Onde ficar em Cuiabá: as melhores áreas e os hotéis mais econômicos

0

Atualizado em 8 de outubro de 2020

Onde ficar em Cuiabá

Foto: Daniel Meneguini

A capital do Mato Grosso é a porta de entrada para quem quer conhecer a Chapada dos Guimarães e o Pantanal, na região de Poconé. Então, mesmo que você vá passar apenas uma noite na cidade, é importante escolher bem onde ficar em Cuiabá.

Isso vai fazer com que você otimize seu tempo para conhecer um pouco da cidade – eu acho que dois dias são suficientes para ver o básico.

→ O que fazer em Cuiabá

E, claro, vai ajudar a economizar na hospedagem, porque, apesar de não ter os preços tão inflacionados como outras capitais mais turísticas, Cuiabá tem uma rotina um pouco diferente.

É isso que eu explico agora.

Onde ficar em Cuiabá

Onde ficar em Cuiabá

Cuiabá não está entre os principais destinos turísticos do Brasil, mas o movimento nos hotéis da cidade é grande.

Isso acontece porque há um fluxo frequente de pessoas que chega à cidade para fazer negócios – especialmente, transações ligadas à indústria do agronegócio.

Onde ficar em Cuiabá

Foto: Rai Reis

Isso faz com que os preços das diárias sejam mais altos durante a semana e mais baixos no final de semana, quando a cidade fica mais vazia.

Então, a primeira dica que você deve observar é escolher uma data que coincida com um final de semana – chegando na sexta-feira à noite já está bom.

As melhores áreas de Cuiabá

Outra coisa que você deve observar é a localização. Isso, claro, depende muito do que você está programando para a viagem, mas, de forma geral, o melhor lugar é aquele que se conecta facilmente a outras áreas da cidade.

Nesse aspecto, o Centro tem algumas vantagens – especialmente o Centro Norte.

Além de ser a área mais histórica da cidade, onde estão os principais atrativos que você pode visitar em um ou dois dias – dependendo do seu ritmo -, há bastante opções de hospedagem nessa região. Isso gera uma concorrência saudável.

Sem falar que há muitas opções de bares, restaurantes, mercados e outros serviços que você pode precisar durante sua viagem.

Outra região boa para ficar em Cuiabá é no bairro Popular, nos poucos quarteirões ao redor da Praça Popular.

Eles concentram muitos bares, restaurantes e casas noturnas e, por isso, é a região mais boêmia da cidade.

Mas, isso não é de agora: o Popular sempre foi o reduto de artistas e intelectuais, e isso influenciou muito na forma que o bairro se desenvolveu.

Os melhores hotéis de Cuiabá

Considerando a melhor localização de Cuiabá, esses são os hotéis que têm um excelente custo-benefício.

AMAZON PLAZA HOTEL

O Amazon Plaza Hotel fica no Centro, em uma das avenidas mais importantes da cidade, a Getúlio Vargas. Portanto, é muito fácil se locomover para qualquer área da cidade.

Como sempre faz muito calor em Cuiabá, pode ser um pouco incômodo caminhar, mas o hotel fica perto de tudo que eu arrisco que você nem vai gastar com carro de aplicativo ou táxi.

A estrutura do Amazon Plaza Hotel é muito boa, uma das melhores da cidade e os quartos são práticos e muito aconhegantes. O café da manhã sempre tem muitas variedades e é delicioso.

Onde ficar em Cuiabá

HOTEL D’LUCA

O Hotel D’Luca é outro clássico da cidade e sempre está lotado: é que o atendimento é muito bom e, por isso, ele é muito procurado por quem vem a Cuiabá a trabalho.

Onde ficar em Cuiabá

Os quartos são amplos, sempre muito limpos e com uma decoração minimalista, bem simples e elegante. A cama de casal é gigante e ótima.

O café da manhã do Hotel D’Luca também é muito elogiado e tem muitas variedades. Por falar nisso, você também adora o café da manhã de hotel?

HOTEL DEVILLE PRIME CUIABÁ

O Hotel Deville Prime Cuiabá é um dos melhores da cidade. O prédio é imponente, tem uma entrada toda de vidro e o visual de fora impressiona, mas é melhor ainda quando a gente entra.

Os quartos são extremamente confortáveis e práticos – alguns tem estação de trabalho -, e o banheiro é espaçoso e sempre muito limpo.

Onde ficar em Cuiabá

O Hotel Deville Prime Cuiabá é muito procurado porque fica na melhor localização de Cuiabá, entre o Centro Norte e o Popular, as duas melhores áreas para quem quer explorar a cidade de dia e à noite.

NACIONAL INN CUIABÁ

Outro clássico da cidade, o Nacional Inn Cuiabá também fica no Centro e tem tarifas, geralmente, mais baixas do que seus concorrentes. Isso pode ser uma boa para quem precisa economizar na hospedagem.

Mas, claro, sem abrir mão do conforto e da segurança, itens garantidos no hotel, que tem uma piscina bem agradável, perfeita para o calorão que sempre faz em Cuiabá.

Onde ficar em Cuiabá

Os quartos do Nacional Inn Cuiabá são espaçosos, sempre muito limpos e aconchegantes – a cama é uma delícia – e o café da manhã é muito elogiado por todos.

HOTEL TAIAMÃ

O Hotel Taiamã fica um pouquinho afastado do Centro Histórico, mas é uma ótima opção para ficar em Cuiabá. É um daqueles hotéis que entrega o que promete, sabe como é?

O café da manhã é sempre muito farto e o restaurante que serve almoço e jantar é também muito elogiado. Aliás, o atendimento do hotel de forma geral é muito bem avaliado.

A área da piscina do Hotel Taiamã é perfeita para quem chega exausto depois de um dia inteiro no calorão de Cuiabá: você vai se lembrar disso e me agradecer muito pela dica.

Onde ficar em Cuiabá

GETÚLLIO HOTEL

O Getúllio Hotel é básico e bem localizado. Não precisa criar muitas expectativas, mas pode vir tranquilo que ele satisfaz as nossas necessidades básicas.

Ele fica na avenida Getúlio Vargas, uma das principais da cidade, então é fácil chegar a qualquer lugar da cidade. Alguns quartos têm vista para a cidade e os hóspedes gostam muito.

Além do café da manhã que é muito bem servido, há uma lanchonete na recepção do Getúllio Hotel e isso facilita bastante a nossa vida.

INTERCITY CUIABÁ

O Intercity Cuiabá é um dos hotéis mais novos da cidade e carrega consigo toda a bagagem dessa rede que está revolucionando o mercado hoteleiro no Brasil.

Onde ficar em Cuiabá

Os quartos têm um conceito bem especial, com espaços otimizados e muito aconchegantes – mesmo para quem vai passar uma ou duas noite apenas.

O atendimento do Intercity Cuiabá é excepcional, a decoração é impecável e o café da manhã é perfeito, com muitas opções para todos os tipos de hóspedes. Resumindo: vale cada centavo que a gente paga.

Hostel em Cuiabá

Para quem está procurando um quarto compartilhado de hostel a minha sugestão é o Pantanal Backpacker Hostel. Ele é, na minha opinião, o melhor da cidade levando em consideração a localização, bem perto do Popular, a região mais boêmia de Cuiabá.

PANTANAL BACKPACKER HOSTEL

O Pantanal Backpacker Hostel tem quartos simples, com beliches de madeira rústica e confortáveis o suficientes para nos dar uma noite de sono tranquila. Mas, o que parece ser o grande diferencial do hostel é o atendimento, sempre muito elogiado.

Onde ficar em Cuiabá

A casa não é muito grande, mas as áreas comuns estão sempre limpas e são bastante arejadas. Isso inclui a cozinha, a sala – que tem uma sinuca – e a varanda.

Todos os quartos do Pantanal Backpacker Hostel têm armários para guardar as mochilas e ar condicionado, um item indispensável em Cuiabá. Tem também uma lavanderia e computadores para quem precisar acessar a internet.

Veja mais sobre o Mato Grosso

Ficou mais fácil decidir onde ficar em Cuiabá? Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que eu respondo. Agora, aproveite para ver outras dicas do Mato Grosso.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

Escreva um comentário