Quando ir à Chapada dos Guimarães

18

Atualizado em 2 de janeiro de 2019

Nós sempre estamos descobrindo novos paraísos escondidos pelo Brasil, não é mesmo? Ir à Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, para ver de perto suas cachoeiras, caminhar pelas trilhas e se encantar com o relevo exótico desse lugar, é riscar mais um desses lugares da nossa infinita lista de desejos.

O município da Chapada fica a pouco mais de 60 quilômetros de Cuiabá, e o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é considerado um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade pela Unesco. São mais de 32 mil hectares de terra protegida com uma paisagem incrível.

Reserve já o seu hotel em Chapada dos Guimarães e garanta os melhores preços.

Quando ir à Chapada dos Guimarães

A paisagem natural do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

Para escolher quando ir à Chapada dos Guimarães, é preciso se atentar ao período de chuvas. As estações, aqui, são apenas duas, verão e inverno. Cada uma com suas temperaturas e é preciso vir preparado para enfrenta-las.

O charme do Parque Nacional se mantém durante todos os meses do ano. O ideal é se programar parar pegar dias com céu mais limpo, podendo apreciar mais ainda a beleza do lugar. A temperatura média é de 25 graus, mas você provavelmente terá sensação de mais calor no verão.

Quando ir a Chapada dos Guimarães

A Cachoeira Véu de Noiva é uma das várias para visitar no Parque da Chapada.

Quando ir à Chapada dos Guimarães

Verão | A estação mais quente vai de abril a setembro. Esse é o período da seca, ideal para ir a Chapada dos Guimarães. O termômetro pode marcar 38 graus e, de julho a outubro o risco de queimadas é grande. É durante esses meses que o calor não dá trégua e você irá mergulhar nas águas geladas sempre que possível.

Como as chuvas são raras, a água das cachoeiras fica mais limpa e cristalina. Você irá apreciar quedas d’água com sua forma perfeita e dias de céu azul.

Inverno | O friozinho chega por aqui entre dezembro e março. Nessa época, os rios estão mais cheios e as cachoeiras mais volumosas. A água não fica tão gelada, dando mais coragem para um mergulho. Mesmo assim, o ideal é evitar ir à Chapada dos Guimarães no inverno, já que a nebulosidade prejudica a visão deste paraíso.

Além disso, entre julho e agosto a temperatura no Parque pode chegar aos cinco graus. Com o ar seco, uma massa de ar polar invade a região e o frio ataca de repente. Se esta época for a sua única opção, não deixe de trazer um agasalho.

Quando ir à Chapada dos Guimarães

No inverno, o vento frio sopra sobre os paredões da Chapada.

É importante se informar sobre a possibilidade de ocorrência de trombas d’água. Eu aconselho você a procurar a administração do Parque para perguntar sobre isso, já que as enchentes repentinas impendem os turistas de chegar às cachoeiras e são um risco real.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

18 Comentários

  1. Caro Altier
    estamos planejando nossa ida para 28/12 a 3/1, e gostaria de saber se podemos ir com nosso carro dentro do parque, existe uma sinalização dos pontos de interesse é possível nos localizarmos sem um guia?

  2. Bom dia.
    Estava querendo ir no carnaval, em março.
    Vi que é período de chuva, mas gostaria de saber como costumam ser os dias – chove o dia todo ou apenas pancadas com o restante do dia aberto?

Escreva um comentário