Pesquisar
Close this search box.

Quando ir à Chapada dos Guimarães: melhores épocas

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Quando ir à Chapada dos Guimarães

Para conhecer um dos lugares mais lindos no coração do Brasil, é preciso se planejar. Afinal, você sabe quando ir à Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso?

Nós sempre estamos descobrindo novos paraísos escondidos e a Chapada dos Guimarães é, sem dúvidas, um deles. Nessa terra cheia de cachoeiras, trilhas e relevo exótico, há muita coisa boa para ver e fazer, mas tudo tem seu tempo certo.

O município da Chapada dos Guimarães fica a pouco mais de 60 quilômetros de Cuiabá, e o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco: são mais de 32 mil hectares de terra protegida com uma paisagem incrível.

Quando ir à Chapada dos Guimarães

Quando ir à Chapada dos Guimarães

Para escolher quando ir à Chapada dos Guimarães, é preciso se atentar ao período de chuvas.

A  estação chuvosa vai de agosto a junho , ou seja, praticamente o ano inteiro. O mês mais chuvoso é fevereiro.

O período sem chuvas dura pouco, quase dois meses, de junho a agosto. Julho é o mês com menos chance de chover, mas ele é, também, o mais frio de todo o ano.

Quando ir à Chapada dos Guimarães
Foto: Rafael Soares

Há, apenas duas estações na Chapada: verão e inverno. Cada uma com suas variações de temperatura e, por isso, é preciso vir preparado para enfrentá-las.

Claro que o charme do Parque Nacional se mantém durante todos os meses do ano, mas o ideal é se programar parar pegar dias com céu mais limpo,  quando podemos apreciar mais ainda a beleza do lugar.

A temperatura média é de 25 graus, mas você provavelmente terá sensação de mais calor no verão.

Verão

A estação mais quente vai de agosto a outubro. Esse é um bom período para ir a Chapada dos Guimarães: o termômetro pode marcar, facilmente, 30 graus e as chuvas não devem incomodar tanto.

Aliás, a seca dos meses anteriores deixaram as cachoeiras ainda mais limpas, apesar do volume de água ser menor. Nesse período, o risco de queimadas é grande.

Quando ir à Chapada dos Guimarães

Inverno

O friozinho chega entre maio e julho, com temperaturas mínimas próximas a 15 graus.

Como as chuvas vão diminuindo, os rios ainda estão cheios e as cachoeiras mais volumosas, mas isso muda mais pro final da estação.

A água não fica tão gelada, dando mais coragem para um mergulho.

Mesmo assim, o ideal é evitar ir à Chapada dos Guimarães no inverno, já que a nebulosidade prejudica a visão deste paraíso.

É importante se informar sobre a possibilidade de ocorrência de trombas d’água.

Eu aconselho você a procurar a administração do Parque ou um guia para se informar sobre isso, já que as enchentes repentinas impendem os turistas de chegar às cachoeiras e são um risco real.

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

Eu já vou logo dizendo qual o meu lugar favorito na Chapada, para você não ter dúvidas na hora de escolher. Mas, claro, eu também vou mostra várias alternativas com estilos e preços diferentes.

Pousada do Parque

Vamos começar lá do alto, com a maior referência em hospedagem da Chapada dos Guimarães: a Pousada do Parque.

Ela é um dos mais espetaculares lugares que você vai encontrar para passar as suas noites na Chapada, depois de longos dias de descobertas, trilhas e mergulhos nas cachoeiras.

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

A pousada ocupa um enorme espaço e tem todas as vantagens de um hotel de luxo – um cinco estrelas, sabe como é? – e ainda fica pertinho do Centro, cerca de 20 minutos.

Sem nenhuma dúvida, é a melhor experiência que você pode ter nessa região com um preço justo: isso também é muito importante.

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

Pousadas no Centro

Você vai notar que as pousadas da região central são pequenas, seguem um estilo mais rústico e se integram bem ao ambiente natural que cerca toda a cidade.

Como eu disse, no Centro – especialmente, nos arredores na praça onde fica o Santuário de Sant’Ana -, há várias pousadas interessantes e esse é o melhor lugar para ficar, porque você fica perto de tudo: bares, restaurantes, bancos, agências de turismo e todos os serviços que você pode precisar durante a viagem.

No mapa abaixo você vai conseguir visualizar isso melhor.

Eu vou falar um pouco sobre cada uma das pousadas do Centro para você escolher com mais segurança e, no final, eu comento sobre as opções mais afastadas.

Pousada Casa da Quineira

A Pousada Casa da Quineira fica no Centro. Os quartos têm uma decoração linda, as camas são enormes e muito confortáveis e os banheiros têm aquecedores para as toalhas – isso faz muita diferença nos dias frios.

A pousada é toda estilosa, super acolhedora e tem um jardim com uma piscina super agradável. Os móveis rústicos, os quadros coloridos e tudo mais dialogam muito bem com a natureza da Chapada e isso é ótimo.

O café da manhã sempre tem muitas opções e é tudo fresquinho. O atendimento é super elogiado e, sem dúvida, você se sentira em casa.

Pousada São Jerônimo

A Pousada São Jerônimo tem uma das melhores avaliações entre as pousadas que ficam no Centro e não é difícil entender o motivo. Tudo é cuidado com muito carinho para nos deixar o mais confortável possível.

Quartos aconchegantes, camas muito boas, áreas comuns bem cuidadas e sempre muito limpas, e tem, ainda, um café da manhã dos deuses, preparado com tudo fresquinho. É um ótimo lugar para ficar na Chapada dos Guimarães.

Pousada São José

A Pousada São José também fica no Centro, praticamente de frente para a praça principal da cidade. Então, você já sabe que é tudo perto e prático.

Os quartos são básicos, bem resolvidos e sempre estão limpos e organizados. É uma pousada com ótima localização interessante para quem só precisa de uma boa cama para dormir e um café da manhã antes dos passeios.

Pousada Luar

A Pousada Luar é outra super bem avaliada pelos hóspedes. Ela é muito confortável, tem áreas de convívios super aconchegantes e isso tudo deixa o espaço mais acolhedor, charmoso e organizado.

Os quartos não são grandes, mas cumprem bem o papel esperado para uma pousada do porte. É aquele básico que a gente valoriza, sabe?

Pousada das Orquídeas

O pessoal da Pousada das Orquídeas é muito preocupado com a qualidade: disso você pode ter certeza, porque mesmo com um estilo rústico – o que é comum na cidade – ela é aconchegante e o ambiente é super agradável.

A pousada é sempre muito limpa, os quartos são confortáveis a localização é boa – um pouco mais afastada do centrinho – e o preço é justo.

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

Pousada Villa Guimarães

Quem procura uma boa localização, mas não quer gastar muito vai gostar da Pousada Villa Guimarães.

Ela fica no coração da cidade, a apenas 500 metros da rodoviária e tem de tudo para atender às necessidades de um viajante independente.

Há uma variedade de quartos – desde os mais simples aos mais bem equipados – e isso é um ponto positivo, porque a estrutura da pousada atende a todos.

Vento Sul Pousada e Turismo

A Pousada Vento Sul é uma das melhores da Chapada dos Guimarães e oferece uma experiência excelente – sabe aquele lugar que a gente se sente em casa? É exatamente assim.

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

Bem localizada, com uma decoração impecável e totalmente integrada ao ambiente natural do Parque, é perfeita para quem quer o equilíbrio de ter tudo perto, inclusive o contato com a natureza.

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

Pousada Bom Jardim

A Pousada Bom Jardim é básica, mas tem uma localização excelente: de frente a praça principal da cidade.

Os quartos são silenciosos, porque ficam mais no fundo da pousada, e o atendimento é muito bom. Como tem quartos com várias camas, pode ser interessante para quem viaja em grupo.

Hotel Turismo

Quem gosta de hotel, vai se dar bem no Hotel Turismo. Ele é um basicão que tem seus atributos: fica no centro, tem um bom custo-benefício e o café da manhã está dentro do esperado. Não tem luxo e nem muito conforto. Então, avalie suas prioridades.

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

Pousadas mais afastadas do Centro

Um pouco mais afastadas do Centro, algumas pousadas acabam sendo mais interessantes pela privacidade e tranquilidade que oferecem.

Se estiver de carro, elas podem ser excelentes opções por que têm estacionamento e isso já é uma praticidade que deve ser considerada.

Bosque são Francisco

A Bosque São Francisco é uma pousadinha no estilo cama e café, com tudo de bom que este estilo de hospedagem tem. Ela fica a pouco mais de dois quilômetros do Centro, em uma área super tranquila.

Os quartos são excelentes, muito bem decorados e as camas são super confortáveis. Todos os ambientes são decorados de forma rústica, mas com muito bom gosto e isso nos ajuda a relaxar e aproveitar o lugar ainda mais.

Bosque da Neblina

A Bosque da Neblina é uma pousada nova, muito aconchegante, cercada por muito verde e isso se traduz em tranquilidade e ar puro todos os dias. É isso que você procura?

Os quartos são amplos, arejados, com bastante espaço e a cama é maravilhosa. O jardim com a piscina é excelente, o café da manhã é ótimo e o pessoal que trabalha na pousada é muito simpático e prestativo.

Pousada Manaca da Serra

A Pousada Manaca da Serra é outra que não fica tão pertinho do Centro, mas que tem seus atributos. Ambientes claros, arejados, sem luxo, mas com conforto na medida.

É um lugar para quem quer sossego e não deseja gastar muito, especialmente se estiver de carro para ter mais mobilidade. Dê uma olhada com calma!

Pousada Quinta dos Quintais

A Pousada Quinta dos Quintais é super arrumadinha, com quartos bem organizados, arejados e camas boas. Sem luxo, mas com tudo na medida para termos noites tranquilas e seguras.

Tem uma piscina ótima, atendimento super elogiado e o café da manhã é irretocável. Tem de tudo para ser a sua escolha de onde ficar na Chapada dos Guimarães.

Hostel na Chapada dos Guimarães

Se você está procurando um quarto compartilhado de hostel, lamento dizer que so há uma opção na Chapada dos Guimarães.

Hostel Jardim da Mata

O Hostel Jardim da Mata fica no Centro, a poucos minutos de caminhada da praça principal. Isso significa que é tudo perfil e fácil: mercados, bares, restaurantes e tudo mais estão a poucos passos do hostel.

Os quartos são simples, acomodam até oito pessoas em ambientes arejados e que sempre estão limpos e organizados. O hostel tem cozinha e área para camping.

Faixas de preço na Chapada dos Guimarães

Agora que você já conseguiu ter uma ideia das melhores opções da cidade, vamos conferir os preços.

No mapa abaixo estão todas as opções para você escolher onde ficar na Chapada dos Guimarães.  Para saber mais, você só precisa clicar sobre os pins azuis. 



Booking.com

Veja mais dicas do Mato Grosso

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Mato Grosso.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

35 respostas

  1. Oi, Leticia.

    Como explico no texto: “Junho, julho e agosto são os melhores meses. Se possível, tente ir à Chapada das Mesas em julho, o mês com menor chance de chover.”

    Um abraço.

  2. Ola, tudo bem?

    Estou planejando viajar a Chapada na primeira quinzena de outubro. Sabe me dizer se é uma boa época para conhecer a região?
    Obrigado

  3. Oi, Fabiana.
    Sim. O período sem chuvas dura pouco, quase dois meses, de junho a agosto.
    Isso significa que as cachoeiras estarão cheias.
    Um abraço.

  4. Oi, Marize.
    Agosto é um bom mês.
    Se tem dúvidas, melhor ir na primeira quinzena.
    Um abraço!

  5. Boa noite, Altier.
    Estou em dúvida de ir a Chapada dos Guimarães na primeira quinzena de agosto ou na segunda.
    Acho que na segunda, com a proximidade de setembro , pode ter dias mais chuvosos.
    O que vc me aconselha?

  6. Boa noite, tudo bem com você?
    Espero que sim.
    Estou pensando conhecer Chaoad dos Guimarães em novembro. Alguma dica ?

  7. Bom dia,

    Amigo, estou pensando em ir no mês de setembro. a ideia é ficarmos em Cuiabá e fazermos a Chapada e Nobres, depois desceremos para Bonito. Minha duvida é, Ficando em Cuiabá da pra fazer os dois lugares de boa em 5 dias ?

    Parabéns por vossas postagens. Tudo muito claro e objetivo.

  8. Faz muito frio em chapada dos guimaraes mt.
    Fez 5 graus quando visitei a cidade neblina e vento nos catigou durante os 3 dias que ficamos na cidade.
    E um lugar lindo e charmoso.

  9. Oi, Viviane.

    Você pode contratar guia com carro ou passeio em agências locais.
    Mas, de qualquer forma, os deslocamentos de carro são necessários.

    Um abraço.

  10. Boa tarde. Como não dirijo, e irei sozinha, gostaria de saber se tem passeios que eu possa contratar ou é necessário alugar um carro e contratar guia? Estou passando em ir em abril, é um bom mês?

  11. Então, estou vendo a possibilidade de ir com esposa e filho de 7 anos. Como conhecer as pousadas de lá?

  12. Bom dia.
    Estava querendo ir no carnaval, em março.
    Vi que é período de chuva, mas gostaria de saber como costumam ser os dias – chove o dia todo ou apenas pancadas com o restante do dia aberto?

  13. Oi, Cesar.

    Você vai precisar de guia para a maioria dos passeios.
    Não há sinalização adequada dentro do Parque e, em algumas áreas, só entra com guia.

    Um abraço.

  14. Caro Altier
    estamos planejando nossa ida para 28/12 a 3/1, e gostaria de saber se podemos ir com nosso carro dentro do parque, existe uma sinalização dos pontos de interesse é possível nos localizarmos sem um guia?

  15. Bom dia!
    Pretendo passar o Réveillon não Chapada. É arriscado eu ficar presa na pousada por causa das chuvas?
    Abraço

  16. Boa noite Altier parabéns pelo post, o transito aos sábados é tranquilo para o parque? pretendo ir no final de outubro pra la.

  17. Oi, Sileia.

    Como o texto diz, há o risco de queimadas por causa do tempo seco, mas isso não significa que vai ter queimada.
    Viaje tranquila. 🙂

    Um abraço.

  18. Boa noite!!!

    Exatamente no feriado do dia 12 de outubro é arriscado ir a Chapada e não conseguir uma vista boa do lugar devido às queimadas?!

  19. A distância está errada. De Cuiabá à Chapada dá pouco mais de 60km. E não mais de 100km, como informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *