Pesquisar
Close this search box.

Stanley Park: o que fazer no principal parque de Vancouver

Atualizado em 28 de março de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Stanley Park
Foto: Dream Capture Photography

O Stanley Park é um dos maiores parques urbanos do mundo. Dentro dele e em seus arredores estão praias, jardins plantados, estações de educação ambiental, pequenos lagos e riachos e o Aquário de Vancouver.

→ Onde ficar em Vancouver

Sem mencionar a imensa floresta de pinheiros que fica no coração do parque: a mata virgem que traz ar puro para Vancouver começou a ser preservada ainda na década de 1880.

Já deu para perceber que você vai encontrar um mundo de coisas para fazer no Stanley Park, certo?

Seguro viagem para o Canadá

Apesar de não ser obrigatório, não é indicado viajar para o Canadá sem o seguro viagem.

É que o país não tem um sistema de saúde público e gratuito, que atende até mesmo viajantes de graça, como é no Brasil. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem –, mesmo que ele não seja obrigatório.

custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano GTA 45 DIAMANTE USA & CANADÁ +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 45.000 – incluindo tratamento para covid-19 – e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

AC 35 AM. NORTE COVID-19 é um dos seguros mais completos, com cobertura médica e hospitalar de até USD 35.000 e USD 1.200 de seguro complementar no caso de extravio de bagagem.

O seguro mais econômico é o INTERMAC I30 USA +COVID-19, que também tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 30.000.

Programas para fazer no Stanley Park

O nome do Parque é uma homenagem ao governador-geral do Canadá no período de sua criação, o Lord Stanley, mas quem se sente privilegiado por ter um parque assim para explorar somos nós.

Com mais de quatro quilômetros quadrados e com tanta coisa boa, o único perigo é você se perder no tempo.

Stanley Park
Foto: Micah Mckerlich

Natureza cotidiana

Entretanto, duas coisas supersimples me chamaram muito a atenção no Parque – e talvez elas passem despercebidas para muitas pessoas que visitam o lugar.

Uma delas são os esquilos.

Engraçados, velozes e curiosos eles se dividem entre o risco de se aproximar da gente e a vontade de descobrir algo novo.

Basta esperar um pouco em algum canto mais calmo, e eles logo aparecem. Eu dei muitas risadas ao descobrir o temperamento desses bichinhos.

Memórias eternizadas

Outro detalhe que me fez pensar em tantas questões pessoais foram os inúmeros bancos, como aqueles que a gente vê em todos os parques e praças do mundo.

Mas, no Stanley Park, cada um deles recebe uma placa, símbolo de que aquele banco é patrocinado por algum cidadão, grupo de pessoas ou organização.

Isso também é comum em outras partes do mundo, eu sei disso. Porém, dessa vez, eu gastei alguns minutos lendo várias placas coladas nos bancos.

E foi assim que, de repente, me peguei pensando na importância das pessoas e como momentos simples, pequenos, fazem tanta diferença.

A maioria das placas que li era muito inspiradora: homenagens a amigos, parentes, professores e outras pessoas que, quase sempre, já haviam morrido.

Stanley Park

Muitas das placas me revelaram detalhes da convivência diária, do amor e do carinho compartilhado.

Em uma delas eu li: Uma homenagem a Mary por ter vivido uma vida de honra. Em outra, estava escrito: Em memória de nossa mais que especial avó Victoria Prisner: vamos ao parque?.

Nessa hora, eu parei e fiquei pensando que, provavelmente, a senhora Victoria Prisner, segurando a mão dos seus netos e caminhando pelas trilhas do Stanley Park, havia ensinado a eles grandes lições que a vida nunca vai apagar.

 

Isso é simples, mas é para sempre. E assim é o Stanley Park, inspirador e cheio de vida.

Passeio de bicicleta

Todos os guias de viagem que conheço sugerem alugar uma bicicleta e gastar algumas horas passeando pelo Stanley Park.

Na região do Parque, há algumas lojas especializadas em atender aos turistas que desejam alugar bicicletas e patins.

O custo é calculado por hora, mas não há preço que recompense a sensação de vagar entre árvores centenárias sob o sol do verão canadense e a brisa gelada que vem do Pacífico.

Stanley Park
Foto: Micah Mckerlich

Pedalando, sigo para o centro do Stanley Park e encontro uma série de imensos totens, que originalmente eram esculpidos pelos primeiros povos que habitaram o país, antes da colonização britânica. Aqui, eu visito ainda um centro de memória e uma loja com produtos regionais.

O parque é margeado pela English Bay, e isso nos permite ter uma visão privilegiada da cidade. É possível avistar o Canada Place, uma belíssima construção que lembra as velas de uma embarcação, e a torre do Harbor Center, de onde é possível ter uma vista geral da cidade.

Show da vida marinha

O Aquário de Vancouver recebe cerca de um milhão de pessoas por ano.

Ele está na lista dos pontos turísticos mais visitados do Canadá, e entre os três mais importantes aquários da América do Norte, com mais de 600 espécies da costa oeste canadense.

Ao todo, são mais de mil seres vivos espalhados por seus andares.

Uma das apresentações mais disputadas pelos visitantes é o show das belugas. E não é para menos: quatro baleias executam acrobacias sob a orientação de instrutores.

Entretanto, muito mais do um show de movimentos sincronizados, os instrutores dão uma aula sobre a espécie. Eles explicam suas características, seu habitat e os impactos que têm sofrido ao longo dos anos por causa da ação humana.

Stanley Park

É incrível ver as belugas tão perto, obedecendo a simples comandos e executando os movimentos com precisão.

Outra apresentação empolgante é a dos golfinhos.

Semelhante às belugas, eles fazem movimentos, emitem sons e brincam com a plateia. São muitos os ambientes com diferentes espécies, e isso inclui leões-marinhos, que pareciam estar posando para fotos.

Praia canadense

Na região do Stanley Park estão diversas praias.

Elas são interligadas, mas recebem nomes diferentes e, no verão, são mais uma atração da cidade.

É verdade que elas não são lá essas grandes coisas como vemos no Brasil e em tantas partes do mundo, mas para quem tem apenas menos de dois meses de sol durante o ano inteiro, qualquer dia mais quente é um convite para um passeio sobre as areias banhadas pelo gelado Oceano Pacífico.

Foto: Gabe

Não há quiosques na praia e nem haveria espaço pra isso.

Como não é permitido consumir qualquer tipo de bebida alcoólica em lugares públicos, isso não acontece nas praias de Vancouver. Não há som alto. Não há carros sobre as calçadas e, muito menos, sobre a areia.

Quem quiser fazer um churrasquinho – o famoso barbecue – deve escolher as áreas destinadas para isso no Stanley Park.

Stanley Park

No final da Davie Street, próximo ao parque, há uma série de esculturas chamada A-maze-ing Laughter, obra do artista chinês Yue Minjun. Os bonecos gigantes têm expressões de alegria reproduzidas na face pelo artista. É bem divertido!

Como visitar o Stanley Park

Quanto custa

A entrada no Stanley Park é gratuita, mas para visitar o Vancouver Aquarium você precisa pagar entre CAD 37,95 e 49,95, dependendo do dia e do horário.

Quando ir

O parque ficar aberto 24 horas. Eu o visitei várias vezes, inclusive à noite, e não tive problemas com segurança. O aquário funciona de 9h30 às 17h30, mas há variação em alguns dias – por isso é bom checar os horários antes de ir.

No Canadá, o clima é temperado, com as quatro estações bem definidas.

No inverno, entre dezembro e março, Vancouver é um bom destino para quem gosta de esquiar e de outras atividades na neve.

No verão, especialmente entre julho e agosto, os dias são mais quentes e ensolarados.

É nessa época que os parques são mais frequentados e que todo mundo está animado para fazer atividades ao ar livre – é a minha época preferida.

Como chegar

De ônibus, a linha 19 passa dentro do Stanley Park. A estação Burrard Station do Skytrain se conecta ao ônibus linha 19 na West Pender Street. De Canada Line ou Seabus, desça na Waterfront para seguir de ônibus.

O Aeroporto Internacional de Vancouver (YVR) é o principal da região. Ele recebe voos de outras cidades canadenses e também de outros países.

Onde ficar em Vancouver

O ideal é ficar no Centro da cidade, o chamado Downtown, perto dos principais pontos turísticos, dos restaurantes e do agito. Você consegue fazer a maioria das coisas a pé, se conseguir uma hospedagem nesta área.

West Vancouver é, também, uma área excelente, mais perto da praia e do Sanley Park, com uma ótima qualidade de vida.

Estas são as áreas que mais indico para se hospedar em Vancouver.

Gastown é um bairro boêmio que fica pertinho de Downtown, movimentado durante o dia e à noite. O Yaletown, também próximo ao centro, é ideal para quem busca bons restaurantes e também quer visitar algumas cervejarias artesanais.

Davie Village, a área dos arredores da Davie Street, é o bairro gay de Vancouver, com muitas baladas, bares e restaurantes.

North Vancouver já fica um pouco distante de onde tudo acontece. Ainda assim, o transporte público é bem eficiente, então se deslocar não será um problema.

Independentemente do bairro, ficar em Vancouver não é algo tão barato, mas dá para driblar o preço alto reservando os hotéis com antecedência.

Melhores opções para ficar em Vancouver

Para ir direto ao ponto, você pode ver abaixo as opções de hotéis, pousadas, hostels e casas de temporada mais reservadas pelos leitores.

→ DOWNTOWN

YWCA Hotel Vancouver: perto de todas as facilidades e do transporte público.

Victorian Hotel: a cinco minutos do bairro Gastown.

The St. Regis Hotel: fica no centro da cidade e oferece o melhor de um hotel boutique.

Hotel Belmont Vancouver: na Granville Street, principal rua do Centro.

Grand Park Hotel: hotel no coração da cidade, perto de tudo.

Samesun Vancouver: hostel popular no centro da cidade.

HI Vancouver Downtown: hostel com bom custo-benefício.

→  WEST VANCOUVER

Best Western Plus Sands: pertinho do Stanley Park, principal área verde da cidade.

Blue Horizon Hotel: quatro estrelas pertinho do Centro.

Carmana Plaza: a 15 minutos a pé da praia e do Stanley Park.

The Listel Hotel Vancouver: excelente localização e com fácil acesso.

Times Square Suites Hotel: pertinho do Stanley parque e do comércio.

Blue Horizon Hotel: quatro estrelas imponente e bem avaliado.

Shangri-La Vancouver: cinco estrelas, bom para quem gosta de luxo.

Melhores hotéis de Vancouver

Best Western Plus Sands

O Best Western Plus Sands fica em West Vancouver, mas são menos de dois quilômetros até chegar ao centro da cidade. Enquanto que, para chegar a praia, são apenas dois minutos de caminhada. O Stanley Park, o porto Coal Harbour e a Rua Robson, ideal para quem quer fazer compras, estão todos a pouco mais de um quilômetro de distância.

Onde ficar em Vancouver

Todos os quartos têm televisão, ar condicionado, internet, cafeteira e mesa de trabalho. Além disso, você começa o dia com o café da manhã servido pela equipe, pode usar a academia, a sauna e também curtir o happy hour no bar. Para as outras refeições, o restaurante local funciona tanto no horário de almoço quanto no jantar e serve frutos do mar e massas.

Onde ficar em Vancouver

Blue Horizon Hotel

O Blue Horizon Hotel é um quatro estrelas, localizado no lado West da cidade e uma ótima opção para ficar em Vancouver. Todos os quartos têm televisão, geladeira e comodidades para fazer café. A internet sem fio funciona em todas as áreas e, alguns quartos têm varanda com vista para a cidade.

Onde ficar em Vancouver

Do hotel até a praia são apenas 12 minutos a pé. Quando não quiser fazer a caminhada, aproveite a piscina coberta do hotel e também a sauna, para relaxar. Quem quiser gastar um pouco de energia pode usar a academia. Além disso, o business center também está disponível para os hóspedes.

O restaurante local serve pratos de cozinha internacional e, quando quiser explorar mais a gastronomia da cidade, basta caminhar pelas redondezas, já que o hotel está localizado na Rua Robson, famosa por ser ideal para quem quer fazer comprar e por ter diversos restaurantes.

Ywca Hotel Vancouver

Localizado no Centro, o YWCA Hotel Vancouver oferece a comodidade de um hotel, com a liberdade de um hostel. Todos os quartos têm internet sem fio, geladeira, televisão, telefone, ar-condicionado e escrivaninha. Você pode usar uma das três cozinhas de uso comum do YWCA. Além disso, também pode comprar lanches no café localizado no saguão principal.

O Estádio BC Place e a Arena Rogers ficam ao lado do hotel. Vale a pena olhar a programação de shows e jogos dos dois, para não perder um bom evento. Além disso, a Rua Robson, famosa pelas compras, e o Teatro Rainha Elizabeth ficam a menos de cinco minutos.

Onde ficar em Vancouver

A praia fica a 500 metros e há uma estação de metrô também pertinho. Você encontra diversos bares e restaurantes nas redondezas. Resumindo, é um ótimo lugar para ficar em Vancouver. O hotel é mesmo uma das melhores opções para se hospedar em Vancouver.

Victorian Hotel

O Victorian Hotel é uma boa opção para ficar em Vancouver. Ele fica em Downtown, o centro da cidade. São nove minutos a pé até a praia, cinco minutos para conhecer o bairro Gastown e 15 minutos para fazer compras na Rua Robson.

Onde ficar em Vancouver

O nome, Victorian, não é à toa: o hotel foi construído em 1898 e a decoração é elegante, com pequenas referências a era vitoriana. Todos os quartos têm internet sem fio, cafeteira e telefone. Alguns contam com área de estar.

Onde ficar em Vancouver

O café da manhã é servido todos os dias e tem boa variedade. Você pode participar de atividades organizadas em grupo, como passeios a pé, ciclismo e trilhas. Se quiser dicas de turismos pela cidade, aproveite o balcão de turismo ou a recepção, que funciona 24 horas.

Onde ficar em Vancouver

Carmana Plaza

O Carmana Plaza fica em West Vancouver, a 15 minutos a pé da praia. Todas as suítes têm uma cozinha completa, o que facilita muito na hora de preparar as próprias refeições. São equipadas também com televisão, área de estar, área para refeições e mesa de trabalho. Além disso, a vista para a cidade é garantida.

Onde ficar em Vancouver

Além de caminhar muito por Vancouver, não deixe de aproveitar o que este hotel quatro estrelas oferece: academia, lavanderia, concierge 24 horas e estacionamento. A Rua Robson fica a apenas 100 metros, enquanto o Stanley Park a apenas quatro minutos de carro. É um excelente lugar para se hospedar em Vancouver.

Onde ficar em Vancouver

The St. Regis Hotel

O The St. Regis Hotel fica no centro da cidade e oferece o melhor de um hotel boutique. Você tem o conforto e a elegância de um quatro estrelas, mas sem muitos quartos como os resorts.

Onde ficar em Vancouver

O café da manhã reforçado é servido todos os dias, e você também pode conhecer os dois restaurantes do hotel. Um deles serve cozinha americana e churrasco, enquanto o outro, frutos do mar e opções vegetarianas. À noite, não deixe de curtir o happy hour no bar local, antes de sair para conhecer os bares e restaurantes de Downtown.

Hotel Belmont Vancouver

O Hotel Belmont Vancouver fica na Granville Street, a principal rua do Centro. Nele, você tem o conforto e de uma boa rede de hotéis, mas sem pagar muito caro como nas opções de luxo. Todos os quartos têm televisão, cafeteira, comodidades para passar roupa, base para ouvir música e internet boa.

Onde ficar em Vancouver

Com uma caminhada de 13 minutos você chega à praia. Nas redondezas, dá para aproveitar o melhor do entretenimento de Vancouver, com bares, restaurantes, casas noturnas e também o Teatro Vogue, a dois minutos a pé.

Samesun Vancouver

O Samesun Vancouver é um hostel que fica no centro da cidade e a apenas 12 minutos de caminhada da praia. Para quem quer conhecer o incrível Stanley Park, são 30 minutos de caminhada, mas você também pode usar o transporte público. Nas redondezas você encontra diversos restaurantes e, o bairro Gastown está a dois quilômetros.

Na hora de se hospedar, você pode escolher entre quartos individuais ou compartilhados. Os individuais têm televisão e geladeira pequena, enquanto os compartilhados têm armário individual para garantir a segurança dos seus pertences.

Comece o dia com o café da manhã servido e, para as outras refeições, aproveite o restaurante local, que serve pratos internacionais, drinques e, à noite, é onde a diversão começa, com eventos sociais e muita música. Você também pode usar a cozinha completa para preparar suas refeições, relaxar na área de cinema e aproveitar a lavanderia.

Preço das diárias em Vancouver

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Vancouver.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as das áreas indicadas.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Informações Básicas

Visto

Brasileiros precisam de visto para entrar no país. Veja como solicitar.

Documentos

Brasileiros precisam apresentar o passaporte dentro da  validade.

Dinheiro

O dólar canadense (CAD) é a moeda local. Você também pode levar dólares americanos.

Vacinas

Nenhuma vacina específica é necessária para entrar no país.

Informações sobre covid-19

O Canadá suspendeu todas as exigências de vacinação, testes, quarentena e isolamento desde 1º de outubro de 2022. Assim, não é mais necessário apresentar comprovante de vacinação contra covid-19 nem testes de chegada.

Veja mais dicas do Canadá

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Canadá.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *