Pesquisar
Close this search box.

Como chegar à Chapada dos Guimarães: dicas para sua viagem

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Como chegar à Chapada dos Guimarães
Foto: Rafael Soares

Chegar à Chapada dos Guimarães é um tarefa fácil, principalmente quando a gente compara a viagem com outros paraísos naturais do Brasil.

As facilidades começam porque esse Parque Nacional fica em um município de mesmo nome, pertinho de Cuiabá. É por causa dessa localização que o acesso é rápido e barato, um motivo a mais para você conhecer a Chapada dos Guimarães.

Entende o Parque Nacional

Antes de avançar, eu acho bom que você entenda um pouco mais sobre a criação do Parque, a área protegida onde estão todos os atrativos mais interessantes dessa região de rica beleza natural.

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, no Brasil. Ele fica no estado de Mato Grosso, a cerca de 80 quilômetros de Cuiabá, a capital do Estado.

São mais de 32 mil hectares de terra protegida com um relevo peculiar cheio de paisagens fascinantes, trilhas perfeitas para quem gosta de aventura e cachoeiras de água gelada para espantar o calor do Cerrado.

Como chegar à Chapada dos Guimarães

São diversas cachoeiras, grutas e rios para você explorar ao chegar a Chapada dos Guimarães. Cada esforço, cada trilha e gota de suor são recompensados com a paisagem e toda exuberância da natureza.

A Cidade de Pedra, por exemplo, é um dos lugares mais surreais para você conhecer no Parque.

Como chegar à Chapada dos Guimarães

Eu já expliquei que é fácil chegar à Chapada dos Guimarães, mas ainda não contei quais as opções você tem e quais as melhores escolhas.

Então, tome nota porque é isso que eu explico com detalhes a partir de agora.

De avião

O aeroporto mais próximo é Aeroporto Internacional de Cuiabá (CGB), que fica a cerca de 80 quilômetros do município de Chapada dos Guimarães e, para quem vem de longe, esse é o primeiro passo.

Depois disso, é preciso escolher o transporte a ser usado em terra durante toda a viagem.

No próprio Aeroporto Internacional de Cuiabá você pode alugar um carro, tomar um ônibus ou contratar um serviço particular de transporte para chegar à Chapada dos Guimarães.

De carro

Este é o melhor meio de transporte para chegar à Chapada dos Guimarães.

Você tem mais liberdade, pode conhecer Cuiabá por alguns dias e escolher o cronograma que quiser.

Os veículos alugados já estão preparados para os obstáculos das estradas. Seguindo pela BR-251, que está duplicada, você chega até a MT-020. A navegação é fácil, com boa sinalização e uma paisagem belíssima complementando o caminho.

 Eu aluguei um Fiat Uno e consegui fazer todos os trajetos sem problemas. 

Mas, mesmo indo de forma independente, saiba que  é necessário contratar um guia  para acompanhá-lo nos programas dentro do Parque, pois esta é uma exigência do órgão que administra esta área de proteção ambiental. Eu contratei o serviço desta guia.

Como chegar à Chapada dos Guimarães

Condição das estradas

De forma geral, as estradas estão bem conservadas, por pequenos trechos precisando de reparos.

A estrada que corta o Parque não é duplicada e é importante obedecer o limite de velocidade para evitar acidentes com animais silvestres.

Há posto de gasolina na cidade de Chapada dos Guimarães.

Como chegar à Chapada dos Guimarães

Dentro do Parque, você precisa ter  atenção com alguns trechos arenosos para o carro não patinar e sair da pista. Por isso, ande em baixa velocidade e peça orientações ao seu guia.

De ônibus

Em Cuiabá, você pode tomar um ônibus das viações CMT (venda de passagem pelo site Buson) ou ExclusiveTour para chegar à Chapada dos Guimarães.

A passagem custa cerca entre R$ 19,53 e 23,66, e a viagem é rápida, dura cerca de 1h30.

Os veículos saem da Rodoviária e, para embarcar, é obrigatório a apresentação da carteira de identidade ou outro documento com foto e o comprovante da passagem impresso ou no celular.

Caso escolha usar o ônibus para chegar ao município, saiba que será necessário contratar os serviços de uma agência de turismo para fazer os passeios no Parque Nacional. Normalmente, os pacotes incluem o transporte.

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

Eu já vou logo dizendo qual o meu lugar favorito na Chapada, para você não ter dúvidas na hora de escolher. Mas, claro, eu também vou mostra várias alternativas com estilos e preços diferentes.

Pousada do Parque

Vamos começar lá do alto, com a maior referência em hospedagem da Chapada dos Guimarães: a Pousada do Parque.

Ela é um dos mais espetaculares lugares que você vai encontrar para passar as suas noites na Chapada, depois de longos dias de descobertas, trilhas e mergulhos nas cachoeiras.

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

A pousada ocupa um enorme espaço e tem todas as vantagens de um hotel de luxo – um cinco estrelas, sabe como é? – e ainda fica pertinho do Centro, cerca de 20 minutos.

Sem nenhuma dúvida, é a melhor experiência que você pode ter nessa região com um preço justo: isso também é muito importante.

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

Pousadas no Centro

Você vai notar que as pousadas da região central são pequenas, seguem um estilo mais rústico e se integram bem ao ambiente natural que cerca toda a cidade.

Como eu disse, no Centro – especialmente, nos arredores na praça onde fica o Santuário de Sant’Ana -, há várias pousadas interessantes e esse é o melhor lugar para ficar, porque você fica perto de tudo: bares, restaurantes, bancos, agências de turismo e todos os serviços que você pode precisar durante a viagem.

No mapa abaixo você vai conseguir visualizar isso melhor.

Eu vou falar um pouco sobre cada uma das pousadas do Centro para você escolher com mais segurança e, no final, eu comento sobre as opções mais afastadas.

Pousada Casa da Quineira

A Pousada Casa da Quineira fica no Centro. Os quartos têm uma decoração linda, as camas são enormes e muito confortáveis e os banheiros têm aquecedores para as toalhas – isso faz muita diferença nos dias frios.

A pousada é toda estilosa, super acolhedora e tem um jardim com uma piscina super agradável. Os móveis rústicos, os quadros coloridos e tudo mais dialogam muito bem com a natureza da Chapada e isso é ótimo.

O café da manhã sempre tem muitas opções e é tudo fresquinho. O atendimento é super elogiado e, sem dúvida, você se sentira em casa.

Pousada São Jerônimo

A Pousada São Jerônimo tem uma das melhores avaliações entre as pousadas que ficam no Centro e não é difícil entender o motivo. Tudo é cuidado com muito carinho para nos deixar o mais confortável possível.

Quartos aconchegantes, camas muito boas, áreas comuns bem cuidadas e sempre muito limpas, e tem, ainda, um café da manhã dos deuses, preparado com tudo fresquinho. É um ótimo lugar para ficar na Chapada dos Guimarães.

Pousada São José

A Pousada São José também fica no Centro, praticamente de frente para a praça principal da cidade. Então, você já sabe que é tudo perto e prático.

Os quartos são básicos, bem resolvidos e sempre estão limpos e organizados. É uma pousada com ótima localização interessante para quem só precisa de uma boa cama para dormir e um café da manhã antes dos passeios.

Pousada Luar

A Pousada Luar é outra super bem avaliada pelos hóspedes. Ela é muito confortável, tem áreas de convívios super aconchegantes e isso tudo deixa o espaço mais acolhedor, charmoso e organizado.

Os quartos não são grandes, mas cumprem bem o papel esperado para uma pousada do porte. É aquele básico que a gente valoriza, sabe?

Pousada das Orquídeas

O pessoal da Pousada das Orquídeas é muito preocupado com a qualidade: disso você pode ter certeza, porque mesmo com um estilo rústico – o que é comum na cidade – ela é aconchegante e o ambiente é super agradável.

A pousada é sempre muito limpa, os quartos são confortáveis a localização é boa – um pouco mais afastada do centrinho – e o preço é justo.

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

Pousada Villa Guimarães

Quem procura uma boa localização, mas não quer gastar muito vai gostar da Pousada Villa Guimarães.

Ela fica no coração da cidade, a apenas 500 metros da rodoviária e tem de tudo para atender às necessidades de um viajante independente.

Há uma variedade de quartos – desde os mais simples aos mais bem equipados – e isso é um ponto positivo, porque a estrutura da pousada atende a todos.

Vento Sul Pousada e Turismo

A Pousada Vento Sul é uma das melhores da Chapada dos Guimarães e oferece uma experiência excelente – sabe aquele lugar que a gente se sente em casa? É exatamente assim.

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

Bem localizada, com uma decoração impecável e totalmente integrada ao ambiente natural do Parque, é perfeita para quem quer o equilíbrio de ter tudo perto, inclusive o contato com a natureza.

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

Pousada Bom Jardim

A Pousada Bom Jardim é básica, mas tem uma localização excelente: de frente a praça principal da cidade.

Os quartos são silenciosos, porque ficam mais no fundo da pousada, e o atendimento é muito bom. Como tem quartos com várias camas, pode ser interessante para quem viaja em grupo.

Hotel Turismo

Quem gosta de hotel, vai se dar bem no Hotel Turismo. Ele é um basicão que tem seus atributos: fica no centro, tem um bom custo-benefício e o café da manhã está dentro do esperado. Não tem luxo e nem muito conforto. Então, avalie suas prioridades.

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

Pousadas mais afastadas do Centro

Um pouco mais afastadas do Centro, algumas pousadas acabam sendo mais interessantes pela privacidade e tranquilidade que oferecem.

Se estiver de carro, elas podem ser excelentes opções por que têm estacionamento e isso já é uma praticidade que deve ser considerada.

Bosque são Francisco

A Bosque São Francisco é uma pousadinha no estilo cama e café, com tudo de bom que este estilo de hospedagem tem. Ela fica a pouco mais de dois quilômetros do Centro, em uma área super tranquila.

Os quartos são excelentes, muito bem decorados e as camas são super confortáveis. Todos os ambientes são decorados de forma rústica, mas com muito bom gosto e isso nos ajuda a relaxar e aproveitar o lugar ainda mais.

Bosque da Neblina

A Bosque da Neblina é uma pousada nova, muito aconchegante, cercada por muito verde e isso se traduz em tranquilidade e ar puro todos os dias. É isso que você procura?

Os quartos são amplos, arejados, com bastante espaço e a cama é maravilhosa. O jardim com a piscina é excelente, o café da manhã é ótimo e o pessoal que trabalha na pousada é muito simpático e prestativo.

Pousada Manaca da Serra

A Pousada Manaca da Serra é outra que não fica tão pertinho do Centro, mas que tem seus atributos. Ambientes claros, arejados, sem luxo, mas com conforto na medida.

É um lugar para quem quer sossego e não deseja gastar muito, especialmente se estiver de carro para ter mais mobilidade. Dê uma olhada com calma!

Pousada Quinta dos Quintais

A Pousada Quinta dos Quintais é super arrumadinha, com quartos bem organizados, arejados e camas boas. Sem luxo, mas com tudo na medida para termos noites tranquilas e seguras.

Tem uma piscina ótima, atendimento super elogiado e o café da manhã é irretocável. Tem de tudo para ser a sua escolha de onde ficar na Chapada dos Guimarães.

Hostel na Chapada dos Guimarães

Se você está procurando um quarto compartilhado de hostel, lamento dizer que so há uma opção na Chapada dos Guimarães.

Hostel Jardim da Mata

O Hostel Jardim da Mata fica no Centro, a poucos minutos de caminhada da praça principal. Isso significa que é tudo perfil e fácil: mercados, bares, restaurantes e tudo mais estão a poucos passos do hostel.

Os quartos são simples, acomodam até oito pessoas em ambientes arejados e que sempre estão limpos e organizados. O hostel tem cozinha e área para camping.

Faixas de preço na Chapada dos Guimarães

Agora que você já conseguiu ter uma ideia das melhores opções da cidade, vamos conferir os preços.

No mapa abaixo estão todas as opções para você escolher onde ficar na Chapada dos Guimarães.  Para saber mais, você só precisa clicar sobre os pins azuis. 



Booking.com

Veja mais dicas do Mato Grosso

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Mato Grosso.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

29 respostas

  1. Boa tarde Altier!
    Deo ir para Cuiabá no início de novembro, o objetivo da viagem é conhecer a chapada. Devo me ospedar em Cuiabá e fazer os passeios diários em um carro alugado ou tem uam hospedagem mais próxima do parque?

  2. Olá! Qual a melhor maneira de ir do aeroporto de Cuiabá para a rodoviária, para pegar o ônibus para Chapada dos Guimarães?

  3. Olá! Você sabe se há excursão bate e volta saindo de Cuiabá. Queria fazer apenas o percurso de um dia, conhecer o parque, ira até o veu da noiva e voltar.

  4. Olá! Você sabe se há excursão bate e volta saindo de Cuiabá. Queria fazer apenas o percurso de um dia, conhecer o parque, ira até o veu da noiva e voltar.

  5. Oi, Wiverson.
    Você poderá fazer isso e algumas coisas a mais se estiver de carro.
    A Chapada fica bem perto de Cuiabá e a estrada é boa.
    Um abraço.

  6. Ola, tudo bem ?
    vou para sapezal Mt, vou chegar em Cuiabá 10h da manha, gostaria de ir conhecer somente o véu da noiva, em chapada dos Guimaraes, sendo que tenho q retornar ate as 22h para cuiaba…
    o que seria melhor ? alugar um automóvel, ônibus ou ir em uma agencia ? Abraço

  7. Sou o Garcia
    Vou de moto, como faço para contrata um guia, quero ir no mês de abril, será que vale apena ir ou esperar para outubro.
    Abç

  8. Oi, Julia.
    Sai da Rdoviária. O Rubi faz bastante paradas, mas a Expresso Chapadense tem linhas diretas.
    Por causa da pandemia, é bom verificar os horários antes.
    O telefone da rodoviária é (65) 3621-1764.

    Um abraço.

  9. Olá, Altier! Esse ônibus da Expresso Rubi eu pego no próprio aeroporto? ou na rodoviária? Obrigada e parabéns pelo blog!

  10. Oi, Caroline.

    Eu fiz isso: Chapada dos Guimarães, Bom Jardim e Poconé, no Pantanal. É sensacional.
    Deu até vontade fazer novamente. 😉
    Esse período é mais chuvoso – janeiro é o mês que mais chove.
    Ir de carro até a Chapada é tranquilo, porque é tudo asfaltado.
    Mas, para fazer os passeios pode ser que precise de um 4×4 em algumas áreas e você precisa guia para a maioria dos lugares (é obrigatório).
    Bom Jardim é praticamente todo off road e, nesta época, é cheia no Pantanal.
    Com todos esses riscos, pode ser mais interessante ir com uma agência.
    Aproveite.

    Um abraço.

  11. Altier Boa noite! Vou agora de 02 a 10/01, esse é período alugando um carro normal da pra andar por la, queria muito conhecer alem da Chapada, bom jardim e o pantanal, o que me recomenda? Vc acha melhor alugar carro ou ir de ônibus e ver com as agencias de turismo na chapada?
    Obrigada pela ajuda

  12. Encontra sim, Carolina.
    No centrinho e nos hotéis é fácil conseguir informação.

    Um abraço.

  13. Olá, iremos a Cuiabá final de outubro. Quero ir muito a Chapada, porém gostaria de saber se chegando lá de ônibus encontro algum receptivo que me leve até o véu da noiva?

  14. Boa tarde.
    Sobre guias de turismo, onde encontro para contratação confiável sem cair em picaretas?

  15. Oi, Claudia.

    Há vários. A cachoeira Véu de Noiva e alguas outras cachoeiras que não exigem muita caminhada. A Cidade de Pedras também é fácil, porque o carro chega até lá.

    Contrate um guia e boa viagem.

    Um abraço.

  16. Olá. pretendo ir com minhas duas filhas, de 15 e 9 anos; qual a sugestão de um passeio panorâmico light?
    grata

  17. Ola Altier, a estrada que saem de Cuiabá ao parque se encontra em boas condições? e li também que alguns passeios podem ser auto guiados como véu da noiva, é isso mesmo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *