Pesquisar
Close this search box.

Torre de Belém: dicas para visitar sem decepções e perda de tempo

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Torre de Belém: visite sem frustrações

A Torre de Belém, que teve função militar durante vários séculos, se tornou um cartão-postal da capital portuguesa, e é um dos grandes motivos para você conhecer esta parte de Lisboa, a freguesia de Belém.

Eu achei esta área realmente sensacional e a arquitetura da Torre de Belém é demais, cheia de brasões relacionados ao Império Português.

Quando vier a esta área, você deve aproveitar para visitar o Padrão do Descobrimento, o Mosteiro dos Jerônimos, a confeitaria que faz o famoso Pastel de Belém e, se der tempo, o Museu Nacional de Coches.

História da Torre de Belém

Construída entre 1514 e 1520, no reinado de D. Manuel I, a torre foi feita para substituir uma embarcação que ficava permanentemente no rio Tejo defendendo a entrada da cidade.

Era desta área que partiam as famosas naus que pretendiam descobrir o caminho para as Índias.

Torre de Belém: visite sem frustrações

Ao longo do tempo, a Torre de Belém foi deixando de ser um baluarte defensivo e passou a ser usada para diversos fins: no reinado de Filipe II da Espanha, serviu até de prisão.

Em 1907, a Unesco reconheceu o monumento como Patrimônio Mundial da Humanidade.

Como visitar a Torre de Belém

Quanto custa

A entrada custa EUR 6 e crianças com até 12 anos não pagam. Se quiser, você pode comprar o bilhete integrado para visitar, também, o Mosteiro dos Jerônimos, que custa EUR 12.

A entrada é gratuita para todos no primeiro domingo do mês.

Eu, sinceramente, acho que você pode se contentar em ver apenas o lado de fora. É que eu nunca ouvi alguém dizer que a visita ao interior é algo imperdível ou sensacional.

Torre de Belém: visite sem frustrações

O pior é que sempre tem fila para entrar e só entram cem pessoas por vez. Então, fica aquela fila sem fim: você pode esperar cerca de duas horas até entrar.

Uma solução é comprar o ingresso pela internet. Você pode pagar com dinheiro, cartão de crédito e multibanco – é assim que eles chamam o cartão de débito.

Quando ir

A torre fica aberta de terça a domingo, das 10h às 17h30, nos meses de outubro a abril, e das 10h às 18h30, de maio a setembro.

O monumento não abre em alguns feriados: 1º de janeiro, domingo de Páscoa, 1º de maio, 13 de junho e 25 de dezembro.

Como chegar

É fácil chegar à freguesia de Belém. De trem, desça na estação Belém e caminhe poucos metros.

De ônibus – autocarro, como dizem os portugueses -, as linhas 727, 28, 729, 714 e 751 chegam a Belém.

Se vier de elétrico, os famoso bondinho, pegue a linha 15.

Torre de Belém: visite sem frustrações

Onde ficar em Lisboa: melhores bairros

Como falei, a região do Centro Histórico é, sem dúvida, uma ótima opção para ficar em Lisboa, mas, claro, existem outras áreas interessantes e até mais baratas na cidade.

A lista é grande e seria impossível falar de todos. Então, eu vou considerar apenas  os bairros mais conhecidos  e mais fáceis de chegar usando o transporte público.

Mesmo que os carros de aplicativo funcionem bem, sempre é bom evitar o trânsito das cidades grandes, não é mesmo?

Então, a lista dos melhores bairros para ficar em Lisboa é esta:

• Chiado
• Baixa Pombalina
• Cais do Sodré
• Príncipe Real
• Alfama
• Bairros mais afastados

Os imóveis dessa área têm se modernizado bastante nos últimos anos – principalmente no quesito conforto – e as opções de hotéis, hostels e apartamentos são muitas. Muitas mesmo!

Eu falo sobre isso a partir de agora e no mapa acima você consegue ver melhor a localização de cada um deles.

Bairro Chiado

O Chiado é um bairro histórico, consagrado e o que eu mais indico para ficar em Lisboa.

Ele fica na região do Centro, numa parte mais alta, mas o acesso é fácil, porque está entre a Praça Dom Pedro IV e a Praça do Comércio, dois pontos bem conhecidos da cidade.

O bairro é atendido pela  estação Baixa-Chiado de metrô  e está sempre movimentado.

→ Melhores hotéis do Chiado

Eu fiquei no Chiado e posso dar algumas dicas do que você deve conhecer na região:

  1. Livraria Bertrand, a mais antiga da Europa ainda funcionando;
  2. Museu Nacional de Arte Contemporânea, imperdível;
  3. Café A Brasileira, tradicional ponto de encontro;
  4. Elevador Santa Justa, um dos muitos da cidade;
  5. Convento do Carmo, que tem uma arquitetura linda;
  6. Armazéns do Chiado, shopping com muitas lojas legais.

Sem falar que é um dos bairros mais boêmios de Lisboa – assim como o vizinho Bairro Alto – e há muitos restaurantes e bares legais, inclusive com  apresentações de fado,  o principal estilo musical português.

No bairro, você encontra hostels muito bons e baratos, hotéis pequenos, mas muito aconchegantes, e apartamentos espetaculares.

São, praticamente, extremos e o mais legal é que todos convivem bem, porque o bairro é bastante democrático e sempre agrada.

9Hotel Mercy

O 9Hotel Mercy funciona em um dos muitos prédios antigos de Lisboa que foram restaurados e adaptados para receber viajantes do mundo inteiro. Então, todos os ambientes são super agradáveis e bem decorados.

Onde ficar em Lisboa

Os quartos tem um estilo moderno, muito aconchegante e a limpeza é super criteriosa. Aliás, a equipe que trabalha no hotel é super profissional e o atendimento é muito elogiado. O café da manhã é maravilhoso e a localização também. A vista das sacadas é adorável!

Lisboa Pessoa Hotel

Lisboa Pessoa Hotel tem uma localização excelente, perfeita para quem quer explorar a cidade em curtas caminhadas. Além disso, ele tem acesso fácil ao transporte público e isso é um ponto muito positivo.

Onde ficar em Lisboa

Mesmo ficando em uma área bem movimentada, o hotel é silencioso, calmo, bem cuidado e limpo. Tem uma piscina pequena e um restaurante, que pode ser uma opção para quando você não quiser comer fora. O café da manhã é bom.

Lisboa Carmo Hotel

Outro hotel muito bem localizado é o Lisboa Carmo Hotel. Ele tem uma excelente avaliação dos hóspedes com elogios ao atendimento dos funcionários, à limpeza e à organização de todas as áreas. É, praticamente, um hotel sem defeitos.

Onde ficar em Lisboa

Os quartos são amplos, bem decorados e super aconchegantes – a cama é maravilhosa – e a vista para o Castelo de São Jorge é sensacional. Se quiser ter uma excelente experiência de hospedagem, considere este hotel entre as opções de onde ficar em Lisboa.

Alface Hall Hostel & Bar

Alface Hall Hostel & Bar é uma opção para quem topa dividir um quarto de hostel e, assim, economizar alguns euros. Ele fica no Chiado, em uma área bastante movimentada, boa para quem gosta da agitação da noite e não se importa tanto com barulho.

Os quartos são bons, básicos mas com camas confortáveis e sistema de aquecimento. A cozinha é muito bem equipada e tem máquina de café disponível. Os banheiros são ótimos e sempre estão limpos.

Onde ficar em Lisboa

Goodmorning Solo Traveller Hostel

O Goodmorning Solo Traveller Hostel é um dos melhores hostels de Lisboa. Totalmente acolhedor, super bem cuidado e com atendimento muitíssimo elogiado, ele ainda tem uma localização excelente e muito prática.

Os quartos são muito bons e há opções para quem quer ficar em suítes com mais privacidade. A cozinha é completa e os banheiros são, também, muito bons. É uma excelente opção para você escolher onde ficar em Lisboa.

Onde ficar em Lisboa

Lisbon Destination

O Lisbon Destination é simplesmente incrível. Ele fica dentro da estação Rossio e só essa experiência já é super legal. A localização é ótima, muito perto de tudo: bares, restaurantes, vida noturna e pontos turísticos.

Onde ficar em Lisboa

A equipe é sensacional e, sem dúvida, um grande diferencial: são acolhedores, simpáticos e sempre dispostos a nos ajudar. Os quartos são super aconchegantes e também há opções para quem prefere ficar em suítes com mais privacidade.

Lost Inn Lisbon Hostel

A localização do Lost Inn Lisbon Hostel também é perfeita. Ele fica no Chiado, perto de toda a zona boêmia de Lisboa e também da estação Baixa-Chiado, que nos leva para as demais áreas da cidade.

Toda a equipe de funcionários é super alto-astral, totalmente diferenciada. Os quartos com beliche acomodam até dez pessoas, mas há opções de suítes privativas. É uma excelente opção para quem curte a vibe de hostel.

Golden Tram 242 Lisbonne Hostel

Golden Tram 242 Hostel tem uma localização excelente, no Centro de Lisboa, próximo aos melhores bares, restaurantes, mercados e pontos turísticos, e tem acesso super rápido ao transporte público.

Os quartos são básicos e acomodam até dez pessoas. Alguns precisam de uma renovada, é verdade, mas as camas são boas. O atendimento é muito elogiado e o café da manhã é bom para um hostel. É uma opção para quem precisa economizar e, ainda assim, ficar em uma área boa.

Flora Chiado Apartments

O Flora Chiado Apartments tem apartamentos muito bonitos, iluminados, bem decorados, com cozinhas completas e serviço impecável. Os funcionários são super atenciosos e prestativos. Só para você ter uma ideia, eles preparam o café da manhã e deixam nos apartamentos na noite anterior. Isso é demais!

A localização e muito boa, próxima a tudo. O detalhe é que não é fácil estacionar por perto. Então, provavelmente, quem estiver de carro terá que recorrer a um estacionamento pago. Mesmo assim, é uma das melhores opções de apartamento para você ficar em Lisboa.

Onde ficar em Lisboa

Altido Chiado

A localização do Altido Chiado é simplesmente incrível, de frente ao elevador Santa Justa e um dos quartos tem vista para o Convento do Carmo, dois ícones do Chiado.

Onde ficar em Lisboa

O apartamento é muito amplo, confortável e muito bem aparelhado: isso vale para a sala, para os quartos e para a cozinha. O anfitrião, o Pedro, é super atenciosos e sempre dá todo o suporte necessário.

Onde ficar em Lisboa

Apartamento do Carmo

O Apartamento do Carmo é maravilhoso. Muito bem equipado e super confortável, perfeito para quem viaja em família ou com amigos – ele acomoda até oito pessoas. Isso faz dele um dos melhores no quesito custo-benefício.

Todo reformado e com uma decoração impecável é super aconchegante em todos os sentidos. E o principal: a localização é perfeita, a minutos de caminhada do metrô, na região central de Lisboa com todas as facilidades por perto, como bancos, supermercados e farmácias.

Onde ficar em Lisboa

Bairro Baixa Pombalina

A região do Baixa Pombalina – ou simplesmente Baixa – até se confunde um pouco com o Chiado, mas a diferença é que, como o nome diz, não há tantas ladeiras.

Bastante comercial, ela vai da Praça do Rossio até à Praça do Comércio e os quarteirões são muito bem ordenados, já que foram reconstruídos depois do terremoto que devastou Lisboa em 1755.

Mas, se de dia o movimento é frenético, à noite tudo pode ficar meio deserto e chato, com poucos comércios abertos.

O bairro é atendido pela  estação Baixa-Chiado do metrô  e dá para ir andando até bairros como Chiado, Rossio, Príncipe Real e outros.

Abaixo, eu listei os hotéis, os hostels e so apartamentos mais bem avaliados da Baixa.

My Story Hotel Augusta

My Story Hotel Augusta tem uma localização ótima e é fácil chegar a qualquer lugar a partir do hotel. Os funcionários são muitos simpáticos e os quartos são super modernos e confortáveis.

O hotel tem um restaurante com cardápio variado e muito elogiado. Os coquetéis preparados pelo barman também merecem nossa atenção. Pode ter certeza que será uma ótima escolha para ficar em Lisboa.

Hotel da Baixa

Localização excelente, quartos impecáveis e atendimento super elogiado. Essas são as principais características do Hotel da Baixa, que funciona em um prédio histórico, que foi totalmente reformado para receber viajantes do mundo todo.

Onde ficar em Lisboa

A decoração é leve e mistura itens originais da construção com móveis de design moderno. Todos os ambientes são claros, arejados e sempre muito limpos e cheirosos. É um hotel clássico com garantia de estadia perfeita. Pode conferir!

My Story Hotel Ouro

A localização do My Story Hotel Ouro é maravilhosa e ele tem ambientes renovados, muito confortáveis. Os quartos são lindos, o café da manhã é muito bom e os funcionários são muito atenciosos.

Onde ficar em Lisboa

É um hotel com excelente qualidade e preço justo. Se você comparar com outros na mesma área, vai ver que o custo-benefício é ótimo. Pode confiar!

Turim Terreiro do Paço Hotel

A localização do Turim Terreiro do Paço Hotel também é excelente e toda a atenção e profissionalismo dos funcionários fazem qualquer estadia ser mais aconchegante. Isso é um ponto muito importante!

Onde ficar em Lisboa

Os quartos são lindos, muito bem decorados e arejados. O café da manhã é servido individualmente e a limpeza de todos os ambientes é super criteriosa. Já consegue escolher onde ficar em Lisboa?

We Love F Tourists

O We Love F Tourists oferece um ambiente acolhedor e divertido. Os preços são acessíveis, há várias atividades para os hóspedes, o que acaba proporcionando a integração entre os viajantes.

O atendimento é definitivamente muito bom. Super recomendo a quem pretende conhecer Lisboa sem gastar muito. Certamente, vai ser uma ótima experiência.

Onde ficar em Lisboa

Lisbon Lounge Hostel

Lisbon Lounge Hostel tem quartos espaçosos e mesmo os que têm oito beliches são claros e arejados. Muito limpo e espaçoso, tem recepção 24 horas e cozinha equipada para você usar à vontade. O café da manhã é ótimo!

Onde ficar em Lisboa

Além disso tudo, a localização é perfeita, a menos de cinco minutos da estação do metrô. Se precisar de ajuda, é só falar com o pessoal que trabalha no hostel que eles dão todas as dicas para você explorar o melhor da cidade.

Home Lisbon Hostel

O Home Lisbon Hostel é conhecido por ter um atendimento maravilhoso. Pessoas cordiais e com disposição para ajudar no que a gente precisa e, como se não bastasse, nos dão várias dicas de Lisboa. Então, não deixe de falar com eles.

A localização é fantástica, bem no coração da Praça do Comércio, perto de lojas, restaurantes, cafés maravilhosos e ainda tem fácil acesso ao metrô. Há quartos compartilhados e suítes privativas, tudo sempre muito limpo e organizado.

Bairro Cais do Sodré

Do lado da Praça do Comércio,  o Cais do Sodré é um local muito bom para ficar,  porque tem acesso fácil a várias partes da cidade: da para ir caminhando até o Centro Histórico e, de trem, para Belém, Cascais e muitas outros lugares. No píer é feita a travessia do rio Tejo de barco.

Como acontece em muitas cidades do mundo, essa antiga zona portuária foi revitalizada e agora tem muitas opções para o seu dia e noite. Dizem até que está concorrendo em igualdade com bairros tradicionais como Bairro Alto e Chiado.

Isso faz o Cais do Sodré entrar na minha lista de lugares para conhecer um pouco mais, antes de escolher onde ficar em Lisboa.

Outro ponto positivo dessa área é a constante vista para o rio, que, nos dias claros e quentes do verão, faz toda a diferença.

Para quem quer conforto e tranquilidade, eu indico os hotéis, hostels e apartamento:

Lisbon Cheese & Wine Suites

Lisbon Cheese & Wine Suites não tem esse nome por acaso. É que todos os hóspedes do hotel são recepcionados com queijos e vinhos, uma forma bem portuguesa de dar as boas-vindas. Mas, não é só por isso que ele é uma boa opção para você escolher onde ficar em Lisboa.

Onde ficar em Lisboa

Os quartos são muito confortáveis, muito bem decorados e os banheiros são ótimos. A localização é excelente, com fácil acesso a todas as áreas da cidade. Os funcionários são sempre super simpáticos e preparam o café da manhã com muito carinho. 

Onde ficar em Lisboa

LX Boutique Hotel

O Lx Boutique Hotel tem uma localização excelente, próximo ao Mercado da Ribeira, e os quartos são maravilhosos. Amplos, arejados, super bem decorados e alguns têm vista para o Tejo.

Tem coquetel de boas-vindas, café da manhã delicioso, sempre com muitas variedades, e os funcionários são espetaculares, prontos a ajudar em tudo. Vale a pena conferir!

Onde ficar em Lisboa

Lisbon Arsenal Suites

O Lisbon Arsenal Suites é um bom aparthotel e muito melhor do que muitos hotéis da região. O pessoal da recepção é muito simpático e o ambiente é bastante tranquilo. Mas o que se destaca é o preço, fazendo ele ser um dos melhores no quesito custo-benefício.

Muito bem localizado, é fácil chegar a qualquer parte da cidade. Os quartos são amplos e equipados com cozinhas compactas, com pia, microondas e mesa para fazer refeições. É uma excelente ideia para quem pretende preparar a própria comida.

Corpo Santo Lisbon Historical Hotel 

O Corpo Santo Lisbon Historical Hotel é um hotel cinco estrelas e assim você já pode ter uma ideia do padrão de tudo que encontramos nele. O atendimento dos funcionários, a limpeza e organização dos ambientes são apenas alguns itens super bem avaliados.

Os quartos são muito bem decorados, práticos e com o conforto que merecemos: a cama é deliciosa, perfeita para uma noite de sono depois de subir e descer as ladeiras de Lisboa. É um hotel para impressionar!

Lisbon Calling

A pousada Lisbon Calling tem um atendimento maravilhoso e uma vista sensacional para a Praça São Paulo. Como fica pertinho do Mercado da Ribeira, dá para fazer muita coisa a pé. A estação Sodré do metrô também fica na área do hotel.

Os quartos são amplos, as camas são muito boas e a limpeza do banheiro é caprichada. Os funcionários são muito atenciosos e o café da manhã é bom.

Sunset Destination Hostel

O Sunset Destination Hostel tem uma localização incrível, ao lado dos transportes públicos e, portanto, é fácil chegar a qualquer parte da cidade em minutos. Os funcionários são sempre muito simpáticos e disponíveis para tudo.

Onde ficar em Lisboa

Os quartos são maravilhosos, têm uma decoração moderna e super acolhedora. Todas as áreas são muito limpas, organizadas e arejadas. No terraço, há uma piscina que vira o centro das atenções no verão.

Luxury Apartment

Tudo no Luxury Apartment é perfeito. Muito bem cuidado, ele tem de tudo para receber viajantes do mundo inteiro. O apartamento é enorme, muito limpo e bem decorado: a cozinha é super bem equipada. Os banheiros são grandes e os chuveiros são magníficos.

Onde ficar em Lisboa

A localização é excelente, perto de tudo que precisamos e com fácil acesso ao transporte público, mas é possível ir a pé até a maioria dos pontos turísticos. Há, também, excelentes pequenos restaurantes muito próximos.

Lisbon Serviced Apartments – Santos

Lisbon Serviced Apartments – Santos é um prédio com vários apartamentos e estúdios muito aconchegantes, reformados e mantidos com muito cuidado pelos donos. Todos têm decoração moderna, limpa e prática, cama boa, banheiro bom e utensílios essenciais para seus dias de férias.

O check-in é super prático, feito com códigos, e o contato com a administração é super ágil e eles sempre são muito atenciosos. Recomendo a quem esteja em busca de apartamentos com bons preços e boa localização, com a garantia de que não vai se chatear com nada.

Onde ficar em Lisboa

Santos Typical And Cosy Apartments

O Santos Typical and Cosy Apartments é outro prédio de apartamentos. Todos são muito bem decorados e com muitos detalhes que fazem toda a diferença. Os quartos, em especial, são super confortáveis com camas maravilhosas e banheiros práticos. As cozinhas são totalmente equipadas e têm máquina de lavar roupas também.

Muito bem localizado, na região central de Lisboa, é ideal para quem pretende ficar mais tempo na cidade e quer conhecer cada cantinho com calma. O fabuloso bistrô Flora e Fauna fica a poucos metros e serve café da manhã, brunch e almoço.

Bairro Príncipe Real

Coladinho com o Bairro Alto, a grande vantagem de ficar no Príncipe Real é que você vai ter mais silêncio e tranquilidade para dormir.

Ele é um bairro de alto padrão, com casarões antigos, bem decorados, lojas super estilizadas e restaurantes bacanas. Nem por isso as coisas são tão caras.

O bairro é atendido pela estação Rato do metrô, mas dá para fazer ótimas caminhadas pelo Centro Histórico a partir dele. O ponto negativo são as muitas ladeiras.

Veja as principais opções de hotel, hostel e apartamento do bairro:

The Vintage Hotel & Spa – Lisbon

A localização do The Vintage Hotel & Spa – Lisbon é ótima, próxima ao Centro e ao mesmo tempo numa área tranquila. O hotel tem estacionamento próprio, o que é uma mão na roda, e serviços de SPA, como massagem e tratamentos estéticos.

Os quartos são espaçosos, decorados com cores fortes e muito confortáveis. Os funcionários são educados, atenciosos e sempre muito elogiados. O bar serve bons drinques para comemorar sua viagem pela Europa – eu ainda acho ótimo esse meme.

Tivoli Avenida Liberdade

Ostentando cinco estrelas, o Tivoli Avenida Liberdade

É um hotel que se preocupa com o nosso bem-estar e faz de tudo para oferecer a melhor experiência de hospedagem na cidade. Tem uma piscina maravilhosa, sala de ginástica bem equipada e tudo o que você precisar para ter dias incríveis.

Casa de São Mamede

Casa de São Mamede tem uma localização muito boa, que nos permite caminhar pela cidade, mas há inúmeras opções de transporte público na região. Os funcionários são muito bem treinados e fazem tudo com muito carinho.

Onde ficar em Lisboa

Os quartos são amplos, decorados com muita personalidade e sempre estão limpos e arejados. O mesmo vale para os banheiros, que são espaçosos e alguns têm banheira. As camas são mega confortáveis e o café da manhã é bom, sempre com muitas variedades.

Casa do Príncipe

Casa do Príncipe funciona em um prédio antigo, mas que foi restaurado mantendo a traçado original. Se quiser ter uma experiência de realeza, este pode ser o lugar certo e, antes que você pense que uma diária custa um absurdo, é bom saber que o hotel tem um excelente custo-benefício.

Onde ficar em Lisboa

Muito bem situado, dá para visitar o Centro Histórico e a cidade toda com facilidade. A decoração é alegre e integra itens clássicos e modernos. O café da manhã é servido em uma das salas mais estilosas do hotel e sempre tem variedades e frutas frescas.

Eurostars das Letras

O Eurostars Das Letras agrada muito pela localização, pela simpatia e profissionalismo dos funcionários e pela decoração moderna e prática dos quartos e das áreas comuns. O café da manhã é  fantástico, com variedades que parecem não acabar. Sabe como é?

Onde ficar em Lisboa

Os quartos são amplos, as camas são super confortáveis e grandes também. O mesmo vale para os banheiros, que são magníficos. Quem precisar trabalhar durante a viagem pode usar a estrutura do quarto, que tem mesa, cadeira e internet rápida. É uma excelente opção para você escolher onde ficar em Lisboa.

The Independente Hostel & Suites

O The Independente Hostel tem uma localização espetacular, a 20 metros de um dos miradouros mais bonitos da cidade, o Jardim de São Pedro de Alcântara. Só isso garante dias leves e que jamais se apagarão de sua memória.

Os quartos são excelentes, tanto os compartilhados quanto as suítes privativas. Todos têm uma decoração rústica, com madeira e cores claras, garantindo ambientes arejados e muito aconchegantes. É um lugar para aproveitar de verdade!

WOT New Lisbon

O WOT New Lisbon fica entre o Chiado e o Príncipe Real, em uma área super agradável, com acesso fácil ao transporte público e tudo mais. Toda a estrutura do hostel é excelente e isso se traduz em conforto e praticidade.

Quartos bem planejados, móveis modernos, camas boas e armários com chave para guardar a bagagem e itens de valor. Os banheiros são muito bons, com chuveiros ótimos e o café da manhã está dentro do esperado para um hostel. Vale cada euro!

Bairro Alfama

Este é o bairro mais antigo de Lisboa, cheio de achados arqueológicos do período Medieval – como o traçado da muralha que protegia a cidade – e só isso já o faz ser especial.

Cortado por becos e ruas estreitinhas, ele é a cara de Lisboa antes do terremoto de 1755, que acabou com muita coisa que existia na cidade, menos com o Alfama.

Vale a pena destinar algumas horas de caminhada pelo bairro, mas confesso que não sei se é o melhor lugar para ficar em Lisboa.

→ Melhores hotéis do Alfama

Muita gente acha o bairro ótimo, mas eu não tive toda essa simpatia por ele. E, claro, as ladeiras também desanimam um pouco.

Mas, por outro lado, para quem quer fazer uma refeição tradicional acompanhada de um fado, o bairro é perfeito.

E tem mais uma coisa: os preços são mais baixos.

Hotel Convento do Salvador

Localizado no bairro histórico de Alfama, o Hotel Convento do Salvador fica a apenas seis minutos a pé do Castelo de São Jorge. Ele funciona no prédio de um antigo convento e tem ambientes claros, arejados e quartos super aconchegantes, com camas enormes e macias.

A limpeza de todas as áreas é impecável. A roupa de cama e de banho é cheirosa, e os banheiros são excelentes. O café da manhã é perfeito e o atendimento é super elogiado. Precisamos de algo mais?

Alfama – Lisbon Lounge Suites

O Alfama – Lisbon Lounge Suites é bem localizado, no coração das ladeiras de Alfama, o que proporciona uma experiência típica para o viajante que quer conhecer Lisboa de fato. Mesmo assim, é bem fácil chegar ao Centro a pé.

A decoração é excelente, todos os ambientes são muito limpos e os funcionários distribuem simpatia. O tamanho dos quartos varia de acordo com a categoria, mas, de forma geral, são aconchegantes, com camas confortáveis e lençóis macios. O café é cobrado à parte e é satisfatório.

São Vicente Alfama Hotel

O São Vicente Alfama Hotel é novíssimo, foi inaugurado em abril de 2021. Então, você pode imaginar que ainda tem aquele cheirinho bom de novo. Com tudo muito bem planejado, ele fica numa área super agradável do Alfama.

A decoração de todas as áreas é impecável e os quartos têm tudo de primeira: cama, lençóis, travesseiros, toalhas. Detalhes que nos fazem sentir muito bem acolhidos, mesmo longe de casa. É um hotel que não decepciona e, por isso, é uma excelente ideia para você escolher onde ficar em Lisboa.

Onde ficar em Lisboa

Apartamentos Tandem Palacio Alfama

Se você quiser ter uma experiência especial, o Apartamentos Tandem Palacio Alfama é o lugar ideal. Os apartamentos são excelentes, muito bem planejados e reformados recentemente. Então, está tudo funcionando perfeitamente.

O casarão tem um jardim com uma piscina deliciosa ao ar livre, pertinho do rio Tejo, a poucos metros do Museu do Fado. É uma área tranquila e de fácil acesso a outras partes. Por isso, você vai conseguir aproveitar todos os lados de Lisboa.

Onde ficar em Lisboa

ON/SET Alfama

ON/SET Alfama é um prédio com vários apartamentos de temporada. Todos novos e extremamente bem cuidados. Além disso, o atendimento e a atenção dos anfitriões é sempre incrível. Isso faz muita diferença, né?

Há apartamentos de um e dois quartos que acomodam até quatro pessoas. Todos os ambiente são muito bem mobiliados e as cozinhas são equipadas com tudo que a gente precisa. Outra comodidade é tem máquina de lavar roupas, ideais para quem vai ficar mais tempo na cidade.

Bairros mais afastados do Centro

Se você quiser ficar mais distante do Centro, há duas opções que podem ser interessantes.

O Parque das Nações é bem moderno, com prédios novos e várias atrações turísticas, como o Pavilhão do Conhecimento. Nele, ficam o Oceanário de Lisboa, o Teatro Camões, o shopping Vasco da Gama – que é gigante – e um teleférico na margem do rio Tejo.

Toda esta área foi criada para uma exposição que aconteceu em 1998, comemorando os 500 anos das descobertas portuguesas. O resultado são avenidas largas e tem até prédios que imitam o estilo de Dubai, e que nada lembram a Lisboa que temos em mente.

A estação de trem Oriente – não é metrô – atende a região.

Do outro lado do mapa está Belém, que eu realmente achei sensacional. É onde estão a famosa Torre de Belém, o Padrão dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerônimos e a confeitaria que faz os tradicionais pastéis de Belém.

Como falei, são duas áreas lindas, mas que ficam bem distantes dos principais pontos turísticos do Centro.

Faixas de preço em Lisboa

Agora que você já conseguiu ter uma ideia das melhores opções da cidade, vamos conferir os preços.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções para você escolher onde ficar em Lisboa.  Para saber mais, você só precisa clicar sobre os pins azuis. 

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal e permanecer por até 90 dias.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com seis meses de validade.

Dinheiro

A moeda do país é o euro e a maioria dos lugares aceita cartões de crédito e débito internacional

Vacinas

Nenhuma vacina específica é exigida de brasileiros embarcados no Brasil.

Informações sobre covid-19

Desde 1º de julho de 2022, Portugal não exige comprovante de vacinação ou exames. Isso significa que o país já não tem mais barreiras sanitárias, mas é sempre bom tomar os cuidados preventivos.

Apesar desta mudança,  o seguro viagem continua sendo obrigatório. 

Seguro viagem

O seguro viagem é obrigatório para todos os países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen:  Portugal é um deles. 

Sem o seguro, você pode ser impedido de entrar no país. E tem mais: há uma cobertura mínima de EUR 30.000. Portanto, você precisa informar para qual – ou quais – país vai viajar antes de comprar o seguro.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre indico o Seguros Promo, um site que compara os preços de várias seguradoras e nos mostra os melhores valores para cada cobertura.

Você vai notar que existem muitas opções de seguradoras e planos, mas o que você precisa mesmo é de um seguro viagem com no mínimo EUR 30.000 de cobertura para despesas médicas e hospitalares.

O plano TRAVEL ASSIST 150 MUNDO (EXCETO EUA) +COVID-19 é um dos mais completos. Ele tem cobertura para despesas médicas no valor de EUR 150.000, seguro bagagem de USD 1.500 e é válido em toda a Europa.

O ITA 30 SMART EUROPA é um dos mais baratos. Ele tem despesas médica e hospitalar no valor de EUR 30.000, seguro bagagem de EUR 250 e cobertura para covid-19 na modalidade de reembolso – é bom ler tudo direitinho antes de comprar.

Veja mais dicas de Portugal

Ficou mas fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, é só deixar suas pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Portugal.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *