Ir a Berlim e se apaixonar é tarefa fácil. A capital da Alemanha exibe tudo que imaginamos de uma cidade europeia. Aqui, você vê modernidade, cultura, organização e limpeza. Os parques dominam a cidade, enquanto praças e prédios dão um show de arquitetura.
Reserve já o seu hotel em Berlim e garanta os melhores preços.
Com uma apresentação assim, é possível deduzir que, independentemente de quando você escolher ir a Berlim, as chances de você não se encantar são pequenas. Além disso, a cidade respira história. Aqui, você vai conhecer e entender um pouco do passado sombrio e do renascimento do país.
Quando ir a Berlim
Como a maioria das cidades europeias, a capital alemã tem as quatro estações bem definidas. Isso quer dizer que, escolher quando ir a Berlim pode ser simples. Em teoria, basta seguir o seu gosto pessoal. Mas, também pode ser uma tortura, já que a cidade muda muito de uma estação para a outra e dá vontade de conhecer tudo de novo.
Para nós, brasileiros, na maior parte do ano Berlim estará gelada. O país está quase na mesma latitude que países nórdicos, ou seja, o ar quase sempre é frio. Para você ter uma ideia, a temperatura média anual na cidade é de nove graus. As chuvas podem aparecer em qualquer época do ano, sem uma estação muito definida.
Verão | A estação mais quente do ano vai de junho a agosto. Ir a Berlim no verão é uma das melhores opções para quem quer explorar bastante a cidade. Durante este período, os dias são mais claros, mais longos e a temperatura mais agradável. Diferente de outras cidades da Europa, o verão aqui não beira o insuportável. As temperaturas máximas ficam em torno dos 24 graus.
Essa também é a época mais agitada da cidade. As pessoas vão para rua, curtem o dia nos parques, aproveitam as cervejarias ao ar livre e os festivais da estação.
São muitos festivais, feiras e eventos. O Classic Open Air, por exemplo, acontece todo ano com concertos a céu aberto. A Christopher Street Day Parade, parada gay da cidade, também é organizada no verão, quase sempre em julho. E, é claro, se tratando de Alemanha, o Festival de Cerveja de Berlim – que não é a Oktoberfest – acontece em agosto. É imperdível.
Outono | O outono vai de setembro a novembro e a clássica imagem da estação toma conta da cidade: ir a Berlim durante esse período é ver as árvores com folhas coloridas prestes a cair. Os dias de sol ainda são constantes, com algumas chuvas esporádicas, e o ar começa a ficar mais gelado e se distanciar do verão.
Caminhar pela cidade nessa época é um belo passeio turístico, admirando cada cantinho e vendo a transformação do calor para o inverno. É no outono que acontece o Festival de Luzes de Berlim.
Inverno | A estação gelada chega em dezembro e fica até março. Ir a Berlim no inverno é para quem quer curtir o frio, porque faz frio mesmo. O termômetro sempre marca próximo ao zero grau ou abaixo. Nessa época, a neve costuma dar as caras.
Mesmo que o frio afaste um pouco as pessoas das ruas, é no inverno que surgem as feiras e mercados de Natal, que com certeza valem a visita. Os ambientes ficam mais aconchegantes, os dias são mais curtos e as ruas ficam iluminadas com luzinhas de natal. O inverno, mesmo que rigoroso, traz um charme diferente a Berlim.
Primavera | A estação das flores vai de abril a junho e tem quase a mesma vivacidade que o verão. Nesse período, principalmente em maio, as flores começam a colorir a cidade e a população sai mais de casa. Andar pelas ruas é mais tranquilo e mais gostoso. Nessa época, o termômetro marca em torno dos dez graus.
É na primavera que o Britzer Garten fica cheio de tulipas coloridas, arrancando suspiros de todos os visitantes. Caminhar pelo Jardim Botânico da cidade também vira parada obrigatória na primavera, já que as flores impressionam.
2 respostas
Quem sabe o livro não se torna um projeto para o futuro, Gabriel. 🙂
Um abraço.
Eu adoro suas postagens sobre viagem.
Você deveria escrever um livro.
Eu também adoro viajar, mas não escrevo.
Boas viagens pra você!