Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Cuiabá: melhores áreas, hotéis e apartamentos

Atualizado em 11 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Onde ficar em Cuiabá
Foto: Daniel Meneguini

A capital do Mato Grosso é a porta de entrada para quem quer conhecer a Chapada dos Guimarães e o Pantanal, na região de Poconé. Então, mesmo que você vá passar apenas uma noite na cidade, é importante escolher bem onde ficar em Cuiabá.

Isso vai fazer com que você otimize seu tempo para conhecer um pouco da cidade – eu acho que dois dias são suficientes para ver o básico.

→ O que fazer em Cuiabá

E, claro, vai ajudar a economizar na hospedagem, porque, apesar de não ter os preços tão inflacionados como outras capitais mais turísticas, Cuiabá tem uma rotina um pouco diferente.

Onde ficar em Cuiabá

Onde ficar em Cuiabá

Cuiabá não está entre os principais destinos turísticos do Brasil, mas o movimento nos hotéis da cidade é grande.

Isso acontece porque há um fluxo frequente de pessoas que chega à cidade para fazer negócios – especialmente, transações ligadas à indústria do agronegócio.

Onde ficar em Cuiabá
Foto: Rai Reis

Isso faz com que os preços das diárias sejam mais altos durante a semana e mais baixos no final de semana, quando a cidade fica mais vazia.

Então, a primeira dica que você deve observar é escolher uma data que coincida com um final de semana – chegando na sexta-feira à noite já está bom.

As melhores áreas de Cuiabá

Outra coisa que você deve observar é a localização. Isso, claro, depende muito do que você está programando para a viagem, mas, de forma geral, o melhor lugar é aquele que se conecta facilmente a outras áreas da cidade.

Nesse aspecto, o Centro tem algumas vantagens – especialmente o Centro Norte.

Além de ser a área mais histórica da cidade, onde estão os principais atrativos que você pode visitar em um ou dois dias – dependendo do seu ritmo -, há bastante opções de hospedagem nessa região. Isso gera uma concorrência saudável.

Sem falar que há muitas opções de bares, restaurantes, mercados e outros serviços que você pode precisar durante sua viagem.

Outra região boa para ficar em Cuiabá é no bairro Popular, nos poucos quarteirões ao redor da Praça Popular.

Eles concentram muitos bares, restaurantes e casas noturnas e, por isso, é a região mais boêmia da cidade.

Mas, isso não é de agora: o Popular sempre foi o reduto de artistas e intelectuais, e isso influenciou muito na forma que o bairro se desenvolveu.

Considerando a melhor localização de Cuiabá, esses são os hotéis que têm um excelente custo-benefício.

Amazon Plaza Hotel

O Amazon Plaza Hotel fica no Centro, em uma das avenidas mais importantes da cidade, a Getúlio Vargas. Portanto, é muito fácil se locomover para qualquer área da cidade.

Como sempre faz muito calor em Cuiabá, pode ser um pouco incômodo caminhar, mas o hotel fica perto de tudo que eu arrisco que você nem vai gastar com carro de aplicativo ou táxi.

A estrutura do Amazon Plaza Hotel é muito boa, uma das melhores da cidade e os quartos são práticos e muito aconhegantes. O café da manhã sempre tem muitas variedades e é delicioso.

Onde ficar em Cuiabá

Hotel D’Luca

O Hotel D’Luca é outro clássico da cidade e sempre está lotado: é que o atendimento é muito bom e, por isso, ele é muito procurado por quem vem a Cuiabá a trabalho.

Onde ficar em Cuiabá

Os quartos são amplos, sempre muito limpos e com uma decoração minimalista, bem simples e elegante. A cama de casal é gigante e ótima.

O café da manhã do Hotel D’Luca também é muito elogiado e tem muitas variedades. Por falar nisso, você também adora o café da manhã de hotel?

Hotel Deville Prime Cuiabá

O Hotel Deville Prime Cuiabá é um dos melhores da cidade. O prédio é imponente, tem uma entrada toda de vidro e o visual de fora impressiona, mas é melhor ainda quando a gente entra.

Os quartos são extremamente confortáveis e práticos – alguns tem estação de trabalho -, e o banheiro é espaçoso e sempre muito limpo.

Onde ficar em Cuiabá

O Hotel Deville Prime Cuiabá é muito procurado porque fica na melhor localização de Cuiabá, entre o Centro Norte e o Popular, as duas melhores áreas para quem quer explorar a cidade de dia e à noite.

Nacional Inn Cuiabá

Outro clássico da cidade, o Nacional Inn Cuiabá também fica no Centro e tem tarifas, geralmente, mais baixas do que seus concorrentes. Isso pode ser uma boa para quem precisa economizar na hospedagem.

Mas, claro, sem abrir mão do conforto e da segurança, itens garantidos no hotel, que tem uma piscina bem agradável, perfeita para o calorão que sempre faz em Cuiabá.

Onde ficar em Cuiabá

Os quartos do Nacional Inn Cuiabá são espaçosos, sempre muito limpos e aconchegantes – a cama é uma delícia – e o café da manhã é muito elogiado por todos. Por isso, é um bom lugar para ficar em Cuiabá.

Hotel Taiamã

O Hotel Taiamã fica um pouquinho afastado do Centro Histórico, mas é uma ótima opção para ficar em Cuiabá. É um daqueles hotéis que entrega o que promete, sabe como é?

O café da manhã é sempre muito farto e o restaurante que serve almoço e jantar é também muito elogiado. Aliás, o atendimento do hotel de forma geral é muito bem avaliado.

A área da piscina do Hotel Taiamã é perfeita para quem chega exausto depois de um dia inteiro no calorão de Cuiabá: você vai se lembrar disso e me agradecer muito pela dica.

Onde ficar em Cuiabá

Getúllio Hotel

O Getúllio Hotel é básico e bem localizado. Não precisa criar muitas expectativas, mas pode vir tranquilo que ele satisfaz as nossas necessidades básicas.

Ele fica na avenida Getúlio Vargas, uma das principais da cidade, então é fácil chegar a qualquer lugar da cidade. Alguns quartos têm vista para a cidade e os hóspedes gostam muito.

Além do café da manhã que é muito bem servido, há uma lanchonete na recepção do Getúllio Hotel e isso facilita bastante a nossa vida. É um bom lugar para ficar em Cuiabá.

Intercity Cuiabá

O Intercity Cuiabá é um dos hotéis mais novos da cidade e carrega consigo toda a bagagem dessa rede que está revolucionando o mercado hoteleiro no Brasil.

Onde ficar em Cuiabá

Os quartos têm um conceito bem especial, com espaços otimizados e muito aconchegantes – mesmo para quem vai passar uma ou duas noite apenas.

O atendimento do Intercity Cuiabá é excepcional, a decoração é impecável e o café da manhã é perfeito, com muitas opções para todos os tipos de hóspedes. Resumindo: vale cada centavo que a gente paga.

Quando as diárias ficam mais baratas?

Faz calor o ano inteiro em Cuiabá. Para ser mais preciso, faz muito calor, com termômetros sempre acima dos 30 graus, e são poucos os meses em que a quentura dá uma trégua.

O verão – especialmente, de janeiro a março – é o período mais chuvoso. Nesta estação, o Pantanal fica alagado e as cachoeiras da Chapada dos Guimarães, mais turvas. Então, se esses forem os seus destinos, prefira ir no meio do ano, quando praticamente não chove.

Cuiabá tem uma movimentação grande de pessoas que viajam à cidade a trabalho. Então, é comum que os hotéis fiquem mais lotados durante os dias de semana.

Justamente por isso, muitos meios de hospedagem têm  preços mais baixos nos finais de semana,  já que a demanda é menor. Então, para encontrar tarifas mais em conta, é melhor se programar para chegar à Cuiabá na sexta-feira à tarde.

É por conta desse movimento do turismo de negócios que os preços se mantêm praticamente os mesmos durante o período de férias escolares  – julho, dezembro, janeiro e fevereiro.

Tem que provar

Um dos restaurantes mais tradicionais da cidade é o Choppão. Nele, eu experimentei um delicioso escaldado, um prato muito consumido na madrugada, justamente para evitar a ressaca dos beberrões. Mas como ele é forte – e delicioso – não hesite em experimentá-lo independente do horário.

E, outra coisa, não ouse sair de Cuiabá sem comer o arroz com carne seca e uma farta porção de farofa de banana. Quando fizer isso, lembre-se de mim.

Veja mais dicas do Mato Grosso

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Mato Grosso.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *