Onde ficar na Chapada dos Guimarães: as melhores pousadas – com preços

13

Atualizado em 27 de julho de 2021

O Brasil é cheio de lugares incríveis e todo bom viajante sabe disso, mas a gente sempre precisa daquelas dicas para deixar a viagem ainda melhor, não é mesmo? Então, aproveite para ver onde ficar na Chapada dos Guimarães.

A cidade da Chapada dos Guimarães é pequena, tem pouco menos de 20 mil moradores e é fácil encontrar um bom lugar para ficar.

Nos arredores do Centro – na praça onde fica o Santuário de Sant’Ana -, há várias pousadas interessantes e esse é o melhor lugar para ficar, porque você fica perto de tudo: bares, restaurantes, bancos, agências de turismo e todos os serviços que você pode precisar durante a viagem.

Só tem um segredo: é preciso fazer a reserva com antecedência, porque há vários eventos que acontecem na cidade que lotam as pousadas e, se deixar para última hora, você corre o risco de pagar mais caro.

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

Eu já vou logo dizendo qual o meu lugar favorito na Chapada, para você não ter dúvidas na hora de escolher. Mas, claro, eu também vou mostra várias alternativas com estilos e preços diferentes.

POUSADA DO PARQUE

Vamos começar lá do alto, com a maior referência em hospedagem da Chapada dos Guimarães: a Pousada do Parque.

Ela é um dos mais espetaculares lugares que você vai encontrar para passar as suas noites na Chapada, depois de longos dias de descobertas, trilhas e mergulhos nas cachoeiras.

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

A pousada ocupa um enorme espaço e tem todas as vantagens de um hotel de luxo – um cinco estrelas, sabe como é? – e ainda fica pertinho do Centro, cerca de 20 minutos.

Sem nenhuma dúvida, é a melhor experiência que você pode ter nessa região com um preço justo: isso também é muito importante.

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

Pousadas no Centro

Você vai notar que as pousadas da região central são pequenas, seguem um estilo mais rústico e se integram bem ao ambiente natural que cerca toda a cidade.

Como eu disse, no Centro – especialmente, nos arredores na praça onde fica o Santuário de Sant’Ana -, há várias pousadas interessantes e esse é o melhor lugar para ficar, porque você fica perto de tudo: bares, restaurantes, bancos, agências de turismo e todos os serviços que você pode precisar durante a viagem.

No mapa abaixo você vai conseguir visualizar isso melhor.

Eu vou falar um pouco sobre cada uma das pousadas do Centro para você escolher com mais segurança e, no final, eu comento sobre as opções mais afastadas.

POUSADA CASA DA QUINEIRA

A Pousada Casa da Quineira fica no Centro. Os quartos têm uma decoração linda, as camas são enormes e muito confortáveis e os banheiros têm aquecedores para as toalhas – isso faz muita diferença nos dias frios.

A pousada é toda estilosa, super acolhedora e tem um jardim com uma piscina super agradável. Os móveis rústicos, os quadros coloridos e tudo mais dialogam muito bem com a natureza da Chapada e isso é ótimo.

O café da manhã sempre tem muitas opções e é tudo fresquinho. O atendimento é super elogiado e, sem dúvida, você se sentira em casa.

POUSADA DA GI

A Pousada da Gi é surpreendente. Pequena, discreta, mas com quartos excelentes, super aconchegantes  e bem planejados. Aliás, todos os ambientes são super agradáveis e você vai confirmar isso.

Mas, apesar disso tudo, o grande diferencial é o atendimento, um dos mais bem avaliados da Chapada dos Guimarães, com elogios mil. Vale a pena olhar essa pousada com carinho.

POUSADA SÃO JERÔNIMO

A Pousada São Jerônimo tem uma das melhores avaliações entre as pousadas que ficam no Centro e não é difícil entender o motivo. Tudo é cuidado com muito carinho para nos deixar o mais confortável possível.

Quartos aconchegantes, camas muito boas, áreas comuns bem cuidadas e sempre muito limpas, e tem, ainda, um café da manhã dos deuses, preparado com tudo fresquinho. É um ótimo lugar para ficar na Chapada dos Guimarães.

POUSADA SÃO JOSÉ

A Pousada São José também fica no Centro, praticamente de frente para a praça principal da cidade. Então, você já sabe que é tudo perto e prático.

Os quartos são básicos, bem resolvidos e sempre estão limpos e organizados. É uma pousada com ótima localização interessante para quem só precisa de uma boa cama para dormir e um café da manhã antes dos passeios.

POUSADA LUAR

A Pousada Luar é outra super bem avaliada pelos hóspedes. Ela é muito confortável, tem áreas de convívios super aconchegantes e isso tudo deixa o espaço mais acolhedor, charmoso e organizado.

Os quartos não são grandes, mas cumprem bem o papel esperado para uma pousada do porte. É aquele básico que a gente valoriza, sabe?

POUSADA DAS ORQUÍDEAS

O pessoal da Pousada das Orquídeas é muito preocupado com a qualidade: disso você pode ter certeza, porque mesmo com um estilo rústico – o que é comum na cidade – ela é aconchegante e o ambiente é super agradável.

A pousada é sempre muito limpa, os quartos são confortáveis a localização é boa – um pouco mais afastada do centrinho – e o preço é justo.

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

POUSADA VILLA GUIMARÃES

Quem procura uma boa localização, mas não quer gastar muito vai gostar da Pousada Villa Guimarães.

Ela fica no coração da cidade, a apenas 500 metros da rodoviária e tem de tudo para atender às necessidades de um viajante independente.

Há uma variedade de quartos – desde os mais simples aos mais bem equipados – e isso é um ponto positivo, porque a estrutura da pousada atende a todos.

VENTO SUL POUSADA E TURISMO

A Pousada Vento Sul é uma das melhores da Chapada dos Guimarães e oferece uma experiência excelente – sabe aquele lugar que a gente se sente em casa? É exatamente assim.

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

Bem localizada, com uma decoração impecável e totalmente integrada ao ambiente natural do Parque, é perfeita para quem quer o equilíbrio de ter tudo perto, inclusive o contato com a natureza.

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

POUSADA BOM JARDIM

A Pousada Bom Jardim é básica, mas tem uma localização excelente: de frente a praça principal da cidade.

Os quartos são silenciosos, porque ficam mais no fundo da pousada, e o atendimento é muito bom. Como tem quartos com várias camas, pode ser interessante para quem viaja em grupo.

HOTEL TURISMO

Quem gosta de hotel, vai se dar bem no Hotel Turismo. Ele é um basicão que tem seus atributos: fica no centro, tem um bom custo-benefício e o café da manhã está dentro do esperado. Não tem luxo e nem muito conforto. Então, avalie suas prioridades.

Onde ficar na Chapada dos Guimarães

Pousadas mais afastadas do Centro

Um pouco mais afastadas do Centro, algumas pousadas acabam sendo mais interessantes pela privacidade e tranquilidade que oferecem.

Se estiver de carro, elas podem ser excelentes opções por que têm estacionamento e isso já é uma praticidade que deve ser considerada.

BOSQUE SÃO FRANCISCO

A Bosque São Francisco é uma pousadinha no estilo cama e café, com tudo de bom que este estilo de hospedagem tem. Ela fica a pouco mais de dois quilômetros do Centro, em uma área super tranquila.

Os quartos são excelentes, muito bem decorados e as camas são super confortáveis. Todos os ambientes são decorados de forma rústica, mas com muito bom gosto e isso nos ajuda a relaxar e aproveitar o lugar ainda mais.

BOSQUE DA NEBLINA

A Bosque da Neblina é uma pousada nova, muito aconchegante, cercada por muito verde e isso se traduz em tranquilidade e ar puro todos os dias. É isso que você procura?

Os quartos são amplos, arejados, com bastante espaço e a cama é maravilhosa. O jardim com a piscina é excelente, o café da manhã é ótimo e o pessoal que trabalha na pousada é muito simpático e prestativo.

POUSADA MANACA DA SERRA

A Pousada Manaca da Serra é outra que não fica tão pertinho do Centro, mas que tem seus atributos. Ambientes claros, arejados, sem luxo, mas com conforto na medida.

É um lugar para quem quer sossego e não deseja gastar muito, especialmente se estiver de carro para ter mais mobilidade. Dê uma olhada com calma!

VILLAGIO CHAPADA

A Villagio Chapada tem acomodações excelentes, com tudo organizado com muito cuidado para deixar cada cantinho o mais aconchegante possível.

Esse conforto que começa nos quartos se estende para o jardim e, assim, a gente se sente em casa. O atendimento é ótimo e o café da manhã é muito saboroso.

POUSADA QUINTA DOS QUINTAIS

A Pousada Quinta dos Quintais é super arrumadinha, com quartos bem organizados, arejados e camas boas. Sem luxo, mas com tudo na medida para termos noites tranquilas e seguras.

Tem uma piscina ótima, atendimento super elogiado e o café da manhã é irretocável. Tem de tudo para ser a sua escolha de onde ficar na Chapada dos Guimarães.

Hostel na Chapada dos Guimarães

Se você está procurando um quarto compartilhado de hostel, lamento dizer que so há uma opção na Chapada dos Guimarães.

HOSTEL JARDIM DA MATA

O Hostel Jardim da Mata fica no Centro, a poucos minutos de caminhada da praça principal. Isso significa que é tudo perfil e fácil: mercados, bares, restaurantes e tudo mais estão a poucos passos do hostel.

Os quartos são simples, acomodam até oito pessoas em ambientes arejados e que sempre estão limpos e organizados. O hostel tem cozinha e área para camping.

Faixas de preço na Chapada dos Guimarães

Agora que você já conseguiu ter uma ideia das melhores opções da cidade, vamos conferir os preços.

No mapa abaixo estão todas as opções para você escolher onde ficar na Chapada dos Guimarães.  Para saber mais, você só precisa clicar sobre os pins azuis. 



Booking.com


RECOMENDAÇÕES DE VIAGEM - COVID-19

Devido à pandemia de Covid-19, novas medidas de saúde e segurança foram adotadas. Elas são importantes para evitar o contágio, protegendo você, quem trabalha diretamente com o turismo e as comunidades locais.

Antes de viajar, verifique a situação do seu destino para não encontrar atrativos fechados e, claro, não colocar a sua vida e a de seus familiares em risco.

Veja algumas medidas adotadas:

  • Álcool gel disponível nos quartos e nas áreas comuns;
  • Uso obrigatório de máscaras nas áreas comuns;
  • Respeito às regras de distanciamento físico;
  • Uso de produtos de limpeza eficazes contra o coronavírus;
  • Café da manhã pode ser servido no quarto.

Veja mais dicas do Mato Grosso

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

13 Comentários

  1. Para conhecer as principais atrações da Chapada dos Guimarães basta ficar hospedado na cidade de mesmo nome? Não é necessário ficar mudando de cidade, como no caso do Jalapão?
    Dá pra fazer tudo por conta própria (aéreo e hospedagem) e contratar os passeios quando chegar lá?
    Penso em ficar na Chapada por 7 dias, agora no mês de agosto. É uma época boa, ou pode haver muita neblina que dificulte alguns passeios?

  2. Boa noite

    Gostaria de saber qual o valor da diária. chegarei no dia 10/01/2020 mais ou menos a 1hs da manhã. e sairemos dia 12/01/2020 ao 12hs.

Escreva um comentário