Como chegar à Chapada dos Guimarães

8

Atualizado em 30 de abril de 2018

Chegar à Chapada dos Guimarães é tarefa fácil, quando a gente compara com outros paraísos naturais do Brasil. Só que muita gente não sabe que esse Parque Nacional fica em um município de mesmo nome, pertinho de Cuiabá. É por causa dessa localização que o acesso é rápido e barato, um motivo a mais para você conhecer a Chapada.

CLIQUE E SAIBA MAIS SOBRE A CHAPADA DAS MESAS

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é considerado um dos Patrimônios Mundiais da Humanidade pela Unesco, no Brasil. Ele fica no estado de Mato Grosso, a cerca de 80 quilômetros de Cuiabá, a capital do Estado.

São mais de 32 mil hectares de terra protegida com um relevo peculiar cheio de paisagens fascinantes, trilhas perfeitas para quem gosta de aventura e cachoeiras de água gelada para espantar o calor do Cerrado.

São diversas cachoeiras, grutas e rios para você explorar ao chegar a Chapada dos Guimarães. Cada esforço, cada trilha e gosta de suor são recompensados com a paisagem e toda exuberância da natureza. A Cidade de Pedra, por exemplo, é um dos lugares mais surreais para você conhecer por aqui.

Como chegar à Chapada dos Guimarães

Avião | O aeroporto mais próximo é Aeroporto Internacional de Cuiabá (CGB), que fica a cerca de 80 quilômetros do município de Chapada dos Guimarães e, para quem vem de longe, esse é o primeiro passo. Depois disso, é preciso escolher o transporte a ser usado em terra durante toda a viagem.

No próprio Aeroporto Internacional de Cuiabá você pode alugar um carro, tomar um ônibus ou contratar um serviço particular de transporte para chegar à Chapada dos Guimarães.

Carro | Este é o melhor meio de transporte para chegar à Chapada dos Guimarães. Você tem mais liberdade, pode conhecer Cuiabá por alguns dias e escolher o cronograma que quiser. Os veículos alugados aqui já estão preparados para os obstáculos das estradas. Seguindo pela BR-251, que está duplicada, você chega até a MT-020.

Aqui, a navegação é fácil, com boa sinalização e uma paisagem belíssima complementando o caminho. Eu aluguei um Fiat Uno e consegui fazer todos os trajetos sem problemas.

Como chegar à Chapada dos Guimarães

Você só pode entrar em algumas áreas acompanhado de um guia.

Mas, mesmo indo de forma independente, saiba que é necessário contratar um guia para acompanhá-lo nos programas dentro do Parque, pois esta é uma exigência do órgão que administra esta área de proteção ambiental.

Ônibus | Em Cuiabá, você pode tomar um ônibus dá Expresso Rubi (não tem site) para chegar à Chapada dos Guimarães. Os veículos saem de hora em hora, mas eu aconselho você a ligar para a empresa e confirmar os horários. A passagem custa cerca de R$ 20.

Caso escolha usar o ônibus para chegar ao município, saiba que será necessário contratar os serviços de uma agência de turismo para fazer os passeios no Parque Nacional. Normalmente, os pacotes incluem o transporte.

Como chegar à Chapada dos Guimarães

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

8 Comentários

  1. Ola Altier, a estrada que saem de Cuiabá ao parque se encontra em boas condições? e li também que alguns passeios podem ser auto guiados como véu da noiva, é isso mesmo?

    • Altier Moulin

      Oi, Claudia.

      Há vários. A cachoeira Véu de Noiva e alguas outras cachoeiras que não exigem muita caminhada. A Cidade de Pedras também é fácil, porque o carro chega até lá.

      Contrate um guia e boa viagem.

      Um abraço.

Escreva um comentário