A trilha das cachoeiras na Chapada dos Guimarães é um daqueles programas que você precisa colocar no seu roteiro, porque é garantia de um dia intenso, com belas paisagens e um contato puro e genuíno com a natureza, o que a gente mais quer quando vem para lugares assim, não é mesmo?
O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, no Brasil. Ele fica no estado de Mato Grosso, a cerca de 80 quilômetros de Cuiabá.
São mais de 32 mil hectares de terra protegida com um relevo peculiar cheio de paisagens fascinantes, trilhas perfeitas para quem gosta de aventura e cachoeiras de água gelada para espantar o calor do Cerrado.
Cachoeiras na Chapada dos Guimarães
No circuito de cachoeiras na Chapada dos Guimarães, eu visitei sete quedas d’água de diferentes tamanhos, mas todas com uma beleza singular.
Antes de prosseguir, preciso lembrar que todas as atividades desenvolvidas dentro do Parque precisam ser acompanharas por guia de turismo devidamente treinado para este ambiente e previamente autorizado pelo Instituto Chico Mendes.
A única exceção é a cachoeira Véu de Noiva, que é aberta a visitação autônoma, mas que não faz parte deste circuito. Portanto, você deverá visita-la separadamente.
Todo o percurso das cachoeiras está em uma distância de nove quilômetros de caminhada de nível leve a moderado. Separadas, em média, por um quilômetro, elas fazem com que a gente não sinta o cansaço, porque logo aparece uma queda d’água pra gente relaxar um pouco.
O circuito das Cachoeiras
Há duas opções de roteiro. A primeira opção é começar a caminhada tendo como primeiro ponto de parada a Casa de Pedra e, logo em seguida, a Cachoeira Sete de Setembro. Outra opção é fazer o caminho contrário, com uma longa caminhada logo de cara.
Nossa guia nos orienta a escolher a primeira opção, deixando a Cachoeira das Andorinhas para o final, já que, em sua opinião, ela é a mais interessante de todas.
Seguimos, então, para nossa primeira parada.
A Casa de Pedra é uma caverna de arenito que dizem ter servido de abrigo paras inimigos do Regime Militar, na década de 1960.
Mas não apenas: ela foi refúgio de povos primitivos, índios que viviam na região, bandeirantes, tropeiros e campistas.
Hoje, é a morada de pequenos roedores e outros animais que por aqui se abrigam.
Quando cheguei à Casa de Pedra senti um odor muito forte característico de animais selvagens.
Aliás, esse é um dos aspectos importantes quando caminhamos em um ambiente natural: tenha o seu olfato apurado para os cheiros.
Eles podem significar que você está próximo de algum animal. É hora, portanto, de fazer silêncio para tentar observá-lo.
Cachoeira Sete de Setembro
Caminho quase dois quilômetros até chegar à primeira cachoeira.
Com uma queda de aproximadamente dois metros de altura, ela é relativamente rasa.
A correnteza não é forte, portanto é fácil nadar até alcançar o banco de pedras que fica logo abaixo da queda. Sentado aqui, aproveito para receber uma massagem natural.
Cachoeira Sonrisal
Seguindo o caminho do rio, encontro essa pequena cachoeira que ganha esse nome engraçado porque o movimento da água forma uma hidromassagem com uma espuma branca constante.
Cachoeira do Pulo
Bem ao lado da Cachoeira Sonrisal, ela tem cerca de três metros de altura.
Recebeu esse nome porque muita gente vinha aqui para saltar do alto da cachoeira direto na piscina natural que ela forma. Depois de alguns acidentes, não é mais permitido fazer isso.
Cachoeira do Degrau
Formada pelo rio Sete de Setembro, ela é uma pequena cachoeira com vários degraus, que lembram uma escada, e uma piscina que permite algumas braçadas.
Apesar de pequena, a profundidade média é de dois metros.
Cachoeira da Prainha
Esta é a menor queda d’água de todo o circuito, mas que tem uma das maiores piscinas naturais e um tipo de prainha formado pela areia das margens do rio.
É ideal para quem está com crianças ou para quem quer aproveitar o dia relaxando tranquilamente.
Cachoeira das Andorinhas
Esta é sua última oportunidade para tomar um banho.
É a mais alta de todo o circuito, com aproximadamente 30 metros de queda d’água, e, sem dúvida, mais bela de todas.
Na década de 1980, muitos hippies acampavam aqui e foi nessa cachoeira que centenas de pessoas uniram suas mãos em protesto contra o desmatamento e a destruição da área que hoje é o Parque.
Depois de várias ações que mobilizaram grande parte dos moradores da região, o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães foi criado pelo Governo Federal.
Cachoeira da Independência
A cerca de 50 metros da Cachoeira das Andorinhas, esta é a última cachoeira do circuito e, atualmente, só podemos vê-la do alto dos seus 50 metros.
Devido às dificuldades de acesso e à falta de estrutura, ela está fechada para visitação.
Como visitar as cachoeiras na Chapada dos Guimarães
A Chapada dos Guimarães fica a 80 quilômetros de Cuiabá. Siga pela BR 251 que está duplicada e em ótimo estado de conservação: bem sinalizada e sem buracos.
Depois, vire à esquerda na MT-020. Apesar de não estar duplicada, também é de fácil navegação com sinalização horizontal e vertical adequadas. Aqui, aproveite para apreciar a bela paisagem.
A visita às cachoeiras só é permitida com acompanhamento de um guia. Consulte a lista de todos os condutores cadastrados no Parque e negocie o preço de acordo com os dias necessários e com a quantidade de pessoas.
A distância está errada amigo , são 60 km de de cuiaba (a cidade) mas os pontos turísticos começam bem antes da cidade e vão até depois da cidade.
Obrigado, Mario.
Altier,
vi 3 posts sobre a chapada no blog (cachoeiras, grutas e cidade de pedra). Você fez os 3 em um dia, ou foi um para cada dia. Como ficou o processo de contratação do guia?
Quando eu fui na chapada dos veadeiros, lembro que eles tinham uma lista que você se inscrevia e um guia levava pessoas de diferentes grupos pra fazer a trilha. Isso ocorre nos guimarães também?
Obrigado
Antônio,
Eu fiz a Cidade de Pedras e as Cachoeiras no mesmo dia e no outro dia fiz as grutas.
Você pode contratar o guia que preferir, eu indico a Alinne Assunção no post.
Um abraço.
Bom dia! É possivel fazer o circuito das cachoeiras com carro comum de passeio. Ouvi falar que somente com carro traçado e estava pensando em ir com carro comum acompanhado do guia.
Oi, Renato.
Eu fiz esse passeio com um Uno, mas o trajeto entre as cachoeiras somente a pé mesmo.
Um abraço.
Blz Altier! Obrigado pela resposta. Grande abraço!
Olá da para fazer o circuito das cachoeiras em um dia ??
Sim, Bianca. Eu fiz em um dia.
Um abraço.
Altier
Inicialmente parabéns por tudo que já li no blog. Vou pra Cuiabá no fim deste mês.
Você sabe me informar sobre a necessidade de tomar vacinas para prevenir doenças da região?
Oi Eder,
Não há vacinas indicadas para essas áreas, mas é bom usar protetor solar e repelente sempre que for fazer os passeios na natureza.
Um abraço e aproveite!
Olá ! Há alguns meses estive pesquisando aqui no blog as opções de passeio pelo Pantanal, Nobres e Chapada dos Guimarães, segui suas dicas e indicações , a viagem foi simplesmente perfeita, a indicação da Aline como guia na chapada foi maravilhosa, que guia espetacular, mesmo grávida de 7 meses nos acompanhou e nos agregou muitas informações e conhecimento a repeito daquele lugar maravilhoso!
Gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho incrível que você tem desempenhado e compartilhado aqui no Blog, muito obrigada !
Oi Isabella,
Fico muito feliz em ter ajudado em sua viagem.
A Alinne é mesmo sensacional. 😉
Muito obrigado!
Um abraço.
Ola Altier. Vou pra Chapada em julho. Você acha que se gasta mais estando com carro alugado ou pagando o transporte para os guias?
Oi Celina,
Depende de quantas pessoas estarão com você. Alugar um carro para duas ou mais pessoas pode ser melhor no final das contas, sem contar que você tem mais mobilidade e controle sobre seus horários. Mas não se esqueça que os passeios em algumas áreas do Parque só são permitidos com a companhia de um guia.
Um abraço.
Oi Altier, parabéns pelo site e pela viagem a Chapada dos Guimarães.
Realmente vale muito a pena a visita ao Circuito das Cachoeiras como também ao Circuito dos Paredões, Cidade de Pedras e Morro São Jerônimo. Outra dica importante que você deu no post e vale a pena sempre ressaltar é a importância de se contratar um guia de turismo para visitar todas essas atrações. Vemos tanto descaso por parte dos visitantes quando realizamos as trilhas que somente com um guia credenciado é possível aproveitar todas as atrações com conforto e segurança sem afetar a natureza local.
Um abraço.
Oi Fabio,
Realmente a contratação de guias locais faz toda a diferença. Um abraço.
*Esse comentário foi editado por continha link.
Altier, praticamente chegou o periodo de conhecer essa região maravilhosa. Ficarei em Cuiaba e acho melhor por meios proprios ate a chapada e lá buscar um serviço de guia na região. O que você acha?
Oi Marinelson,
Perfeito. Eu fiz isso: fui de carro até Chapada e curti muito o visual da estrada. A única diferença foi que já tinha feito contato com a guia anteriormente.
Um abraço e aproveite.
Muito legal.
Obrigado, Bruno.
Estive na Chapada dos Guimarães em julho de 2014. Adorei e já vou voltar em novembro. Recomendo um guia experiente, responsável, ético e com preços bem convidativos: Felipe Desidério (65) 9697.1569 Whatsapp.
Obrigado pela indicação, Tália.
Olá, qual o melhor lugar pra se ir com crianças pequenas, na chapada? Algum restaurante com cachoeira?
Oi Mya,
Até pouco tempo a melhor opção era a Cachoeirinha, que tinha um restaurante praticamente do lado da cachoeira, mas o ICMBio fechou o estabelecimento. Hoje, as opções são a Cachoeira do Marimbondo, que tem uma lanchonete e uma trilha de 350 metros aproximadamente; e a cachoeira da geladeira. Ambas ficam cerca de 7,5 quilômetros do centro.
Espero ter ajudado; Um abraço!
Ja fui na Cachoeira da geladeira e do marimbondo
Moro em Cuiabá-MT
Legal, Heitor.
Altier, bom dia!
O mês de Março é um bom mês para banho de cachoeira na Chapada dos Guimarães? É período de chuva na região?
Obrigado pela atenção!
Oi Marinelson,
Em março você vai pegar o finalzinho da estação chuvosa em Chapada dos Guimarães. As cachoeiras estarão mais volumosas, mas o céu pode ficar coberto por nuvens. A melhor época para aproveitar as cachoeiras é de julho a outubro, quando as temperaturas são mais altas.
Um abraço!
A cachoeira véu da noiva está aberta ao público?
Oi Daniel,
O cachoeira Véu de Noiva está sim aberta ao público, mas apenas para contemplação Atualmente, por motivo de segurança, não é permitido tomar banho.
Um abraço,
Altier Moulin
Bom dia qul os dias que podemos ir pra tomar banho em cachoeira
E os custos
Alimentação tem
Ou temos que levar
Você leu o texto, Genivaldo?
Um abraço.