Quando ir à Chapada dos Guimarães: veja a melhor época para viajar

25

Atualizado em 2 de setembro de 2020

Quando ir à Chapada dos Guimarães

Para conhecer um dos lugares mais lindos no coração do Brasil, é preciso se planejar. Afinal, você sabe quando ir à Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso?

Nós sempre estamos descobrindo novos paraísos escondidos e a Chapada dos Guimarães é, sem dúvidas, um deles. Nessa terra cheia de cachoeiras, trilhas e relevo exótico, há muita coisa boa para ver e fazer, mas tudo tem seu tempo certo.

O município da Chapada dos Guimarães fica a pouco mais de 60 quilômetros de Cuiabá, e o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco: são mais de 32 mil hectares de terra protegida com uma paisagem incrível.

Quando ir à Chapada dos Guimarães

Quando ir à Chapada dos Guimarães

Para escolher quando ir à Chapada dos Guimarães, é preciso se atentar ao período de chuvas.

A  estação chuvosa vai de agosto a junho , ou seja, praticamente o ano inteiro. O mês mais chuvoso é fevereiro.

O período sem chuvas dura pouco, quase dois meses, de junho a agosto. Julho é o mês com menos chance de chover, mas ele é, também, o mais frio de todo o ano.

Quando ir à Chapada dos Guimarães

Foto: Rafael Soares

Há, apenas duas estações na Chapada: verão e inverno. Cada uma com suas variações de temperatura e, por isso, é preciso vir preparado para enfrentá-las.

Claro que o charme do Parque Nacional se mantém durante todos os meses do ano, mas o ideal é se programar parar pegar dias com céu mais limpo,  quando podemos apreciar mais ainda a beleza do lugar.

A temperatura média é de 25 graus, mas você provavelmente terá sensação de mais calor no verão.

Verão

A estação mais quente vai de agosto a outubro. Esse é um bom período para ir a Chapada dos Guimarães: o termômetro pode marcar, facilmente, 30 graus e as chuvas não devem incomodar tanto.

Aliás, a seca dos meses anteriores deixaram as cachoeiras ainda mais limpas, apesar do volume de água ser menor. Nesse período, o risco de queimadas é grande.

Quando ir à Chapada dos Guimarães

Inverno

O friozinho chega entre maio e julho, com temperaturas mínimas próximas a 15 graus.

Como as chuvas vão diminuindo, os rios ainda estão cheios e as cachoeiras mais volumosas, mas isso muda mais pro final da estação.

A água não fica tão gelada, dando mais coragem para um mergulho.

Mesmo assim, o ideal é evitar ir à Chapada dos Guimarães no inverno, já que a nebulosidade prejudica a visão deste paraíso.

É importante se informar sobre a possibilidade de ocorrência de trombas d’água.

Eu aconselho você a procurar a administração do Parque ou um guia para se informar sobre isso, já que as enchentes repentinas impendem os turistas de chegar às cachoeiras e são um risco real.

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

A cidade da Chapada dos Guimarães é pequena, tem pouco menos de 20 mil moradores e é fácil encontrar um bom lugar para ficar.

Nos arredores do Centro – na praça do Santuário de Sant’Ana -, há várias pousadas interessantes e esse é o melhor lugar para ficar, porque você fica perto de tudo: bares, restaurantes, bancos, agências de turismo e todos os serviços que você pode precisar durante a viagem.

→ Onde ficar na Chapada dos Guimarães

Só tem um segredo: é preciso fazer a reserva com antecedência, porque há vários eventos que acontecem na cidade que lotam as pousadas e, se deixar para última hora, você corre o risco de pagar mais caro.

As melhores pousadas são a aconchegante Pousada das Orquídeas, a charmosa Villa Guimarães, e a rústica Vento Sul.

Quem gosta de hotel, vai se dar bem no Hotel Turismo MT.

Mas, se quiser ter a melhor experiência da Chapada deve escolher a Pousada do Parque, que tem um visual incrível e uma energia inigualável.

Veja mais sobre o Mato Grosso

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo, e aproveite para ver outras dicas.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde criança, sonhei em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

25 Comentários

  1. Avatar

    Bom dia,

    Amigo, estou pensando em ir no mês de setembro. a ideia é ficarmos em Cuiabá e fazermos a Chapada e Nobres, depois desceremos para Bonito. Minha duvida é, Ficando em Cuiabá da pra fazer os dois lugares de boa em 5 dias ?

    Parabéns por vossas postagens. Tudo muito claro e objetivo.

  2. Avatar
    Carlos s androswisw on

    Faz muito frio em chapada dos guimaraes mt.
    Fez 5 graus quando visitei a cidade neblina e vento nos catigou durante os 3 dias que ficamos na cidade.
    E um lugar lindo e charmoso.

  3. Avatar

    Boa tarde. Como não dirijo, e irei sozinha, gostaria de saber se tem passeios que eu possa contratar ou é necessário alugar um carro e contratar guia? Estou passando em ir em abril, é um bom mês?

    • Altier Moulin

      Oi, Viviane.

      Você pode contratar guia com carro ou passeio em agências locais.
      Mas, de qualquer forma, os deslocamentos de carro são necessários.

      Um abraço.

  4. Avatar

    Bom dia.
    Estava querendo ir no carnaval, em março.
    Vi que é período de chuva, mas gostaria de saber como costumam ser os dias – chove o dia todo ou apenas pancadas com o restante do dia aberto?

  5. Avatar

    Caro Altier
    estamos planejando nossa ida para 28/12 a 3/1, e gostaria de saber se podemos ir com nosso carro dentro do parque, existe uma sinalização dos pontos de interesse é possível nos localizarmos sem um guia?

Escreva um comentário