,  contrate um seguro viagem  e consulte o seu médico caso utilize medicamentos continuamente: você precisará de uma prescrição médica para entrar com os seus remédios no país.

Não se esqueça de beber muita água durante seus dias na República Dominicana e evite consumir alimentos de origem duvidosa, como nas barracas de fritura, muito comuns nas praias.

Infraestrutura

Mesmo com suas largas avenidas, o trânsito em Santo Domingo não flui. Dominicanos são apaixonados por buzinas e adoram transgredir as leis de trânsito. Andar na contramão e estacionar em local proibido é algo comum de se ver.

Guia de viagem para a República Dominicana
Foto: Honey Yanibel Minaya

A falta de energia elétrica também é um problema que ainda afeta os dominicanos. Basta andar por Santo Domingo que você verá postes com lâmpadas apagadas e residências às escuras. Nesses casos, as poucas casas que têm iluminação são abastecidas por gerador próprio.

Patriotismo

A rica história dominicana fez brotar no coração desse povo um imenso amor por sua terra. Por todos os lados pode se ver estendida a bandeira nacional nas cores azul, branco e vermelho que simbolizam o céu da pátria, a paz e o sangue derramado nas guerras.

No país, o grande nome é Juan Pablo Duarte. Avenidas, ruas, prédios e tantos outros monumentos homenageiam o mais importante dos três heróis da independência dominicana – os outros dois são Francisco del Rosario Sánchez e Matías Ramón Mella.

Outro período histórico que jamais será esquecido por esse povo, se refere aos trinta anos vividos sob o jugo da ditadura de Rafael Trujillo.

Foto: Kelvin Moquete

Extremamente vaidoso, ele construiu imensos prédios, monumentos faraônicos e abriu o país para o turismo internacional, mas o preço pago pela população era a falta de liberdade e o cerceamento dos direitos humanos.

Para manter o poder, Trujillo calava, sem pestanejar, seus opositores, como no caso das irmãs Mirabal, que lideravam o movimento que pretendia derrubar o ditador.

Feroz com a ousadia dessas mulheres, Trujillo ordenou que elas fossem mortas a pauladas.

A morte das três irmãs trouxe luz sobre a situação do país e aumentou o apelo internacional pela renúncia do ditador.

Ainda hoje, um museu é mantido em memória das irmãs na cidade de Conuco e em várias outras cidades do país monumentos lembram a história dessas heroínas que se transformaram no símbolo da luta pelo fim da violência contra a mulher.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer na República Dominicana por até 90 dias.

Documentos

Você precisar apresentar o passaporte com validade de seis meses. Carteira de identidade não é aceita.

Dinheiro

A moeda oficial é o peso dominicano, representado pela sigla RD$. A melhor opção é levar dólares. 

Vacinas

Nenhuma vacina é obrigatória, independentemente do motivo da viagem e da idade do viajante.

Informações sobre covid-19

Desde 23 de abril de 2022, não é necessário apresentar o comprovante de vacinação para covid-19 nem testes RT-PCR ou de antígeno (teste rápido) negativos para entrar na República Dominicana. Testes aleatórios também estão suspensos.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19 não é uma boa ideia. 

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você também terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Se você for fazer qualquer atividade de risco – como mergulhar de cilindro ou praticar outros esportes de aventura – o seguro passa a ser essencial para sua viagem. Pode confiar em mim!

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas da República Dominicana

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da República Dominicana.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

28 respostas

  1. Olá eu tenho muito interesse de mora na República Dominicana
    Mais não sei como fazer para ir
    E como fazer para arrumar um emprego lá
    Vc mim ajudaria?

  2. Oi, Marlene.

    Não existe uma carência. Você pode receber o passaporte em um dia e viajar no outro.
    Ele é o documento que lhe representa no mundo inteiro.

    Um abraço.

  3. Boa noite, estou com uma duvida em relação ao passaporte. Para viajar há algum tempo minimo de expedição do passaporte. Por exemplo caso eu viaje em Novembro, e meu passaporte só fique pronto em Junho, eu posso viajar, ele será aceito?

  4. Altier vê se eu entendi não é necessário eu ter visto de turista pra entra na República Dominicana​ no caso só o passaporte. Um abraço!!!

  5. Oi Venância,

    Acredito que você esteja se referindo à taxa de entrada no país, certo? Ela é paga apenas uma vez, independentemente do número de dias que você for ficar no país. E, sim, é por pessoa.

    Um abraço.

  6. Olá,

    Gostaria de saber qual o valor da taxa para 18 dias? Irei em janeiro de 2017, essa taxa é por pessoa.

  7. Cristiana,

    Geralmente não falo dos valores da minha viagem porque isso depende muito do estilo de cada um. Qualquer sugestão superficial que eu fizer pode atrapalhar seu planejamento. Quando aponto preços dos passeios nos posts é pra que cada um planeje aquilo que quiser. Pra você ter uma ideia, eu aproveito praticamente tudo, visito o máximo de atrações que porro e, claro, gasto com isso. Em contrapartida, economizo com hospedagem e alimentação, sem passar perrengues.

    Espero que entenda. 🙂

  8. Olá Altier! Ótimo post, muito informativo!
    Você tem uma ideia de qual foi o gasto na sua viagem para a RD? Especialmente os gastos com alimentação e passeios. Tenho tido muita dificuldade de encontrar essa informação na internet.

    Obrigada!

  9. Boa Noite,
    Na Republica Dominicana existe alguns aeroportos…
    Em qual é mais interessante financeiramente chegar no país?
    Tu ficou na casa da Laura e do Manoel você tem alguma indicação de hotel que seja razoável o valor?
    Tu tem um tour por onde passou?
    O que mais gostou?

    Nossa muitas perguntas!

    Caso tenha alguma informação que ache válida e interessante te agradeço desde já!!!!

    É mais uma perguntinha o que mais gostou?

    Obrigada.

  10. Oi Khalil,

    Não tenho conhecimento sobre essa taxa. Perguntei a outros viajantes e eles também a desconhecem. Pergunte na agência sobre o que se refere esta taxa. Pode ser um imposto novo, mas acho difícil.

    Um abraço!

  11. Gostaria de saber quais taxas existem. Na agência nos narraram sobre uma taxa de U$ 10,00 dólares por pessoa por dia a ser paga no hotel. Isto procede?

  12. Cosme,

    Que bom que as dicas lhe foram úteis, mas infelizmente não me lembro de ter visto tal monumento. Certamente a República Dominicana que conhecemos são bem diferentes e eu confesso que fiquei muito interessado nas suas histórias e fotografias.

    Depois que voltar, por favor, nos conte como foi voltar ao país.

    Se precisar de mais informações, todos os posts que produzi sobre o país estão nesse link: https://www.penaestrada.blog.br/relatos/exterior/republica-dominicana/

    Um forte abraço e boa viagem!

  13. Altier
    Estive na Rep, Dominicana durante a guerra civil em 1965.
    Lembro de algumas coisas e também tenho fotos da época.
    Lembro da Ponte sobre o rio Ozama: Av. Bolivar, o Palácio e o balneario de Boca Chica que no caminho vi um monumento que estava escrito: Gloria ao gesto libertador de 31 de maio de 1961 na beira da estrada em aluzão ao assassinato do Trujillo.
    Estou planejando com minha esposa voltar lá. Procurei esse monumento no Google, mas não achei. Ainda existe?
    Suas dicas foram ótimas.
    Graças….
    Cosme

  14. Oi Altier,

    Muito obrigada! Creio que ficarei uns 11 dias, pra ter mais tempo de desfrutar as belezas caribenhas…

    Abraços!

  15. Poliana,

    Eu não indicaria menos de uma semana. Assim, você poderá conhecer um pouco de cada região do país e ter uma visão mais ampla de como ele realmente é.

    Um abraço!

  16. Altier,

    Quanto tempo vc acha que seria interessante para conhecer os destinos de Dominicana?

    Obrigada,

    Poliana

  17. Oi Rodrigo,

    A maioria das minhas viagens é custeada por mim mesmo. Porém, em alguns casos, eu viajo a convite de empresas ou governos que estão interessados em divulgar um destino específico. No caso da República Dominicana eu tive o apoio da Betta Câmbio com uma quantia em dólares para eu custear minhas despesas no país e com o seguro da Vital Card, que é imprescindível em qualquer viagem. Espero ter esclarecido sua dúvida.

    Um abraço!

  18. Bacana seus relatos. Já li todos… mas ficou uma duvida final. Qual apoio vc teve da Betta Cambio e da Vital Card. Poderia deixar isso mais claro para os seus leitores?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2