Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Penedo: melhores hotéis, pousadas e apartamentos

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Onde ficar em Penedo
Foto: Vi

Você já deve ter ouvido falar de Penedo, uma região turística muito aconchegante por causa de seu clima ameno e pelas peculiaridades que a fazem ser tão especial. Mas, você sabe onde ficar em Penedo para aproveitar tudo isso?

Há muitas opções de hotéis, pousadas e chalés e apartamentos de temporada, mas há alguns segredinhos que vão deixar sua viagem bem melhor – e barata também. É isso que eu conto a partir de agora.

Entenda Penedo

Penedo não é uma cidade, mas um distrito de Itatiaia, e fica na região sul do Rio de Janeiro, perto do Parque Nacional do Itatiaia, praticamente na divisa com São Paulo.

A região tem aproximadamente 60 mil habitantes, mas o distrito vive cheio de turistas, porque é muito atrativa durante todo o ano. Eu vou comentar sobre isso mais tarde.

É em Penedo, também, que fica a principal colônia finlandesa no Brasil. Eles começaram a chegar a estas terras montanhosas no final da década 1920 – e se estenderam até depois da Segunda Guerra -, liderados por um idealista que pretendia ter uma vida melhor numa região de clima mais agradável.

Um desejo super válido, já que o inverno na Finlândia pode durar até sete meses, dependendo da região, e o frio é intenso, com pouca luz solar e muita neve. Eu acho que faria o mesmo!

CULTURA FINLANDESA
Apesar de o número de descentes dos primeiros imigrantes tenha diminuído significativamente, a pequena comunidade finlandesa busca manter as tradições do país de origem, preservando algumas atividades tradicionais.

O Clube Finlândia, fundado em 1943, faz apresentações do Grupo de Danças Tradicionais e abriga o Museu Finlandês da Dona Eva, que tem um acervo com móveis, utensílios e fotos que contam a trajetória da colônia.

Ainda é possível ver a influência dos imigrantes em algumas construções e o Koskenkorva Penedo é o único restaurante de comida finlandesa, e tem pratos que vão deixar sua experiência ainda melhor.

Além disso, dizem que Papai Noel também gosta muito de Penedo, e que de vez em quando aparece para curtir umas férias, já que na Lapônia, sua região de origem na Finlândia faz tanto frio assim – as crianças adoram visitar a Casa de Papai Noel, que fica na Pequena Finlândia.

Onde ficar em Penedo

Agora que você já entendeu um pouco de como é o distrito e de suas raízes culturais, eu vou explicar quais as melhores áreas para você escolher onde ficar em Penedo. São, basicamente, três:

  • Centro, onde estão os principais comércios;
  • Arredores do Centro, a uma curta distância do Centro;
  • Circuito das Cachoeiras, para ter mais contato com a natureza.

No Centro, você vai ter a comodidade de estar perto de tudo: restaurantes, bares e lojas ficam a poucos minutos de caminhada dos hotéis. Isso significa que vai ter mais praticidade, especialmente se estiver sem carro.

Os arredores do Centro também têm opções de hospedagem muito boas e, como Penedo não é tão grande assim, dá para se locomover com rapidez sem gastar muito – o Uber funciona perfeitamente.

As opções que ficam mais afastadas, no Circuito das Cachoeiras, são excelentes e perfeitas para quem quer ter mais contato com a natureza, respirar aquele ar puro e renovar as energias. É, sem dúvida, a melhor área para quem quer curtir esta pegada e, ainda, ter mais privacidade.

No mapa acima você consegue se localizar melhor. Cada cor representa uma das áreas que citei.

Centro

O Centro é a área mais turística de Penedo. O ponto de referência é o Pequena Finlândia, um centro comercial a céu aberto com várias lojinhas e que, mais recentemente, ganhou guarda-chuvas coloridos que deixaram tudo ainda mais encantador e fotogênico.

Ele fica na esquina das Avenida das Mangueiras com a Rua das Velas, as principais do centro.

É muito importante saber que, nos feriados nacionais e no período das férias escolares, é praticamente impossível circular de carro pelo Centro e conseguir uma vaga de estacionamento é quase tão difícil quanto ganhar na mega-sena.

Então, se sua prioridade é curtir o centrinho, é melhor ficar hospedado nesta região. Assim, você terá menos aborrecimentos com o trânsito.

Estas são as melhore opções do Centro. Todas estão a uma curta caminhada da área mais turística.

Pousada Penedo

A Pousada Penedo é uma das mais tradicionais do distrito. Ela fica no Centro, pertinho da Pequena Finlândia, então dá para fazer muita coisa a pé, sem precisar tirar o carro do estacionamento. É uma pousada muito organizada, com sensação de casa.

Onde ficar em Penedo

Os donos cuidam de tudo pessoalmente e, também por isso, o atendimento é super especial, muito personalizado. Rodeada por muito verde, é super arejada, e tem um riacho que passa no fundo do quintal. O café da manhã saborosíssimo e a piscina é boa. Tudo dentro do esperado!

Hotel Aromas De Penedo

Um dos meus preferidos, o Hotel Aromas de Penedo tem de tudo para ser o seu lugar em Penedo. Ele é super bem cuidado, com todos os ambientes bem planejados, decorados com detalhes e isso traz ainda mais aconchego.

Onde ficar em Penedo

A estrutura do hotel é muito boa, só não tem piscina, mas fica no Centro, praticamente do lado da Pequena Finlândia, onde o burburinho é maior: é a área mais turística e mais movimentada do distrito.

Onde ficar em Penedo

Os quartos são ótimos, arejados, com camas grandes, macias, travesseiros e roupas de cama de ótima qualidade, e sempre estão limpos e com um cheirinho muito gostoso. Vale o investimento!

Hotel Terras da Finlândia

O Hotel Terras da Finlândia é outro que impressiona pela qualidade da estrutura. Por isso, é um dos mais procurados do distrito e isso significa que você precisar fazer a reserva com bastante antecedência para pegar os melhores quartos.

Onde ficar em Penedo

Todos são muito confortáveis, com camas excelentes, mas alguns têm banheira de hidromassagem. Outro motivo dele ter tanta procura é a localização, no Centro, a uma quadra da Pequena Finlândia. Já imaginou, né?

O café da manhã é um espetáculo. Eu nunca vi um buffet com tantas opções: tem até pizza e pudim. Como a procura é grande, é preciso agendar o horário do café, porque se deixar a gente fica comendo o dia inteiro.

Hotel Britannia

O Hotel Britannia é um dos melhores para ficar em Penedo. Tem uma localização excelente, no Centro, mas não tão perto da parte mais agitada, o que é bom para quem tem problema com barulho à noite. Os quartos são muito aconchegantes, sempre limpos e muito bem organizados. A decoração de todas as áreas é perfeita, a cara da região.

Onde ficar em Penedo

Tem uma piscina aquecida muito boa, jardins bem cuidados e atendimento excelente, sempre muito elogiado. O café da manhã é maravilhoso, com muitas variedades, uma melhor que a outra. Isso tudo faz o hotel ter um custo-benefício muito interessante. Pode confiar!

Hotel do Papai Noel

Para nós, que já somos grandinhos, pode parecer indiferente, mas as crianças adoram o Hotel do Papai Noel e não é difícil entender os motivos. Com decoração temática o ano todo, o hotel nos permite sentir o clima gostoso do Natal em qualquer época do ano.

Onde ficar em Penedo

A estrutura é boa, tem uma piscina grande e bastante espaço. Os quartos são básicos, mas como há várias categorias, você pode escolher o que atender melhor às suas necessidades. Para quem gosta de hotel temático, é uma boa opção para ficar em Penedo e ainda agradar a criançada.

Onde ficar em Penedo

Pousada Viking Penedo

A Pousada Viking Penedo é a queridinha de Penedo. Ela também fica no Centro mas tem personalidade marcante, estilo próprio e isso a gente vê em todas as partes: dos jardins da entrada até os quartos. Muito bem cuidada, tem um ambiente familiar muito gostoso.

Os quartos são bons – há várias categorias, incluindo suítes e chalés – a piscina é ótima e a vista é inspiradora, com bastante verde ao redor. É um lugar muito tranquilo e silencioso, perfeito para quem busca dias de paz.

Pousada Finlândia

A Pousada Finlândia está dentro da média. Não é uma pousada fantástica, mas não decepciona. Tem uma boa estrutura, com tudo sempre muito limpo e organizado, ótimo atendimento, mas poderia dar uma “levantada” nos quartos.

Onde ficar em Penedo

Como fica pertinho do Centro – você não vai gastar cinco minutos de caminhada – acaba sendo uma boa opção. Sem falar que tem um custo-benefício vantajoso. Então, vamos de básico que é sucesso, certo?

Onde ficar em Penedo

Hotel Girassol

O Hotel Girassol é mais um que fica no Centro, perto de tudo e tem um estrutura boa, com piscinas, área verde, e várias categorias de quartos, incluindo apartamentos mais simples e suítes luxo. Isso é bom porque melhora o custo-benefício.

Ele também costuma lotar nos feriados prolongados e durante as férias escolares, então o segredo é fazer a reserva com antecedência para não dar bobeira. O hotel tem estacionamento.

Rainha da Mata

Uma das pousadas mais bem avaliadas de Penedo, a Rainha da Mata fica a poucos metros da avenida principal, no Centro. Isso significa comodidade, sem precisar de carro o tempo todo. Ela mantem uma área verde super agradável, que traz a natureza para perto e tem uma piscina muito boa.

Onde ficar em Penedo

Os quartos são novos, reformados, bem arejados e com camas boas. Aliás, todas as áreas da pousada são super aconchegantes. O café da manhã é bem variado e tem vaga de estacionamento para hóspedes. É um bom lugar para ficar em Penedo.

Le Garden Pousada Boutique

Quer impressionar alguém? É só levar à Le Garden Pousada Boutique. Ela é a pousada mais luxuosa e intimista para você ficar em Penedo, lugar que a gente tenta achar defeitos e não encontra, sabe como é? É tudo muito perfeito mesmo, do café da manhã ao jantar, dos lençóis à piscina.

Onde ficar em Penedo

Os quartos são sensacionais, com tamanho bom, decoração moderna, leve e clara, com camas grandes e muito confortáveis. Tem uma jacuzzi maravilhosa, piscina gostosa e um ambiente muito acolhedor, com atendimento de altíssima qualidade.

Onde ficar em Penedo

E ainda tem a comodidade de ficar no Centro, perto de tudo. Então, dá para aproveitar muito do distrito, tanto a parte mais urbana quanto as cachoeiras, que ficam um pouco mais afastadas. Vale cada centavo!

Onde ficar em Penedo

Hotel Bertell Inn

O Hotel Bertell Inn é fantástico. Com uma estrutura mais moderna, tem quartos com decoração limpa, móveis bons , camas grandes e macias, chuveiro com boa vazão e travesseiros e roupa de cama de qualidade. E como é tudo novinho, a sensação de bem-estar é melhor ainda.

Onde ficar em Penedo

O hotel é muito bem localizado, no Centro mas um pouco afastado da área mais barulhenta. Os funcionários são sempre muito gentis e educados, o que eleva a nota de avaliação dos hóspedes. O café da manhã, servido a partir das 7h, é bem servido, com muitas variedades. Acho que você já pode escolher onde ficar em Penedo, né?

Onde ficar em Penedo

Penedo House Pousada

A Penedo House Pousada também fica a uma curta caminhada do Centro. É uma pousada bonita, bem organizada, com quartos bons e aconchegantes, uma piscina agradável e tudo que a gente precisa para ter dias tranquilos.

Onde ficar em Penedo

O atendimento é muito elogiado, o café da manhã é ótimo, com muita variedade: tem até rabanada – afinal, é Natal todos os dias em Penedo. A pousada tem estacionamento, então é uma boa opção para quem viaja de carro.

Onde ficar em Penedo

Aconchego no Coração de Penedo

Quem está procurando um apartamento, o Aconchego no Coração de Penedo é uma boa opção. Ele tem 40 metros quadrados e acomoda até quatro pessoas. Como fica no Centro, é ótimo para quem está sem carro, porque dá para fazer praticamente tudo a pé.

Onde ficar em Penedo

Os ambientes são bem cuidados, super limpos, confortáveis e aconchegantes. É um básico que a gente valoriza, sabe? A anfitriã é sempre muito prestativa e simpática. Vale a pena dar uma olhada com mais calma.

Arredores do Centro

Algumas ruas mais afastadas do Centro, você também vai encontrar opções muito interessantes para ficar em Penedo. Também é mais provável que as diárias sejam sensivelmente mais baratas. Mas, claro, isso depende do estilo, do serviço e da categoria que você escolher.

Outro lado muito positivo de ficar nos arredores do Centro é que você pode aproveitar o melhor dele durante o dia e, à noite, ter noites mais tranquilas, com menos barulho.

Todas as opções de hospedagem desta área ficam a uma distância curta do Centro, então dá para ir a pé, sem pressa e sem precisar de carro o tempo todo. Veja quais são as melhores opções desta área:

Paris Hostelli

O que dizer do Paris Hostelli? É um lugar mágico, que a gente simplesmente sente, sem precisar explicar muita coisa. Ele fica pertinho do Centro, mas está rodeado pela mata de onde vem uma brisa boa, cheia de energias positivas.

Onde ficar em Penedo

Os quartos e as suítes são extremamente integrados a esta parte natural, com conforto e um estilo rústico impecável. Isso nos deixa ainda mais envolvidos com o clima da região. Para completar, a cordialidade dos donos e o atendimento dos funcionários nos fazem sentir em casa.

Onde ficar em Penedo

O café da manhã é preparado na medida, com produtos de qualidade que tem um sabor incrível, resultado da dedicação do pessoal da cozinha, que manda muito bem. Se quiser um lugar para lá de especial para ficar em Penedo, este é o lugar certo.

Onde ficar em Penedo

Estalagem Meu Sonho

Um lugar de muito bom gosto, com decoração minimalista e pertinho do Centro. Esta é a Estalagem Meu Sonho, uma das opções mais atraentes para quem gosta de pequenos detalhes, que fazem uma grande diferença.

A pousada é muito bem cuidada, com tudo muito caprichado, dá gosto de ver. Sempre limpa, arejada e com roupas de cama macias e de qualidade, não dá vontade de sair dos quartos, que têm tamanho na medida e conforto sem medida. Vale a pena!

Pousada Riacho da Serra

A encantadora Pousada Riacho da Serra fica em uma área cercada pelo verde e ela parece uma vila com várias casinhas coloridas. Elas são os chalés, onde a gente pode se hospedar com privacidade e conforto garantido.

É um lugar simples, no melhor  sentido da palavra, com aconchego e preço justo. A piscina é muito boa, o café da manhã é bem variado, com tudo sempre fresquinho e o atendimento é ótimo. Por isso tudo, vale dar uma olhada com calma antes de decidir onde ficar em Penedo.

Hotel Daniela

A poucos metros do Centro, o Hotel Daniela é uma boa opção para quem está com família. Apesar de não ser um hotel tão grande, ele tem opções de entretenimento que as crianças adoram, como a piscina, que é muito boa mesmo.

Os quartos são charmosos, sem luxo, mas com tudo que precisamos – tem uma infinidade de categorias, então você vai achar um que seja ideal para você. Isso é ótimo para quem não pode gastar muito, mas quer aproveitar as áreas comuns do hotel.

Pousada Santa Fé de Penedo

A Pousada Santa Fé de Penedo tem uma estrutura ótima, bem ampla, arejada e com uma vista sensacional. Dizem que é a melhor de Penedo, então eu não vou discordar, né? Tem uma piscina muito boa, quartos amplos e super aconchegantes.

O atendimento é super profissional, com um toque de carisma pessoal dos funcionários, e o café da manhã é maravilhoso, daqueles que a gente não quer parar de comer. É uma ótima opção para ficar em Penedo.

Vila Noel Premium

Os apartamentos do Vila Noel Premium são excelente. Novinhos, super bem decorados e muito aconchegantes. São várias unidades que acomodam até oito pessoas, e isso é ótimo porque deixa o custo-benefício muito interessante,

Todos os ambientes são todos bem equipados, isso significa que você encontra tudo que precisa para uma curta ou longa estadia. Como fica perto do Centro, dá para aproveitar muita a coisa com poucos minutos de caminhada.

Circuito das Cachoeiras

Longe do centrinho, você vai ter mais contato com a natureza, respirar ar puro de verdade, ter vista constante da Serra da Mantiqueira e ainda aproveitar as cachoeiras que atraem tanta gente nos dias mais quentes: as Três Cachoeiras, a Cachoeira de Deus e a Cachoeira Três Bacias.

As opções de hospedagem nesta área já são um pouco mais luxuosas, com um ar mais romântico, perfeito para quem quer comemorar uma data especial ou simplesmente namorar em paz. Isso também vale, né?

A maioria dos hotéis e das pousadas têm restaurante próprio, então você só vai precisar sair se quiser. Mas, de qualquer forma, eu não indico ficar nesta área se você estiver sem carro.

Veja o que você acha destas opções:

Pousada Sítio Itaúna

A Pousada Sítio Itaúna é para quem quer ter uma experiência de hospedagem marcante. Como o nome diz, ela fica em um sítio no que eu chamo de Circuito das Cachoeiras, e proporciona dias relaxantes de muita privacidade, o que é ótimo para casais ou para quem apenas precisa aliviar a mente.

Onde ficar em Penedo

Os quartos são muito aconchegantes, o atendimento é extremamente personalizado e você consegue agendar vários tratamentos de SPA, como massagem relaxante, por exemplos. A comida é maravilhosa, a tal da cozinha afetiva, que nos pega de jeito. É um lugar maravilhoso para ficar em Penedo.

Onde ficar em Penedo

Pousada Serra da Índia

A Pousada Serra da Índia fica no circuito das cachoeiras, parte mais “natureza” de Penedo. Ela tem uma estrutura excelente, com quantos amplos, super aconchegantes com decoração bem acolhedora, camas grande, macias e lareira nos quartos.

Onde ficar em Penedo

A vista para as montanhas traz leveza e ajuda a relaxar, o que pode ser complementado com um banho de piscina ou uma breve caminhada. O atendimento é muito elogiado e o café da manhã também. Tem de tudo para ser sua escolha de onde ficar em Penedo.

Pousada Suarez

A Pousada Suarez é para quem não quer ficar no Centro, mas perto das cachoeiras sem gastar muito. Ela tem uma estrutura boa, com quartos compactos, práticos e confortáveis, mas sem luxo. É um basicão que tem seu valor, sabe?

Tem uma piscina boa, café da manhã dentro do esperado e limpeza em dia. A internet poderia ser melhor, mas a região toda tem o sinal bem instável. Então, dá para relevar.

Recanto de Moriá

A Recanto de Moriá é uma das mais completas de Penedo. Tem salão de jogos, piscina, café da manhã bem gostoso, quartos bem grandes – alguns têm hidromassagem – e camas maravilhosas. Tudo muito organizado, limpo e sempre cheiroso.

Como fica em uma área cercada pelo verde, tem uma tranquilidade muito boa e ao mesmo tempo você tem tudo nas mãos, pois o serviços é muito bom, sempre ganha elogios dos hóspedes. Só tem um detalhe: tem que fazer a reserva com antecedência, porque sempre está lotada.

Onde ficar em Penedo

Chalé Loft Penedo Duplo

O Chalé Loft Penedo Duplo não tem nada de luxo, mas tem tudo de vida real. A Cláudia, com seu atendimento generoso e paciente, resolve a vida da gente e facilita tudo. Isso deixa as coisas muito mais encantadoras.

É um chalé típico de quem mora na região, com decoração colorida, vintage e com sensação de “casa de vó”, você me entende? Vale o que custa e você ainda vai ter sossego, tranquilidade e ótimas memórias desse lugarzinho.

Penedo Chalé-Loft

Quem quer ficar longe de tudo, mas perto da natureza, pode escolher o Penedo Chalé-LOFT. Ele é muito bem cuidado, com tudo que a gente precisa para passar dias tranquilos, longe da agitação do dia a dia. Sem luxo, mas com conforto.

Os anfitriões, Claudia e Lindomar, são muito atenciosos e dão todas as dicas para você poder aproveitar o melhor da região: tem muito cantinho interessante que eles conhecem como ninguém. Como já comentei, se estiver de carro, é uma boa opção.

Refúgio Romântico

O Refúgio Romântico é um daqueles lugares que a gente chega e nunca mais quer ir embora. De verdade! O chalé é espaçoso, tem 80 metros quadrados e acomoda até quatro pessoas, sendo duas crianças no sofá-cama.

Onde ficar em Penedo

Todos os ambiente são muitos acolhedores, desde o cantinho de leitura, à sala com lareira. Tem banheira de hidromassagem, cama grande, super confortável e uma decoração impecável. Tudo muito bem planejado para nos dar conforto e comodidade.

Onde ficar em Penedo

Do lado de fora, as maravilhas são incontáveis, mas eu posso destacar a piscina maravilhosa com água na nascente que é o meu lugar preferido. Como o nome diz, se você busca um refúgio, um lugar de paz, esta casa é a melhor opção para você ficar em Penedo.

Onde ficar em Penedo

Faixas de preço em Penedo

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Penedo.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem, especialmente as do Centro.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Quando as diárias ficam mais baratas?

Penedo tem temperaturas bastante estáveis durante todo o ano e isso é um fator que colabora para que o movimento de turistas seja constante.

Os meses mais frios são junho, julho e agosto, com termômetros na casa dos 20 graus. Este é um período considerado de alta estação, com diárias mais caras.

No verão, o calor chega com mais presença elevando as máximas para pouco mais de 30 graus. E, por causa da cachoeiras, Penedo também é muito procurada – principalmente por paulistas e fluminenses, que chegam de carro ao distrito.

As chuvas são mais frequentes de abril a agosto, mas nada que atrapalhe completamente seus planos.

Os melhores meses para conhecer Penedo, em relação ao clima, é de junho a setembro, mas eu prefiro ir depois das férias escolares, quando o movimento é menor e dá para aproveitar tudo com mais tranquilidade. E, claro, as diárias estão mais baratas.

Se você só pode viajar nos meses do inverno e no final do ano, durante as férias escolares, saiba que Penedo lota de turistas. Nestas épocas, as diárias ficam mais caras e é imprescindível fazer a reserva com antecedência.

Veja mais dicas do Rio de Janeiro

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Rio de Janeiro.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

4 respostas

  1. Oi, Rayane.
    Os meses mais frios são junho, julho e agosto, com termômetros na casa dos 20 graus. Este é um período considerado de alta estação, com diárias mais caras.
    Uma abraço.

  2. Gostaria de saber qual a melhor época pra visitar Penedo, queria muito ir comemorar meu aniversário mas faço em junho. Queria saber sobre clima, movimento e se seria válido ir nessa época do ano 😊

  3. Oi, Maria.
    Mesmo assim, as pessoas amam a cidade e por isso ela vive lotada. 🙂
    Sem dúvida, há muitos pontos de melhoria.
    Um abraço.

  4. Penedo não é uma boa opção de viagem para pessoas com crianças que precisam de carrinho ou pessoas com mobilidade reduzida. Não há calçadas na cidade. Veganos, também não conseguem fazer uma refeição. Resumo a um verdadeiro horror.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *